Futebol de Base
10 Jan 2025 | 20:27 |
Capitão e destaque do time sub-20 do Flamengo, o zagueiro Iago Teodoro participou do quadro 'De Carona com Smigol' da Fla TV, que foi ao ar nesta sexta-feira (10). O Garoto do Ninho falou sobre suas conquistas na base do Mengão durante a entrevista e destacou o ano especial de 2024, quando os jovens rubro-negros levantaram as taças da Libertadores e do Mundial Sub-20.
O defensor começou elencando os troféus que venceu pelo Mais Querido. As conquistas incluem Campeonato Brasileiro em duas categorias, Copa do Brasil e logicamente os torneios internacionais. Iago ainda classificou a conquista da Libertadores como mais dificil do que o jogo do Mundial contra o Olympiacos.
"Sub-17 pegamos Brasileiro, Copa do Brasil e automaticamente ganhamos a Supercopa. Primeiro ano de sub-20 já fui campeão brasileiro, ano passado Libertadores e Mundial. Geração 04/05 se juntou ali e 'esquece'. A Libertadores foi mais dificil, pelas viradas que tivemos nos jogos. Mas o Mundial foi especial, Maracanã lotado", iniciou.
Foi ao comentar sobre o título mundial que o atleta falou sobre sua experiência com o Maracanã cheio de torcedores rubro-negros e a importância para a virada do Fla. Ele classificou a atuação da torcida como fundamental para o triunfo por 2 a 1 sobre os gregos.
"Igual ao Maracanã não. Meu máximo tinha sido em Volta Redonda, nas finais da Copa do Brasil e do Brasileiro. Mas não chega nem perto de um Maraca lotado. Quando tomamos um gol a torcida inflamou. Aí quando fizemos o gol de empate eu pensei: 'Ganhamos aqui'. A torcida inflamou mais ainda. E na sequência saiu o 2 a 1, no finalzinho, acabou com a confiança dos caras."
Iago vai defender a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20
O defensor rubro-negro não está presente na lista do Campeonato Carioca nem na delegação que viaja aos Estados Unidos para a pré-temporada, pois está a serviço da Seleção Brasileira. Iago está concentrado na Granja Comary e à disposição do técnico Ramon Menezes para o Sul-Americano de base.
O torneio acontece entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro, na Venezuela, e o Brasil vai encarar Colômbia, Equador, Argentina e Bolívia no Grupo B.
Confronto acontece neste sábado na Mercado Livre Arena Pacaembu; equipes chegam invictas para a final da terceira edição do torneio de base
20 Dez 2025 | 13:00 |
O calendário do futebol feminino da base chega ao seu momento decisivo neste sábado (20/12). Em clima de encerramento de temporada, Flamengo e Grêmio medem forças para definir quem ficará com o título da terceira edição da Copinha Feminina.
A bola rola a partir das 18h, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. O duelo coloca frente a frente ambições distintas: o time carioca, primeiro campeão da história do torneio, entra em campo visando o bicampeonato, enquanto a equipe gaúcha luta para levantar o troféu pela primeira vez.
Para alcançar a finalíssima, ambos os clubes trilharam caminhos estatisticamente idênticos. Tanto o Flamengo quanto o Grêmio chegam à decisão ostentando invencibilidade, acumulando três vitórias e dois empates em suas respectivas campanhas. Além disso, a resiliência foi testada na marca da cal para os dois lados durante o mata-mata.
O Rubro-Negro precisou superar a Ferroviária nos pênaltis ainda nas quartas de final para seguir vivo na competição. Já o Tricolor Gaúcho viveu o drama das penalidades na fase semifinal, quando eliminou o Santos para garantir sua vaga na decisão. O equilíbrio nas campanhas promete um confronto disputado na capital paulista.
Criada em 2023, a Copinha Feminina tem uma história recente, mas já marcante. O Flamengo venceu a edição inaugural ao bater o Botafogo, enquanto o Fluminense ficou com a taça em 2024 ao superar o Internacional. Caso vença neste sábado, o clube da Gávea se tornará o maior vencedor isolado da competição, com dois títulos.
Diretoria rubro-negra opta por priorizar o início do Estadual devido ao calendário apertado do elenco profissional; extinção da categoria "B" da base
20 Dez 2025 | 12:21 |
O Flamengo não estará presente na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube definiu que não disputará o tradicional torneio de base em 2026, optando por direcionar o foco de seus jovens talentos para o início do Campeonato Carioca. A decisão estratégica visa suprir a ausência do elenco principal nas primeiras rodadas do estadual, repetindo um planejamento que vem sendo adotado nas últimas temporadas.
Embora o clube ainda não tenha emitido um comunicado oficial, a avaliação interna é de que o calendário torna inviável a participação nas duas competições simultaneamente. O Campeonato Carioca tem início previsto para o dia 14 de janeiro, data que conflita diretamente com a realização da Copinha, que ocorre entre 2 e 25 de janeiro.
A necessidade de utilizar os garotos do Ninho no estadual decorre do cronograma do time profissional. Devido à participação no Intercontinental em dezembro, o período de férias dos titulares se estenderá até meados de janeiro. Além disso, a diretoria estuda a possibilidade de realizar parte da pré-temporada e até um jogo amistoso ou oficial nos Estados Unidos, o que exige que uma equipe alternativa assuma os compromissos no Rio de Janeiro.
Diferentemente de anos anteriores, o Flamengo não possui mais o "Sub-20 B", equipe que costumava ser enviada para a Copinha enquanto os principais destaques da categoria ficavam no Rio. Com a unificação do elenco júnior, tornou-se impossível dividir o grupo para atender às duas frentes com competitividade.
Tetracampeão da Copa São Paulo (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo ficará de fora de uma competição onde possui grande tradição. Na última edição, o time já havia sofrido com desfalques importantes cedidos ao profissional e acabou eliminado precocemente na segunda fase pelo Red Bull Bragantino.
Mengão já acertou a contratação de atacante e volante para reforçar a equipe visando uma reformulação no elenco e manter boa fase
14 Dez 2025 | 09:33 |
O Flamengo iniciou o planejamento para a próxima temporada também no futebol de base. Como parte desse processo, o clube chegou a um acordo com o Vila Nova para a contratação de Raimundo e Heitor, ambos de 16 anos, visando o fortalecimento das categorias inferiores.
Segundo informações da ESPN Brasil, houve pagamento pela aquisição dos atletas, embora os valores não tenham sido divulgados. O clube goiano, por sua vez, manterá um percentual sobre uma futura venda dos jogadores.
Raimundo atua como volante e já teve experiência no futebol profissional. O jovem chegou a entrar em campo pelo Vila Nova contra o CRB, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, tornando-se um dos atletas mais novos a disputar a competição em 2025.
Heitor é atacante e ainda não estreou no time principal do Vila Nova. O jogador vinha atuando pela equipe sub-17 do clube goiano, onde chamou a atenção do departamento de observação do Flamengo pelo desempenho e potencial de desenvolvimento.
Ainda não está definido para qual categoria os dois atletas serão direcionados. A expectativa é que, após avaliação interna, a dupla seja integrada ao sub-17 ou ao sub-20, com possibilidade de disputar competições como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil de base.
Enquanto reforça a base, o elenco principal do Flamengo concentra atenções na grande decisão da Copa Intercontinental. O confronto contra o PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV (YouTube) e Cazé TV (YouTube).
Flamengo surpreende e decide não participar de importante torneio em 2026
19 Nov 2025 | 10:55