
Futebol
16 Fev 2024 | 10:30 |
O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 nesta quinta-feira (15), pelo Campeonato Paulista, e o técnico Abel Ferreira propôs debate sobre temas do futebol brasileiro. Jorge Jesus, treinador que fez história no Flamengo, e a pressão das torcidas sobre os jogadores, citando Pedro como exemplo, foram alguns dos assuntos da coletiva de imprensa.
Abel afirmou que seu sucesso no Brasil, com nove títulos em quatro temporadas pelo Palmeiras, está ligado à passagem histórica do compatriota. Jesus marcou época no Mengão ao montar time que apresentou o melhor futebol do continente no século e conquistar Libertadores e Brasileiro de 2019, além de outros três títulos.
“Se estou aqui é porque outro treinador se aventurou pela Europa afora, fez sucesso, que é o (José) Mourinho, e abriu portas para outros. Teve outro que atravessou o Atlântico para vir ao Brasil quando ninguém queria. E falou maravilhas, que é o Jorge Jesus, que abriu portas para mim, por exemplo. Vieram outros. A competência dos treinadores não tem nacionalidade”
Em seguida, o treinador português criticou a falta de paciência e pressão que torcedores brasileiros exercem sobre os jogadores ao comentar o bom momento de Flaco López. Abel citou vaias da torcida do Flamengo a Pedro, ídolo do clube, para reforçar a “cobrança muito grande” que há no futebol brasileiro.
“Felizmente, nossos jogadores sabem o que trabalhamos no clube. E sabem lidar com o 8 ou 80 do futebol brasileiro. O Borja aqui não deu nada, completamente trucidado pelos nossos torcedores. Está bem no River. Entre outros. Pedro foi vaiado no Flamengo, Hulk no Atlético. A cobrança aqui é muito grande”, concluiu o técnico do Palmeiras.
Tite também comentou pressão de torcedores no futebol brasileiro
A forma como a pressão afeta o desempenho dos jogadores também foi tema da coletiva do técnico Tite. Após vitória do Flamengo sobre o Bangu, nesta quinta-feira (15), ele falou sobre o processo da construção de uma equipe e a necessidade de ensinar aos jovens que é possível vencer sem “apelar”. Por outro lado, disse ter consciência que só seguirá no Mengão em caso de títulos e tratou com naturalidade.
“Não só pela grandeza da equipe, mas pelos comportamentos que tem e passa para a garotada para saber que, para vencer no futebol, não precisa ser expulso, deixar a perna, apelar. Só jogar e ser melhor. Gosto de equipe disciplinada. E esse processo todo é de construção que passamos fora do futebol, da necessidade de vencer, da grandeza do Flamengo, o meu cargo só vou manter se vencer e for campeão. Tudo isso atrelado ao aspecto da forma de jogar. Uma equipe que gosta de bola e compete de forma leal.”
Jogador não conseguiu render o que era esperado no Mengão após sua contratação e técnico do Galo é um entusiasta do futebol do atleta
15 Set 2025 | 15:07 |
O Flamengo já iniciou o planejamento para a próxima temporada e confirmou que Matheus Cunha, Pablo e Cleiton não terão os contratos renovados. Os três deixarão o clube ao término do vínculo. Além deles, outros nomes estão na lista de possíveis saídas. Everton Cebolinha, Michael e Juninho são considerados negociáveis. O camisa 11, por exemplo, desperta interesse do Grêmio para 2026.
Outro caso em pauta é o do volante Allan. O técnico Filipe Luís tem dado prioridade a outras opções no meio-campo, e o jogador vê com bons olhos um possível retorno ao Atlético-MG, onde poderia voltar a trabalhar com Jorge Sampaoli. A informação foi divulgada pelo jornalista Guilherme Frossard, setorista do Galo.
Como a janela de transferências no Brasil está fechada, qualquer movimentação só poderá avançar a partir de janeiro. O Atlético-MG acompanha de perto a situação e deve avaliar uma investida. Em 2023, o Flamengo desembolsou cerca de R$ 43 milhões para contratar Allan junto ao Galo, a pedido de Sampaoli, então técnico rubro-negro.
No clube carioca, entretanto, Allan não repetiu o desempenho que teve em Belo Horizonte. Hoje, o volante ocupa posição secundária no elenco de Filipe Luís. Na última rodada do Brasileirão Betano, diante do Grêmio, ficou no banco de reservas durante toda a partida.
Mesmo com o foco total em conquistar a Copa Libertadores e o Brasileirão, a diretoria já trabalha para 2026. O objetivo é reduzir a folha salarial com a saída de reservas e abrir espaço para uma contratação de peso em janeiro, sob o comando de José Boto. Outro ponto em aberto é a permanência do técnico Filipe Luís. O contrato atual termina em dezembro, e a primeira proposta feita pelo clube foi recusada. As negociações devem continuar nas próximas semanas.
Ex-Flamengo e Monaco, lateral retorna ao futebol brasileiro pelo Remo após lesão grave e um ano sem atuar, garantindo estar apto fisicamente
15 Set 2025 | 14:40 |
O lateral Jorge, novo reforço do Remo do diretor executivo Marcos Braz, vive um recomeço no futebol. Revelado pelo Flamengo, ele conquistou destaque nacional e internacional, passando por clubes como Palmeiras, Santos, Fluminense e até Europa, defendendo Monaco, Porto e Basel.
Na França, pelo Monaco, Jorge conquistou uma edição do Campeonato Francês. De volta ao Brasil em 2023, assinou com o Fluminense, mas sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o que o afastou dos gramados por um longo período. Posteriormente, atuou pelo CRB, mas disputou poucos jogos, com sua última partida oficial ocorrendo em 15 de setembro de 2024.
Na coletiva de apresentação realizada na última semana, Jorge afirmou estar fisicamente recuperado e à disposição do técnico António Oliveira: “Eu estou me sentindo muito bem fisicamente, clinicamente também, isso é o mais importante, depois de uma lesão muito grave que eu tive no Fluminense… Hoje me sinto bem.”
Jorge, ex-Flamengo, revela motivo da pausa na carreira: "Queria respirar um pouco"
Jorge revelou que optou por um tempo afastado do futebol para refletir e se distanciar de ambientes desgastantes: “Quando eu cheguei no Rio, depois desse contrato que eu tive no CRB, botei na cabeça que eu queria respirar um pouco, me livrar de alguns ambientes através do futebol, porque realmente passei por muitas coisas que só Deus sabe.”
Com vasta experiência nacional e internacional, Jorge também foi convocado para a Seleção Brasileira em 2017, disputando amistoso contra a Colômbia no Estádio Nilton Santos, do Botafogo. O lateral chega ao Remo determinado a recuperar o ritmo e contribuir para a equipe.
Mengão saiu vencedor no Alfredo Jaconi pela primeira vez em 28 anos e Thiago Carpini não esconde a diferença entre as equipes
15 Set 2025 | 14:20 |
O Juventude não resistiu ao líder do Brasileirão e foi superado por 2 a 0 pelo Flamengo, no último domingo (14), no Alfredo Jaconi. Após a partida, o técnico Thiago Carpini destacou a diferença de nível entre as equipes e elogiou o desempenho do Rubro-Negro.
Thiago Carpini após vitória do Flamengo sobre o Juventude: "A disparidade é grande"
“Enfrentamos hoje um Flamengo que dispensa comentários. A disparidade é grande, uma equipe acostumada a finalizar muito, ser impositiva. Conseguimos limitar um pouco as finalizações, isso mostra que alguns encaixes funcionaram bem”, afirmou Carpini.
O treinador também explicou a escolha de Nenê e Alan Ruschel entre os titulares. Segundo ele, a ideia era valorizar a posse e explorar a bola parada, mas o plano não se confirmou, muito pelo estilo de jogo do próprio Flamengo.
“Foi mais coincidência do que estratégia por jogar em casa. O Nenê nos dá sustentação e ritmo, além da bola parada. O Alan fez um bom jogo, assim como o Hermes vinha fazendo. Temos um grupo e vamos escolhendo as melhores opções com base no dia a dia”, completou o técnico do Juventude.
Com o triunfo, o Flamengo chegou a 50 pontos e manteve a vantagem de quatro sobre o Palmeiras na liderança. Já o Juventude segue na 18ª posição, com 21 pontos, dentro da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Vasco, enquanto o Juventude visita o Mirassol, em São Paulo.