
Futebol
|
Considerado uma promessa das categorias de base do Flamengo, o zagueiro Carbone — que também pode atuar como lateral-esquerdo — voltou a integrar o elenco principal em 2025, um ano após sua primeira oportunidade. No último domingo (19), o defensor participou do duelo contra o São Paulo pela FC Series, nos Estados Unidos, jogando todo o primeiro tempo.
Canhoto e com 1,87m, Carbone ainda não estreou como profissional em competições oficiais. Em 2024, foi testado como lateral-esquerdo por Tite durante a pré-temporada, também nos Estados Unidos. Agora, sob o comando de Filipe Luís, o jovem jogador voltou a ser utilizado, com o técnico ressaltando a importância de não apressar o desenvolvimento de atletas mais novos, especialmente na posição de zagueiro.
"Eu conheço todos os meninos da base, do sub-15 ao sub-20. É um pouco mais delicado colocar um zagueiro, como foi o caso do Carbone e do João. Eles não podem cometer erros porque qualquer erro é fatal. Eu estava apreensivo com isso", afirmou Filipe Luís.
"Tivemos que liberar o Léo Pereira. Pedimos para o Cleiton voltar, mas ele também é jovem e precisa ganhar minutos para se desenvolver. Eu estava mais tenso pela zaga porque não é fácil um zagueiro estrear no profissional, como foi o caso do João hoje", acrescentou o treinador.
Participação no jogo contra o São Paulo
Carbone foi titular nos primeiros 45 minutos do confronto antes de ser substituído por João Victor no intervalo. Mais uma vez, o jovem defensor deixou uma boa impressão.
Com a saída de zagueiros experientes como David Luiz e Fabrício Bruno nas últimas semanas, o Flamengo tem recorrido à base para reforçar o setor defensivo durante a pré-temporada. Além de Léo Ortiz e Léo Pereira, que voltou ao Brasil por questões pessoais, Filipe Luís tem contado apenas com os jovens do clube para completar a defesa.
Se na estreia contra o Philadelphia Union, em 2024, o jogador demonstrou nervosismo, a atuação contra o São Paulo foi mais sólida. Carbone mostrou segurança na marcação e sua principal característica: a qualidade na saída de bola.
Utilizando bem a perna esquerda, buscou passes verticais para quebrar as linhas de marcação do adversário. Apesar do alto grau de dificuldade das jogadas, sua iniciativa ajudou o Flamengo a construir as jogadas ofensivas com mais eficiência. Aos 28 minutos, porém, cometeu um erro ao errar um passe na saída de bola, permitindo uma chance para o São Paulo. Ainda assim, erros do tipo são esperados em jogadores jovens que buscam arriscar mais.
O meia da equipe alemã destacou a força do elenco do Mais Querido na partida deste último domingo (29), pelo Mundial de Clubes
|
O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes após ser derrotado pelo Bayern de Munique. Depois da partida, o meia da equipe alemã, Serge Gnabry, fez questão de elogiar o elenco Rubro-Negro e a dificuldade imposta à sua equipe.
Gnabry elogia o Flamengo: "Eles jogaram bem, eles foram bastante agressivos, obviamente".
Ele continuou: "Foi um jogo complicado, um jogo realmente duro. Eles sempre conseguiram fazer um gol ali, então foi um jogo bastante complicado", disse Gnabry em entrevista à "Cazé TV".
Apesar de ter sido eliminado, o Flamengo buscou jogo contra o Bayern de Munique, que abriu dois gols de diferença. No entanto, o Mais Querido conseguiu reagir e diminuir a distância. Assim, para Gnabry, a capacidade de manter a diferença no marcador foi crucial para o resultado final.
"A gente conseguiu manter essa diferença de dois gols por algum tempo. Isso nos ajudou bastante, mas, como eu disse, foi um jogo bastante complicado", reforçou o jogador.
Agora, o Flamengo volta a campo somente na semana do dia 13 de julho, quando encara o São Paulo, pelo Brasileirão. Enquanto isso, o elenco rubro-negro aproveitará alguns dias de férias antes de retornar às atividades.
Mengão cometeu muitos erros que geraram gols do Bayern de Munique, mas teve atuação convincente para grande parte da mídia especializada
|
Após a eliminação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, o jornalista Mauro Beting utilizou suas redes sociais para elogiar a atuação da equipe rubro-negra diante do Bayern de Munique. Nas oitavas de final, o Flamengo acabou derrotado por 4 a 2, mas, para o comentarista, o desempenho foi digno de aplausos.
Mauro Beting sobre o Flamengo no Mundial: "é de virar casaca e revisitar conceitos"
"Bayern 4x2 Flamengo foi um festival de futebol europeu, sul-americano e mundial. O melhor jogo da Copa do Mundo de Clubes. Não sou flamenguista. Mas o futebol do Flamengo em 1981-82, em 2019, e neste Mundial, é de virar casaca e revisitar conceitos", escreveu Mauro.
O Flamengo começou a partida de forma nervosa, com muitos erros de passe. Logo aos 5 minutos, Erick Pulgar marcou um gol contra após jogada cruzada. Pouco depois, aos 10, Harry Kane ampliou o placar para os alemães, aproveitando uma falha de Arrascaeta na saída de bola. A resposta rubro-negra veio aos 32 minutos, com um belo chute de Gerson que diminuiu o placar. No entanto, ainda antes do intervalo, Goretzka marcou o terceiro do Bayern.
Na segunda etapa, o Flamengo voltou com postura ofensiva e conseguiu reduzir novamente com um gol de Jorginho, de pênalti, fazendo 3 a 2. O time cresceu no jogo, mas um novo erro defensivo permitiu que Harry Kane marcasse seu segundo na partida, fechando o placar em 4 a 2 para os bávaros.
O Mengão agora volta ao Brasil ainda nesta segunda-feira (30) e foca no retorno da temporada do futebol brasileiro. O Flamengo está classificado para às oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, onde vai enfrentar Atlético-MG e Internacional, respectivamente. O primeiro compromisso, porém, é pelo Brasileirão, quando recebe o São Paulo no Maracanã. A CBF ainda não definiu as datas devido ao Mundial de Clubes.
O técnico do Mais Querido também reconheceu a superioridade do adversário e destacou a forma da equipe alemã de pressionar outros times
|
O Flamengo foi batido pelo Bayern de Munique neste último domingo (29), sendo eliminado nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Após a partida, o técnico Filipe Luís falou sobre os erros defensivos da equipe rubro-negra, além de reconhecer a superioridade do adversário.
Filipe Luís reconhece superioridade do Bayern: "Não é vergonha reconhecer. O time do Bayern é melhor".
Ele continuou: "Temos um plano onde os laterais passam. Se você não consegue superar a marcação, o lateral não passa. Temos (Flamengo) um plano de atacar o espaço. Se o zagueiro defende e tem uma qualidade defensiva tão grande que não deixa seu atacante nem correr, porque ele é tão forte e rápido, ele te domina. Te leva ao território, deixa incômodo em campo. Porque ele é melhor", disse o técnico do Mais Querido antes de completar:
"Sei que gostaríamos muito de falar de outro jogo. A realidade é que nos custa muito reconhecer a virtude e mérito do adversário de pressionar. Teve que descer o Goretzka para marcar o Gerson e igualar no mano a mano para subir o lateral-esquerdo com o Wesley, fizeram um mano a mano na saída. É muito complicado superar um time que te encaixa desta maneira e com a qualidade defensiva e ofensiva que tem", concluiu Filipe Luís.
Apesar de ter sido eliminado, o Flamengo conseguiu demonstrar um pouco da qualidade do elenco. Após ter a desvantagem de 2 a 0 no placar, o Mais Querido seguiu buscando diminuir o marcador. Em meio as tentativas, o Mengo incomodou e balançou as redes em duas oportunidades, com Gerson e Jorginho.
Agora, o Flamengo volta a campo somente na semana do dia 13 de julho, quando encara o São Paulo, pelo Brasileirão. Enquanto isso, o elenco rubro-negro aproveitará alguns dias de férias antes de retornar às atividades.