
Futebol
|
Zico, um dos maiores ídolos do Flamengo e referência no futebol brasileiro, voltou a se posicionar contra o uso de gramados sintéticos no país. Em entrevista ao canal “AchismosTV” em março de 2025, o ex-jogador ressaltou os riscos desse tipo de campo para os atletas, especialmente em relação a lesões. Segundo o eterno camisa 10 do Mengão, a grama artificial aumenta a gravidade das contusões e compromete a qualidade do jogo. “As lesões de grama sintética se tornam muito mais graves. É um problema. O mundo todo não tem mais campo sintético. Por que no Brasil, que é pentacampeão, tem?”, questionou Zico.
Além do aspecto físico, o ex-meia criticou a justificativa econômica utilizada por alguns clubes para a adoção do gramado artificial. “O campo sintético não é para o futebol, é para os shows”, afirmou, reforçando sua opinião de que o espetáculo dentro das quatro linhas deve ser prioridade. O Flamengo já enfrentou dificuldades ao atuar em estádios com grama sintética. No Brasileirão de 2024, a equipe jogou no Allianz Parque, contra o Palmeiras, e no Estádio Nilton Santos, diante do Botafogo, ambos com gramado artificial.
JOGADORES TAMBÉM SE MANIFESTAM SOBRE O TEMA
A instalação de grama sintética na Arena MRV, estádio do Atlético Mineiro, reacendeu o debate sobre sua presença no futebol brasileiro. Atletas como Gerson, Arrascaeta e Everton Cebolinha também demonstraram preocupação com os efeitos desse material no desempenho e na saúde dos jogadores. Para os atletas, a diferença na forma como a bola rola e a maior sobrecarga nas articulações são fatores que podem prejudicar a performance e aumentar o risco de contusões. Essa preocupação tem sido compartilhada por profissionais de diversas equipes da elite do futebol nacional.
FUTURO DOS GRAMADOS NO BRASIL
A discussão sobre os gramados sintéticos segue dividindo opiniões. Enquanto alguns clubes defendem a adoção do material por questões de manutenção e durabilidade, ex-jogadores, atletas em atividade e especialistas alertam para os impactos negativos no esporte. O debate promete continuar, especialmente com a tendência de mais estádios brasileiros aderirem à grama artificial.
No entanto, a pressão de jogadores e treinadores pode influenciar futuras decisões sobre a regulamentação desse tipo de superfície nas competições nacionais. Mesmo com opiniões divergentes, uma questão é unânime entre aqueles que já atuaram dentro de campo: o futebol brasileiro deve sempre priorizar a qualidade do jogo e a segurança dos seus atletas.
O ex-jogador do Mais Querido viveu momentos de altos e baixos no clube, onde seu auge foi em 2022, quando o técnico Dorival Júnior ainda estava no comando
|
Após contar sobre seus momentos com Jorge Jesus, Rodinei revelou os bastidores de seu acerto com o Flamengo. O lateral chegou ao Mais Querido em 2015 e falou que estava quase assinando com outra equipe antes de se transferir para o Rubro-Negro.
Rodinei conta bastidores de acerto com o Flamengo: "Quando aconteceu isso não pensei duas vezes!”
Ele continuou: "Em 2015, eu estava quase assinando com uma equipe, tinha até jantado com o diretor, mas nada resolvido. Dias depois o Rodrigo Caetano liga para o meu empresário, querendo me levar para o Flamengo", revelou o ex-Flamengo no podcast Denílson Show.
Rodinei tem uma passagem de altos e baixos pelo Flamengo. O jogador ficou na equipe até 2020, onde foi emprestado ao Internacional por estar em baixa no Rubro-Negro. No entanto, após seu retorno a história mudou.
Isso porque, Rodinei passou a ter boas atuações, conseguindo a titularidade e caiu nas graças dos torcedores. Seu ápice foi na final da Copa do Brasil de 2022, quando o Flamengo decidiu o título contra o Corinthians, nos pênaltis. Na ocasião, foi o lateral quem fez a última cobrança e sacramentou a conquista do mata-mata.
Após seu destaque no Flamengo, Rodinei acertou com o Olympiacos, no qual está atualmente. Pela equipe grega, o lateral vive uma boa fase e, inclusive, participou da conquista de títulos importantes. Dentre eles a Conference League UEFA (2023-24), Superliga Grega (2024-25) e a Copa da Grécia (2024-25).
O atacante do Mais Querido também falou sobre a campanha da equipe no Mundial de Clubes e destacou os próximos desafios do clube na temporada
|
Após a eliminação do Flamengo no Mundial de Clubes, Bruno Henrique fez um pedido para a torcida e se declarou ao Flamengo, além de comentar sobre a campanha do Mais Querido nos Estados Unidos.
Despedidas nunca são fáceis, ainda mais quando se trata de um Mundial de Clubes. Ganhar ou perder são ciclos que se sucedem constantemente em um processo natural de aprendizado.
Tenho certeza de que todos nós, flamenguistas, vivemos intensamente esses 20 dias aqui nos Estados Unidos — e também aqueles que, em algum canto do mundo, assistiram, torceram e vibraram pelo nosso Flamengo.
Muito triste pela eliminação, mas com a certeza de que todos nós, flamenguistas, saímos dessa competição — e deste país — ainda mais fortes para os objetivos que nos esperam.
Orgulho do meu Flamengo. Eu sempre te amarei. Onde estiver, estarei com o meu Mengão.
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!”
No atual momento, o Flamengo é líder do Campeonato Brasileiro, somando 24 pontos. Nesse período, o Mais Querido possui sete vitórias, três empates e uma derrota. Além disso, na Copa do Brasil, o Rubro-Negro encara o Atlético-MG nas oitavas de final.
Na Libertadores, apesar de ter passado sufoco na fase de classificação, o Flamengo conseguiu avançar para as oitavas de final e encara agora o Internacional, com o primeiro jogo sendo com a equipe gaúcha como mandante.
Assim, após o retorno dos atletas, o técnico Filipe Luís iniciará a preparação do elenco para a sequência da temporada. Agora, o Rubro-Negro foca as atenções no Campeonato Brasileiro. O próximo confronto será contra o São Paulo, entre os dias 12 e 13 de julho.
O jogador também está sendo observado por outra equipe italiana e pode receber nos próximos dias investidas dos clubes para contratá-lo
|
O Flamengo está atento nas possíveis propostas que podem chegar em breve para Wesley. Isso porque, além da Juventus (ITA), quem também está interessada no lateral é a Roma (ITA). Assim, o jogador pode receber nos próximos dias as investidas das duas equipes.
Segundo informações do jornal "Sky Sports", o novo técnico da Roma, Gian Gasperini, pediu a contratação de Wesley para a janela de transferências do meio do ano. O treinador, vale lembrar, quase contratou o lateral do Flamengo no passado.
Ainda segundo o portal, o Flamengo teria avisado à Roma que Wesley só sai do clube por 30 milhões de euros (R$ 192 milhões). No entanto, a equipe italiana tenta reduzir a pedida. No entanto, José Boto já havia deixado claro recentemente que o valor é inegociável.
Vale lembrar que Wesley quase foi vendido para a Atalanta (ITA) em 2024, na época por 20 milhões de euros (R$ 120 milhões). A equipe era comandada pelo técnico Gian Gasperini, que agora está na Roma. O Flamengo chegou a dar o "ok" para a proposta, o jogador fez uma festa de despedida, mas o negócio não avançou.
Wesley também está na mira da Juventus (ITA). A equipe italiana tem observado o lateral do Mais Querido desde o Mundial de Clubes, mas ainda não fez nenhuma investida. Inclusive, Danilo, companheiro do jovem lateral, sugeriu que ele escolha a "Velha Senhora".