
Futebol
|
Com a saída de Pepe do Porto, o zagueiro Otávio, ex-Flamengo, assume o papel de referência no sistema defensivo do time português. Sua trajetória, entretanto, poderia ter sido muito diferente. Otávio revelou que chegou a pensar em desistir do futebol após ser emprestado pelo Flamengo. A mudança de cenário no futebol português e o apoio familiar foram determinantes para sua continuidade.
Em 2022, Otávio foi emprestado ao Sampaio Corrêa-MA, onde teve poucas oportunidades de jogar. O período difícil fez o jovem de 22 anos considerar abandonar a carreira. No entanto, uma oportunidade no futebol português e o incentivo de sua família o fizeram mudar de ideia. "Quando eu fui para o Sampaio Corrêa, eu não imaginava mais nada. Eu tinha deixado de sonhar, de pensar em jogar em um time grande, na Europa", disse Otávio.
A virada de chave para Otávio ocorreu com sua transferência para o Famalicão, em Portugal. "Quando eu fui para o Famalicão, esse sonho voltou e vi que eu poderia chegar e alcançar meus objetivos. A mudança para Portugal fez eu virar essa chave. Eu estava quase parando, mas meus pais e meu empresário foram os que mais me incentivaram a continuar", comentou o zagueiro.
Otávio é cria do Flamengo e atuou em apenas uma partida pelo clube carioca. Sua estreia ocorreu contra o Palmeiras, em 2020, durante um surto de covid-19 no elenco rubro-negro. "Tenho um carinho enorme pelo Flamengo e penso um dia, quem sabe, voltar. Depois do jogo contra o Palmeiras, achei que teria mais sequência de jogos, mas foi o clube que me formou e abriu as portas para mim", disse Otávio.
Mesmo tendo esperado mais oportunidades no Flamengo, o carinho pelo clube é evidente. "Assisto a alguns jogos quando estou de folga, meu pai que vê bastante, fica acordado e depois comentamos. O Flamengo sempre será especial para mim", afirmou o jogador, refletindo sobre sua trajetória e o desejo de talvez um dia retornar.
Otávio foi contratado pelo Porto em janeiro de 2024 por 12 milhões de euros (R$ 64,2 milhões). Ao chegar no clube português, foi recebido calorosamente pelo luso-brasileiro Pepe. "Quando eu cheguei no Porto, ele foi um dos primeiros que me chamou para conversar. Ele é um ídolo, no dia a dia eu ficava olhando o que ele fazia", contou Otávio, destacando a inspiração que Pepe representa para ele.
A convivência com Pepe teve um impacto profundo em Otávio. "Quando acabava o jogo, eu ia pegar os meus lances e via os dele também para ver se eu podia fazer alguma coisa de diferente. 41 anos e estar jogando em alto nível. É um ídolo do futebol", finalizou Otávio, reforçando a importância do veterano em seu desenvolvimento no Porto.
O Los Angeles FC joga neste sábado (31), contra o America (MEX) para definir quem ser juntará a Flamengo, Chelsea e Esperánce, da Tunísia, no grupo D do Mundial
|
O Los Angeles FC joga neste sábado (31), contra o America (MEX) para definir quem ser juntará a Flamengo, Chelsea e Esperánce, da Tunísia, no grupo D do Mundial de Clubes. O goleiro Hugo Lloris e o atacante Olivier Giroud, campeões da Copa do Mundo pela seleção francesa em 2018, defendem o time norte-americano e falaram para o LAFC sobre a expectativa de uma possível vaga no torneio.
— Quando assinei com o LAFC, não esperava ter esse tipo de oportunidade — falou Llorris, mostrando certa surpresa em poder estar no Mundial.
— Pode ser uma grande oportunidade para os jogadores, para o clube e para os torcedores participarem de uma das novas e emocionantes competições, o Mundial de Clubes"... E vai ser interessante enfrentar um dos melhores clubes mexicanos... Será um desafio para nós, mas, ao mesmo tempo, é isso que se busca no futebol: enfrentar os melhores, vencer jogos importantes, e este será grandioso, disse Lloris.
Giroud também falou sobre a importância de entrar focado na partida: — Precisamos nos esforçar "110%" e jogar com bom ritmo e forte intensidade [para vencer]. Além disso, falou também sobre reencontrar o Chelsea, seu ex-clube:
— Seria ótimo reencontrar o Chelsea, mas, obviamente, será um jogo importante no fim de semana contra o América — falou o atacante que ficou no time inglês de 2018 até 2021.
Ex-volante rubro-negro se mistura à torcida no Setor Norte, canta com os organizados e reafirma amor pelo clube que o revelou
|
A quarta-feira à noite no Maracanã foi marcada não só pela atuação do Flamengo em campo, mas também pela presença vibrante de um velho conhecido: João Gomes. O volante, hoje no Wolverhampton, da Inglaterra, fez questão de estar no meio da galera do Setor Norte, onde a batida do surdo ecoa mais forte e a paixão se transforma em combustão coletiva.
Nada de camarote, zona mista ou espaço VIP. João escolheu o cimento, o concreto, a alma da arquibancada. Ao lado da Raça Rubro-Negra, ele cantou, pulou e ergueu o Manto Sagrado no ar. Um momento raro para um atleta em atividade no exterior, e mais ainda para quem já tem nome na história do clube.
O vídeo divulgado pelo Flamengo nas redes sociais um dia após o jogo captou a essência do reencontro: João de boné da torcida, suado, sorridente e completamente entregue ao sentimento. Em dado momento, ele tira a camisa e a gira acima da cabeça, como um símbolo da paixão que nunca esfriou.
A identificação de João com o Flamengo é antiga. Cria da base, virou peça-chave em 2022, ano em que ajudou a conduzir o time à conquista da Libertadores. Não à toa, é chamado por muitos como “Pitbull da América”. E, ao que tudo indica, essa conexão não se perdeu com a ida à Premier League.
Enquanto Vini Jr, outro flamenguista ilustre, assistia à partida em um camarote reservado, João preferiu a imersão total. E a escolha não passou despercebida pelos torcedores. A arquibancada vibrou não só com o jogo, mas com a presença inesperada do ídolo. "Nosso cria. Nosso amor. Isso que é vida, meu Flamengo. Te amo e confio em ti, sempre", escreveu um torcedor no post do Flamengo. Outro foi direto: “Fez o que Gabigol não teve coragem de fazer”. Já Marisa, com bom humor, brincou: “Dizem que ele está lá na arquibancada até agora cantando 😂”.
O levantamento coloca o camisa 10 e o jovem lateral do Mais Querido entre os poucos representantes brasileiros em listas dominadas por nomes da elite europeia
|
O Flamengo emplacou dois representantes em uma das análises mais respeitadas de desempenho no futebol. O CIES Football Observatory divulgou um novo estudo que avalia o impacto dos jogadores ao redor do mundo com base em critérios técnicos e táticos — e tanto Arrascaeta quanto Wesley aparecem com destaque em suas respectivas posições.
O levantamento considera seis áreas de desempenho para definir o impacto de um atleta: jogo aéreo, defesa no chão, passe, 1 contra 1, criação de chances e finalização. Além disso, a idade influencia na avaliação final, com atletas jovens recebendo um peso maior pelo potencial de desenvolvimento.
Importante destacar que os dados consideram apenas os campeonatos nacionais. Com isso, os europeus levam certa vantagem: enquanto são avaliados por temporadas completas, os jogadores brasileiros têm análise baseada no início do Brasileirão 2025. Mesmo assim, os desempenhos de Wesley e Arrascaeta foram suficientes para colocá-los entre os principais nomes do ranking.
Wesley aparece como o 35º lateral mais impactante do mundo, com 79,3 pontos, enquanto Arrascaeta é o 28º meio-campista mais relevante, com 78,2 pontos. Wesley, de 21 anos, é o quinto mais jovem da lista de laterais. Ele disputou oito das dez partidas do Flamengo no campeonato até aqui, com uma assistência registrada.
Seu ponto forte no levantamento foi a criação de chances, onde atingiu 67 pontos. Ele aparece atrás apenas de Piquerez, do Palmeiras, entre os representantes do futebol brasileiro. Já Arrascaeta aparece em uma seleta lista de meio-campistas, com 78,2 pontos — mesma pontuação que Estêvão Willian, joia do Palmeiras. Aos 31 anos, o uruguaio lidera o Flamengo no Brasileirão com oito gols e três assistências em oito jogos, desempenho que justifica as notas altas nos quesitos “criação de chances” (85) e “finalização” (86).