
Futebol
|
Flamengo e Atlético-MG voltaram a se enfrentar na na noite desta última quarta-feira (13), em confronto válido pela 33ª rodada do Brasileirão. Desse modo, Shola, enfim, teve a primeira oportunidade no time profissional, ao entrar em campo na parte final do confronto. Após o jogo, o nigeriano não escondeu a emoção pela estreia na equipe profissional e garantiu que realizou um sonho.
“Me sinto bem, sabe? Eu sonho com isso a minha vida toda. Estou muito feliz que eu pude estrear hoje. Foi uma ótima oportunidade para mim. Então, obrigado, Flamengo. Te agradeço demais. Vamos, Flamengo!”, disse Shola, em entrevista aos canais oficiais do Rubro-Negro.
Shola entrou aos 44 minutos do segundo tempo, no lugar de Carlos Alcaraz. Mesmo com pouco tempo em campo, o nigeriano conseguiu finalizar duas vezes: uma para fora, e outra desviada para escanteio pela zaga do Atlético-MG. Além disso, o atacante deu um passe no jogo, mas em grande estilo, de calcanhar.
SHOLA ENTRA PARA HISTÓRIA
O jovem atacante se tornou o terceiro jogador nascido no continente africano a vestir a camisa do Flamengo em um jogo oficial do time profissional. O primeiro foi o moçambicano Carlos Jorge, em 1970. Logo depois, em 1993, o argelino Haraoui Nini passou pelo Rubro-Negro.
DESTAQUE NA BASE
Shola foi contratado pelo Flamengo para reforçar a equipe sub-20. Após se destacar na campanha do título da Libertadores da categoria, com direito a gol na final, e também na conquista do Mundial, contra o Olympiacos (GRE), o Mais Querido efetuou a cláusula de compra junto ao Remo Stars (NIG).
Meia está no Ceará e clube argentino busca contratação para a competição continental; jogador não conseguiu ter grande destaque com o Manto Sagrado
|
O Central Córdoba, da Argentina, tentou a contratação do meia Lucas Mugni, atualmente no Ceará. O clube, que está no grupo do Flamengo na Libertadores, ofereceu 300 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhão) pelo jogador, mas teve a proposta recusada. A informação foi divulgada pelo jornalista Jorge Nicola, que também revelou o interesse de Fortaleza e Grêmio no atleta.
Com contrato até o fim de 2025, Mugni pode assinar um pré-contrato a partir de julho deste ano. O meia argentino foi eleito o melhor jogador do Campeonato Cearense, competição que o Ceará conquistou. No torneio, Mugni disputou sete jogos, marcou dois gols e deu quatro assistências.
Lucas Mugni chegou ao Flamengo em 2014, vindo do Colón-ARG, como uma aposta para o meio-campo. O argentino vestiu a camisa 10, mas nunca conseguiu se firmar como titular. Após ser emprestado ao Newell’s Old Boys-ARG, voltou ao Rubro-Negro antes de rescindir contrato em 2017, recebendo cerca de R$ 1 milhão em parcelas pela rescisão.
Pelo Flamengo, disputou 51 partidas e marcou cinco gols. Desde então, Mugni teve passagens por clubes como Rayo Majadahonda-ESP, Everton-CHI, Lanús-ARG e Oriente Petrolero-BOL. No Brasil, jogou pelo Sport, defendeu o Bahia por três temporadas, e chegou ao Ceará em 2024.
O clube argentino é o próximo compromisso do Mengão na Copa Libertadores. O Flamengo recebe o Central Córdoba na próxima quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília). Antes, porém, o Mais Querido tem o confronto diante do Vitória pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (6), às 18h30 (horário de Brasília).
Merengues entram em campo por La Liga para encarar equipe que esteve no centro de casos de racismo contra o cria do Mengão
|
Real Madrid, do ex-Flamengo Vini Jr, e Valencia se enfrentam neste sábado (5), às 11h15 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 30ª rodada da La Liga. O time merengue vem de uma vitória emocionante por 3 a 2 sobre o Leganés, enquanto os visitantes derrotaram o Mallorca por 1 a 0 e chegam embalados.
Nas últimas cinco partidas, o Real Madrid soma quatro vitórias e um empate, enquanto o Valencia tem duas vitórias, dois empates e uma derrota. O time de Vini Jr quer vencer para voltar a liderança de La Liga. Os ‘blancos’ estão na segunda colocação da competição com 63 pontos, três atrás do líder, Barcelona. O confronto terá transmissão do Disney+, por streaming, para todo o Brasil.
Após a classificação diante da Real Sociedad pela Copa do Rei, com atuação de destaque de Vini Jr, o Real Madrid deve ter a volta de jogadores importantes ao time titular, como o goleiro Courtois, recuperado de lesão muscular. O zagueiro Antonio Rudiger também deve voltar a escalação inicial, assim como Mbappé, que dá lugar a Endrick na taça local.
REAL MADRID: Courtois; Lucas Vázquez, Asencio, Rüdiger, Fran Garcia; Valverde, Tchouaméni, Bellingham; Rodrygo, Mbappé, Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.
VALENCIA: Mamardashvili; Foulquier, Mosquera, Tárrega, José Gaya; Enzo Barrenechea, Javi Guerra, Luis Rioja; André Almeida, Diego López, Umar Sadiq. Técnico: Carlos Corberán.
Cria do Flamengo, Vinícius Júnior é um dos destaques do Real Madrid, com 10 gols e cinco assistências na La Liga. O atacante compõe o trio ofensivo ao lado de Rodrygo e Mbappé.
02/02/2024 - Real Madrid 2x0 Valencia
21/05/2023 - Valencia 1x0 Real Madrid
11/11/2023 - Real Madrid 5x1 Valencia
02/03/2024 - Valencia 2x2 Real Madrid
03/01/2025 - Valencia 1x2 Real Madrid
Os embates recentes entre Real Madrid e Valencia foram marcados por atos de racismo por parte de torcedores dos ‘morcegos’ contra o cria do Mengão, Vini Jr. Em 2023, o atacante ouviu gritos e observou gestos racistas vindos da arquibancada do estádio Mestalla. Três pessoas envolvidas foram presas. Já em 2024, o camisa 7 foi hostilizado após perder a Bola de Ouro para Rodri e chegou a ser expulso após confusão com o goleiro adversário.
Filipe Luís disse que o time errou muito na partida quando tinha espaço, o que deu a possibilidade do Táchira ter a bola e dificultar as coisas
|
O Flamengo estreou com o pé direito na Libertadores. Isso porque venceu o Deportivo Táchira, da Venezuela, fora de casa por 1x0 na última quinta-feira. A vitória somada ao empate entre Central Córdoba e LDU, ainda deixaram o Fla na liderança do grupo C.
Filipe Luís comemorou e disse que foi um grande resultado, mas não uma grande atuação. O técnico avaliou que o time não estava refinado e que passou dificuldades fora de casa quando adversário, que vinha jogando num 4-4-2, apresentou uma linha de cinco. Para isso, falou sobre a "chave" para conseguir o triunfo na partida e como fazer contra o próximo adversário no torneio continental.
A chave foi ter paciência
"A chave foi ter paciência, controlar as transições, que não fizemos bem, e melhoramos no segundo tempo. E atacar melhor os espaços, entender melhor onde eles deixavam os espaços para aproveitar. Creio que isso foi a chave. O próximo rival ainda não penso, estou pensando no Vitória para depois pensar na Libertadores", declarou o treinador...
Além disso, Filipe falou sobre o papo que teve com os jogadores no intervalo, o que pra ele, foi cruxial para o sucesso do Flamengo na Venezuela.
"Acho que no primeiro tempo parecia ter uma tranquilidade, mas não é o que penso. Tivemos uma dificuldade de entender como entrar na última linha, que foi uma surpresa. Não preparamos. Alguns jogadores não estavam se encontrando. No intervalo corrigimos alguns detalhes, o time voltou, tivemos as trocas, ficamos mais frescos e soubemos atacá-los. Até a zona dois do campo o time estava tendo tranquilidade, mas o problema era progredir com a forte marcação. É um time forte em casa, vai ser difícil ganhar aqui", finalizou.
Com o resultado, o Flamengo lidera o grupo C da Libertadores com 3 pontos, dois a mais do que Central Córdoba e LDU que tem um e o Téchira com zero. Agora, o rubro-negro se prepara para virar a chave para o Brasileirão. Isso porque tem pela frente o Vitóra, no Barradão, no próximo domingo, às 18h30.