
Futebol
Ex-treinador do Flamengo critica Filipe Luís e cita semelhanças com Fernando Diniz
11 Ago 2025 | 18:27
Futebol
10 Jun 2025 | 14:53 |
A terça-feira é especial para o Italiano Carlo Ancelotti. No dia em que completa 66 anos, o técnico europeu fará a estreia como técnico da Seleção no Brasil e pode ganhar como presente a classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Para que a festa seja completa, a Seleção precisa vencer o Paraguai, em duelo às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, e torcer para o Uruguai ganhar da Venezuela. Assim, o passaporte estará carimbado para o Mundial que será disputado no ano que vem no Canadá, Estados Unidos e México.
– (A vitória) É o melhor presente que eu poderia ter, não há presente melhor do que ganhar o jogo – disse o italiano, em entrevista coletiva.
Nesta data especial, Ancelotti terá a companhia da família, que está no Brasil para acompanhá-lo. Nos últimos dias, também teve a confirmação de que Davide, seu filho, fará parte da comissão técnica da Seleção.
Ancelotti passou a maior parte desses 66 anos imerso no futebol. Primeiro como meio-campista, que teve carreira de sucesso na Itália. Depois, como um treinador multicampeão, reconhecido pelas conquistas em diferentes países.
Nascido em Reggiolo, na região da Emília-Romanha, no norte da Itália, é filho de família modesta. O pai era agricultor e a mãe, dona de casa. Estreou como jogador profissional no Parma, com 17 anos, em 1976. Três anos depois, foi contratado para a Roma, despontando para a elite do futebol.
Pela Roma, foi campeão italiano, na temporada 1982-1983, e conquistou quatro vezes a Copa da Itália. Também passou a ter presença frequente na seleção nacional, tendo disputado a Eurocopa de 1988 e a Copa do Mundo de 1986 (na reserva). Em 1987 se transferiu para o Milan, clube no qual conquistou a Liga dos Campeões dois anos depois.
Aos 31, conquistou a segunda Liga dos Campeões pelo Milan. Decidiu encerrar a carreira como jogador em 1992, aos 33 anos, devido a lesões crônicas no joelho, um problema que o acompanhou durante boa parte de sua trajetória.
Pouco tempo após pendurar as chuteiras, vira auxiliar de Arrigo Sachi na seleção italiana. Faz parte da comissão técnica na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em que perdeu a final para o Brasil. Em 1995, tem a primeira experiência como técnico, no comando da Reggiana. Ajuda a levar o time para a Série A da Itália e, no ano seguinte, se transfere para o Parma.
Em 2003, conquista sua primeira Liga dos Campeões como técnico. A segunda viria em 2007. Pelo time rossoneri ele ainda conquista a Série A de 2004, o Mundial de Clubes de 2007, a Copa Itália de 2003, entre outros títulos.
Já consolidado como um dos maiores técnicos do mundo, é testado (e aprovado) em dois novos países: na Inglaterra, é campeão nacional pelo Chelsea. Já na França, conquista a liga pelo Paris Saint-Germain.
Porém, o trabalho de maior sucesso é no Real Madrid. Entre 2013 e 2015, ele conquista "La Décima" (10ª Liga dos Campeões do clube), a Copa do Rei e a Supercopa da UEFA. Na temporada 2016-2017, ele comanda o Bayern de Munique e conquista o campeonato alemão. Assim, alcança títulos nacionais em cinco países diferentes.
Como sexagenário, passa por Napoli, da Itália, e Everton, da Inglaterra. Mas é no Real Madrid que Carleto brilha novamente. De volta ao clube espanhol, ele conquista mais uma Liga dos Campeões e um Campeonato Espanhol.
Depois de tanto sucesso por clubes, aceita o desafio de comandar uma seleção pela primeira vez na carreira e, após longa negociação, fecha com o Brasil.
Zagueiro segue em evolução física e deve voltar aos gramados contra o Internacional pelo Brasileirão, após seis partidas de ausência.
11 Ago 2025 | 19:10 |
Desde a vitória sobre o Fluminense, em 20 de julho, o setor defensivo do Flamengo enfrenta um desafio com a ausência de Danilo. O zagueiro ficou fora de seis jogos consecutivos, incluindo as oitavas de final da Copa do Brasil, mas apresenta evolução significativa na recuperação e deve retomar os treinamentos com o elenco ainda nesta semana.
Apesar do progresso, sua participação contra o Internacional, nesta quarta-feira (13), no Maracanã, pela Libertadores, está descartada. A comissão técnica opta por cautela, visando evitar riscos de nova lesão.
A expectativa interna é que Danilo esteja disponível para a partida contra o Colorado, válida pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (17), às 18h30, no Beira-Rio. Caso o retorno se confirme, a presença do defensor trará mais estabilidade ao sistema defensivo e permitirá descanso estratégico para Léo Ortiz e Léo Pereira, que atuam sem descanso desde sua lesão.
Sem Danilo, a dupla de zagueiros foi titular em todos os seis jogos recentes, acumulando 540 minutos em campo sem substituições. A volta do companheiro é vista como fundamental para aliviar o desgaste e oferecer novas alternativas ao técnico Filipe Luís.
Durante o período sem o defensor, o Flamengo enfrentou compromissos decisivos. Além da disputa contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, que terminou com eliminação, a equipe disputou quatro partidas pelo Brasileirão, conquistando três vitórias e um empate.
Decisão única do torneio continental acontece em 29 de novembro, no Peru, repetindo o palco da final de 2019 vencida pelo Flamengo sobre o River Plate.
11 Ago 2025 | 19:05 |
Na tarde desta segunda-feira (11), a Conmebol confirmou que a final da Copa Libertadores da América de 2025 será disputada no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, no dia 29 de novembro. Essa será a segunda vez que o local recebe uma decisão do torneio, após ter sediado a histórica vitória do Flamengo sobre o River Plate em 2019.
A arena, que pertence ao Club Universitário e comporta aproximadamente 80 mil espectadores, foi escolhida pela entidade após já ter confirmado a capital peruana como sede desde abril. Brasília e Montevidéu também estavam no páreo, mas ficaram de fora da seleção final.
2019: Flamengo 2 x 1 River Plate (Monumental, Lima)
2020: Palmeiras 1 x 0 Santos (Maracanã, Rio de Janeiro)
2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, Montevidéu)
2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Monumental de Guayaquil)
2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã, Rio de Janeiro)
2024: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG (Monumental de Núñez, Buenos Aires)
2025: Monumental de Lima
O caminho até a final no Peru começa nesta quarta-feira (13), quando Flamengo e Internacional se enfrentam no jogo de ida das oitavas de final, às 21h30, no Maracanã. A volta está marcada para o dia 20, no Beira-Rio. Entre esses dois confrontos pela Libertadores, as equipes também se encaram pelo Campeonato Brasileiro.
Ex-volante e comentarista afirma que vencedor do confronto entre rubro-negros e colorados pode chegar à final, citando também Botafogo e Palmeiras
11 Ago 2025 | 18:47 |
O ex-jogador Felipe Melo, atualmente comentarista do Grupo Globo, projetou o desfecho da Copa Libertadores da América e apontou que o campeão da edição pode sair do embate entre o Flamengo e o Internacional. Durante participação no programa Fechamento, do SporTV, no último domingo (10), o ex-volante também destacou Botafogo e Palmeiras como fortes postulantes ao título continental.
“Falar quem vai bater campeão é muito complicado. Quem tem mais chance? Pra mim, Flamengo, Botafogo e Palmeiras. O Botafogo está crescendo, chegaram atletas que já fazem diferença. E o Palmeiras sempre chega. Acho que teremos, de fato, mais uma final brasileira”, declarou.
Felipe Melo ressaltou que, pelo cruzamento das fases eliminatórias, o classificado do duelo entre Flamengo e Colorado terá grandes possibilidades de chegar à final: “Acho que quem passa de Flamengo e Inter bate na final. Pelo que está acontecendo, colocaria esses três — Palmeiras, Flamengo e Botafogo, como os de mais chances”, afirmou.
Do mesmo lado da chave, além dos dois brasileiros, estão Cerro Porteño-PAR, Estudiantes-ARG, Fortaleza, Racing-ARG, Peñarol-URU e Vélez Sarsfield-ARG. Para o comentarista, esse cenário amplia as perspectivas de uma equipe nacional avançar até a grande decisão.
O primeiro jogo das oitavas de final entre Flamengo e Internacional acontece nesta quarta-feira (13), às 21h30, no Maracanã. A partida de volta será disputada no dia 20, no Beira-Rio.
Ex-treinador do Flamengo critica Filipe Luís e cita semelhanças com Fernando Diniz
11 Ago 2025 | 18:27
Flamengo pode ter 'super reforço' para encarar o Internacional na Libertadores
11 Ago 2025 | 18:02
Saiba como adquirir ingressos para Internacional x Flamengo no Beira-Rio, pela Brasileirão
11 Ago 2025 | 16:29