Futebol
15 Out 2024 | 19:50 |
Nos últimos cinco jogos contra o Peru, a Seleção Brasileira tem 100 % de aproveitamento. Em busca de manter a boa fase contra os sul-americanos, o Brasil entra em campo na noite desta terça-feira (15), às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília, pela décima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A partida terá transmissão de múltiplas plataformas do Grupo Globo.
A série vitoriosa teve início a partir do 4 a 2 aplicado novamente em Lima e pelas Eliminatórias, em 13 de outubro de 2020, com hat-trick de Neymar e um gol de Richarlison. Em seguida, nos dois compromissos pela Copa América de 2021, ambos no Nilton Santos, a equipe venceu por 4 a 0, em 17 de junho, com tentos de Alex Sandro, Neymar, Éverton Ribeiro e Richarlison, e por 1 a 0, em 5 de julho, com gol de Paquetá.
Em 9 de setembro de 2021, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), a Amarelinha deu mais um passo na caminhada para o Mundial de 2022, graças ao triunfo por 2 a 0. Éverton Ribeiro e Neymar balançaram as redes. No confronto mais recente entre as seleções, válido pelo atual torneio classificatório para o Mundial, Marquinhos garantiu a vitória da Seleção, em Lima, 12 de setembro de 2023, com gol de cabeça no fim do jogo.
Histórico de confrontos
Seleção Brasileira e Peru disputaram 51 jogos, com 37 vitórias brasileiras, cinco peruanas e nove empates. O Brasil marcou 110 gols, enquanto o time adversário, 33.
Maiores vitórias
Nos dois principais resultados obtidos pela Amarelinha diante dos peruanos, a equipe balançou a rede sete vezes. Em 24 de abril de 1949, goleou por 7 a 1, em São Januário, com Jair Rosa Pinto (duas vezes), Ademir Menezes, Orlando, Augusto, Simão e Gerardo Arce (contra). Flávio Rodrigues Costa era o treinador.
Já em 26 de junho de 1997, aplicou 7 a 0 pela Copa América, no Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Romário (duas vezes), Leonardo (duas vezes), Djalminha, Denílson e Flávio Conceição estufaram as redes.
Título da Copa América
O Brasil se sagrou campeão da Copa América em 2019 sobre o Peru. A final, disputada em 7 de julho de 2019, no Maracanã, foi vencida pela Seleção por 3 a 1, com gols de Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison. O título encerrou um jejum de 12 anos do Brasil sem títulos sul-americanos.
Atacante e treinador estavam em rota de colisão, mas conseguiram acertar as diferenças e avançam por títulos pelo clube merengue
07 Dez 2025 | 16:00 |
Os dias de tensão entre Vini Jr e Xabi Alonso parecem ter chegado ao fim. De acordo com o jornal As, o treinador promoveu uma alteração tática que agradou profundamente o atacante brasileiro, encerrando o mal-estar que vinha marcando a relação entre eles.
Segundo a publicação espanhola, o ponto central da reaproximação foi a mudança de posição de Vini Jr. O camisa 7 deixou de atuar preso ao lado esquerdo como ponta tradicional e passou a desempenhar o papel de segundo atacante. Na nova função, tem mais liberdade para circular, participa mais das jogadas ofensivas e fica menos sobrecarregado defensivamente.
Foi assim que entrou em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, na última quarta-feira (3). A atuação agradou ao brasileiro, que se sente mais eficiente próximo ao gol, posição em que brilhou na conquista das últimas duas Champions League e que também o levou ao prêmio The Best da Fifa.
O ajuste tático também influenciou diretamente nas conversas de renovação. A expectativa dentro do clube merengue é de que Vinicius, agora mais confortável e satisfeito com sua função, aceite prolongar seu vínculo, que termina em junho de 2027.
O camisa 7 é alvo constante de grandes clubes, inclusive de equipes da Arábia Saudita, que acenam com propostas bilionárias. No entanto, a melhora no ambiente interno torna a permanência no Real Madrid mais provável.
Com Vinicius Júnior motivado e Mbappé vivendo grande fase, o Real Madrid volta a campo neste domingo (7), no Santiago Bernabéu, para enfrentar o Celta, em jogo válido pela 15ª rodada de LaLiga. Vice-líder com 36 pontos, o time de Xabi Alonso busca a vitória para tentar ultrapassar o Barcelona, que lidera a competição com apenas um ponto de vantagem.
Treinador foi comandante do jogador durante sua passagem pelo Mengão e quer reunião no Galo para melhorar o desempenho ofensivo
07 Dez 2025 | 15:00 |
O Atlético-MG encerrou a temporada de 2025 sob críticas, após acumular frustrações em decisões e terminar o ano sem títulos, apesar do elenco de alto investimento. Diante do cenário, Jorge Sampaoli já entregou à diretoria uma lista de reforços desejados, entre eles, está um atacante que foi seu jogador no Flamengo.
Segundo o jornalista Marco Geves, outro alvo é Everton Cebolinha, atualmente no Flamengo, mas que pode mudar de ambiente na próxima temporada. “Confirmamos o interesse do Galo em Everton Cebolinha. O nome já era debatido desde a chegada de Sampaoli ao clube”, afirmou o comunicador.
Geves destacou ainda que qualquer tentativa do Atlético será acompanhada de forte concorrência: “Caso o Atlético formalize uma proposta, que ainda não existe, terá vários concorrentes no futebol brasileiro e também no mundo árabe”, completou.
Contratado junto ao Benfica, Cebolinha nunca atingiu o nível esperado quando chegou, mas tornou-se uma alternativa frequente e confiável no banco de reservas. Entre 2022 e 2025, o atacante disputou 165 partidas, marcou 18 gols e deu 24 assistências, totalizando 42 participações diretas em gols com a camisa rubro-negra.
Com Everton Cebolinha entre os relacionados, o Flamengo se prepara para a disputa da Copa Intercontinental. A estreia acontece na próxima quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul, em Doha, no chamado Dérbi das Américas, válido pelas quartas de final.
Quem avançar encara o Pyramids (EGI) no dia 13. Caso alcance a decisão, o Flamengo enfrentará o Paris Saint-Germain, campeão da Champions e já classificado para a final, marcada para 17 de dezembro. Assim, restam três passos para o tão sonhado bicampeonato mundial.
Lateral não foi relacionado para a disputa da Copa Intercontinental e também ficou de fora do confronto contra o Mirassol pelo Brasileirão
07 Dez 2025 | 14:00 |
Matías Viña voltou a ser tema entre torcedores nas últimas semanas. O lateral uruguaio, que perdeu espaço no elenco, novamente não recebeu minutos na partida em que o Flamengo empatou por 3 a 3 com o Mirassol, neste sábado (06). Após o jogo, o técnico Bruno Pivetti foi questionado sobre a ausência do jogador.
Bruno Pivetti sobre ausência de Viña em Flamengo x Mirassol: "Nós não tivemos..."
“Em relação a ele, todos os jogadores do profissional que estavam conosco hoje foram definidos pelo departamento de futebol profissional. Nós não tivemos ingerência alguma na escolha dos jogadores, só recebemos a lista daqueles que estavam à nossa disposição”, explicou o treinador, em coletiva no Maião.
Em seguida, Pivetti reforçou o esforço dos atletas que vieram do elenco principal: “Eles vieram treinar conosco ontem de manhã e conseguiram fazer um grande trabalho. Representaram muito bem o clube. A gente sabe que não é fácil porque são jogadores que não vinham recebendo tantos minutos, estavam sem ritmo de jogo”.
Viña vive um momento de busca por espaço. Atualmente, Alex Sandro é o titular absoluto da lateral esquerda, enquanto Ayrton Lucas ocupa a condição de reserva imediato. Assim, o uruguaio tem ficado fora da lista de relacionados em algumas partidas.
Na temporada passada, o lateral chegou a ter sequência, mas sofreu uma grave lesão que o afastou dos gramados por longo período. A recuperação atrasou sua reintegração ao time, e a concorrência aumentou sob o comando de Filipe Luís.
A tendência de ausência se confirmou neste sábado (06), quando o Flamengo divulgou a lista de inscritos para a Copa Intercontinental de Clubes. Viña não foi convocado e, portanto, não viajará com o grupo para o Catar.
Sem Viña, o Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 14h (de Brasília), contra o Cruz Azul (MEX), no Catar, pela estreia na Copa Intercontinental de Clubes. A partida terá transmissão da Globo, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).