
Futebol
|
Flamengo e Bahia se enfrentam nesta quinta-feira (12) em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O Mengão possui a vantagem do empate, já que venceu o confronto de ida por 1 a 0, em Salvador. Além disso, o Fla também conta com um recorde pessoal do técnico Tite: o treinador tem 100% de aproveitamento de classificações quando começa vencendo um duelo na competição nacional.
Tite, que já foi campeão da Copa do Brasil em 2001 pelo Grêmio, participa pela oitava vez da competição. Desde 1997, quando treinou um time pela primeira vez no torneio, o técnico mantém a fama de nunca ter sido eliminado após vencer o jogo de ida no mata-mata.
Histórico do treinador quando vence na primeira partida
2000
Caxias 1 x 0 Sergipe – Ida 2ª fase
Sergipe 2 x 1 Caxias – Volta 2ª fase
*Caxias se classificou pelo critério de gol fora de casa
2001
Grêmio 4 x 1 Vila Nova (MG) – Ida 1ª fase
Vila Nova 3 x 2 Grêmio – Volta 1ª fase
Grêmio 1 x 0 Fluminense – Ida oitavas de final
Fluminense 0 x 0 Grêmio – Volta oitavas de final
Grêmio 2 x 1 São Paulo – Ida quartas de final
São Paulo 3 x 4 Grêmio – Volta quartas de final
Grêmio 3 x 1 Coritiba – Ida semifinais
Coritiba 0 x 1 Grêmio – Volta semifinais
2009
Guarani 1 x 2 Internacional – Ida 2ª fase
Internacional 5 x 0 Guarani – Volta 2ª fase
Náutico 0 x 3 Internacional – Ida oitavas de final
Internacional 2 x 0 Náutico – Volta oitavas de final
Internacional 3 x 0 Coritiba – Ida semifinais
Coritiba 1 x 0 Internacional – Volta semifinais
2024
Flamengo 1 x 0 Amazonas FC – Ida 3ª fase
Amazonas FC 0 x 1 Flamengo – Volta 3ª fase
Flamengo 2 x 0 Palmeiras – Ida oitavas de final
Palmeiras 1 x 0 Flamengo – Volta oitavas de final
Sendo assim, contando com o bom histórico de Tite, o Flamengo encara o Bahia nesta quinta-feira (12). As equipes duelam às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. Ademais, qualquer empate no placar dá a classificação para o Mengão. Isso porque, o Fla venceu o jogo de ida por 1 a 0, em Salvador.
Atacante foi campeão brasileiro e da Libertadores pelo Mengão e recebeu proposta do tricolor, mas alto salário pode ser entrave
|
Livre no mercado desde que deixou o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, o atacante Vitinho, ex-Flamengo, pode estar próximo de retornar ao futebol brasileiro. Segundo informações do portal ‘GE’, o Fluminense formalizou uma proposta pelo jogador, que avalia seu futuro.
O clube carioca já havia demonstrado interesse em Vitinho antes da disputa do Mundial de Clubes, mas, à época, o atleta não se mostrava disposto a voltar ao Rio de Janeiro. Desta vez, no entanto, o cenário é diferente.
De acordo com a reportagem, o técnico Renato Gaúcho, que trabalhou com Vitinho no Flamengo, é um dos principais entusiastas da contratação. Sob seu comando, o atacante viveu uma das melhores fases no Rubro-Negro. Além da aprovação do treinador, a comissão técnica do Fluminense vê no ex-camisa 11 do Mengão uma peça versátil e útil ao elenco: ele pode atuar pelos dois lados do campo ou como segundo atacante.
Além do Fluminense, um clube da Arábia Saudita também apresentou proposta a Vitinho, com valores considerados altos. A oferta pode pesar na decisão do jogador, que analisa as possibilidades antes de definir o próximo passo na carreira.
Nas últimas semanas, outros dois clubes do Rio de Janeiro demonstraram interesse em Vitinho. Segundo o RTI Esporte, o Vasco sondou a situação do atacante, mas não chegou a formalizar uma proposta, apenas manteve contato com o estafe do atleta.
Já o Botafogo recebeu uma oferta por parte dos representantes do jogador, segundo o portal FogãoNET. Apesar de uma ala da diretoria ver a contratação com bons olhos, houve receio de resistência da torcida, especialmente pelo fato de Vitinho ter sido revelado nas divisões de base do próprio clube alvinegro. A negociação, por ora, não avançou.
Meia fala pela primeira vez após ter sua venda para o Everton e demonstrou insatisfação com o tratamento que recebeu do clube, mas agradeceu à torcida
|
Negociado em definitivo com o Everton, da Inglaterra, após boa passagem por empréstimo, o meio-campista Carlos Alcaraz fez um desabafo ao falar sobre sua saída do Flamengo. Em entrevista após jogo de pré-temporada com o clube inglês, o argentino afirmou que gostaria de ter permanecido no Rubro-Negro e se mostrou incomodado com rumores envolvendo seu nome.
Alcaraz sobre saída do Flamengo: "tudo o que falaram sobre mim é mentira"
“Não tenho muito o que dizer. O pouco tempo que passei no Flamengo foi muito bonito. Tenho muito carinho pela torcida. Só posso dizer que tudo o que falaram sobre mim é mentira. Muitas coisas foram inventadas. Filipe (Luís), (José) Boto e eu sabemos o real motivo da minha saída. Só quero que as pessoas fiquem tranquilas. Eu realmente queria ficar. Sei o nível de jogador que sou e queria continuar mostrando isso no Flamengo”, declarou Alcaraz.
“Falaram que eu não tinha posição definida, e isso me incomodou. Sou jogador profissional e posso atuar onde for preciso. Hoje mesmo joguei em uma função totalmente nova e procurei me adaptar. Disseram muitas coisas que não são verdade. Só tenho a agradecer à torcida do Flamengo. Mesmo com pouco tempo de clube, sempre me fizeram sentir querido, sempre recebi mensagens de apoio. Que fique claro: eu queria ficar. A decisão de sair não foi minha”, finalizou.
Carlos Alcaraz chegou ao Flamengo em agosto de 2024 como a contratação mais cara da história do clube junto ao Southampton e disputou 19 partidas com o Manto Sagrado. O meia marcou três gols e deu duas assistências durante sua passagem.
A última partida de Alcaraz pelo Flamengo aconteceu em fevereiro de 2025, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, contra o Sampaio Corrêa. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, e o argentino deixou sua marca no fim da partida, encerrando sua trajetória no clube com gol e aplausos.
Jogador chega para suprir a ausência de Wesley, que está de saída para a Roma, e contrato do lateral direito com o Mengão vai até dezembro de 2028
|
É oficial! Emerson Royal é o novo lateral direito do Flamengo. O jogador de 26 anos assinou contrato até dezembro de 2028 com o Mais Querido neste sábado (26) e é o segundo reforço confirmado do Mengão na atual janela de transferências. Durante sua passagem pelo rubro-negro, Royal vai utilizar o número 22.
Emerson Royal desembarcou no aeroporto do Galeão nas primeiras horas deste sábado (26) e seguiu direto para a realização de exames médicos. Apesar do horário, três torcedores rubro-negros marcaram presença no aeroporto para recepcionar o novo reforço.
O Flamengo desembolsará cerca de 9 milhões de euros (aproximadamente R$ 58 milhões) por parte dos direitos econômicos do jogador. Emerson estava a caminho do Besiktas, da Turquia, mas optou por vestir o Manto Rubro-Negro ao se encantar com o projeto esportivo apresentado pelo clube.
Antes de Royal, o Flamengo já havia anunciado a contratação do meio-campista espanhol Saúl Ñíguez. Ambos serão apresentados à torcida neste domingo (27), no Maracanã, antes do duelo contra o Atlético-MG, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo, agora, segue nos ajustes finais para anunciar Jorge Carrascal, do Dínamo de Moscou, e Samuel Lino, atacante do Atlético de Madrid, como próximos reforços. O brasileiro está mais próximo de ser oficializado, faltando apenas a sua chegada ao Rio de Janeiro para a assinatura do contrato.