Futebol

Técnico do Botafogo diz que obrigou o Flamengo a mudar seu estilo de jogo

Renato Paiva, comandante do alvinegro, viu o Mengão superior no primeiro tempo, mas afirma que mudanças elevaram nível de sua equipe

Renato Paiva, técnico do Botafogo, afirma que colocou o Flamengo em posição desconfortável - Foto: Reprodução/Botafogo
Renato Paiva, técnico do Botafogo, afirma que colocou o Flamengo em posição desconfortável - Foto: Reprodução/Botafogo

19 Mai 2025 | 08:16 |

Icon Comentário0

Após o empate sem gols no clássico entre Flamengo e Botafogo, neste domingo (18), no Maracanã, o técnico alvinegro Renato Paiva analisou a partida em entrevista coletiva e destacou o equilíbrio tático entre as equipes. Segundo o português, o duelo teve momentos distintos e foi bem disputado dos dois lados.


JOGO DIVIDIDO EM DUAS PARTES


Na visão de Paiva, o Mais Querido começou com mais imposição, enquanto o Botafogo precisou se adaptar à intensidade da circulação de bola do adversário: “Acho que o jogo é um bocadinho dividido em duas partes. A primeira parte, como seria normal, o Flamengo foi um pouco mais impositivo. Nós baixamos em alguns momentos no campo, forçados pela circulação de bola deles, não por escolha nossa”, explicou.


Conseguimos forçá-los a bater mais bolas longas do que o habitual..."



BOTAFOGO COMPACTO E ESTRATÉGICO

Apesar da pressão inicial do rival, o técnico elogiou a postura defensiva do Botafogo e a estratégia para marcar alto e forçar erros do time de Filipe Luís: “Preparamos para defender mais alto, no meio-campo do Flamengo. Sabíamos que isso exigia riscos, principalmente para controlar a profundidade e as costas da nossa defesa. Mas conseguimos forçá-los a bater mais bolas longas do que o habitual, e isso foi positivo para nós. Controlamos bem esse aspecto, tirando um ou outro lance.”

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL E MELHORA NA SEGUNDA ETAPA

Renato Paiva também comentou sobre o papel ofensivo de Alex Sandro, lateral do Flamengo, que empurrou o Botafogo para trás em alguns momentos. Ainda assim, destacou a eficiência defensiva alvinegra, que limitou as chances claras do adversário.

Na segunda etapa, Paiva viu sua equipe crescer no jogo, corrigir a saída de bola e até criar a melhor chance da partida, com uma defesa decisiva de Rossi: “No meio da primeira parte corrigimos a saída, e começamos a sair com eficácia. Isso colocou a linha defensiva deles em alerta. Na segunda parte, controlamos melhor o jogo. Tivemos a melhor oportunidade e, mais uma vez, faltou aquele plus, o último passe, a decisão certa. Tivemos situações de superioridade numérica que podíamos ter aproveitado melhor.”

PLACAR JUSTO

Mesmo com a sensação de que o Botafogo poderia ter saído com a vitória, Paiva foi ponderado na avaliação final: “Tivemos a melhor chance do jogo, sim, mas vejo o empate como justo.”

Com o resultado, o Flamengo chegou a 18 pontos e viu o Palmeiras abrir quatro de vantagem na liderança. Os dois se enfrentam no dia 25 de maio, em confronto direto no Allianz Parque. Já o Botafogo soma agora 12 pontos e está na 10ª colocação.


Futebol

Deu bom? Vidente crava campeão da Supercopa entre Flamengo x Corinthians

Cartomante prevê equilíbrio e decisão nas penalidades máximas em Brasília; Rubro-Negro conta com a estreia de Paquetá, enquanto Alvinegro aposta no coletivo

Supercopa Rei coloca frente a frente os campeões nacionais Flamengo e Corinthians em duelo decisivo - foto: reprodução
Supercopa Rei coloca frente a frente os campeões nacionais Flamengo e Corinthians em duelo decisivo - foto: reprodução

01 Fev 2026 | 11:37 |

Icon Comentário0

Flamengo e Corinthians protagonizam neste domingo (1º), às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, o primeiro grande duelo decisivo da temporada: a final da Supercopa Rei. O confronto reúne o atual campeão do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil. O clima de decisão movimentou também o mundo místico, com Carlos, do canal "Universo Tarot", fazendo uma previsão ousada para o clássico interestadual.


Segundo a leitura do cartomante, a taça será decidida nos detalhes. A previsão indica que o Flamengo deve iniciar a partida com superioridade, conseguindo marcar um gol ainda na primeira etapa. No entanto, a carta da "âncora" surgiu para o lado rubro-negro, sugerindo uma estagnação e demora para tomar atitudes ofensivas em momentos cruciais do jogo.


Do outro lado, o vidente aponta que o Corinthians não se entregará. Após o domínio inicial dos cariocas, a equipe paulista deve crescer de produção no segundo tempo, buscando o empate e levando a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, a previsão de Carlos favorece o Timão, cravando o título para o clube do Parque São Jorge.


FLAMENGO APOSTA EM ESTRELAS

Para além das previsões, o Flamengo entra em campo pressionado. A equipe comandada por Filipe Luís busca recuperação após um início de ano irregular no Campeonato Carioca e uma estreia com derrota no Brasileirão. A Supercopa Rei é vista como a oportunidade ideal para mudar o rumo da temporada.


A grande novidade para a torcida é a presença de Lucas Paquetá. Principal reforço da janela, o meia foi regularizado a tempo na CBF e está à disposição do treinador para estrear. Outra peça chave confirmada entre os titulares é Arrascaeta, que fez sua primeira partida no ano recentemente contra o São Paulo e busca retomar o ritmo ideal.

DORIVAL TEM DEPAY DISPONÍVEL

No lado alvinegro, o técnico Dorival Júnior trabalha para manter o embalo da conquista da Copa do Brasil. O Corinthians chega para a decisão com dois desfalques confirmados: o zagueiro Cacá, entregue ao departamento médico, e José Martínez, que está na Venezuela resolvendo questões burocráticas.


Futebol

Diego Ribas manda recado para Paquetá em retorno ao Flamengo: “privilégio…”

Mengão conseguiu a contratação do cria de volta para a temporada de 2026 e ex-camisa 10 não esconde a felicidade de ver o amigo de volta

Diego Ribas manda recado para Lucas Paquetá em seu retorno ao Flamengo e cita fala do meia - Foto: Reprodução
Diego Ribas manda recado para Lucas Paquetá em seu retorno ao Flamengo e cita fala do meia - Foto: Reprodução

01 Fev 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

Na primeira passagem pelo Flamengo, Lucas Paquetá dividiu o elenco com nomes consagrados do futebol brasileiro e mundial. Um deles foi Diego Ribas, que chegou ao clube em 2016 e conviveu com o meia até sua saída, em 2018. Com o retorno do Garoto do Ninho ao Rubro-Negro, o ex-camisa 10 utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem de apoio e carinho ao jogador.


Em vídeo publicado no Instagram, Diego relembrou o início da trajetória de Paquetá no profissional e destacou a importância simbólica da volta ao clube que o revelou: “‘Talvez o Flamengo não precise de mim’. Essa foi uma das frases ditas pelo Paquetá, que voltou para casa. Uma transferência extraordinária. Tive o privilégio de jogar com ele, quando ainda estava começando no profissional do Flamengo”, afirmou.


ELOGIOS À PERSONALIDADE E AO FUTEBOL


Na sequência, Diego ressaltou características que sempre enxergou no meia, como humildade, equilíbrio e sede por aprendizado, sem deixar de lado a personalidade dentro de campo: “Sempre admirei a vontade de aprender, o equilíbrio e a humildade, mas também a personalidade e a ousadia. Desejo muito sucesso. Não só o Flamengo precisa de você para seguir cada vez mais vencedor, como o nosso futebol precisa de você”, completou.

CONSELHO BEM-HUMORADO SOBRE FILIPE LUÍS


Amigo pessoal de Filipe Luís, atual técnico do Flamengo, Diego também aproveitou o momento para deixar um conselho em tom descontraído. Segundo ele, Paquetá deve ir com calma com o comandante rubro-negro, especialmente quando o assunto for brincadeiras e apelidos.

“Nosso país precisa de você, de referências positivas. Você é uma influência, passa valores e princípios. Desejo tudo de bom e não coloque apelido no Filipe, senão ele vai te pegar (risos). Reencontre a sua alegria em casa. Tenho certeza de que você vai brilhar”, finalizou.



Futebol

Que horas é o jogo do Flamengo hoje contra o Corinthians na Supercopa? Veja

Mengão encara o Alvinegro neste domingo (01) na decisão que pode marcar a reestreia de Lucas Paquetá com o Manto Sagrado

Saiba que horas é o jogo do Flamengo hoje contra o Corinthians na decisão da Supercopa do Brasil - Foto: Reprodução
Saiba que horas é o jogo do Flamengo hoje contra o Corinthians na decisão da Supercopa do Brasil - Foto: Reprodução

01 Fev 2026 | 10:46 |

Icon Comentário0

Em busca do primeiro troféu da temporada, o Flamengo tenta deixar para trás a derrota para o São Paulo, na estreia do Campeonato Brasileiro, e volta a campo neste domingo (1º) para enfrentar o Corinthians, na decisão da Supercopa do Brasil. A equipe comandada por Filipe Luís entra em campo com chance de voltar a comemorar um título logo no início do ano. O duelo será às 16h (horário de Brasília) no Mané Garrincha, na capital federal.


PAQUETÁ É DÚVIDA, MAS DEVE COMEÇAR NO BANCO


A principal indefinição na escalação rubro-negra gira em torno de Lucas Paquetá. Regularizado e com desejo declarado de atuar na final, o meia está à disposição da comissão técnica. Ainda assim, a tendência é que ele inicie a partida no banco de reservas, sendo opção ao longo do confronto.


JORGINHO E ARRASCAETA PODEM SER NOVIDADES

As principais novidades devem ficar por conta de Jorginho e Arrascaeta. A dupla estreou na temporada na última rodada do Brasileirão e pode iniciar como titular pela primeira vez em 2026. No caso do camisa 10, o planejamento físico foi conduzido justamente para que o jogador estivesse em melhores condições para a disputa da Supercopa.


DESFALQUE CONFIRMADO

Para a decisão, Filipe Luís não poderá contar com Saúl Ñíguez. O meio-campista espanhol segue em recuperação de uma cirurgia no tornozelo e não tem condições de jogo. Mesmo assim, ele viajou com a delegação para Brasília utilizando uma bota ortopédica, como forma de apoio ao grupo.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO

Considerando a importância da partida, a expectativa é de força máxima dentro das opções disponíveis. Assim, o Flamengo deve iniciar o confronto com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Gonzalo Plata e Pedro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo tem desfalques para encarar o Corinthians na Supercopa
Futebol

Flamengo tem desfalques para encarar o Corinthians na Supercopa

01 Fev 2026 | 10:31

Icon Comentário0
Capitão do West Ham manda recado a Paquetá, do Flamengo: “ele queria…”
Futebol

Capitão do West Ham manda recado a Paquetá, do Flamengo: “ele queria…”

01 Fev 2026 | 09:23

Icon Comentário0
Flamengo segue de olho em Marcos Antônio, do São Paulo, e conta com trunfo
Futebol

Flamengo segue de olho em Marcos Antônio, do São Paulo, e conta com trunfo

01 Fev 2026 | 09:10

Icon Comentário0