
Futebol
|
Matías Viña e Wesley, laterais do Flamengo, receberam surpreendente destaque em pesquisa realizada pelo Observatório do Futebol (CIES). A dupla aparece em ranking da categorias de laterais “super velozes” e ocupam as posições na lista junto a atletas que estão nas principais ligas do futebol mundial, o que também resulta em destaque para o Mengão e o futebol brasileiro.
Reconhecido pelas análises de atletas do futebol mundial, o CIES montou lista de jogadores com o maiores índices de aceleração por jogo. Dado que consiste em atingir velocidade igual ou superior a 10,8 km/h por pelo menos 0.7 segundos. Para entrar na lista, o atleta precisa ter disputado no mínimo 1.000 minutos de uma liga nacional e três quartos desses jogos na mesma posição da análise.
Recém-contratado, Matías Viña é o jogador do Flamengo melhor colocado no ranking de laterais. O lateral-esquerdo uruguaio tem média de 12,31 acelerações por partida, performando 1,63 vezes acima dos índices esperados para atletas de sua posição e características. Descrido como um armador infiltrador, ou seja, que faz parte da criação atuando pela faixa central, ele surpreende pela quantidade de vezes que atinge altas velocidades e tem um dos maiores índices de aumento para a posição.
Já o Wesley, conhecido justamente pela velocidade, performa 1,53 acima da expectativa pelas suas características. O jovem atinge, em média, 11.12 vezes por jogo velocidades acima de 10,8 mk/h. Em função de bons números defensivos, melhores que no ataque, o Garoto do Ninho é descrito como “Ground-to-air blocker”, que significa um atleta com a capacidade de defender pelo chão e pelo ar.
Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen-ALE)- 17.85 acelerações por jogo
Marlon Fossey (Standard Liège-BEL)- 13.77 acelerações por jogo
Alphonso Davies (Bayern de Munique-ALE)- 12.74 acelerações por jogo
Pastor Custódio (SC Farense- POR)- 12.72 acelerações por jogo
Dexter Lembikisa (Heart of Midlothian-SCO)- 12.69 acelerações por jogo
Raoul Bellanova (Torino FC-ITA)- 12.56 acelerações por jogo
Dimitrios Giannoulis (Norwich City-ING)- 12.39 acelerações por jogo
Matías Viña (Flamengo)- 12.31 acelerações por jogo
Thierry Correia (Valencia CF-ESP)- 11.65 acelerações por jogo
Antonino Gallo (US Lecce- ITA)- 11.68 acelerações por jogo
Yahya Kalley (IFK Norrköping-SUE)- 11.79 acelerações por jogo
Leonardo Godoy (Athletico-PR- BRA)- 11.61 acelerações por jogo
Giannis Masouras (Kifisia-GRE)- 11.50 acelerações por jogo
Gonçalo Costa (Portimonense SC-POR)- 11.42 acelerações por jogo
Joe Gomez (Liverpool – ING)- 11.13 acelerações por jogo
Wesley França (Flamengo)- 11.12 acelerações por jogo
Marvin Senaya (Strasbourg-FRA)- 11.08 acelerações por jogo
Cohen Bramall (Roterham United-ING)- 10.98 acelerações por jogo
Bruno Langa (Almería-ESP) 10.25 acelerações por jogo
Konrad Matuszewski Warta Poznań- POL- 10.05 acelerações por jogo
O Flamengo já trabalha internamente com a possibilidade de se despedir de Wesley na próxima janela, o lateral-direito tem mercado forte na Europa
|
O Flamengo já trata como provável a saída de Wesley na próxima janela de transferências. Nos bastidores, dirigentes admitem que será difícil segurar o lateral de 20 anos, diante do assédio de clubes europeus e da movimentação recente de seus empresários. Nos últimos dias, os representantes do jogador estiveram na Europa, em uma série de reuniões com dirigentes de clubes interessados. A Inglaterra foi um dos principais destinos da viagem, onde o staff acredita que o estilo de jogo do camisa 43 se encaixa bem no perfil exigido pela Premier League.
Inicialmente, o Flamengo trabalha com uma pedida de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 224 milhões), mas não descarta a chance de uma proposta ainda maior. Pessoas próximas à diretoria falam em uma possível oferta de até 40 milhões de euros, algo em torno de R$ 256 milhões na cotação atual.
Internamente, a avaliação é de que o momento é oportuno para negociar o atleta, valorizado pela convocação à Seleção Brasileira e pela escassez de laterais-direitos jovens com desempenho consistente no cenário nacional. A Premier League aparece como destino mais provável. O desempenho físico de Wesley e sua capacidade de transição ofensiva são vistos como trunfos para uma adaptação rápida ao futebol inglês. A juventude e o passaporte brasileiro também são atrativos.
Há expectativa de que uma proposta oficial chegue ao Flamengo nas próximas semanas. Nomes de clubes não foram revelados, mas há a percepção de que ao menos dois gigantes da Inglaterra sondaram diretamente o estafe do jogador. Essa não é a primeira vez que Wesley se aproxima de uma transferência. No início de 2024, o lateral esteve a um passo de ser vendido para a Atalanta, da Itália, por 20 milhões de euros. A negociação avançou, chegou a ser considerada encaminhada, mas acabou não sendo finalizada por divergências contratuais.
O insucesso da negociação com os italianos serviu de alerta. Agora, o Flamengo tem atuado com mais cautela nas tratativas e já desenha cenários para a reposição de Wesley no elenco de Filipe Luis. O clube, inclusive, já definiu um alvo para a posição, segundo apuração do ge. O nome ainda é mantido em sigilo, mas a busca é por um atleta com características semelhantes às de Wesley: força física, velocidade e boa leitura defensiva.
Atacantes receberam camisas comemorativas no Ninho do Urubu após completarem 300 e 100 jogos, respectivamente, na goleada sobre o Corinthians
|
O reconhecimento aconteceu em clima de gratidão e emoção. Os dois atacantes receberam camisas personalizadas das mãos do diretor executivo José Boto e discursaram em tom de carinho com o clube. Bruno Henrique, um dos principais ídolos da geração multicampeã do Flamengo, exaltou sua trajetória desde 2019 e disse que ainda sonha com mais títulos.
Realização de um sonho.." - Disse Luiz Araújo
“Feliz de estar cada vez mais colocando meu nome na história do Flamengo. Espero trazer mais títulos para a Nação e viver esse sonho cada vez mais. Ganhar títulos e vencer, esses são os meus objetivos aqui”, declarou o camisa 27. O atacante, inclusive, já havia sido homenageado anteriormente na temporada por alcançar 100 gols pelo clube e pelos 14 títulos conquistados com o Manto Sagrado.
Luiz Araújo, por sua vez, celebrou o feito de alcançar 100 partidas com a camisa rubro-negra e fez questão de se inspirar no companheiro de posição. “Realização de um sonho, sempre sonhei estar aqui no Flamengo e fazer 100 jogos com essa camisa é realizar um sonho. Estou muito feliz. Já conquistei alguns títulos e pretendo conquistar ainda mais. Quero fazer 200, 300 igual o Bruno Henrique está fazendo aí”, disse o camisa 7.
“Quando estiver em campo vou dar meu melhor. Espero conquistar títulos, fazer gols e somar mais jogos com essa camisa”, completou Luiz. As declarações foram divulgadas no programa “Flapress”, da FlamengoTV, que exibiu o momento da homenagem e as falas emocionadas dos dois jogadores.
Bruno Henrique soma 101 gols e 53 assistências nos 300 jogos disputados. Contratado em janeiro de 2019, ele é um dos símbolos da reconstrução e consolidação do Flamengo como potência continental nos últimos anos. Mesmo em meio ao momento delicado, com investigação em curso por suposta manipulação de apostas, o camisa 27 mantém sua relevância esportiva e apoio interno. No clube, é tratado como exemplo de dedicação.
Sua galeria de títulos é robusta: 15 troféus levantados, incluindo duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Copas do Brasil (2022 e 2024), três Supercopas (2020, 2021 e 2025), uma Recopa Sul-Americana (2020) e cinco Campeonatos Cariocas (2019, 2020, 2021, 2024 e 2025).
Robson Bambu, hoje no Braga, relembra final da Copa do Brasil contra Guerrero e compara atacante peruano com destaque sueco do futebol europeu
|
Revelado na base do Santos e com passagem marcante pelo Athletico-PR, o zagueiro Robson Bambu fez uma comparação que chamou atenção: colocou Viktor Gyökeres, atacante do Sporting, no mesmo patamar de características físicas e técnicas de Paolo Guerrero, ex-Flamengo. Enquanto isso, Gyökeres lidera com folga a artilharia do Campeonato Português, com 38 gols em 30 jogos. O segundo colocado, Pavlidis, do Benfica, tem 18 gols em 31 partidas – menos da metade do número do sueco.
Em entrevista ao Lance, o defensor do Braga relembrou confrontos com ambos os atacantes e destacou o que diferencia o atual artilheiro do futebol português do centroavante peruano que marcou época no Rubro-Negro entre 2015 e 2018. “Enfrentei dois atacantes que são muito diferentes. Paolo Guerrero, na final da Copa do Brasil, e recentemente o Gyökeres”, disse Bambu, que disputou a decisão de 2019 pelo Athletico-PR contra o Internacional, clube que contava com Guerrero naquele momento.
O confronto citado ficou marcado por uma atuação segura do Furacão, que venceu os dois jogos da decisão e frustrou as tentativas do atacante peruano, que passou em branco nos 180 minutos da final. Gyökeres, por sua vez, vive fase artilheira impressionante na Europa. Depois de marcar 43 gols e dar 14 assistências em 50 jogos na temporada passada, o sueco superou seus próprios números: são 52 gols em apenas 48 partidas neste ciclo, com mais 12 passes decisivos.
“A diferença é a velocidade. O Guerrero é muito forte, sabe fazer o pivô, segura bem a bola, mas o Gyökeres consegue arrastar defesa, tem uma profundidade muito maior”, completou Bambu. A comparação faz sentido no estilo de jogo. Guerrero, embora técnico e com leitura de jogo apurada, atuava mais parado e era conhecido pelo trabalho de costas para o gol. Já o sueco, com 26 anos, combina força física com aceleração e mobilidade pelos dois lados do ataque.
Com a camisa do Flamengo, Guerrero disputou 112 jogos, marcou 43 gols e deu 13 assistências. Foi artilheiro da equipe em diversas temporadas, embora tenha convivido com lesões e suspensões durante o período. Depois da passagem pelo clube carioca, vestiu as camisas de Internacional, Avaí, Racing, LDU e César Vallejo, até chegar ao atual clube, o Alianza Lima, onde voltou a jogar em alto nível no futebol peruano.
A média de Gyökeres é de 1,2 gol por jogo, marca rara mesmo em ligas de menor visibilidade da Europa. O rendimento o coloca no radar de clubes de maior investimento e reforça a valorização do atacante, que já é considerado um dos nomes mais cobiçados do mercado. No momento, o Flamengo não tem relação direta com o jogador, mas a citação feita por Bambu reacende o interesse do torcedor rubro-negro em nomes estrangeiros de impacto, principalmente em meio à janela de transferências do meio do ano.