
Futebol
|
Revelado nas categorias de base do Flamengo, o meia Lucas Paquetá enfrenta um momento crítico na carreira. Em meio a um processo de investigação por possível envolvimento com apostas esportivas, o jogador vive incertezas no futebol inglês e corre o risco de ser banido do esporte. A decisão sobre o futuro do atleta deve ser divulgada até junho.
Ele não estava se sentindo bem..."
Segundo o técnico Graham Potter, o brasileiro tem lidado com dificuldades emocionais em função do caso. “A semana que ele teve foi bem difícil para ele, pessoalmente, o que acho que todo mundo consegue entender. E, como resultado disso, ele não estava se sentindo bem no dia anterior ao jogo contra o Manchester United e também durante a partida", afirmou o comandante do West Ham em coletiva de imprensa.
O treinador optou por deixar Paquetá no banco no confronto contra o Nottingham Forest neste domingo (11). “Eu não quis arriscar e piorar a situação para ele. Mas ele treinou muito bem, quer ajudar o time e vamos ver como vamos usá-lo no fim de semana, contra o Forest", explicou Potter. Paquetá entrou no segundo tempo, aos 58 minutos, substituindo Guido Rodríguez, mas teve uma participação discreta na derrota por 2 a 1.
O brasileiro voltou a receber cartão amarelo, situação que tem sido recorrente e que gerou as investigações sobre possíveis manipulações. O lance foi considerado polêmico, e Paquetá por pouco não foi expulso. A atuação rendeu nota 6,7 no Sofascore, mantendo o padrão de desempenho abaixo do esperado nas últimas partidas.
O momento atual do jogador envolve forte pressão externa e impacto direto em campo. Recentemente, Paquetá chegou a chorar após ser advertido com mais um cartão. Com o prazo para conclusão do processo se aproximando, cresce a apreensão sobre qual será o desfecho da situação para o atleta revelado pelo Flamengo.
O portal compara o elenco e comissão técnica de ambas as equipes antes do duelo no Mundial de Clubes, o Rubro-Negro levou a melhor no cara a cara
|
Na edição desta quinta-feira (19), a apresentadora Taynah Espinoza e os comentaristas Bruno Formiga e Vitor Sergio Rodrigues realizaram um tira-teima entre os prováveis titulares de Flamengo e Chelsea. No resultado final, o time brasileiro venceu por 6 a 5 no campo e também levou a melhor na comissão técnica, somando 7 a 5 no placar geral.
O quadro comparativo, bastante tradicional em momentos que antecedem grandes jogos internacionais, avalia posição por posição os atletas de ambas as equipes. A análise não necessariamente reflete os titulares confirmados para a partida, mas dá um panorama de como os elencos estão sendo vistos neste momento da temporada.
Na comparação direta entre os jogadores, o Flamengo venceu com destaques como Rossi, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson, Luiz Araújo e Pedro. O camisa 9 rubro-negro, aliás, foi apontado como superior a Nicolas Jackson, centroavante do Chelsea, e reforçou o peso do ataque do time carioca. Confira o placar completo definido pela equipe da TNT Sports:
Goleiro: Rossi (FLA) venceu Robert Sánchez (CHE)
Lateral-direito: Reece James (CHE) venceu Varela (FLA)
Zagueiro: Léo Ortiz (FLA) venceu Tosin Adarabioyo (CHE)
Zagueiro: Levi Cowill (CHE) venceu Léo Pereira (FLA)
Lateral-esquerdo: Alex Sandro (FLA) venceu Marc Cucurella (CHE)
Volante: Moisés Caicedo (CHE) venceu Pulgar (FLA)
Volante: Enzo Fernández (CHE) venceu Jorginho (FLA)
Meia-atacante: Cole Palmer (CHE) venceu Arrascaeta (FLA)
Meia/ponta-direita: Gerson (FLA) venceu Pedro Neto (CHE)
Meia/ponta-esquerda: Luiz Araújo (FLA) venceu Madueke (CHE)
Centroavante: Pedro (FLA) venceu Nicolas Jackson (CHE)
O comparativo evidenciou um domínio maior do Flamengo nas pontas e na posição de goleiro, enquanto o Chelsea mostrou força no setor central com Caicedo, Enzo Fernández e Cole Palmer. No ataque, a escolha por Pedro como o melhor centroavante reforça a boa volta do camisa 9 rubro-negro. Além do comparativo entre jogadores, a TNT Sports também colocou os técnicos frente a frente. E, novamente, deu Flamengo. Filipe Luís foi escolhido como melhor que Enzo Maresca por ambos os comentaristas.
Apesar da comparação feita entre os nomes mais fortes de cada equipe, o técnico Enzo Maresca deu indícios de que pode poupar alguns titulares no confronto com o Flamengo. O treinador do clube inglês deixou claro que pretende rodar o elenco, de olho em compromissos futuros na pré-temporada. Essa informação amplia ainda mais a expectativa para a partida do Flamengo, que deve ir com força máxima em busca de uma vitória de impacto logo na primeira rodada da competição internacional.
Após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, volante de 33 anos está livre no mercado e próximo de acertar com o clube paulista, que já apresentou proposta
|
O experiente volante Willian Arão está prestes a voltar ao cenário do futebol brasileiro. Aos 33 anos, o jogador está sem clube desde maio, quando encerrou vínculo com o Panathinaikos, da Grécia, e atualmente negocia com o Santos. A informação foi divulgada inicialmente pelo UOL.
Segundo as apurações, Cruzeiro e Atlético-MG também demonstraram interesse no atleta, mas foi o clube da Vila Belmiro que avançou nas tratativas e já formalizou uma proposta oficial para contar com o meio-campista.
Arão e seus representantes devem desembarcar no Brasil neste final de semana. A expectativa é de que o atleta realize exames médicos e assine contrato nos próximos dias. Como está livre no mercado, o volante custará ao clube paulista apenas salários, luvas e bonificações.
Formado no Corinthians, Arão iniciou a carreira no time profissional em 2012. Após passagens por Portuguesa, Chapecoense, Atlético-GO e Botafogo, se transferiu para o Flamengo, onde viveu sua fase mais vitoriosa.
Entre 2015 e 2022, o volante vestiu a camisa do Mais Querido e conquistou troféus de peso, como os Campeonatos Brasileiros de 2019 e 2020, a Copa do Brasil de 2022 e duas edições da Libertadores da América, em 2019 e 2022.
Após deixar o Flamengo, Arão atuou por duas temporadas na Europa, onde defendeu o Fenerbahçe, da Turquia, e o Panathinaikos, seu último clube. No time grego, disputou 39 jogos na última temporada e marcou um gol.
Recém-chegado, meio-campista toma postura de liderança e ganha espaço no elenco do Mais Querido com atuação segura e postura de bastidores
|
Contratado como reforço de peso para o meio-campo, Jorginho ainda nem completou um mês no Flamengo, mas já demonstra entrosamento e comportamento de veterano. Desde a estreia diante do Espérance, pela semifinal do Mundial de Clubes, o ex-Chelsea chamou atenção pela intensidade, organização e leitura de jogo.
Mais do que a atuação com bola, a postura nos bastidores fortaleceu sua imagem dentro do clube. Jorginho assumiu naturalmente um papel de liderança, se comunicando com jogadores mais jovens, trocando experiências com os mais velhos e orientando companheiros mesmo fora de campo. Segundo relatos internos, a comissão técnica de Filipe Luis ficou impressionada com a postura proativa de Jorginho.
Mesmo sendo recém-chegado, ele adotou o tom de voz firme e respeitoso nos treinos e vestiário, sem passar por cima de ninguém, mas exercendo influência positiva no ambiente. O camisa 5 passou a ter escuta ativa de companheiros como Gerson, Pulgar e até dos zagueiros, com quem dialoga constantemente sobre cobertura, posicionamento e troca de passes na saída de bola.
Nos treinos fechados em Atlantic City, o jogador chegou a reunir os volantes para discutir alinhamento tático, numa iniciativa que partiu dele próprio. Nos bastidores, o comportamento do meio-campista já tem gerado comparações com outro líder silencioso e respeitado do elenco: Filipe Luís. Ídolo da torcida e hoje como treinador do futebol do Flamengo, o ex-lateral tinha como marca a franqueza e o respeito mútuo com o elenco.
Assim como Filipe, Jorginho demonstra perfil de profissional sério, comprometido e didático. Sua presença ajuda a reforçar a cultura de excelência e responsabilidade no clube, principalmente num momento em que o Flamengo tenta recuperar o protagonismo internacional. Jorginho deve começar como titular no duelo contra o Chelsea, nesta quinta-feira (20), pela final do Mundial de Clubes. O confronto marca um reencontro do volante com o clube inglês, onde atuou de 2018 a 2023 e conquistou títulos importantes, como a Champions League de 2021.