FlaBasquete
16 Abr 2025 | 06:40 |
O Flamengo encerrou a fase classificatória do NBB com derrota para Franca por 97 a 91, na noite desta terça-feira (15), no ginásio Pedrocão. O resultado, por sua vez, não trouxe prejuízos ao Mais Querido. Com 26 vitórias e apenas 8 derrotas ao longo das 34 rodadas da temporada regular, o Flamengo garantiu a segunda colocação na tabela. Posição confirmada na rodada anterior, diante do Bauru.
Com isso, o time comandado por Sérgio Hernández terá a vantagem do mando de quadra nos playoffs até uma eventual final, exceto em um possível confronto com o Minas, líder da competição.
Agora, todas as atenções se voltam para o Final Four da Champions League Americas. O reencontro com Franca já tem data marcada: sexta-feira (18), às 21h10, no Maracanãzinho. A partida vale vaga na grande decisão continental, no sábado.
1º Quarto
O jogo começou em ritmo acelerado e com as duas equipes afiadas nas bolas de três. Franca iniciou melhor, com bom aproveitamento no perímetro, mas o Flamengo respondeu à altura. Kayo Gonçalves e Jordan Williams apareceram bem nos arremessos longos, enquanto Ruan dominava o garrafão, brigando por rebotes e pontuando da linha do lance livre. O quarto seguiu equilibrado, nivelado por cima, com o placar próximo. Na reta final, Gui Deodato acertou uma bola tripla que deu a primeira vantagem mais confortável ao Mais Querido. No fim do primeiro período, o Flamengo conseguiu se impor e fechou à frente: 27 a 23.
2º Quarto
O Flamengo manteve o ritmo no segundo quarto e ampliou a vantagem logo no início com mais dois pontos de Gui Deodato, que seguia como principal destaque ofensivo. Explorando a ausência do pivô Wesley, o Rubro-Negro apostava nas infiltrações e forçava faltas da defesa francana, garantindo pontos importantes na linha do lance livre. Mesmo com o equilíbrio da partida, Franca conseguiu empatar o placar antes do intervalo, mas novamente Gui apareceu com uma bola de três decisiva, retomando a liderança para o Mengão e chegando aos 13 pontos individuais. Com o adversário estourando o limite de faltas com mais de cinco minutos por jogar, o Flamengo soube aproveitar cada ida à linha de lance livre. No fim do período, Ruan Miranda ainda levantou a torcida com uma cravada após bela assistência de Alexey. O jogo foi para o intervalo com o Rubro-Negro na frente: 56 a 55.
3º Quarto
O terceiro período foi de dificuldades para o Flamengo. Logo no início, Taya Gallizzi cometeu a quarta falta e precisou deixar a quadra, comprometendo a presença física do time no garrafão. Sem seu pivô de ofício, o Rubro-Negro teve mais dificuldades defensivas e viu Franca crescer na partida. A equipe adversária passou à frente no placar e conseguiu abrir vantagem ao longo do período. Ao fim do terceiro quarto, o Flamengo foi para os últimos 10 minutos em desvantagem: 81 a 71.
4º Quarto
No último período, o Flamengo tentou reagir e buscou o resultado até os minutos finais. Em um quarto menos movimentado ofensivamente — com apenas 36 pontos somados — o Rubro-Negro venceu a parcial por 20 a 16, mas não foi o suficiente para reverter a desvantagem construída anteriormente. No fim, vitória de Franca por 97 a 91. O Flamengo encerra a fase classificatória do NBB na segunda colocação e agora volta totalmente o foco para o Final Four da BCLA.
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (18) para enfrentar novamente o Franca, às 21h10, no Maracanãzinho, pelo Final Four da BCLA
Mengão faz jogo completamente abaixo e diante dos mineiros e não conseguirá defender seu título como atual campeão do torneio
28 Jan 2026 | 09:27 |
O FlaBasquete está fora da Copa Super 8. Atual campeão do torneio, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Minas por 93 a 80, nesta terça-feira (27), no Maracanãzinho, e se despediu da competição ainda na semifinal. Diante da própria torcida, a equipe teve atuação abaixo do esperado, sofreu com a intensidade do rival e não conseguiu sustentar uma reação consistente.
O time comandado por Sergio Hernández encontrou dificuldades para furar a forte defesa mineira ao longo de quase todo o confronto. Defensivamente, o Flamengo também não conseguiu conter o volume ofensivo do Minas, que controlou o jogo do início ao fim, apesar de um último período de reação rubro-negra.
A partida começou de forma surpreendente no Maracanãzinho. Com defesa agressiva e execução eficiente, o Minas impôs ritmo forte desde os primeiros minutos e neutralizou completamente o ataque rubro-negro. Aos cinco minutos, o placar já marcava 10 a 2 para os visitantes. O Flamengo até esboçou reação, reduzindo a diferença para três pontos, mas o Minas retomou rapidamente o controle. Com maior volume ofensivo, melhor aproveitamento nas bolas de três e mais eficiência nos lances livres, a equipe mineira fechou o primeiro quarto vencendo por 27 a 13.
O segundo quarto apresentou um Flamengo mais produtivo no ataque, embora os problemas defensivos persistissem. O Minas voltou a pontuar com facilidade, anotando 26 pontos no período, mas o Rubro-Negro respondeu com 29, mais do que dobrando a produção ofensiva em relação ao primeiro quarto. A melhora no aproveitamento do perímetro e as idas mais frequentes à linha de lance livre permitiram a redução da desvantagem. Com a vitória na parcial por 29 a 26, o FlaBasquete foi para o intervalo perdendo por 53 a 42.
A expectativa de continuidade da reação, no entanto, não se confirmou após o intervalo. O FlaBasquete voltou a apresentar dificuldades ofensivas e não conseguiu frear o ataque do Minas, que voltou a se aproximar dos 20 pontos no período. Com ampla superioridade na parcial, a equipe mineira ampliou a vantagem e praticamente encaminhou a classificação, encerrando o terceiro quarto com 74 a 54 no placar.
Empurrado pela torcida, que chegou a protestar nas arquibancadas, o Flamengo reagiu no último período. A equipe emplacou 16 pontos consecutivos, sua melhor sequência na partida, e chegou a reduzir a diferença para apenas oito pontos restando pouco mais de um minuto para o fim. Apesar da pressão final, o Minas voltou a pontuar após longo jejum, administrou a vantagem e confirmou a vitória por 93 a 80, eliminando o FlaBasquete da Copa Super 8 e encerrando a defesa do título rubro-negro.
Mengão recebe os mineiros no Maracanãzinho visando voltar a final para defender seu título e selar bom começo de temporada
27 Jan 2026 | 15:00 |
Chegou a hora de decidir quem segue na briga pelo título da Copa Super 8. Após vencer o São José de virada por 78 a 74 nas quartas de final, o FlaBasquete recebe o Minas nesta terça-feira, no Maracanãzinho, pela semifinal do torneio.
O confronto entre FlaBasquete e Minas acontece às 19h (horário de Brasília). Os torcedores que não estiverem no ginásio poderão acompanhar a partida ao vivo pelo SporTV. Os ingressos para o confronto podem ser adquiridos através deste link e o Mengão anunciou uma promoção com o cupom "EUVOU50".
O duelo marca a reedição da final da última edição da Copa Super 8. Na ocasião, o Mengão levou a melhor sobre a equipe mineira e ficou com o título. Agora, para voltar à decisão, o Rubro-Negro precisa superar novamente o Minas e aguardar o vencedor da outra semifinal.
O FlaBasquete garantiu vaga na semifinal ao eliminar o São José nas quartas de final. Além disso, vive ótimo momento no NBB, com três vitórias consecutivas sobre Basquete Cearense, Corinthians e Mogi. A última derrota do Mengão foi no dia 8 de janeiro, diante da Unifacisa. Desde então, a equipe embalou e lidera o NBB com campanha de 23 vitórias e apenas três derrotas.
O Minas também chega forte para o confronto. A equipe soma 19 vitórias e quatro derrotas na temporada, mesma campanha de Pinheiros e Franca. Para chegar à semifinal da Copa Super 8, o time mineiro eliminou o Corinthians. A última derrota foi no dia 10 de janeiro, contra o Mogi, antes das vitórias sobre São José e Pato Basquete pelo NBB.
Após terminar o primeiro período atrás no placar, o Rubro-Negro reage com chuva de bolas de três pontos, assume a liderança no Maracanãzinho
24 Jan 2026 | 21:18 |
O Flamengo deu início à sua caminhada em busca de mais um título na temporada: a Copa Super 8. O torneio, que reúne as oito melhores equipes do primeiro turno do NBB, colocou frente a frente o "Mais Querido" e o São José, neste sábado (24), no ginásio do Maracanãzinho.
Em um confronto marcado por dois tempos distintos, o time carioca precisou superar um início instável para impor seu ritmo e construir uma liderança sólida a partir do segundo quarto. A partida começou equilibrada, mas a equipe comandada por Sérgio 'Oveja' Hernandez mostrou força de reação e pontaria afiada no perímetro para reverter o cenário adverso e dominar as ações ofensivas diante de sua torcida.
O jogo começou promissor para o Flamengo, com Gui Deodato inaugurando o marcador com uma bola de três pontos, abrindo 3 a 0. O Rubro-Negro manteve o controle nos minutos iniciais, ampliando para 10 a 5 com uma cesta de três de Negrete e chegando a 15 a 10 com pontos de Gueiros.
No entanto, o São José não se intimidou. Aproveitando-se de erros defensivos do time da casa na reta final do período, a equipe paulista reagiu. Jhonatan converteu uma bola de três que diminuiu a diferença, e os visitantes conseguiram fechar o primeiro quarto vencendo por 21 a 19, silenciando momentaneamente o ginásio.
A conversa no intervalo entre os quartos surtiu efeito imediato. O segundo período foi de domínio absoluto do FlaBasquete. Shaq Johnson chamou a responsabilidade e, com duas bolas de três consecutivas, virou o jogo para 27 a 24 e depois ampliou para 31 a 24.
A partir daí, o ataque rubro-negro fluiu. Gui Deodato voltou a aparecer bem, convertendo arremessos de média e longa distância, levando o placar a 41 a 31. Com contribuições de Manel no garrafão, o Flamengo foi para o vestiário com uma vantagem de 12 pontos: 45 a 33.
O retorno para o terceiro quarto manteve a tônica do período anterior. O Flamengo seguiu agressivo no ataque, especialmente nas bolas de fora. O armador Cummings deixou sua marca com um arremesso certeiro de três, elevando o placar para 51 a 35.
Sem dar chances para uma nova reação do São José, Gui Deodato continuou sendo a principal arma ofensiva, convertendo mais uma de três e esticando a vantagem para 59 a 38. Com uma performance coletiva sólida e aproveitamento alto nos arremessos, o FlaBasquete controla a partida e conseguiu a vaga nas semifinais da competição.