Futebol
01 Dez 2025 | 16:39 |
A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, decidida no último sábado (29), segue rendendo debates. A atuação do árbitro argentino Darío Herrera, especialmente em dois lances envolvendo Erick Pulgar e Raphael Veiga, virou assunto central no programa Posse de Bola, do UOL, reunindo Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Danilo Lavieri e Arnaldo Ribeiro.
Arnaldo Ribeiro sobre lance de Pulgar em Flamengo x Palmeiras na Libertadores: "Acho que o árbitro foi excelente"
Entre os comentaristas, Arnaldo Ribeiro foi o que mais sustentou a decisão de Herrera em não expulsar os jogadores. Para ele, em uma final de partida única, o árbitro só deve recorrer ao cartão vermelho em situações realmente extremas. Sobre o lance de Pulgar, que acertou a sola na canela de Bruno Fuchs com a bola parada, Arnaldo avaliou que não houve violência suficiente para expulsão.
“É do jogo. Acho que o árbitro foi excelente. Foi mais sem querer. A questão do Bruno Fuchs com a canela raspada é mais pela sequela do que pela violência.” O comentarista também citou o choque de Veiga com Carrascal como mais perigoso, por ter ocorrido com a bola em movimento, mas reforçou que Herrera “não interferiu no jogo”.
Em sentido oposto, Juca Kfouri e Danilo Lavieri consideraram que o lance de Pulgar configurou agressão. Para eles, o fato de a bola estar parada e o contato ser firme justificaria a expulsão. Os dois comentaristas ponderaram que, apesar de intensidades diferentes, tanto Pulgar quanto Veiga poderiam ter sido advertidos com cartão vermelho pelos padrões disciplinares aplicados em competições continentais.
Mauro Cezar Pereira adotou uma linha intermediária. Ele avaliou que ambos os lances poderiam sim resultar em cartão vermelho, porém destacou a postura “moderadora” do árbitro. Além disso, chamou atenção para a reclamação de Bruno Fuchs após o jogo: “O Bruno Fuchs é o mesmo jogador que disse que a entrada do Gustavo Gómez no Wanderson não era para cartão. Agora está exibindo a perna machucada. Impressionante as contradições.”
Segundo a ESPN, Darío Herrera explicou internamente que não expulsou Erick Pulgar porque a “entrada não teve intensidade suficiente”. Apesar do contato firme, o juiz considerou que a jogada não alcançou o nível de violência necessário para cartão vermelho. Herrera aplicou apenas o amarelo e manteve o ritmo da partida, posição que agora divide opiniões entre analistas e torcedores.
Diretor elogia leitura tática do meia ítalo-brasileiro em entrevista e vê potencial para que o atleta repita a trajetória vitoriosa do atual comandante
22 Dez 2025 | 14:08 |
A transição bem-sucedida de Filipe Luís dos gramados para a área técnica tornou-se um case de sucesso dentro do Flamengo. Multicampeão como lateral e agora como treinador, ele inspira a gestão do clube a observar potenciais sucessores com o mesmo perfil. Para José Boto, atual diretor de futebol rubro-negro, um nome no elenco atual desponta como forte candidato a seguir esse caminho: o volante Jorginho.
A declaração foi dada em entrevista ao podcast "No princípio era a Bola", divulgada nesta segunda-feira (22). O dirigente destacou a capacidade cognitiva e a liderança do atleta, traçando um paralelo com a rápida ascensão de Filipe Luís no comando da equipe.
Ao analisar o perfil do elenco, Boto não poupou elogios à inteligência tática do jogador ítalo-brasileiro. Segundo o dirigente, Jorginho possui uma compreensão do jogo que vai além da execução técnica, característica fundamental para quem deseja comandar uma equipe no futuro.
"Podem haver mais [jogadores com esse perfil], pois não se revelam, mas há o Jorginho, que é muito inteligente, percebe o jogo. Muito dificilmente não vai virar treinador", afirmou o diretor durante a entrevista.
A comparação feita pelo dirigente tem como base o sucesso estrondoso de Filipe Luís. O ex-lateral encerrou a carreira de jogador em dezembro de 2023 e, em pouco tempo, escreveu seu nome na história do Flamengo em uma nova função.
Atual campeão da competição, Mengão está garantido no grupo A da próxima edição; confira os possíveis adversários do clube
22 Dez 2025 | 14:00 |
A Copa Libertadores 2026 terá início em fevereiro, com a fase preliminar conhecida como pré-Libertadores. A Conmebol já divulgou a definição dos potes e a tabela da fase de grupos, dando início à trajetória do Flamengo em busca do pentacampeonato, igualando o Peñarol e perseguindo Boca Juniors e Independiente.
Atual campeão da América, o Flamengo está no pote 1 e, como último vencedor, será cabeça de chave do Grupo A. Dessa forma, o clube enfrentará um time de cada um dos potes 2, 3 e 4, sem poder enfrentar outros clubes do pote 1 nesta fase da competição.
Entre os times que estão no pote 1 e, portanto, não podem cair no mesmo grupo do Mengão, estão: Palmeiras, Boca Juniors, Peñarol, Nacional, LDU, Fluminense e Independiente del Valle. Estes só poderão cruzar com o Flamengo a partir das fases eliminatórias.
Do pote 2, o Flamengo poderá enfrentar Lanús, Libertad, Estudiantes, Cerro Porteño, Corinthians, Bolívar, Cruzeiro ou Universitario. Já no pote 3, os candidatos são Junior Barranquilla, Universidad Católica, Independiente Santa Fe, Rosario Central, Always Ready, Coquimbo Unido, Deportivo La Guaira e Cusco. O pote 4 reúne Universidad Central, Platense, Independiente Rivadavia, Mirassol e as equipes que avançarem da pré-Libertadores.
O local da decisão da Libertadores 2026 também já foi definido: o jogo único será disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai. O palco já é histórico para o Flamengo, que venceu sua primeira Libertadores em 1981 e perdeu a final para o Palmeiras em 2021.
Dono da SAF celeste confirma desejo de contar com o volante do Zenit, mas cita valores elevados como obstáculo; treinador pediu manutenção do elenco e reforços
22 Dez 2025 | 13:28 |
Mesmo durante o período de férias do elenco, os bastidores do Cruzeiro seguem em ritmo acelerado visando a montagem do grupo para 2026. O principal assunto do momento envolve a possível chegada do volante Gerson, atualmente no Zenit, da Rússia. Nesta segunda-feira (22), Pedro Lourenço, dono da SAF da Raposa, quebrou o silêncio e comentou sobre as especulações e o planejamento traçado junto ao técnico Tite.
Durante o lançamento de uma nova unidade da rede Supermercados BH, em Santa Luzia, Pedro Lourenço abordou diretamente o rumor envolvendo o ex-Flamengo, Gerson. Em entrevista à Samuca TV, o gestor confirmou que o atleta está no radar, mas fez questão de ressaltar a complexidade financeira da operação e criticou a exposição precoce das conversas.
"Interessar e contratar o Gerson é uma diferença muito grande. É um jogador caro. Agora, vontade de ter, esse eu vou te falar que nós temos vontade de ter grandes jogadores", pontuou o empresário, reafirmando a ambição do clube no mercado.
Pedro Lourenço garantiu que o diretor esportivo Joaquim Pinto já está trabalhando em cima de uma lista de reforços indicados pela comissão técnica de Tite. O dono da SAF prometeu que chegarão atletas "de peso", à altura das tradições do Cruzeiro, e deixou em aberto a possibilidade de novidades ainda antes do Natal.
Pedrinho revela pedidos de Tite no Cruzeiro: "São nomes pesados"
"Os que iam sair, já foram. Ele (Tite) colocou alguns nomes e o Joaquim está trabalhando. Não são fáceis, são nomes pesados", revelou Pedrinho, indicando uma postura agressiva da Raposa para qualificar o plantel para os desafios do próximo ano.