
Futebol
|
Pressionado a vencer os dois últimos jogos da fase de grupos da Libertadores para buscar a vaga nas oitavas de final, o Flamengo encara a LDU nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com um provável desfalque de peso: Erick Pulgar.
O volante chileno deixou o campo lesionado durante a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no último sábado (10), e passou por exames na coxa direita no domingo. O clube ainda aguarda o diagnóstico final, mas a tendência é que o camisa 5 seja ausência diante dos equatorianos.
A situação se complica com a lesão de Allan, que também saiu machucado na mesma partida. Diante disso, o técnico Filipe Luís precisa encontrar alternativas para o meio de campo. Veja as principais opções:
Substituiu Pulgar contra o Bahia e é o reserva imediato da posição. Com 22 anos, já enfrentou a LDU como titular no empate por 0 a 0 em Quito, mas não convenceu na derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba, quando foi substituído no intervalo. Apesar de contar com a confiança de Filipe Luís, ainda não transmite segurança à torcida.
Apesar de estar suspenso no Brasileirão, o capitão rubro-negro pode atuar normalmente na Libertadores. Já foi recuado para a função de volante, como aconteceu após a saída de Allan no último jogo. No entanto, Gerson e De La Cruz têm características mais ofensivas e não costumam atuar como primeiros volantes.
Zagueiro de origem, Léo Ortiz já atuou como volante na época em que trabalhou com Tite e agradou. É uma opção de improviso, assim como Danilo, que também desempenhou a função algumas vezes na Juventus. No entanto, Filipe Luís tem evitado improvisações em 2025.
Outra alternativa é escalar Danilo ou até Alex Sandro como terceiro zagueiro, formando uma linha de três defensores e liberando Ayrton Lucas para atuar como ala. Embora ainda não tenha utilizado essa formação em jogos oficiais nesta temporada, Filipe Luís já testou a linha de três zagueiros nos treinos.
O Flamengo, atualmente em terceiro lugar no Grupo E da Libertadores, precisa vencer a LDU e o Millonarios para seguir com chances reais de classificação.
Entidade vê o projeto como um sucesso até aqui e pode fazer mudança que vai impactar o calendário do futebol no mundo inteiro
|
A repercussão positiva do Mundial de Clubes 2025, em que o Flamengo entra em campo nesta terça (24), pode levar a FIFA a realizar o torneio com maior frequência. Segundo o jornalista André Rizek, do SporTV, a entidade está satisfeita com os primeiros resultados da competição e avalia a possibilidade de promovê-la a cada dois anos. Até o momento, Gianni Infantino, presidente da FIFA, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema.
Apesar do interesse da entidade máxima do futebol, a proposta pode enfrentar resistência na Europa, onde o calendário já é apertado. Entre os principais pontos de crítica estão o excesso de jogos, o pouco tempo de descanso e até o clima nos Estados Unidos, fatores usados por alguns clubes europeus para justificar desempenhos abaixo do esperado diante de sul-americanos.
De olho na expansão do torneio, a CBF manifestou interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. Em encontro com Gianni Infantino, o presidente da entidade brasileira, Samir Xaud, declarou formalmente o desejo de trazer o evento ao país. A proposta foi tornada pública na última sexta-feira (20), por meio das redes sociais da confederação.
Além do Brasil, a Espanha também demonstrou interesse em sediar a edição de 2029. O presidente da federação espanhola, Rafael Louzán, se reuniu com Infantino e usou como argumento o fato de o país receber a Copa do Mundo de 2030. No entanto, o mandatário da FIFA destacou que isso não será um fator decisivo, já que a competição de clubes não serve como “teste” para a Copa do Mundo principal.
Dentro de campo, o Flamengo segue como uma das principais forças do Mundial de Clubes. Após vencer o Chelsea por 3 a 1, o time de Filipe Luís garantiu vaga nas oitavas de final com uma rodada de antecedência. Na estreia, o Rubro-Negro havia superado o Espérance-TUN por 2 a 0. Com a liderança do Grupo D assegurada, o Flamengo pode enfrentar nas oitavas adversários como Bayern de Munique, Benfica ou Boca Juniors.
Após grande atuação diante do Chelsea, capitão do Mengão entrou no radar de equipes da Premier League de acordo com portal
|
Após mais uma atuação destacada — desta vez contra o Chelsea, pelo Mundial de Clubes —, Gerson voltou a ser observado de perto por clubes da Europa. O volante tem sido peça-chave no meio-campo do Flamengo, com versatilidade, imposição física e leitura de jogo que vêm despertando o interesse de olheiros britânicos, segundo informações do site 'Gávea News'.
Ainda de acordo com o portal, representantes de clubes da Premier League estão colhendo informações sobre a situação contratual do jogador com o Flamengo, de olho na próxima janela de transferências. O capitão renovou recentemente seu vínculo com o Mais Querido.
Apesar do novo assédio europeu, Gerson possui um acordo verbal com o Zenit, da Rússia. O clube russo teria feito uma proposta considerada irrecusável pelo estafe do jogador e pelo Flamengo. O acerto, no entanto, ainda depende de um depósito imediato de R$ 158 milhões por parte do Zenit — valor que ainda não tem data confirmada para ser efetivado.
Desde que retornou ao Flamengo, em janeiro de 2023, vindo do Olympique de Marseille, Gerson tem se consolidado como um dos jogadores mais consistentes e influentes do elenco rubro-negro. Na temporada 2024/25, o camisa 8 já disputou 35 partidas, marcou 4 gols e deu 5 assistências, com um índice de acerto de passes superior a 90% por jogo.
Com grande presença física, qualidade na saída de bola e inteligência tática, Gerson é constantemente elogiado tanto pela comissão técnica quanto pela torcida, apesar das críticas recentes à forma como sua possível saída vem sendo conduzida.
Gerson já soma 14 títulos pelo Flamengo desde sua estreia em 2019. Com contrato vigente e valorização crescente, Gerson é hoje um dos ativos mais importantes do elenco rubro-negro — seja em campo, seja no mercado de transferências.
Ex-capitão rubro-negro parabeniza coragem e transparência do treinador ao tomar decisões, elogiando tática e clareza na explicação aos jogadores
|
Em entrevista ao portal AS da Espanha, Diego Ribas destacou a postura de Filipe Luís à frente do Flamengo, especialmente quanto à forma clara de se comunicar com o grupo Para o ex-jogador, a coragem de tomar decisões impopulares e explicar com objetividade os motivos dessas escolhas tem sido chave para o bom desempenho recente da equipe.
Diego Ribas enaltece melhora do Flamengo com Filipe Luís: "Mudou pra melhor"
"Sempre acreditei que o mais importante para o time é o treinador. Ele é o líder, aquele que inspira confiança nos jogadores, que dá direção, que organiza... O Filipe está fazendo um trabalho espetacular. Desde que ele assumiu, o time mudou, e mudou para melhor. Ele é fundamental para tudo isso"
Diego Ribas elogiou em outro momento, o domínio tático do técnico e sua habilidade de aprender constantes no meio do futebol: “Ele estudou, curioso, fez muitas perguntas, anotou tudo com treinadores de muita capacidade... o que estou mais gostando é de ele chegar lá e falar: ‘Vai jogar esse jogador por isso. Jogar dessa forma por isso...’”
Além dos laços dentro de campo, Diego e Filipe Luís compartilham uma amizade sólida desde os tempos de Atlético de Madrid e Copa Libertadores de 2019. Integrantes da “Geração 85”, eles mantêm contato constante, inclusive em um grupo de WhatsApp chamado “cafezinho”, onde trocam elogios bem-humorados sobre o trabalho do técnico
A equipe de Filipe Luís foca na última rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (24), o Flamengo enfrenta o Los Angeles FC (EUA), às 22h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.