
Futebol
|
A final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG marca não só o primeiro duelo entre dois técnicos promissores, como também o reencontro de duas figuras marcantes no futebol espanhol. Filipe Luís é ídolo do Atlético de Madrid, mas jogou no La Coruña antes disso. Gabriel Milito, por sua vez, vestiu as camisas de Real Zaragoza e Barcelona.
Nos tempos de jogador, é claro que os dois atletas já se encontraram no futebol da Espanha. Filipe Luís jogava pelo La Coruña em ambas as oportunidades. Foram duas chances de enfrentar Milito, ainda sem imaginar uma decisão futura na beira do campo e no futebol brasileiro. O MRN relembra como foram essas disputas dentro das quatro linhas.
Empate entre La Coruña e Zaragoza, em 2006/07
Na temporada 2006/07, o jovem Filipe Luís começou jogando na 20ª rodada da La Liga. Vestindo a caisa de número 25, viu Gabriel Milito com a 6 do outro lado. Mas foi outro Milito quem deu trabalho: Diego marcou o gol do empate do Real Zaragoza na reta final da partida. Antes disso, Sebastián Taborda marcou para o Deportivo La Coruña aos 20 minutos. A pressão adversária não foi suportada e o primeiro encontro entre Filipe Luís e Gabriel Milito terminou empatado por 1 a 1.
Na época, Filipe Luís tinha 21 anos e iniciava sua carreira na Europa. Gabriel Milito, por sua vez, tinha 26, e viu seu irmão, no mesmo time, marcar 22 gols naquela temporada, apenas três a menos do que a lenda holandesa Van Nistelrooy, sendo vice-artilheiro do Espanhol.
Pelo Barcelona, Gabriel Milito levou a melhor sobre Filipe Luís
Os jogadores voltaram a se enfrentar em dezembro, já pela temporada 2007/08. Gabriel Milito, dessa vez, jogava pelo Barcelona, enquanto Filipe Luís seguiu no La Coruña e teve que lidar com grandes craques daquele time histórico, como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Messi, Xavi, Iniesta, etc.
Novamente, ambos foram titulares, e o La Coruña de Filipe Luís até abriu o placar com Cristian González apenas com três minutos de jogo. No entanto, Ronaldinho empatou aos 41, de pênalti, antes de Xavi virar a partida no segundo tempo. Filipe Luís e Gabriel Milito não voltaram a se enfrentar dentro de campo.
Flamengo e Atlético-MG jogam final da Copa do Brasil
O reencontro de Filipe Luís e Milito acontece em uma final, mas agora, como treinadores. Flamengo e Atlético-MG jogam a ida da decisão da Copa do Brasil no domingo (3), no Maracanã, às 16h (horário de Brasília). A definição do campeão só acontece uma semana depois, no dia 10 de novembro, na Arena MRV.
A operação contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas na orientação das vias
|
A partida está programada para às 19h30, no estádio do Maracanã, na Zona Norte da cidade. No entanto, às 16h30, começam as interdições em vias no entorno do estádio. Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias estarão restritas à parada de veículos a partir das 10h.
A operação de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas na orientação do trânsito. E, ainda, no reforço das informações do tráfego, 13 painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
Na Sala de Situação do Centro de Operações, técnicos da CET-Rio irão monitorar toda a movimentação por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito. Além disso, o COR-Rio vai utilizar um drone no apoio ao monitoramento realizado pelas equipes.
As interdições constam em portaria publicada na edição do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, do dia 18 de julho de 2025.
Das 16h30 às 23h30:
Das 16h30 às 23h30:
Das 10h às 23h30:
Meia Rubro-negro e uma das joias do ninho, foi destaque na partida contra o Bayer Leverkusen, após ser um pouco esquecido por Filipe Luís
|
O Pisa está determinado a investir em Lorran, do Flamengo. Segundo o jornalista Gianluca Di Marzio, o clube italiano, recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Italiano, tem interesse concreto no meia-atacante de 18 anos e estuda uma investida, apesar da elevada cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Desde que desceu ao sub-20, Lorran vem se destacando nos campeonatos de categorias de base e atraiu o interesse do Pisa, da Itália. O jogador, inclusive, foi um dos destaques do Flamengo na goleada sobre o Bayer Leverkusen em amistoso realizado nesta sexta-feira (18), na Gávea.
Na partida, Lorran fez o primeiro gol da equipe rubro-negra e contribuiu diretamente para o quarto: puxou para o meio e finalizou com categoria na trave. A bola sobrou no pé de Pedro Leão, que não desperdiçou. O Pisa, time interessado na contratação do jovem, terminou a última disputa da segunda divisão do Campeonato Italiano na segunda colocação, com 76 pontos, garantindo o acesso à Serie A.
Lorran surgiu no Flamengo como uma das maiores promessas dos últimos anos. O jogador, inclusive, é o mais jovem a marcar um gol na história do clube, com 16 anos, 6 meses e 20 dias em partida válida pelo Campeonato Carioca de 2023, contra o Bangu.
Em 2024, ganhou a confiança de Tite e foi titular da equipe principal por vários jogos enquanto Arrascaeta estava com a seleção uruguaia na disputa da Copa América. O jogador, na época com 17 anos, começou a oscilar e voltou para o sub-20. Pelo time profissional do Flamengo, Lorran tem três gols e três assistências em 37 partidas, além de uma multa rescisória de 50 milhões de euros para o exterior (cerca de 325 milhões de reais).
Com a temporada em andamento e os desafios acumulando, o Mengão terá que definir com clareza quem ocupará o lado direito a longo prazo
|
Nos últimos meses, o debate sobre as opções para lateral-direita do Flamengo ganhou força com a oscilação de alguns jogadores e as constantes lesões. Mesmo com nomes consolidados no elenco, o clube monitora o mercado e avalia soluções internas. Entre apostas internacionais, reforços do futebol brasileiro e promessas da base, a diretoria analisa cuidadosamente cada perfil.
A necessidade de um novo nome passa tanto pela rotação do elenco quanto por estratégias de jogo específicas. Pensando nisso, listamos três opções — incluindo um prata da casa — que podem entrar em pauta no curto e médio prazo.
Pedro Lima, recém-chegado ao Wolverhampton, da Inglaterra, já começa a chamar atenção mesmo fora do Brasil. O jogador, que passou pelo Sport, foi observado de perto por olheiros do Rubro-Negro antes da transferência para o futebol inglês.
Entre as opções para lateral-direita do Flamengo, é justo destacar um nome que atua no Brasil: Braian Aguirre, do Internacional. O argentino, que tem contrato com o Colorado até o fim de 2027, se destacou rapidamente no Beira-Rio por sua entrega e intensidade tática.
Se há uma alternativa que não exige investimento financeiro, essa é Daniel Sales. O jovem lateral-direito, de apenas 19 anos, é um dos nomes que mais chamam atenção no Sub-20 do Flamengo. Rápido, driblador e com boa presença ofensiva, ele já acumula sete jogos como profissional — seis deles apenas em 2025 — e soma uma assistência.