
Futebol
|
Matheus Gonçalves pode trocar o Flamengo pelo Santos neste início de temporada. O clube paulista manifestou o interesse de contar o meia-atacante e fez o primeiros contatos com a diretoria rubro-negra. O jovem de 19 anos já ter trabalhado com técnico Pedro Caixinha é considerado um "trunfo" do time paulista para convencer o atleta.
De acordo com informações dos canais 'Flazoeiro' e 'Flabase', o Santos deseja fechar a contratação por empréstimo e já negocia com o Flamengo. O atual estágio do negócio não foi revelado, assim como a possível inclusão de cláusulas para a compra do atleta ao final do contrato. A passagem do jovem pelo Red Bull Bragantino sob comando de Pedro Caixinha e o bom relacionamento com o treinador podem realmente ajudar para a conclusão do negócio. A multa rescisória do atleta para o exterior é de 100 milhões de euros (R$ 620 milhões), e no mercado nacional costuma ser ainda maior.
O Bragantino tentou a contratação em definitivo do jogador no fim de 2023, mas o Fla sequer cogitou o negócio diante das proposta que giraram em torno de 6 milhões de euros. Sendo assim, a tendência é que, caso aceite o empréstimo, o Rubro-Negro não coloque cláusulas com valor fixado para a venda do jogador.
Outro fator que pode influenciar Matheus Gonçalves a querer assinar com o Santos é a provável chegada de Neymar após a rescisão com o Al Hilal. O Camisa 10 da Seleção Brasileira é a grande inspiração do Garoto do Ninho e pode ser companheiro de time no clube paulista. Além de ter um atrativo para o Rubro-Negro, já que a equipe deve ganhar holofotes com a contratação de Neymar.
José Boto garantiu que o Flamengo não vai liberar atletas importantes
Durante a pré-temporada nos Estados Unidos, o diretor técnico José Boto afirmou que o Flamengo não vai negociar nenhum atleta considerado importante para o elenco. “Não vai sair nenhum jogador importante, que fiquem sabendo disso. Não especulem sobre isso, que sai esse, aquele, não sai ninguém importante”, disse José Boto em entrevista coletiva.
Contudo, mesmo elogiado nos treinamentos e titular no amistoso contra o São Paulo, Matheus Gonçalves pode não estar nessa lista. Principalmente pela concorrência no lado direito do campo: Gerson, Luiz Araújo e Gonzalo Plata. Por outro lado, após temporada de muitas lesões e disputando ano que pode fazer até 87 jogos, o Flamengo certamente vai precisar de um elenco maior.
No cargo há oito meses, técnico do Mengão será mais um a encarar o alviverde comandado pelo português, que chegou no final de 2020
|
A rivalidade entre Flamengo e Palmeiras se consolidou como a principal do futebol brasileiro nos últimos anos. Dominantes nas competições nacionais e continentais, os dois clubes acumularam mais de 20 títulos nas últimas cinco temporadas. Apesar do equilíbrio em campo, há um contraste marcante fora das quatro linhas: a estabilidade no comando técnico.
Desde que Abel Ferreira assumiu o Palmeiras, em outubro de 2020, o clube manteve uma continuidade rara no futebol brasileiro. Em contrapartida, o Flamengo enfrentou uma verdadeira dança das cadeiras, com nove treinadores no mesmo período.
Desde sua chegada ao Brasil, Abel enfrentou o Flamengo em 14 oportunidades, com um equilíbrio nos resultados:
Apesar disso, o clube paulista levou a melhor em momentos decisivos, vencendo a final da Libertadores de 2021 e a Supercopa de 2023. O técnico que mais enfrentou Abel foi Tite, com cinco confrontos em 2024 — incluindo duelos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro, com leve vantagem para o Rubro-Negro na soma dos resultados.
O único técnico rubro-negro que não enfrentou Abel foi Domènec Torrent, já que o português assumiu o Palmeiras após os confrontos entre os times em 2020.
Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, fará seu primeiro duelo contra Abel Ferreira como técnico. Como jogador, o ex-lateral enfrentou o time de Abel em cinco partidas, com retrospecto equilibrado: duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente na final da Libertadores de 2021.
Mengão encara o Alviverde às 16h e pode se aproximar do clube paulista na liderança do Brasileiro; outros 4 jogos agitam a 10ª rodada no domingo
|
O Flamengo volta a campo neste domingo (25) para um dos jogos mais aguardados da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o líder Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em duelo direto pela ponta da tabela. Com 18 pontos, o time comandado por Filipe Luís pode encurtar a distância para apenas um ponto em caso de vitória fora de casa — o rival alviverde soma 22.
Além do clássico nacional, o domingo será movimentado no Brasileirão, com outros quatro jogos ao longo do dia. O Grêmio, que busca se distanciar da zona de rebaixamento, recebe o Bahia. Em Recife, o Internacional visita o Sport, visando uma recuperação após sequência de resultados ruins. Os confrontos entre Vitória x Santos e Fortaleza x Cruzeiro fecham o domingo de Campeonato Brasileiro.
*Todos os horários estão no fuso de Brasília.
A partida entre Palmeiras e Flamengo é considerada um jogo de seis pontos, já que coloca frente a frente o líder e o vice-líder da competição. O Rubro-Negro busca manter a boa sequência no campeonato e seguir firme na briga pelo eneacampeonato brasileiro.
O confronto também representa um grande teste para o time de Filipe Luís, que tem enfrentado uma série de desfalques por lesões e suspensões, mas chega embalado após poupar titulares na Copa do Brasil.
A dúvida se dá pela peça de acusação do Ministério Público de Roraima (MP-RR) e pelo fato de que a ação ainda nem chegou perto de um desfecho
|
Era agosto de 2022. Tite ainda treinava a seleção quando Samir Xaud recebeu uma intimação de um procedimento movido pelo Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). O assunto se desenvolveu e virou uma ação no Tribunal de Justiça do estado (TJ-RR) por improbidade administrativa. Como está em tramitação, a ação ainda coloca em xeque a conduta do futuro presidente da CBF, já que será eleito neste Domingo.
A dúvida se dá pela peça de acusação do Ministério Público de Roraima (MP-RR) e pelo fato de que a ação ainda nem chegou perto de um desfecho. A acusação é de um dano ao erário público (prejuízo causado ao patrimônio público) estimado em R$ 1,38 milhão.
Mas as peças processuais ajudam a entender por que Samir, hoje candidato único na eleição para a cadeira mais importante do futebol, entrou na lista dos réus.
Catapultado para o topo da cadeia da CBF, o médico era diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) em 2018. E tem a companhia de outras seis pessoas na condição de réus no processo porque a apuração não se restringe a só uma unidade hospitalar da rede estadual.
Catapultado para o topo da cadeia da CBF, o médico era diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) em 2018. E tem a companhia de outras seis pessoas na condição de réus no processo porque a apuração não se restringe a só uma unidade hospitalar da rede estadual.
Esse é um dos principais ingredientes que vieram à tona ao longo da semana que marcou uma candidatura meteórica à presidência da CBF do então presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. Outra questão, foi a tentativa de Samir de regularizar uma terra em área de proteção ambiental em Roraima.
O contexto serviu para Samir sentir o peso do novo cargo e o nível de escrutínio e cobrança pelo qual vai passar à frente da CBF. O mandato que começa hoje vai até 2029. A defesa do novo presidente da entidade máxima do futebol alega inocência.