
Futebol
|
Flamengo e Atlético-MG se preparam para o jogo de ida da final da Copa do Brasil, que ocorre neste domingo (3), às 16h, no Maracanã. Filipe Luís e Gabriel Milito terão de fazer mudanças nas equipes consideradas titulares, e o técnico argentino trabalha com várias opções para montar o time.
Milito não poderá repetir a escalação da vitória sobre o River Plate, que garantiu a classificação para a final da Libertadores, já que Fausto Vera e Deyverson já defenderam outras equipes na Copa do Brasil nesta temporada — o primeiro pelo Corinthians e o segundo pelo Cuiabá. Carlinhos, do Flamengo, enfrenta situação semelhante, pois disputou a Copa pelo Nova Iguaçu.
A substituição de Fausto Vera deve ser feita por Otávio, que já atuou nas duas partidas contra o Vasco pelas quartas de final. A vaga de Deyverson, no entanto, é uma incógnita. Com seis gols e duas assistências nos últimos sete jogos, o atacante vinha sendo peça importante, o que leva Milito a decidir entre manter o esquema com três atacantes, utilizado na Libertadores, ou reforçar o meio-campo.
Se optar pelo esquema com três atacantes, Eduardo Vargas seria uma das principais opções, deslocando Hulk para a posição de referência no ataque, com Vargas e Paulinho mais recuados. Zaracho também é uma alternativa, embora tenha sido desfalque no último jogo e ainda esteja em dúvida.
Nesse cenário, a provável formação do Atlético-MG seria: Éverson; Lyanco, Battaglia e Júnior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Guilherme Arana, Paulinho e Vargas; Hulk. Outra possibilidade é que Milito escolha um time mais combativo para neutralizar o estilo de jogo do Flamengo, sem necessariamente adicionar um jogador defensivo, mas preenchendo mais o meio de campo.
Em uma formação já utilizada por Milito, Rubens ocuparia a ala esquerda, enquanto Guilherme Arana jogaria ao lado de Paulinho, formando um bloco mais compacto. Ainda que Arana seja um lateral ofensivo, ele atua mais como um meio-campista. Outra opção seria Igor Gomes, embora ele não esteja entre as primeiras escolhas do técnico.
Nesse caso, o Atlético-MG poderia entrar em campo com: Éverson; Lyanco, Battaglia e Júnior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Rubens (ou Igor Gomes), Guilherme Arana e Paulinho; Hulk.
Preparação do Flamengo para enfrentar o Atlético-MG
Filipe Luís tem mais dois dias de treinamento com o elenco para definir a equipe titular. Nesta sexta-feira (1), o grupo estará no Ninho do Urubu para o segundo treino focado na final da Copa do Brasil.
O técnico precisa substituir Bruno Henrique e Erick Pulgar, que estão suspensos, e De La Cruz, lesionado. As últimas formações sugerem que Everton Araújo e Alcaraz podem atuar no meio-campo atrás de Arrascaeta.
Apesar disso, o jovem da base não tem atuado como primeiro volante com Filipe Luís, o que pode levar o treinador a usar o argentino ou o Garoto do Ninho como segundo volante, avançando Léo Ortiz, algo já experimentado. No ataque, Michael é o favorito para substituir Bruno Henrique, mas Gonzalo Plata também disputa a vaga.
Limite de jogadores sem passaporte brasileiro é de nove atletas e colombiano está próximo de se tornar o próximo reforço do Mengão
|
O meia colombiano Jorge Carrascal é aguardado nos próximos dias no Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato com o Flamengo. Com a chegada do jogador, surge a dúvida: o Rubro-Negro ainda pode contratar mais estrangeiros?
Desde 2023, a CBF ampliou o limite de atletas estrangeiros relacionados por partida no Campeonato Brasileiro — de sete para nove. Com Carrascal, o clube soma oito jogadores gringos no elenco: Rossi (Argentina), Pulgar (Chile), Plata (Equador), e os uruguaios Viña, Varela, De la Cruz e Arrascaeta.
Uma dúvida recorrente é sobre o volante Jorginho, nascido no Brasil, mas naturalizado italiano e ex-jogador da seleção da Itália. No entanto, segundo o portal 'GE', o meio-campista possui dupla cidadania e, para a CBF, é considerado brasileiro. Portanto, ele não entra na conta dos estrangeiros. Com isso, o Flamengo ainda tem uma vaga aberta para estrangeiro no elenco que pode ser utilizado por partida.
O clube segue de olho em nomes de fora do país e sonha com a contratação do argentino Taty Castellanos, atacante da Lazio (ITA). No entanto, a equipe italiana não tem interesse em negociá-lo neste momento, o que dificulta qualquer avanço.
Vale lembrar que o regulamento não impede que o clube tenha mais de nove estrangeiros no elenco — a restrição se aplica apenas à lista de relacionados para cada jogo. Por exemplo, com Pulgar lesionado por dois a três meses, o Flamengo teria margem para incluir um décimo jogador estrangeiro temporariamente, sem ultrapassar o limite de nove por partida. Ainda assim, a diretoria não pretende extrapolar esse número.
Além de Carrascal, o Flamengo segue no mercado em busca de um centroavante e um ponta-esquerda. Caso se confirme a venda de Wesley nesta janela de transferências, o clube também deve ir atrás de um novo lateral-direito para repor a saída do jovem.
Jogador do Galo foi punido pelo STJD após publicações com teor ofensivo e misógino contra a presidente do Palmeiras; decisão afasta o jogador de decisões
|
O atacante Dudu, atualmente no Atlético-MG, foi suspenso por seis partidas e multado em R$ 90 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição foi aplicada nesta sexta-feira (18), após o jogador publicar mensagens consideradas ofensivas e de cunho misógino contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras — clube no qual atuou por quase uma década.
A decisão foi tomada pela 5ª turma do STJD e tem como base o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atitudes discriminatórias e desrespeitosas relacionadas a gênero. As postagens de Dudu aconteceram durante a sua conturbada saída do time paulista no início de 2025, rumo ao Cruzeiro, antes de chegar ao Galo.
Dudu utilizou suas redes sociais para expressar insatisfação com a forma como deixou o clube paulista. Em uma das mensagens, publicada em janeiro, escreveu: “O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera diferente da sua sra @leilapereira Me esquece VTNC.”
A sigla “VTNC” foi interpretada como uma ofensa clara. A tentativa do jogador de justificar que se referia a “Vim Trabalhar no Cruzeiro” não foi aceita pelos auditores. Além disso, outra publicação dele chamou a dirigente de “#falsamaisdoquenotade2reais”, o que ajudou a fundamentar a pena.
Durante o julgamento, realizado no Rio de Janeiro, Dudu não compareceu pessoalmente por ter atuado na véspera com o Atlético-MG, mas enviou um vídeo de defesa. Leila Pereira esteve presente na sessão do tribunal.
Com a punição, Dudu desfalcará o Atlético-MG por seis jogos organizados pela CBF, o que inclui o reencontro contra o Palmeiras neste domingo (20), pela 15ª rodada do Brasileirão, e os dois jogos das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo.
A equipe tem se reforçado no mercado de olho na sequência da temporada e anunciou o ex-defensor do Mais Querido nesta sexta-feira (18)
|
Enquanto o Flamengo segue no mercado em busca de reforços, a Chapecoense contratou o zagueiro ex-Flamengo e Grêmio, Bressan para o restante da temporada. O defensor foi apresentado na última quinta-feira (17) como novo reforço do time catarinense para a disputa da Série B do Brasileirão.
Bressan comemora acerto com a Chapecoense: "É uma satisfação fazer parte desse projeto".
Ele continuou: "Eu sei que é uma cidade que acolhe muito bem as famílias, e eu consigo ver isso dentro do grupo que a gente tem. Isso é importante, também nos facilita. Agora com a chegada do meu filho, que provavelmente vai nascer em Chapecó, com certeza, o meu carinho pela cidade aumenta", disse o zagueiro.
Bressan chegou ao Flamengo em 2015, com a aprovação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O zagueiro chegou a marcar um gol pelo Mais Querido, mas perdeu espaço e deixou o clube ao término da temporada, já que não conseguiu se firmar na equipe.
Assim, enquanto Bressan reforça a Chapecoense na Série B, o elenco do Flamengo segue focado na Série A. O Mais Querido volta a campo neste domingo (20), em confronto válido pelo Brasileirão, às 19h30, no Maracanã.