Futebol
Flamengo tem situação inusitada com a taça da Libertadores durante festa
30 Nov 2025 | 17:04
Futebol
12 Mai 2025 | 08:10 |
Pressionado a vencer os dois últimos jogos da fase de grupos da Libertadores para buscar a vaga nas oitavas de final, o Flamengo encara a LDU nesta quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, com um provável desfalque de peso: Erick Pulgar.
O volante chileno deixou o campo lesionado durante a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no último sábado (10), e passou por exames na coxa direita no domingo. O clube ainda aguarda o diagnóstico final, mas a tendência é que o camisa 5 seja ausência diante dos equatorianos.
A situação se complica com a lesão de Allan, que também saiu machucado na mesma partida. Diante disso, o técnico Filipe Luís precisa encontrar alternativas para o meio de campo. Veja as principais opções:
Substituiu Pulgar contra o Bahia e é o reserva imediato da posição. Com 22 anos, já enfrentou a LDU como titular no empate por 0 a 0 em Quito, mas não convenceu na derrota por 2 a 1 para o Central Córdoba, quando foi substituído no intervalo. Apesar de contar com a confiança de Filipe Luís, ainda não transmite segurança à torcida.
Apesar de estar suspenso no Brasileirão, o capitão rubro-negro pode atuar normalmente na Libertadores. Já foi recuado para a função de volante, como aconteceu após a saída de Allan no último jogo. No entanto, Gerson e De La Cruz têm características mais ofensivas e não costumam atuar como primeiros volantes.
Zagueiro de origem, Léo Ortiz já atuou como volante na época em que trabalhou com Tite e agradou. É uma opção de improviso, assim como Danilo, que também desempenhou a função algumas vezes na Juventus. No entanto, Filipe Luís tem evitado improvisações em 2025.
Outra alternativa é escalar Danilo ou até Alex Sandro como terceiro zagueiro, formando uma linha de três defensores e liberando Ayrton Lucas para atuar como ala. Embora ainda não tenha utilizado essa formação em jogos oficiais nesta temporada, Filipe Luís já testou a linha de três zagueiros nos treinos.
O Flamengo, atualmente em terceiro lugar no Grupo E da Libertadores, precisa vencer a LDU e o Millonarios para seguir com chances reais de classificação.
Diretor de futebol lembrou de frase que falou quando chegou ao Mengão que pretendia acabar com tendência recente liderada pelo técnico do Palmeiras
01 Dez 2025 | 08:50 |
O técnico Abel Ferreira deixou o Estádio Monumental U, em Lima, com um gosto amargo. O Palmeiras acabou derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo neste sábado (29), resultado que garantiu o tetracampeonato da Libertadores ao clube carioca. Logo após a conquista, o dirigente rubro-negro José Boto aproveitou para enviar uma indireta ao treinador português.
José Boto após título do Flamengo: "eu disse quando cheguei..."
“O que trouxe o Flamengo até aqui? Muito trabalho, sacrifício, e na quarta-feira vamos ter mais. E, como eu disse quando cheguei, ia acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil”, declarou Boto, logo após a decisão.
A temporada de 2025 não trouxe boas lembranças para Abel Ferreira quando o assunto é Flamengo. Os clubes se enfrentaram três vezes no ano e em todas o Flamengo saiu vencedor. Além da final da Libertadores, o Palmeiras também foi superado nos dois duelos válidos pelo Brasileirão.
Com a vitória no Monumental U, o Flamengo chegou ao seu quarto título de Libertadores, tornando-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão do torneio. Antes, Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio dividiam a liderança nacional com três conquistas cada.
Agora tetracampeão continental, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (03), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para enfrentar o Ceará pela 37ª rodada do Brasileirão. Em caso de vitória, o Mengão assegura o título nacional. A partida terá transmissão de Globo (aberto), GE TV (YouTube) e SporTV (fechado).
Zagueiro marcou o gol da conquista da Libertadores pelo Mengão e, com isso, alcançou feito inédito na história do esporte
01 Dez 2025 | 08:39 |
O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (29) e garantiu o tetracampeonato da Libertadores. O título veio com gol de Danilo, que não apenas decidiu a final, mas também alcançou um feito inédito no futebol mundial.
Com a conquista em Quito, Danilo se tornou o primeiro jogador da história a ser bicampeão da Libertadores e da Champions League. O defensor já havia levantado o principal torneio europeu duas vezes durante sua passagem pelo Real Madrid, em 2015 e 2016.
Antes de brilhar no clube carioca, Danilo já havia sentido o gosto da glória sul-americana em 2011, quando defendia o Santos. Naquela final, o time paulista superou o Peñarol por 2 a 1, com gols de Neymar e do próprio zagueiro, que começava a escrever seu nome no continente.
Contratado em janeiro de 2025, Danilo precisou de pouco tempo para se tornar peça fundamental no Flamengo. Até aqui, soma 34 partidas, quatro gols e duas assistências. E não foi apenas a final de sábado que entrou para a galeria dos momentos decisivos: o zagueiro também marcou o gol da virada no triunfo por 3 a 1 sobre o Chelsea, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.
Com Danilo novamente à disposição, o Mais Querido volta a campo nesta quarta-feira (03) para enfrentar o Ceará, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. Uma vitória garante a taça nacional. A partida será transmitida por Globo, GE TV (YouTube) e SporTV.
Jogador havia perdido espaço na equipe do técnico Filipe Luís e recebeu proposta valiosa do futebol da Turquia, mas Mengão preferiu mantê-lo
01 Dez 2025 | 08:29 |
Um dos nomes mais importantes do Flamengo nas últimas semanas, Everton Cebolinha esteve muito perto de deixar o clube em 2025. Com pouco espaço no início da temporada, o atacante pediu para que o Rubro-Negro avaliasse uma proposta do futebol europeu. A diretoria, porém, vetou a saída.
Everton Cebolinha sobre proposta que o Flamengo recebeu: "não quiseram escutar..."
Em entrevista à ESPN, Cebolinha detalhou o episódio: “Tive consulta de seis clubes antes do Mundial. Pós-Mundial, recebi uma proposta muito boa de um clube turco. Tive uma conversa com o Filipe (Luís) para me liberar, no final da janela. Acabou que não quiseram escutar a proposta do clube. Era uma proposta muito boa para mim, financeiramente” afirmou.
Apesar da frustração, o jogador ressaltou que seguiu comprometido com o Flamengo: “Creio que tudo tem um propósito. Até brinco com os meus companheiros que tenho esse privilégio de ser querido por alguns clubes. Meu empresário foi procurado por seis clubes, alguns saíram na mídia (Palmeiras e Grêmio), mas estou focado no Flamengo. Tenho contrato até o fim do ano que vem e estou focado”, completou.
A fase ascendente de Everton Cebolinha o colocou na discussão para iniciar a final da Libertadores diante do Palmeiras. No entanto, Filipe Luís optou por Samuel Lino, decisão tomada por critérios táticos, especialmente para neutralizar Allan, destaque do adversário. Cebolinha entrou no segundo tempo, substituindo Samuel Lino, e atuou por 22 minutos. O camisa 11 ainda arrancou aplausos da torcida ao aplicar uma caneta em Andreas Pereira, lance que viralizou rapidamente.
Assediado por clubes como Palmeiras, Grêmio e equipes do exterior, Cebolinha ainda não definiu os próximos passos da carreira. Em 2025, o atacante conviveu com lesões e teve dificuldades para manter sequência, mas reencontrou o bom momento na reta final. Agora, a expectativa é voltar a ganhar minutos na quarta-feira (03), quando o Flamengo enfrenta o Ceará, no Maracanã, em duelo que pode valer o título brasileiro.