Futebol

Atenção! Filipe Luís enfrenta dilema no Flamengo para o Clássico dos Milhões contra o Vasco

Técnico rubro-negro precisa definir substitutos para os jogadores lesionados e suspensos na partida deste sábado no Maracanã.

Filipe Luís comanda treino do Flamengo visando o Clássico dos Milhões contra o Vasco. Gerson está suspenso, e Luiz Araújo pode ser opção ( Foto: Flamengo)m
Filipe Luís comanda treino do Flamengo visando o Clássico dos Milhões contra o Vasco. Gerson está suspenso, e Luiz Araújo pode ser opção ( Foto: Flamengo)m

  |

Icon Comentário0

O técnico Filipe Luís tem um desafio importante para resolver antes do duelo entre Flamengo e Vasco, marcado para este sábado (15), pela décima rodada do Campeonato Carioca. Com a ausência de Gerson, expulso no jogo contra o Botafogo, o comandante do Mais Querido precisa definir quem assumirá a vaga do camisa 8 no clássico. Durante os treinos da sexta-feira (14), Luiz Araújo foi testado na posição, aparecendo como o principal candidato a substituir o volante.



LUZ ARAÚJO É A PRIMEIRA OPÇÃO
Nos exercícios realizados no CT Ninho do Urubu, Filipe Luís optou por testar Luiz Araújo no lugar de Gerson. O camisa 7, que vem ganhando espaço no time, é o mais cotado para ser titular no confronto. No entanto, o técnico também tem Matheus Gonçalves como alternativa para a função. A decisão final só será confirmada horas antes da partida, durante a apresentação oficial do time.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
A provável escalação do Flamengo para o clássico conta com Rossi no gol; Wesley, Danilo (ou João Victor), Léo Pereira e Varela na defesa; Erick Pulgar, Allan (ou Evertton Araújo) e Luiz Araújo (ou Matheus Gonçalves) no meio-campo; e Plata, Michael e Bruno Henrique no ataque. A ausência de Gerson, no entanto, pode exigir ajustes táticos para equilibrar o setor.

Gerson foi expulso no último jogo do Flamengo, contra o Botafogo, após tentar apartar uma briga entre jogadores das duas equipes. Com isso, o volante cumprirá suspensão automática e estará fora do Clássico dos Milhões. Além disso, o atleta foi denunciado pelo TJD-RJ por "ato desleal e hostil" e pode receber uma punição mais severa, ficando de um a três jogos fora.

O caso de Gerson foi enquadrado no artigo 250 do regulamento do TJD-RJ, que prevê punições para atos de indisciplina. Caso seja condenado, o jogador do CRF poderá ficar afastado por até três partidas, o que seria um duro golpe para o elenco rubro-negro. A decisão do tribunal ainda não foi divulgada, mas o clima é de preocupação no Ninho do Urubu.



Futebol

Jornalista detona pai de Gerson, do Flamengo: ‘Cópia de Neymar Pai’

Marcão, que também é o empresário do capitão do Mengão, foi a público para exigir uma valorização do meia por parte do clube após boas apresentações

Renato Maurício Prado detona atitude do pai de Gerson, Marcão, após cobrar renovação com o Flamengo - Foto: Reprodução
Renato Maurício Prado detona atitude do pai de Gerson, Marcão, após cobrar renovação com o Flamengo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A declaração de Marcão, pai e empresário de Gerson, sobre o salário do volante não repercutiu bem, tanto internamente no Flamengo quanto na imprensa esportiva.


O jornalista Renato Maurício Prado (RMP) criticou publicamente a postura de Marcão, comparando-o a Neymar Pai, que também é agente do craque do Santos, e Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho. Para RMP, a prioridade desses agentes não é o clube, mas sim garantir o máximo de retorno financeiro para seus jogadores.


"O Marcão é da mesma estirpe que o pai do Neymar, mesmíssima estirpe do irmão do Ronaldinho, do Assis. São caras que não estão nem aí pro clube. O que eles querem é arrancar cada vez mais dinheiro e fazem isso de uma maneira completamente conivente com alguns dos jornalistas, o que eu acho realmente lamentável."


Acusações de lobby e manipulação na imprensa

RMP também sugeriu que influenciadores estariam sendo usados por Marcão para aumentar o valor de mercado do filho. Ele afirma que a notícia da suposta proposta do Zenit pelo volante teria sido plantada para pressionar o Flamengo.


"Acho isso aí muito triste. O jornalismo de hoje em dia está virando muito mais um jornalismo de especulação do que de apuração. Você se servir de megafone para o pai do Gerson não tem nada a ver com jornalismo, ainda mais sem questionamentos."

O jornalista classificou a atitude como um "baita lobby", destacando que Marcão manipularia alguns youtubers e jornalistas ao oferecer informações estratégicas.

"O Marcão manipula uma série de repórteres que cobrem o Flamengo, na maioria youtubers, porque ele dá informação, ele troca informação e a hora que ele quer, ele vai lá e diz o que quer. O que o Marcão tem falado ultimamente é um absurdo."

Flamengo mantém prioridades na renovação

RMP também minimizou a proposta do Zenit, sugerindo que a movimentação tem como principal objetivo forçar um aumento salarial.

"Isso aí me parece muito mais um lobby para tentar fazer o Gerson ter um aumento do que realmente interesse do Zenit. Eu acho que tem que renovar com o Gerson, o Gerson pode ter um aumento, mas tem até 2027, calma."

Internamente, o Flamengo prioriza no momento as renovações de Pulgar, Varela, Matheus Cunha e Cleiton, cujos contratos se encerram no final do ano. Já Gerson tem vínculo até 2027, o que reduz a urgência para uma revisão salarial.


Futebol

Gerson, do Flamengo, Neymar e principais jogadores do Brasil se juntam contra o gramado sintético

Atletas liberaram nota conjunta contra a propagação dos campos artificiais que vem sendo cada vez mais usados na Série A do Brasileirão

Grandes jogadores do futebol brasileiro, como Gerson, do Flamengo, e Neymar, se unem em nota contra gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Maracanã
Grandes jogadores do futebol brasileiro, como Gerson, do Flamengo, e Neymar, se unem em nota contra gramados sintéticos - Foto: Reprodução/Maracanã

  |

Icon Comentário0

Um grupo de jogadores do futebol brasileiro iniciou um movimento pedindo o fim dos gramados sintéticos no país. Nomes como Neymar, Gerson (capitão do Flamengo), Thiago Silva, Philippe Coutinho, Lucas, Alan Patrick e Gabigol (ex-Mengão) compartilharam, nesta terça-feira, um manifesto criticando o uso desse tipo de campo.


No texto, os atletas demonstram insatisfação com os rumos do futebol brasileiro e cobram que os jogadores tenham mais voz nas decisões. A mensagem inclui ainda um slogan de protesto: "Futebol é natural, não sintético."



O Flamengo, que está no processo de construir seu próprio estádio, já criticou em diversas oportunidades o gramado sintético. Em 2023, Marcos Braz e Bruno Spindel, respectivamente vice-presidente e diretor de futebol do clube, disseram que, nos campos artificiais, deixava de ser futebol e que se tratava de outro esporte.

“A posição (do Flamengo) é contrária ao gramado sintético. A gente entende que é outro esporte. Pela nossa experiência em pós-jogo, é prejudicial à saúde dos jogadores, o Departamento Médico pode falar melhor, pois o prazo de recuperação dos jogadores no pós-jogo no sintético é maior”, declarou Spindel em entrevista.


Confira a Nota na íntegra

"Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.

Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.

Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.

Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.

FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!", diz o comunicado feito pelos jogadores

Regras da CBF sobre gramados artificiais

Atualmente, o uso de gramados sintéticos é permitido pela CBF e segue regulamentações específicas. No ano passado, os clubes aprovaram algumas mudanças em relação a esse tipo de superfície.

Agora, times que jogam em campos artificiais precisam liberar o acesso para que a equipe visitante realize um treino no local um dia antes da partida. A regra, no entanto, se aplica apenas ao Campeonato Brasileiro, não abrangendo competições como a Copa do Brasil.


Futebol

Lugano vê lance de Wesley, do Flamengo, como razão para agressão no futebol

Ex-zagueiro afirma que se um jogador ‘provoca’ como fez o lateral do Mengão no jogo diante do Vasco é uma abertura machucar o adversário

Wesley, do Flamengo, protagonizou lance de efeito no clássico diante do Vasco e Lugano defendeu agressão para evitar que aconteça de novo - Foto: Reprodução/CRF
Wesley, do Flamengo, protagonizou lance de efeito no clássico diante do Vasco e Lugano defendeu agressão para evitar que aconteça de novo - Foto: Reprodução/CRF

  |

Icon Comentário0

A reta final do clássico entre Flamengo e Vasco, vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 0, foi marcada por uma confusão generalizada entre os jogadores. O episódio teve início quando Wesley, lateral-direito do Flamengo, arriscou uma sequência de passes de efeito. A atitude irritou os cruzmaltinos, especialmente Philippe Coutinho e Pablo Vegetti, que partiram para cima do jovem atleta.


O lance de Wesley gerou debate na imprensa esportiva, e o ex-zagueiro Diego Lugano, hoje comentarista, trouxe uma visão controversa sobre o episódio. Em participação no programa Resenha ESPN, o uruguaio defendeu o direito de um zagueiro machucar um adversário, equiparando isso ao ato de driblar.


Declaração polêmica de Lugano


Para Lugano, se um jogador pode aplicar um drible, um defensor também teria o direito de agir com violência em resposta:

"No mundo, é mais difícil ver esse tipo de situação. Mas no Brasil é diferente, vocês são diferentes, sempre teve isso no Brasil. O jeito de jogar, até pela qualidade para fazer esse tipo de lance… Mas se é do jogo fazer, também é do jogo que no próximo lance o zagueiro machuque o cara. Machucar. É melhor o zagueiro ficar quieto do que ir discutir. Fica quieto, tem o próximo jogo."


O ex-jogador ainda sugeriu que a violência em campo pode servir como um "recado" para evitar jogadas semelhantes no futuro:

"Fez gracinha? Perfeito, tem o próximo jogo. E com certeza o próximo companheiro do cara que fez a gracinha não vai fazer isso, porque sabe que vai apanhar."

Próximo compromisso do Flamengo

Após garantir a classificação para a semifinal do Campeonato Carioca ao vencer o Vasco, o Flamengo ainda tem um último desafio pela Taça Guanabara. O Rubro-Negro entra em campo no sábado (22), às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã, contra o Maricá, tentando garantir o título simbólico do primeiro turno.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Já é ídolo", jornal internacional se derrete por Alcaraz, ex-Flamengo
Futebol

"Já é ídolo", jornal internacional se derrete por Alcaraz, ex-Flamengo

 

Icon Comentário0
Flamengo vê chances de Lorran se desvalorizar após CSKA desistir da compra
Futebol

Flamengo vê chances de Lorran se desvalorizar após CSKA desistir da compra

 

Icon Comentário0
Flamengo x Maricá: confira como e onde comprar os ingressos para a última rodada do Carioca
Futebol

Flamengo x Maricá: confira como e onde comprar os ingressos para a última rodada do Carioca

 

Icon Comentário0