Futebol
26 Fev 2025 | 14:55 |
O impacto de Filipe Luís no comando do Flamengo tem sido amplamente reconhecido, não apenas pela torcida, mas também pelos jogadores. Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), o lateral Guillermo Varela destacou o trabalho do treinador, especialmente na parte tática.
"A equipe trabalha muito bem nos treinos e coloca os jogadores nos espaços. Assim, todos sabem onde têm que estar quando a bola chega e quando têm que apoiar o colega. Por isso, com certeza, se havia um jogador ali, era para criar espaço, para pegar na bola e passá-la. Por isso, o trabalho que ele (Filipe Luís) está fazendo está dando bons resultados. Estamos tirando o máximo disso", afirmou Varela.
Varela sob o comando de Filipe Luís
Apesar de ser reserva devido à grande fase de Wesley, Varela tem recebido oportunidades e sido peça fundamental no elenco. O uruguaio foi essencial nos últimos jogos ao atuar improvisado na lateral esquerda, suprindo as ausências de Alex Sandro e Ayrton Lucas. Seu desempenho rendeu elogios de Filipe Luís.
A trajetória de Filipe Luís no Flamengo
Filipe Luís assumiu o comando do Flamengo em setembro, após a saída de Tite, demitido após a eliminação precoce na Libertadores. Desde então, o técnico tem um impressionante retrospecto: 23 jogos, 16 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, para o Fluminense.
Além disso, o treinador já soma mais títulos do que derrotas à frente do clube. Em 2024, conquistou a Copa do Brasil diante do Atlético-MG. Já em 2025, iniciou a temporada erguendo a Supercopa do Brasil, após vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, e garantiu a Taça Guanabara.
Próximo desafio: semifinal do Carioca
Agora, Filipe Luís e Varela voltam suas atenções para a semifinal do Campeonato Carioca. O Flamengo enfrenta o Vasco neste sábado (01), às 18h (horário de Brasília), no Nilton Santos, pelo jogo de ida da fase decisiva do torneio estadual.
Ídolo do clube, comentarista cita que momento do Mengão requer urgência, mas revela uma solução para a fase abaixo da equipe de Filipe Luís
02 Fev 2026 | 15:00 |
Ídolo do Flamengo, o ex-lateral e comentarista Júnior analisou o momento conturbado vivido pelo clube neste início de temporada. Em publicação nas redes sociais, o “Maestro” atribuiu a sequência negativa de resultados a um fator principal: a condição física da equipe comandada por Filipe Luís.
Júnior sobre momento do Flamengo: "Quando a parte física entrar no eixo..."
Após a terceira derrota consecutiva, Júnior afirmou que o desempenho abaixo do esperado passa menos pela parte técnica e mais pela intensidade apresentada em campo: “Depois da terceira derrota seguida, muita gente pergunta onde está o Flamengo de 2025. A resposta, para mim, passa menos pela parte técnica e mais pela física. Fluminense, São Paulo e Corinthians foram mais competitivos, correram mais, fecharam espaços, exploraram erros individuais e venceram com justiça”, escreveu.
Na sequência, o ex-jogador destacou a necessidade de uma mudança urgente de postura para que a temporada não seja comprometida. Segundo Júnior, o Flamengo até mantém a posse de bola, mas tem sido pouco agressivo ofensivamente.
“Com a bola, o Flamengo teve posse, mas pouco agrediu. Futebol hoje exige intensidade, entrega e humildade para competir com qualquer adversário. Só com qualidade técnica fica mais difícil. Quando a parte física entrar no eixo, esse time vai render muito mais, mas a mudança de atitude e comportamento precisa ser urgente para não comprometer a temporada”, completou.
Desde o retorno do elenco principal aos gramados, o Flamengo ainda não conseguiu engrenar em 2026. Até aqui, o Rubro-Negro soma apenas uma vitória, sobre o Vasco, por 1 a 0, no Maracanã. Na sequência, a equipe de Filipe Luís foi derrotada por Fluminense, São Paulo e Corinthians, este último na final da Supercopa do Brasil, ampliando o momento de instabilidade.
Meia recebeu cartão vermelho direto após análise de Rafael Klein no VAR e clube pode aplicar uma penalização financeira no jogador
02 Fev 2026 | 14:00 |
O departamento de futebol do Flamengo deve adotar uma postura rigorosa após a derrota para o Corinthians na Supercopa Rei. A expulsão de Jorge Carrascal, ainda no primeiro tempo da decisão disputada no Mané Garrincha, não deve passar sem consequências internas.
Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, do UOL, a diretoria rubro-negra avalia aplicar uma multa ao meia colombiano, entendendo que a atitude foi irresponsável e prejudicou diretamente a equipe em um jogo decisivo.
De acordo com a apuração, o Departamento Jurídico do Flamengo já analisa a aplicação da penalidade financeira, com base no regulamento interno, que prevê punições para atos de indisciplina em campo. A expectativa é de que haja uma conversa direta com Carrascal nos próximos dias. Nesse encontro, o jogador deve ser informado sobre a insatisfação da diretoria, enquanto o Departamento Jurídico comunicaria formalmente ao Departamento de Futebol a aplicação da multa no salário.
Ainda segundo Mauro Cezar, o entendimento nos bastidores é de que a expulsão foi resultado de um erro injustificável. Para a cúpula do Flamengo, Carrascal agrediu o adversário longe da disputa de bola, ainda que sem uso excessivo de força, o que tornou a punição inevitável.
A possível multa gerou debate sobre critérios internos, sobretudo em comparação com a expulsão de Gonzalo Plata contra o São Paulo, no Campeonato Brasileiro do ano passado. Mauro Cezar explicou que, na visão da diretoria, os lances são distintos.
“O entendimento deles é que a expulsão do Plata, aquela contra o São Paulo, quando ele pisa no Arboleda, foi em uma disputa de bola. Já a do Carrascal não. Foi um braço largado na cara do Bidon, dando chance ao VAR. Ele deu essa chance, não poderia fazer isso jamais. Então, se for possível multar, que se multe de acordo com o que está no contrato”, afirmou o jornalista.
Treinador vive momento de instabilidade no país após declarações sobre política dos clubes e situação financeira pode afastá-lo junto de Cristiano Ronaldo
02 Fev 2026 | 13:00 |
O técnico Jorge Jesus não deve permanecer no Al Nassr na próxima temporada do futebol saudita. A equipe enfrenta dificuldades para atender às exigências financeiras do treinador português, e a tendência, neste momento, é de uma saída ao fim do ciclo atual.
De acordo com o jornal saudita Al Riyadhah, Jorge Jesus aguarda desde janeiro a chegada de duas contratações solicitadas à diretoria. As negociações, porém, seguem travadas mesmo com a reta final do Campeonato Saudita se aproximando, o que aumentou o desgaste interno.
O Al Nassr passa por um período de contenção financeira, cenário que impactou diretamente o planejamento esportivo. A decisão de reduzir investimentos teria causado insatisfação até mesmo em Cristiano Ronaldo. Segundo a imprensa local, o atacante português chegou a se recusar a entrar em campo como forma de protesto diante da falta de reforços. O clima de instabilidade reforça a possibilidade de mudanças profundas no clube para a próxima temporada, incluindo a comissão técnica.
Apesar do contexto conturbado, os números de Jorge Jesus no comando do Al Nassr são positivos. Contratado no fim do ano passado, o treinador soma 22 vitórias em 28 partidas disputadas. Durante o período, a equipe chegou a liderar o Campeonato Saudita, mas perdeu rendimento na sequência e acabou sendo ultrapassada pelo Al Hilal, principal rival na disputa pelo título.
Ex-clube de Jorge Jesus, o Flamengo segue focado nos compromissos da temporada. O Rubro-Negro entra em campo nesta quarta-feira (04), às 19h (horário de Brasília), contra o Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.