Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

Aos 91 anos, ídolo do Flamengo vira hit nas redes sociais

Evaristo de Macedo é lembrado por suas histórias

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Evaristo de Macedo se tornou sucesso na internet. As histórias protagonizadas pelo ídolo de Flamengo e Bahia, sob a ótica de ex-jogadores e treinadores com quem trabalhou, arrancam gostosas risadas de quem ouve e assiste.

A imitação do seu tom de voz fino e os causos de bastidores — que têm uma mistura de gaiatice com marra — se tornaram virais nas redes sociais. Aos 91, Seu Evaristo "fura a bolha" e vê sua trajetória no futebol atingir uma geração que não o viu em campo e nem sequer à beira das quatro linhas.


"A gente brinca muito com ele. Às vezes, sentamos, colocamos no YouTube e ele assiste aos vídeos dos podcasts, ao lado dos netos. Ele brinca: 'eles só contam as piadinhas, não contam os esporros que eu dava'. Ele fica zoando: 'Eu falava mesmo de Barcelona e Real Madrid. Eles não conheciam, pô'. Ele leva de forma leve e, de vez em quando, conta algumas histórias. Tem muitas."


Luiz Macedo, filho de Evaristo



Evaristo, como não poderia deixar de ser, foi lembrado e convidado pelas diretorias de Flamengo e Bahia para estar no Maracanã, mas vai acompanhar o duelo desta quinta-feira (12) de casa. Ele ainda se recupera de uma cirurgia após fratura do fêmur, consequência de uma queda em casa em julho.

Ídolo de Fla e Bahia

Evaristo de Macedo começou no Madureira e teve duas passagens como jogador do Flamengo, entre 1953 e 1957, e entre 1965 e 1967. Neste hiato, esteve na Espanha, onde defendeu os dois lados da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, e é lembrado até hoje por catalães e madrilenhos.

Em campo, pelo Rubro-Negro, foi tricampeão carioca em 1953, 1954 e 1955 e, posteriormente, ganhou mais um Estadual em 1965. Conquistou também a Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, em 1955. Também foi treinador do Fla em três oportunidades, entre meados da década de 90 e de 2000.

Ele tem um espaço reservado no Museu do Flamengo, inaugurado no ano passado, na sede do clube, na Gávea. "Evaristo, lenda viva do Mengão e um herói da Nação", diz post da página do museu nas redes sociais.

Evaristo se formou em educação física pela Universidade Federal da Guanabara, e teve longa carreira como treinador. No Bahia, foi o treinador campeão brasileiro em 1988, e não à toa dá nome ao centro de treinamento do clube.

No Tricolor, conquistou outros títulos, como os Estaduais de 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001, o Campeonato do Nordeste de 2001. Em 2013, ganhou o título de cidadão baiano. No ano passado, quando completou 90 anos, foi homenageado no uniforme do Bahia com um patch com o dizer "Evaristo 90" e o rosto dele.

Flamengo e Bahia são dois clubes que estão no coração dele, é o amor e a paixão. Ele é muito agradecido aos dois. Ao Flamengo pelo que conquistou como jogador, e pela passagens como treinador, e ao Bahia pelo títulos como treinador. São um orgulho muito grande.

Luiz Macedo

Evaristo também jogou e foi treinador da seleção brasileira. É, até hoje, o único a fazer uma "Manita" — marcar cinco gols em uma mesma partida — com a camisa canarinha. Isso aconteceu em 1957, em uma goleada sobre a Colômbia por 9 a 0, pelo Campeonato Sul-Americano.

Os vídeos virais

Nos últimos anos, cresceu exponencialmente o número de podcasts com temas ligados ao esporte, e com papos com diversos treinadores, jogadores, dirigentes e ex-jogadores. Em meio a esse cenário, surgiu Evaristo de Macedo.

As histórias engraçadas envolvendo o ex-jogador e ex-treinador foram contadas, e os vídeos viralizaram. Há até mesmo canais que reuniram trechos das entrevistas para um compilado, e com direito a parte 1,2,3, e por aí vai.

Um desses jogadores foi o lateral-esquerdo Leandro, que defendeu clubes como Vitória, Cruzeiro e Palmeiras. Em uma das histórias, ele reproduziu um diálogo que teve com Evaristo: "Ele virou e perguntou: 'Você é de onde, Leandrinho?' Sou do Rio, professor. 'Rio onde?'. Falei: 'Sou de Nova Iguaçu, Austin'. 'Ih, não é Rio, não, hein'. Ah, está de sacanagem, professor" (veja após o texto).

"Outro dia estava aqui no escritório e estava tendo atendimento. Tinham dois caras conversando e um deles falou que morava no Rio, e o outro perguntou onde. Ele respondeu: 'Nova Iguaçu' e logo ouviu: 'Ih, Nova Iguaçu não é Rio, não, hein', imitando o modo de falar. E os dois caíram na gargalhada. E eles não faziam ideia que ali ao lado estava eu, filho do Evaristo. Os vídeos viralizaram, e as pessoas reproduzem, é engraçado."

Luiz Macedo


Futebol

Maestro Júnior diz que Tite está mandando um recado a Gabigol, escolhendo primeiro Carlinhos para entrar em campo contra o Vasco

Ídolo histórico do Flamengo revelou surpresa ao Tite indicar que Carlinhos está à frente de Gabigol na hierarquia do elenco rubro-negro

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A lesão de Pedro parece escancarar o real tamanho da perda de espaço no time do Flamengo com o técnico Tite. Bruno Henrique é o escolhido até aqui para a função de centroavante e, contra o Vasco, neste domingo (15), o técnico optou por Carlinhos como substituto. Situação que o ídolo Maestro Júnior encara como uma tentativa de recado para Gabriel, que entrou no clássico faltando cinco minutos para o fim.

“Foi estranho, realmente. Até pelo currículo e tudo aquilo que ele já fez, independente do Carlinhos. Mas eu acho que seria ele automaticamente o homem para entrar naquela função. Fosse mais fixo ou como ele tem feito, saindo mais da área. Algum recado foi dado, mas o como o Tite não comentou nada…”, disse Júnior no programa ‘Seleção SporTV’.


Tite foi questionado sobre a decisão na coletiva e, assim como disse Júnior, pouco comentou sobre o caso. Postura que o treinador adota em alguns questionamentos durante as coletivas, e o tema Gabigol é provavelmente o principal. Ele se limitou a dizer que a opção foi baseada em “treinos e jogos”, além de exaltar momentos decisivos de Carlinhos nesta temporada. Indicando que o Camisa 22 está na frente.


Já o auxiliar e filho do treinador rubro-negro, Matheus Bachi, garantiu que foi uma decisão tática. Isso porque eles avaliaram que o time precisava de um jogador que pudesse aproveitar os cruzamentos que estavam sendo criados.

Mas as justificativas não foram o suficiente para convencer André Rizek. Dando sequência ao debate com Maestro Júnior, o jornalista afirmou que não enxerga como Gabigol pode ser útil no Flamengo de Tite se ele está atrás de Carlinhos na hierarquia.


“Ele perde o Pedro e opta pelo Bruno Henrique. Mas aí o Bruno sai do jogo e quem entra não é o Gabigol, mas sim o Carlinhos. E assim, se o Gabigol não ganha do Carlinhos nesse momento, não consigo ver ele sendo útil. Um fim melancólico para um dos maiores jogadores da história do Flamengo.”

Bruno Henrique de centroavante expõe Gabigol no fim da fila

Existia uma corrente que afirmava que Tite poderia optar por Carlinhos ao invés de Gabigol para manter ao máximo as características que o time tinha com Pedro. Isso porque, apesar de diferenças técnicas, ambos são centroavantes mais altos, que disputam a bola aérea e podem fazer pivô na entrada da área. Contudo, a escolha por Bruno Henrique já obrigou uma mudança de sistema.

A equipe rubro-negra passou a não ter mais um centroavante de ofício. Isso porque, ainda que bom na jogada pelo alto, Bruno não costuma atuar como uma referência para segurar a bola no ataque. O que obriga o Flamengo a jogar com um ataque mais móvel, com mudanças de posição com Luiz Araújo, Gerson e agora Gonzalo Plata. Além de ter diminuído chutões e tocado mais a bola nos últimos dois jogos.

Tite, portanto, já se mostra disposto a mudar a forma de jogar e se adaptar ao time sem Pedro no comando do ataque. Mas ainda não mostrou cogitar a possibilidade de testar a equipe com Gabigol no 11 inicial.


Futebol

Internacional bate o Cuiabá e encerra a 26ª rodada do Brasileirão! Confira a tabela

Flamengo viu Botafogo e Palmeiras venceram na rodada e abrir vantagem

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A vitória do Internacional por 3 x 0, sobre o Cuiabá, na noite de segunda-feira (16), no Beira-Rio, encerrou a 26ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, a equipe gaúcha chegou aos 38 pontos, na 8ª posição, e encostou no pelotão de cima.

Flamengo e Fortaleza foram os times do G-4 que não venceram, sendo assim, viram Botafogo e Palmeiras abrir vantagem na briga pelo título. Na outra ponta da tabela, o Corinthians perdeu e segue na zona de rebaixamento. Derrotado pelo Juventude, no Alfredo Jaconi, o Fluminense é o primeiro time fora do Z-4.


Jogos da 26ª rodada
Sábado (14)

Atlético-GO 0 x 2 Vitória – Antônio Accioly


Athletico-PR 1 x 1 Fortaleza – Ligga Arena

Botafogo 2 x 1 Corinthians – Nilton Santos

Domingo (15)

Palmeiras 5 x 0 Criciúma – Allianz Parque

Bragantino 2 x 2 Grêmio – Nabi Abi Chedid

Juventude 2 x 1 Fluminense – Alfredo Jaconi

Cruzeiro 0 x 1 São Paulo – Mineirão

Bahia 3 x 0 Atlético-MG – Fonte Nova

Flamengo 1 x 1 Vasco – Maracanã

Segunda-feira (16)

Internacional 3 x 0 Cuiabá – Beira-Rio

Classificação atualizada:

1° Botafogo – 53 pontos

2° Palmeiras – 50

3° Fortaleza – 49

4° Flamengo – 45 (1 jogo a menos)

5° São Paulo – 44

6° Bahia – 42

7° Cruzeiro – 41

8° Internacional – 38 (2 jogos a menos)

9° Vasco – 35 (1 jogo a menos)

10° Atlético-MG – 33 (2 jogos a menos)

11° Juventude – 32

12° Bragantino – 31 (1 jogos a menos)

13° Athletico-PR – 30 (2 jogos a menos)

14° Grêmio – 28 (2 jogos a menos)

15° Criciúma – 28 (1 jogo a menos)

16° Fluminense – 27 (1 jogos a menos)

17° Vitória – 25

18° Corinthians – 25

19° Cuiabá – 22 (1 jogos a menos)

20° Atlético-GO – 18


Extra Flamengo

ÍDOLO DO FLAMENGO, EVARISTO DE MACEDO SE ACIDENTA E TERÁ QUE PASSAR POR CIRURGIA NESTE DOMINGO

Aos 91 anos, o ex-técnico e jogador compartilhou a notícia por meio de suas redes sociais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Nesta última sexta-feira (12), o ex-jogador Evaristo Macedo fraturou o fêmur e o quadril após um tombo. O ex-treinador, ídolo do Flamengo, está internado e passará por uma cirurgia neste domingo (14) no hospital da Unimed, na Barra da Tijuca.

O relato foi feito através das redes sociais do próprio Evaristo, que aproveitou para passar um recado para seus seguidores sobre os cuidados com os idosos.

"Ontem à noite, tombo bobo em casa e a fratura no fêmur com o quadril. Dor insuportável! Aguardando parecer dos médicos, mas tudo leva a crer em cirurgia. Muito cuidado com seus idosos em casa. Chinelos e tapetes são um perigo para nós. Abraços", escreveu na publicação.

CONFIRA A PUBLICAÇÃO:




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Jornalista sobre troca de Arrascaeta por Gabigol feita pelo técnico Tite: "Faz de sacanagem"

 

Icon Comentário0
Futebol

Ídolo recente do Flamengo pode encarar o rubro-negro na próxima rodada do Brasileirão

 

Icon Comentário0
Futebol

Cria do Flamengo estreia por clube Português com destaque

 

Icon Comentário0