
Futebol
|
Na última terça-feira (18), os jogadores do futebol brasileiro iniciaram uma campanha contra o uso de gramados sintéticos. Além de atletas do Flamengo, Neymar, Gabigol e Thiago Silva também se manifestaram criticando o tipo de grama. Assim, após a vitória do Palmeiras, Abel Ferreira se posicionou sobre o debate e criticou o Maracanã.
"Me desculpem, mas se viesse aqui a UEFA regulamentar ou fiscalizar os gramados do Brasil, passava um ou dois. Se me perguntam, o natural é o que eu mais gosto. Sabe quantas vezes eu joguei no Maracanã? Umas quatro, cinco vezes. Sabem quantas vezes o gramado estava médio? Zero. Joguei uma vez com o gramado mais ou menos, sabem quando? Final da Libertadores, quando a Conmebol disse “vamos parar isso, precisamos de um mês para compor o gramado”, disse, antes de finalizar:
"O problema das lesões não é o sintético, o que acontece no sintético, em termos de articulação, sofrem mais, mas ele é uniforme, não tem buracos. Ninguém vai me levar a mal, quando vamos ao Castelão eu só peço aos meus jogadores para nem torcerem os pés. Quando vamos jogar no Maracanã, peço a Deus. Veja o que disse o treinador do Flamengo em relação àquele campo duro, veja o que disse o Thiago Silva, que teve que sair no intervalo porque era duro", concluiu Abel Ferreira.
ESTÁDIOS DO BRASIL QUE UTILIZAM A GRAMA SINTÉTICA
Nesta temporada, haverá dois três na Série A do Brasileirão que terão grama sintética: Allianz Parque (Palmeiras) e Nilton Santos (Botafogo). No entanto, vale lembrar que o Maracanã e a Neo Química Arena estão utilizando um gramado híbrido, que mistura natural e artificial. Já o Atlético-MG iniciou obras para a colocação de grama sintética no estádio, ou seja, a Arena MRV passará a utilizar o piso em 2025.
ESTUDO DA CBF SOBRE GRAMADO SINTÉTICO
Com as diversas reclamações dos jogadores, a CBF pegou todos os dados dos clubes da Série A do Brasileirão para ter mais detalhes sobre lesões ocasionadas em 2024. Desse modo, após analisar os resultados, a entidade irá decidir com os times se proibirá ou não o uso da grama artificial.
Durante o embarque para o Mundial de Clubes, o atleta foi alvo de críticas pesadas durante o evento que aconteceu nesta quarta (11)
|
O Flamengo embarcou na noite de quarta-feira (11) para os Estados Unidos e já está no país norte-americano, onde disputará o novo formato do Mundial de Clubes da FIFA. O Rubro-Negro enfrentará Espérance, da Tunísia, Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e Chelsea, da Inglaterra, na fase de grupos da competição.
Mas antes mesmo de a bola rolar, o clima nos bastidores ficou tenso. Durante o embarque no Aeroporto do Galeão, a torcida compareceu em peso ao tradicional “AeroFla”, que costuma ser marcado por festa e apoio. Desta vez, no entanto, o ambiente foi de cobrança e hostilidade direcionada a um nome específico: Gerson.
Craque Neto sobre a atitude da torcida com Gerson: “É um absurdo o que a torcida do Flamengo fez com o Gerson."
O meio-campista, que tem transferência acertada com o Zenit, da Rússia, foi chamado de “traidor” e “Judas” pelos torcedores. Em um dos protestos mais simbólicos, foram distribuídas notas falsas de R$ 3 com o rosto do jogador. Os gritos de "o Flamengo não precisa de você" dominaram o saguão do aeroporto.
A reação negativa da torcida se deu após a confirmação de que Gerson aceitou a proposta do Zenit e vai deixar o Flamengo logo após o Mundial. Os russos pagarão 25 milhões de euros (cerca de R$ 145 milhões na cotação atual) pela contratação do atleta. A repercussão do protesto foi imediata e atingiu programas esportivos de TV.
Craque Neto, apresentador do “Os Donos da Bola”, da Band, foi direto ao comentar a situação. “É um absurdo o que a torcida do Flamengo fez com o Gerson na saída para um torneio mundial. Isso não é torcer para o time. É não estar ligado com o time”, afirmou o ex-jogador. Neto foi além nas críticas e comparou o comportamento da torcida a ações de milícia: “O que foi feito ontem lá foi uma batalha de milícia, que por sinal é o que mais tem no Rio de Janeiro”, disparou, sem poupar palavras.
Sem espaço no futebol europeu, atacante português volta a ser pauta no Rubro-Negro, que monitora situação com cautela do atacante
|
O nome de João Félix já esteve ligado ao Flamengo em outras ocasiões, sempre em meio a especulações sobre o futuro do português no futebol europeu. Desta vez, porém, o cenário é diferente. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Chelsea não conta mais com o atacante e sequer o inscreveu para o Super Mundial de Clubes.
A ausência chama a atenção por se tratar de um dos jogadores mais caros da história recente do futebol europeu, tendo em vista que João, que chegou a custar mais de 100 milhões de euros ao Atlético de Madrid, não conseguiu se firmar nos Blues nem no Barça e agora parece sem espaço no continente.
De acordo com o portal Mundo Bola que informou a notícia com exclusividade, o Flamengo está ciente da situação e vê margem para uma tentativa de aproximação, mesmo com o desejo antigo do jogador em seguir na Europa. O clube carioca teria uma "carta na manga" para tentar convencê-lo, caso o cenário se torne mais favorável.
A diretoria rubro-negra já mostrou nos últimos anos que não tem receio de investir pesado em nomes de peso internacional, vide as tratativas por Arturo Vidal, David Luiz, Filipe Luís, entre outros. João Félix, com apenas 25 anos, ainda tem mercado, mas o desinteresse dos gigantes europeus pode mudar esse panorama.
Internamente, o Flamengo ainda não formalizou proposta, mas há monitoramento constante sobre a situação do português. A ideia seria agir rapidamente caso o Chelsea opte por rescindir o contrato ou liberá-lo para uma negociação de baixo custo. No entanto, apesar da falta de prestígio, João Félix continua com foco na Europa. Em declarações recentes, o atacante deixou claro que sua prioridade é seguir no Velho Continente, em clubes que disputem as principais competições.
Flamengo e Chelsea é o jogo mais aguardado do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes. O Rubro-Negro vai medir força contra um dos membros do 'Big Six' da Inglaterra
|
A expectativa pelo Flamengo na Copa do Mundo de Clubes toma conta da torcida do Flamengo, e com Zico não poderia ser diferente. O maior ídolo e campeão mundial com o Mengão acredita que os clubes brasileiros têm capacidade de realizarem boas campanhas e aponta times europeus em baixa, incluindo o Chelsea, rival do Fla. Ainda que reconheça a forma de equipes como o Real Madrid.
Então, o Chelsea, o Manchester City não estão legais
“Acho que o futebol brasileiro, hoje, está num patamar semelhante. Porque hoje no Campeonato Inglês e na Champions League, estão lá de novo Real Madrid, Liverpool, Bayern de Munique. Então, o Chelsea, o Manchester City não estão legais. Flamengo e Botafogo tem que aproveitar esse momento de saber que os caras não estão com essa bola toda”, disse o Galinho à 'ESPN'.
Flamengo e Chelsea é o jogo mais aguardado do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes. O Rubro-Negro vai medir força contra um dos membros do 'Big Six' da Inglaterra, e há bastante confiança por uma boa atuação do lado rubro-negro. A partida vai acontecer no dia 20 de junho, próxima sexta-feira, às 15h.
Zico coloca o Flamengo como o clube brasileiro que chega mais forte no para a Copa do Mundo de Clubes. Ele elogiou a montagem do elenco rubro-negro, enquanto vê as muitas trocas das outras equipes como um possível problema.
“O Flamengo fez contratações já no ano passado, foi ajustando o time. Esse ano, começa a fazer investimentos pontuais. Onde o Filipe Luís precisa, aqui e tal. Eu acho que o Flamengo, ao meu ver, está mais equilibrado e com mais peças de reposição”, afirmou.
“Botafogo e Palmeiras perderam muitos jogadores. Não é fácil você fazer um time campeão. Quem é que estava ali nas principais jogadas do Botafogo no ano passado? Eram Luiz Henrique e Almada. E aí favorecia para o Igor Jesus, favorecia para o Savarino. Eles não eram a referência. A referência eram os outros dois. Então, eles ficavam muitas vezes mais relaxados. Agora, eles é que são as referências", CONCLUIU.
O elenco principal do Flamengo perdeu três nomes este ano, nenhum titular: Alcaraz, Carlinhos e Fabrício Bruno. Até o momento, chegaram Juninho, Danilo e Jorginho. O último, aliás, deve estrear com o Manto Sagrado na partida contra o Espérance, na segunda-feira (16), pela primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes.
No dia 23 de junho, às 10h, Zico participará de um 'meet & greet' exclusivo na Casa Flamengo, voltado a sócios-torcedores. O evento será uma celebração ao clube, ao eterno Camisa 10 e um momento de conexão entre gerações.