
Futebol
|
Com o término da temporada 2024 se aproximando, o Flamengo já inicia os preparativos para 2025. Sob o comando de Filipe Luís, em sua nova fase à frente da equipe, o clube planeja reforçar o elenco. Segundo análise do comentarista Victor, do canal Falso Nove, há áreas críticas que a diretoria precisa priorizar no próximo ano.
Lateral-direito
Embora Wesley tenha se destacado como peça-chave do time de Filipe Luís, o interesse de clubes europeus pode tornar difícil sua permanência. Caso uma transferência ocorra, seja na janela de janeiro ou no meio de 2025, o Flamengo precisará buscar alternativas.
O Falso Nove sugere que o Rubro-Negro contrate um ou até dois laterais com características semelhantes às de Wesley, já que o atual reserva, Varela, apresenta um estilo de jogo diferente e também pode estar de saída.
“O que o Flamengo precisa nessa lateral direita. Ele precisa de um lateral que tenha saúde e velocidade para atacar os espaços no corredor. Que ele possa gerar ultrapassagem para jogar junto do meia. E que tenha boa capacidade defensiva, tanto para recompor, quanto para proteger os cruzamentos na segunda trave. Basicamente um cara com as valências do Wesley. Flamengo precisa de pelo menos um, se não forem dois laterais nesse perfil”, avaliou Victor.
Zagueiro
Apesar da segurança oferecida pela dupla titular Léo Ortiz e Léo Pereira, o Flamengo pode enfrentar dificuldades na reposição de peças para a zaga.
A possível saída de Fabrício Bruno, que atrai olhares da Europa, somada à provável despedida de David Luiz, deixaria o técnico Filipe Luís com o jovem Cleiton como única opção reserva. Nesse cenário, a recomendação é que o clube busque zagueiros com perfil similar ao dos titulares, especialmente canhotos, para manter o padrão tático.
“O Flamengo precisa urgentemente de um zagueiro canhoto. Com boa técnica para construção de jogada, e capacidade de executar bola longa. Velocidade para defender as costas, e também um senso de posicionamento para antecipações e interceptação. Uma espécie de Léo Ortiz canhoto, ou uma espécie de outro Léo Pereira”, explicou.
Volante
A lesão de De La Cruz obrigou Filipe Luís a ajustar o meio-campo, utilizando dois volantes para sustentar a equipe.
Embora Evertton Araújo e Pulgar tenham mostrado bom desempenho, Victor aponta limitações no chileno e considera Allan abaixo das expectativas. Dessa forma, o Flamengo precisaria de mais opções confiáveis para uma posição tão exigida fisicamente ao longo da temporada.
“Na volância precisa de mais um também. Mais um volante de marcação, que tenha alta combatividade e capacidade de movimentação. O jogador precisa ter também um bom passe e capacidade de receber a bola de costa como um pivô. Visão de jogo pra fazer bola longa, além do senso de intercptação, que todo jogador de defesa precisam ter. Basicamente um mini Evertton Araujo. Ou um Pulgar melhorado, com maior capacidade de movimentação”, especificou Victor.
Atacante
A necessidade mais urgente está no comando de ataque. Com Pedro lesionado e Gabigol fora dos planos para 2025, o elenco conta apenas com Carlinhos e, eventualmente, Bruno Henrique improvisado.
Victor acredita que o Flamengo deve buscar um centroavante com características semelhantes às de Pedro, mas que também seja capaz de executar funções táticas essenciais no sistema de Filipe Luís, como movimentação em espaços livres.
“Como o Filipe Luís é muito feliz em dizer, o gol se compra. Então antes de mais nada, o Flamengo precisa de um goleador. Um goleador capaz de jogar com as duas pernas. De dar apoio de costas, ou seja, ser um jogador que segura a marcação de costas, dispute a bola com seus marcadores. Que tenha a capacidade de jogo aéreo. Mas especialmente, que apesar de ter essas valências de um centroavante fixo, que saiba atacar espaços, respeitando o estilo de jogo que o técnico Filipe Luís demanda”, analisou.
Mengão é das equipes que mais teve partidas desde o início dos anos 2000 e diversos atletas tiveram a oportunidade de deixar sua marca com o Manto Sagrado
|
O Flamengo é um dos principais clubes do futebol brasileiro. Com dezenas de títulos conquistados e com um plantel forte que o permite disputar as principais competições até o final, principalmente no século XXI, o Mengão é uma das equipes que mais tem jogos por temporada no continente sul-americano. Com isso em mente, quais seriam os jogadores com mais partidas vestindo o Manto Sagrado desde 2001? O Gazeta do Urubu te dá a resposta.
Léo Moura é, isolado, o jogador com mais partidas pelo Flamengo no século XXI. O ex-lateral tem 514 jogos vestindo o Manto Sagrado e lidera com folga o ranking, com 120 atuações de vantagem para o segundo colocado, o meia Everton Ribeiro, com 394 aparições. O capitão do título da Libertadores 2019, porém, já deixou o clube e não conseguirá alcançar a liderança.
Três atletas do atual elenco rubro-negro podem continuar a subir posições na listagem. Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro ainda são utilizados com frequência pelo técnico Filipe Luís. O uruguaio, que tem contrato com o Mais Querido até dezembro de 2026, tem condições de chegar até a segunda posição da lista repita os números de aparições das últimas duas temporadas, quando atuou em 52 e 43 partidas respectivamente.
Na história do Clube de Regatas do Flamengo, o Maestro Júnior segue imbatível como jogador com mais partidas pelo clube com 876, seguido por dois companheiros do histórico time de 1981, que foi campeão mundial, Zico, maior ídolo da história do clube, com 732 jogos e Adílio, com 617. Veja o top 10:
O jogador foi um dos principais destaques da equipe holandesa na última temporada e falou sobre como iniciou a paixão pelo Mais Querido
|
Igor Paixão é um dos destaques do Feyenoord (HOL), mas demonstrou também amar o Flamengo. Isso porque, o atacante da equipe holandesa voltou a se declarar ao Mais Querido e revelou o sonho de poder defender o Manto Sagrado.
Em entrevista ao portal "Lance", Igor Paixão, revelado pelo Coritiba, afirmou que seu avô o influenciou a torcer para o Flamengo. O jogador relata que o avô tinha o sonho de que ele pudesse defender seu clube do coração.
Igor Paixão conta motivo se amar o Flamengo: "Meu avô me ensinou a ser flamenguista".
Ele continuou: "Hoje ele não está mais aqui, mas sabe do meu carinho pelo Flamengo. Um dia, se Deus quiser, quero realizar esse sonho, e o dele também", disse o atacante.
O atacante já havia revelado o sonho de atuar pelo Flamengo em duas oportunidades. Na primeira, em entrevista ao canal "CoxaNautas" em 2024, onde Igor foi questionado sobre qual clube deseja jogar.
Já em abril deste ano, Igor concedeu uma entrevista ao "O Globo" e voltou a manifestar o desejo de atuar com o Manto Sagrado: ""Estou focado em fazer o máximo aqui (Feyenoord). No final da temporada, quem sabe alçar voos maiores, ou ficar mesmo no Feyenoord. No Brasil, ainda acompanho muito o Coritiba, mas meu sonho é jogar no Flamengo", cravou o jogador.
Igor foi o principal destaque do Feyenoord na temporada 2024/25, onde somou 18 gols e 14 assistências, em 47 jogos. O jogador é monitorado por grandes equipes europeias e tem uma multa rescisória avaliada em 35 milhões de euros. Além disso, o atacante tem contrato com a equipe holandesa até junho de 2029.
Zagueiro rubro-negro desperta interesse de time da Grévia mas diretoria do clube carioca reforça intenção de manter atletas considerados essenciais
|
Além da Juventus, outro clube europeu está observando Léo Ortiz. Segundo o portal grego Sports24, o Olympiacos, equipe do ex-lateral Rodinei, adicionou o camisa 3 do Flamengo à sua lista de possíveis contratações para a próxima temporada. O defensor é considerado peça importante no elenco comandado por Filipe Luís e vem se destacando com atuações seguras e consistentes.
A diretoria do clube carioca, no entanto, não demonstra interesse em abrir negociações. O Flamengo reforça sua postura de manter os principais jogadores, especialmente os que vêm contribuindo significativamente dentro de campo.
Desde o início do ano, o Flamengo adota uma política clara: evitar a saída de atletas considerados fundamentais. Em janeiro, o diretor de futebol José Boto declarou que não está nos planos liberar jogadores importantes, a menos que surjam propostas fora dos padrões do mercado.
Boto falou sobre venda de jogadores importantes do Flamengo como Léo Ortiz: "Não está nos planos vender"
"Não está nos nossos planos vender nenhum jogador fundamental para nós, a não ser que seja uma loucura. Daquelas que você não pode dizer não. Não está nos planos vender nenhum desses jogadores. É agregar alguns jogadores para que o elenco seja mais forte", afirmou o dirigente.
Para contratar Léo Ortiz, qualquer clube interessado precisará desembolsar um valor considerado elevado. Conforme informou o portal Coluna do Fla, a multa rescisória do zagueiro está fixada em 80 milhões de euros — cifra que, dificilmente, será atingida por uma equipe que pretende levar um defensor de 29 anos atuando no futebol brasileiro.