
FlaBasquete
|
O Flamengo encerrou a fase classificatória do NBB com derrota para Franca por 97 a 91, na noite desta terça-feira (15), no ginásio Pedrocão. O resultado, por sua vez, não trouxe prejuízos ao Mais Querido. Com 26 vitórias e apenas 8 derrotas ao longo das 34 rodadas da temporada regular, o Flamengo garantiu a segunda colocação na tabela. Posição confirmada na rodada anterior, diante do Bauru.
Com isso, o time comandado por Sérgio Hernández terá a vantagem do mando de quadra nos playoffs até uma eventual final, exceto em um possível confronto com o Minas, líder da competição.
Agora, todas as atenções se voltam para o Final Four da Champions League Americas. O reencontro com Franca já tem data marcada: sexta-feira (18), às 21h10, no Maracanãzinho. A partida vale vaga na grande decisão continental, no sábado.
1º Quarto
O jogo começou em ritmo acelerado e com as duas equipes afiadas nas bolas de três. Franca iniciou melhor, com bom aproveitamento no perímetro, mas o Flamengo respondeu à altura. Kayo Gonçalves e Jordan Williams apareceram bem nos arremessos longos, enquanto Ruan dominava o garrafão, brigando por rebotes e pontuando da linha do lance livre. O quarto seguiu equilibrado, nivelado por cima, com o placar próximo. Na reta final, Gui Deodato acertou uma bola tripla que deu a primeira vantagem mais confortável ao Mais Querido. No fim do primeiro período, o Flamengo conseguiu se impor e fechou à frente: 27 a 23.
2º Quarto
O Flamengo manteve o ritmo no segundo quarto e ampliou a vantagem logo no início com mais dois pontos de Gui Deodato, que seguia como principal destaque ofensivo. Explorando a ausência do pivô Wesley, o Rubro-Negro apostava nas infiltrações e forçava faltas da defesa francana, garantindo pontos importantes na linha do lance livre. Mesmo com o equilíbrio da partida, Franca conseguiu empatar o placar antes do intervalo, mas novamente Gui apareceu com uma bola de três decisiva, retomando a liderança para o Mengão e chegando aos 13 pontos individuais. Com o adversário estourando o limite de faltas com mais de cinco minutos por jogar, o Flamengo soube aproveitar cada ida à linha de lance livre. No fim do período, Ruan Miranda ainda levantou a torcida com uma cravada após bela assistência de Alexey. O jogo foi para o intervalo com o Rubro-Negro na frente: 56 a 55.
3º Quarto
O terceiro período foi de dificuldades para o Flamengo. Logo no início, Taya Gallizzi cometeu a quarta falta e precisou deixar a quadra, comprometendo a presença física do time no garrafão. Sem seu pivô de ofício, o Rubro-Negro teve mais dificuldades defensivas e viu Franca crescer na partida. A equipe adversária passou à frente no placar e conseguiu abrir vantagem ao longo do período. Ao fim do terceiro quarto, o Flamengo foi para os últimos 10 minutos em desvantagem: 81 a 71.
4º Quarto
No último período, o Flamengo tentou reagir e buscou o resultado até os minutos finais. Em um quarto menos movimentado ofensivamente — com apenas 36 pontos somados — o Rubro-Negro venceu a parcial por 20 a 16, mas não foi o suficiente para reverter a desvantagem construída anteriormente. No fim, vitória de Franca por 97 a 91. O Flamengo encerra a fase classificatória do NBB na segunda colocação e agora volta totalmente o foco para o Final Four da BCLA.
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (18) para enfrentar novamente o Franca, às 21h10, no Maracanãzinho, pelo Final Four da BCLA
A nova fase será disputada em série melhor de cinco a partir desta sexta-feira (9); o Flamengo estreia no sábado (10), contra o Corinthians
|
Na tarde do último domingo (4), foram definidos os playoffs das quartas de final do NBB 2024/25, após a classificação do Pinheiros diante do Unifacisa no jogo cinco das oitavas.
Desse modo, a equipe paulista se juntou ao Minas, Vasco, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Bauru e Franca, que já estavam classificados com antecedência.
A série de quartas de final será disputada em melhor de cinco partidas, assim como as oitavas, já a partir desta sexta-feira (8). A equipe de melhor campanha começa jogando fora, depois faz dois jogos seguidos em casa. O quarto duelo, caso necessário, ocorre na casa do clube com pior campanha. Já o quinto e decisivo confronto terá como mandante quem tem o melhor desempenho.
Minas (1º) x Vasco (8º)
Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h: Vasco x Minas – São Januário (sportv)
Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Jogo 3: 14 de maio, quarta, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 13h: Vasco x Minas – a definir (sportv)
Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, 19h: Minas x Vasco – Arena UniBh (sportv)
Bauru (5º) x São Paulo (13º)
Jogo 1: 9 de maio, sexta, 20h30: São Paulo x Bauru – Morumbi (YouTube NBB)
Jogo 2: 12 de maio, segunda, 19h30: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (UOL)
Jogo 3: 14 de maio, quarta, 21h: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (ESPN)
Jogo 4 (se necessário): 17 de maio, sábado, 17h: São Paulo x Bauru – Morumbi (Cultura)
Jogo 5 (se necessário): 20 de maio, terça, a definir: Bauru x São Paulo – Panela de Pressão (a definir)
Chaveamento 2 (os times da esquerda têm melhor campanha)
Flamengo (2º) x Corinthians (10º)
Jogo 1: 10 de maio, sábado, 11h: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (ESPN)
Jogo 2: 13 de maio, terça, 20h15: Flamengo x Corinthians – Tijuca (ESPN)
Jogo 3: 15 de maio, quinta, 18h30: Flamengo x Corinthians – Tijuca (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Corinthians x Flamengo – Wlamir Marques (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Flamengo x Corinthians – Tijuca (a definir)
Franca (3º) x Pinheiros (6º)
Jogo 1: 10 de maio, sábado, 15h: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (TV Cultura)
Jogo 2: 13 de maio, terça, 19h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)
Jogo 3: 15 de maio, quinta, 20h: Franca x Pinheiros – Pedrocão (YouTube NBB)
Jogo 4 (se necessário): 18 de maio, domingo, a definir: Pinheiros x Franca – Henrique Villaboim (a definir)
Jogo 5 (se necessário): 21 de maio, quarta, a definir: Franca x Pinheiros - Pedrocão (a definir)
Assim, o Flamengo estreia nas quartas de final do NBB no próximo sábado (10), às 11h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. O Mais Querido irá em busca de mais um título da competição nacional.
O Mais Querido encara a equipe paulista nesta próxima fase da competição, onde busca o oitavo título do torneio nacional; primeiro jogo será no dia 10 de maio
|
Após garantir vaga nas quartas de finais do NBB, o Flamengo encara agora o Corinthians em série melhor de cinco. Assim, o Orgulho da Nação visita a equipe paulista no próximo sábado (10), pelo primeiro confronto da competição.
Segundo o regulamento do NBB, tanto nas quartas quanto nas semifinais e final, os jogos serão disputados em séries melhor de cinco. Destacando que o Flamengo avançou após superar em 3 a 1 o Caxias do Sul nas oitavas de final do torneio nacional. Já o Corinthians venceu o União Corinthians.
Assim, o segundo confronto entre Flamengo e Corinthians acontecerá na terça-feira (13), às 20h15, no Rio de Janeiro. A série segue com o terceiro jogo na quinta-feira (15), também Rio, às 18h30. Caso necessário, o quarto duelo será no dia 18 de maio (domingo), com horário a ser definido, em São Paulo.
Já o jogo cinco da série está previsto para o dia 21 de maio (quarta-feira), também com horário a ser definido. Campeão da Copa Super 8 e da Champions League das Américas (BCLA), o Mais Querido busca completar o calendário nacional com o título do NBB.
Na atual temporada, o Flamengo busca o oitavo título do NBB. Lembrando que a última conquista aconteceu na temporada 2020/21, quando o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 3 a 0 na decisão. Além disso, o Mais Querido também levantou o troféu em outras seis ocasiões: 2008/09, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2018/19.
Com a vaga garantida, o Corinthians será o adversário do time rubro-negro nas quartas do Novo Basquete Brasil; datas ainda serão divulgadas pela liga
|
A equipe do Flamengo conheceu neste sábado (3) o adversário que enfrentará nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Será o Corinthians, que confirmou a classificação após vencer o União Corinthians por 79 a 72, encerrando a série melhor de cinco em 3 a 1. O embate entre as equipes ainda não tem datas definidas pela organização do campeonato.
Apesar de um início desfavorável, com desvantagem de 18 pontos no primeiro quarto (26 a 8), o Corinthians se reergueu na partida e virou o placar ainda no segundo período, fechando em 41 a 36. O confronto seguiu equilibrado, com o União Corinthians retomando a liderança no terceiro quarto, mas os paulistas se impuseram no último período e selaram a vitória por 79 a 72.
Melvin Johnson foi o principal nome do Corinthians na partida, contribuindo com 22 pontos. Já o destaque individual da noite veio da equipe eliminada: Duane Johnson anotou 23 pontos pelo União e foi o cestinha do jogo. A atuação do alvinegro garantiu a classificação e prepara o cenário para o confronto contra o Mais Querido nas quartas.
Com a classificação do Corinthians, cinco equipes já têm presença assegurada nas quartas: Flamengo, Franca, Minas, Vasco e agora o Alvinegro. Os duelos começam a tomar forma. O Franca aguarda o vencedor entre Unifacisa e Pinheiros, enquanto Minas e Vasco fazem confronto direto. Do outro lado da chave, os classificados São Paulo ou Brasília e Bauru ou Paulistano definirão os últimos emparelhamentos.
Campeão da Copa Super 8 e da BCLA, o Flamengo segue em busca do título do NBB para completar a temporada perfeita no basquete nacional. Antes de sonhar com a final, terá que passar pelo Corinthians nas quartas de final, em série novamente definida em melhor de cinco jogos.