FlaBasquete

Flamengo encerra fase classificatória do NBB com derrota para Franca fora de casa

Com a segunda colocação já garantida, Rubro-Negro mira agora o Final Four da BCLA e reencontra Franca na semifinal, sexta-feira (18), no Maracanãzinho

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

16 Abr 2025 | 06:40 |

Icon Comentário0

O Flamengo encerrou a fase classificatória do NBB com derrota para Franca por 97 a 91, na noite desta terça-feira (15), no ginásio Pedrocão. O resultado, por sua vez, não trouxe prejuízos ao Mais Querido. Com 26 vitórias e apenas 8 derrotas ao longo das 34 rodadas da temporada regular, o Flamengo garantiu a segunda colocação na tabela. Posição confirmada na rodada anterior, diante do Bauru.



Com isso, o time comandado por Sérgio Hernández terá a vantagem do mando de quadra nos playoffs até uma eventual final, exceto em um possível confronto com o Minas, líder da competição.


Agora, todas as atenções se voltam para o Final Four da Champions League Americas. O reencontro com Franca já tem data marcada: sexta-feira (18), às 21h10, no Maracanãzinho. A partida vale vaga na grande decisão continental, no sábado.


COMO FOI O JOGO

1º Quarto

O jogo começou em ritmo acelerado e com as duas equipes afiadas nas bolas de três. Franca iniciou melhor, com bom aproveitamento no perímetro, mas o Flamengo respondeu à altura. Kayo Gonçalves e Jordan Williams apareceram bem nos arremessos longos, enquanto Ruan dominava o garrafão, brigando por rebotes e pontuando da linha do lance livre. O quarto seguiu equilibrado, nivelado por cima, com o placar próximo. Na reta final, Gui Deodato acertou uma bola tripla que deu a primeira vantagem mais confortável ao Mais Querido. No fim do primeiro período, o Flamengo conseguiu se impor e fechou à frente: 27 a 23.

2º Quarto

O Flamengo manteve o ritmo no segundo quarto e ampliou a vantagem logo no início com mais dois pontos de Gui Deodato, que seguia como principal destaque ofensivo. Explorando a ausência do pivô Wesley, o Rubro-Negro apostava nas infiltrações e forçava faltas da defesa francana, garantindo pontos importantes na linha do lance livre. Mesmo com o equilíbrio da partida, Franca conseguiu empatar o placar antes do intervalo, mas novamente Gui apareceu com uma bola de três decisiva, retomando a liderança para o Mengão e chegando aos 13 pontos individuais. Com o adversário estourando o limite de faltas com mais de cinco minutos por jogar, o Flamengo soube aproveitar cada ida à linha de lance livre. No fim do período, Ruan Miranda ainda levantou a torcida com uma cravada após bela assistência de Alexey. O jogo foi para o intervalo com o Rubro-Negro na frente: 56 a 55.

3º Quarto

O terceiro período foi de dificuldades para o Flamengo. Logo no início, Taya Gallizzi cometeu a quarta falta e precisou deixar a quadra, comprometendo a presença física do time no garrafão. Sem seu pivô de ofício, o Rubro-Negro teve mais dificuldades defensivas e viu Franca crescer na partida. A equipe adversária passou à frente no placar e conseguiu abrir vantagem ao longo do período. Ao fim do terceiro quarto, o Flamengo foi para os últimos 10 minutos em desvantagem: 81 a 71.

4º Quarto

No último período, o Flamengo tentou reagir e buscou o resultado até os minutos finais. Em um quarto menos movimentado ofensivamente — com apenas 36 pontos somados — o Rubro-Negro venceu a parcial por 20 a 16, mas não foi o suficiente para reverter a desvantagem construída anteriormente. No fim, vitória de Franca por 97 a 91. O Flamengo encerra a fase classificatória do NBB na segunda colocação e agora volta totalmente o foco para o Final Four da BCLA.

PRÓXIMO DESAFIO

O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (18) para enfrentar novamente o Franca, às 21h10, no Maracanãzinho, pelo Final Four da BCLA


FlaBasquete

FlaBasquete vence São José pelo NBB e encerra sequência negativa

Mengão vinha de quatro derrotas consecutivas em todas as competições, mas se recompõe diante dos rivais e retoma a liderança do torneio

FlaBasquete reencontra caminho das vitórias diante do São José e retoma liderança do NBB - Foto: Paula Reis/Flamengo
FlaBasquete reencontra caminho das vitórias diante do São José e retoma liderança do NBB - Foto: Paula Reis/Flamengo

14 Fev 2026 | 09:55 |

Icon Comentário0

Nesta sexta-feira (13), o FlaBasquete reencontrou o caminho das vitórias na temporada. Atuando no Maracanãzinho, o Orgulho da Nação superou o São José por 79 a 70, em duelo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O resultado encerrou uma sequência negativa de quatro derrotas consecutivas.


FIM DA SEQUÊNCIA NEGATIVA


O Flamengo vinha de tropeços importantes: na semifinal do Super 8, diante do Minas, no próprio NBB contra o Pato Basquete e na Champions League Américas, contra Nacional-URU e Obras Sanitárias-ARG. Em meio ao momento turbulento, o técnico Sérgio ‘Oveja’ Hernández chegou a se desentender com torcedores rubro-negros durante uma das partidas, cenário que ampliou a pressão sobre a equipe.


LIDERANÇA RETOMADA

Com a vitória, o FlaBasquete alcança 25 jogos na competição, somando 21 triunfos e quatro derrotas. O resultado, aliado ao tropeço do então líder Pinheiros, derrotado pelo União Corinthians, recolocou o Rubro-Negro na ponta da tabela. Agora, o segundo colocado aparece com 21 vitórias e cinco resultados negativos.


COMO FOI A PARTIDA

Mesmo com o Maracanãzinho esvaziado, reflexo do Carnaval e da fase instável do time, o FlaBasquete começou a partida em ritmo forte. Com alto aproveitamento ofensivo, abriu 31 a 17 no primeiro quarto. No segundo período, o São José equilibrou as ações e reduziu a diferença ao vencer a parcial por 21 a 19. Ainda assim, o Mengão foi para o intervalo em vantagem: 50 a 39.

O terceiro quarto marcou uma queda brusca de rendimento ofensivo. Em atuação tecnicamente abaixo, o Flamengo anotou apenas dez pontos. Para sorte dos mandantes, o adversário também teve dificuldades e fez somente 14. No último período, o time mostrou controle emocional, administrou a vantagem e confirmou o triunfo por 79 a 70, encerrando o jejum e retomando a confiança na temporada.



FlaBasquete

FlaBasquete x São José: Horário e onde assistir ao NBB 2025/26

Mengão volta às quadras nesta sexta-feira (13) buscando se reerguer após péssima sequência de resultados para seguir brigando pela liderança

FlaBasquete volta às quadras nesta sexta-feira (13) para pegar o São José no NBB - Foto: Reprodução/Flamengo
FlaBasquete volta às quadras nesta sexta-feira (13) para pegar o São José no NBB - Foto: Reprodução/Flamengo

13 Fev 2026 | 09:45 |

Icon Comentário0

O FlaBasquete tenta reagir após uma das piores sequências da temporada. Nesta sexta-feira (13), às 20h (de Brasília), a equipe enfrenta o São José. Os torcedores que não puderem comparecer ao ginásio poderão acompanhar a partida pela ESPN ou pelo Disney+. O confronto ganha peso extra diante do momento delicado vivido pelo time.


SEQUÊNCIA INÉDITA DE DERROTAS ACENDE ALERTA


O FlaBasquete atravessa uma fase incomum desde a reformulação da modalidade. São quatro derrotas consecutivas na temporada — algo inédito no período recente do clube. A sequência negativa começou na Copa Super 8, com a eliminação diante do Minas na semifinal. Na sequência, pelo NBB, veio uma derrota considerada vexatória para o Pato Basquete, fora de casa.


O cenário se agravou na última janela da fase de grupos da BCLA. Já classificado, o time acabou superado por Nacional e Obras Sanitarias. Embora não tenha sido eliminado, retornou ao Brasil em momento técnico inferior ao que apresentava antes da viagem. A má fase também impactou a tabela do NBB. O Pinheiros assumiu a liderança, enquanto o Flamengo caiu para a segunda colocação.

ADVERSÁRIO VIVE MOMENTO OPOSTO


Se o FlaBasquete tenta interromper a queda, o São José chega embalado. A equipe soma três vitórias consecutivas no NBB, com triunfos sobre Basquete Cearense, Unifacisa e Vasco da Gama. Atualmente na sétima colocação, o time paulista aparece como adversário perigoso, especialmente diante do contexto recente.

RETROSPECTO É FAVORÁVEL

O histórico do confronto, porém, é amplamente favorável ao FlaBasquete. Em 46 partidas disputadas, são 34 vitórias rubro-negras contra 12 do São José. Nos últimos cinco encontros, o domínio também se mantém: quatro vitórias do Flamengo e apenas uma do adversário. O duelo mais recente ocorreu em janeiro, pelas quartas de final da Copa Super 8, quando o Mengão venceu por 78 a 74. A partida desta sexta-feira, portanto, representa mais do que dois pontos na tabela: é a chance de estancar a crise e retomar a confiança na temporada.



FlaBasquete

FlaBasquete alcança feito negativo com derrota diante do Obras Sanitárias

Mengão não conseguiu vencer o último colocado da chave da BCLA e expande o péssimo momento na temporada a pontos inéditos após revolução

FlaBasquete chega a sequência negativa inédita desde a reformulação da modalidade - Foto: Reprodução/Flamengo
FlaBasquete chega a sequência negativa inédita desde a reformulação da modalidade - Foto: Reprodução/Flamengo

10 Fev 2026 | 13:12 |

Icon Comentário0

Derrotado nesta segunda-feira pelo Obras Sanitárias-ARG, na última rodada da fase de grupos da Champions League das Américas (BCLA), o FlaBasquete atingiu um marco negativo inédito: quatro derrotas consecutivas em uma mesma temporada, considerando apenas jogos oficiais. A sequência evidencia um momento delicado para a modalidade.


SEQUÊNCIA NEGATIVA COMEÇOU NO SUPER 8


A série de resultados ruins teve início na Copa Super 8, com a eliminação na semifinal diante do Minas, por 93 a 80. Uma semana depois, já pelo Novo Basquete Brasil (NBB), veio nova derrota, desta vez para o Pato Basquete. O revés foi contundente: 84 a 53, em atuação dominada do início ao fim.


Na sequência, o time entrou em quadra pelas duas partidas finais da fase de grupos da BCLA e voltou a tropeçar. Primeiro, perdeu para o Nacional-URU, líder da chave, por 89 a 79. Nesta segunda-feira, sofreu nova derrota por dez pontos de diferença, agora diante do Obras Sanitárias, por 85 a 75.

MARCA INÉDITA NA ERA VITORIOSA


Desde a reestruturação que transformou o basquete do clube em uma potência nacional e continental, nunca havia ocorrido uma sequência tão negativa dentro de uma mesma temporada. O cenário mais próximo aconteceu entre as edições 2022/2023 e 2023/2024 do NBB, mas em circunstâncias diferentes.

Na temporada 2022/2023, o FlaBasquete foi eliminado pelo São Paulo na semifinal dos playoffs, com três derrotas consecutivas: 80 a 72, 96 a 79 e 72 a 69. A quarta derrota seguida só ocorreu no jogo de abertura da temporada seguinte, contra o Minas. Ou seja, a sequência não havia sido registrada dentro de um mesmo calendário competitivo.

CHANCE DE REAÇÃO NO NBB

A próxima oportunidade para encerrar a sequência negativa seránesta sexta-feira. De volta ao NBB, o Orgulho da Nação recebe o São José, em casa, a partir das 20h (horário de Brasília). Apesar do momento instável, o FlaBasquete ocupa a segunda colocação na tabela, com 20 vitórias. O São José aparece em sétimo, com 16 triunfos. O confronto surge como chance de resposta imediata e de retomada de confiança em meio a um período raro de turbulência.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ao vivo com imagens: acompanhe Flabasquete x Obras pela BCLA
FlaBasquete

Ao vivo com imagens: acompanhe Flabasquete x Obras pela BCLA

09 Fev 2026 | 17:44

Icon Comentário0
Obras x Flabasquete - onde assistir e horário da BCLA
FlaBasquete

Obras x Flabasquete - onde assistir e horário da BCLA

09 Fev 2026 | 12:24

Icon Comentário0
Que fase! Flamengo alcança 3º derrota seguida no basquete
FlaBasquete

Que fase! Flamengo alcança 3º derrota seguida no basquete

09 Fev 2026 | 10:09

Icon Comentário0