
Futebol
|
A CBF entende que o ato é um 'desrespeito', cabível de punição. A entidade punirá os atleta em todas as competições que ela organiza, o que inclui as quatro divisões do Brasileirão e a Copa do Brasil. Segundo a confederação, o lance 'gera impactos negativos ao nosso esporte' e provoca 'transtornos no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados'.
mostrar falta de respeito pelo futebol...
Na final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, o atacante Memphis Depay subiu com os dois pés na bola, enquanto a equipe de Itaquera estava no ataque, gerando uma confusão com os jogadores alviverdes. Além disso, na temporada 2023, no jogo entre Santos e Vasco, o meia Soteldo também subiu com os dois pés na bola, gerando briga entre os atletas vascaínos.
Assim, a CBF argumenta que baseia-se em uma regra do futebol que prevê infrações por conduta antidesportiva, onde uma das irregularidades apontadas é 'mostrar falta de respeito pelo futebol'. Na interpretação da entidade, subir com os dois pés na bola, portanto, enquadra-se nessa regra.
"Prezados(as) Presidentes,
Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema de evidência no Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno ao ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional.
Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas. Diante deste fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.
Senão vejamos: Infrações por condutas antidesportivas: Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com CA por conduta antidesportiva, entre os quais mostrar falta de respeito pelo futebol.
Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA)".
Duas equipes podem ultrapassar o Mengão na tabela de classificação do Brasileiro com as partidas de hoje após o empate contra o Vasco
|
Após empatar em 0 a 0 com o Vasco no sábado (19), no Maracanã, o Flamengo iniciou a quarta rodada do Campeonato Brasileiro com a possibilidade de ser ultrapassado na tabela. Neste domingo (20), outros seis jogos completam a rodada e podem alterar a liderança da competição.
A movimentação do dia começa logo às 11h (de Brasília), com Juventude x Mirassol, no Alfredo Jaconi, marcando o primeiro jogo matinal da edição 2025 do Brasileirão. O último duelo nesse horário havia ocorrido ainda na temporada passada.
Às 16h, dois confrontos de peso agitam a tarde de domingo. No Morumbis, São Paulo e Santos fazem o clássico paulista, enquanto em Belo Horizonte, Atlético-MG e Botafogo se reencontram após a final da Libertadores de 2024, vencida pelos cariocas.
O Flamengo estará de olho especialmente na faixa das 18h30, quando dois jogos importantes acontecem: o Fluminense recebe o Vitória, no Maracanã, e pode ultrapassar o Rubro-Negro na classificação. Já o Fortaleza enfrenta o Palmeiras, vice-líder, em duelo direto pelas primeiras posições.
A rodada de domingo termina às 20h30, com Red Bull Bragantino x Cruzeiro, em Bragança Paulista. Já o encerramento da quarta rodada acontece na segunda-feira (21), às 20h, com o clássico nordestino entre Bahia e Ceará, na Arena Fonte Nova.
Enquanto aguarda a definição da tabela, o Flamengo muda o foco para a Copa Libertadores. Pela terceira rodada do Grupo C, o time comandado por Filipe Luís enfrenta a LDU, na altitude de Quito, nesta terça-feira (22), às 19h (horário de Brasília). Será mais um desafio na altitude em busca da liderança do grupo.
Mengão ficou no 0 a 0 devido a grande atuação de Léo Jardim e treinador elogiou o trabalho de Fábio Carille na partida pelo Brasileirão
|
O Flamengo ficou no 0 a 0 com o Vasco no último sábado (19), no Maracanã, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da pressão rubro-negra durante quase todo o confronto, o goleiro Léo Jardim foi o grande nome da partida e impediu a vitória do Mais Querido com defesas decisivas. Após o clássico, o técnico Filipe Luís destacou a atuação do goleiro vascaíno e também elogiou o trabalho defensivo implementado por Fábio Carille.
Tem mérito das duas partes..."
“Tem mérito das duas partes. Tanto do goleiro quanto do treinador, que trabalha bem essa fase defensiva. No primeiro tempo, entramos bem na área do Vasco, mas, na hora da finalização, faltou precisão. Além disso, finalizamos com pouco tempo para pensar”, avaliou o treinador rubro-negro.
“O Vasco defende bem, antecipa as jogadas, então tivemos menos tempo e espaço para concluir. Criamos a estrutura para os jogadores chegarem ao ataque, mas tem dias em que a bola não entra. É mais fácil jogar com espaço, no contra-ataque, do que com linhas baixas à frente”, completou.
Com sete defesas ao longo dos 90 minutos, Léo Jardim foi o destaque do clássico. O goleiro segurou o empate ao parar finalizações de Gerson, Pedro e Cebolinha, além de intervir em pelo menos cinco chances claras de gol, segundo dados do SofaScore. No total, o Flamengo finalizou 17 vezes, sendo sete no alvo.
A atuação do camisa 1 rival rendeu até brincadeira nas redes sociais. Em publicação no X (antigo Twitter), o perfil oficial do Flamengo comentou: "Virou o Neuer", em referência ao goleiro alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique. A postagem repercutiu entre torcedores nas redes.
O Flamengo agora vira a chave para a Libertadores. O Mais Querido vai à altitude de 2.800m de Quito para encarar a LDU na terceira partida da fase de grupos da competição continental. O Mengão quer a vitória para se recuperar da derrota sofrida para o Central Córdoba dentro do Maracanã.
Diretor da CBF falou em entrevista a Galvão Bueno onde falou sobre a procura de um treinador para a Amarelinha e mencionou o comandante do Mengão
|
Durante entrevista concedida a Galvão Bueno e Romário, no pré-jogo do empate por 0 a 0 entre Vasco x Flamengo, no Maracanã, o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas da CBF, Rodrigo Caetano, comentou sobre a busca por um novo técnico para a Amarelinha. A equipe está sem comandante desde a saída de Dorival Júnior, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil com o Mengão em 2022.
Ex-dirigente do Rubro-Negro entre 2015 e 2018, Rodrigo evitou cravar um favorito, mas citou alguns nomes brasileiros como possíveis candidatos. Entre eles, o primeiro mencionado foi Filipe Luís, atual técnico do Flamengo. Além do ex-lateral, foram lembrados também Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Roger Machado.
Apesar das especulações envolvendo técnicos brasileiros, Jorge Jesus desponta como o principal nome para assumir o comando da Seleção. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, o português tem um acordo encaminhado com a CBF e pode ser anunciado já em maio, mesmo antes do fim do contrato com o Al-Hilal, que se encerra em junho.
Para antecipar a chegada, a CBF estaria disposta a pagar cerca de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 16,5 milhões) ao clube saudita. O vínculo com o treinador deve ir até a Copa do Mundo de 2026. Apesar da redução salarial — cerca de 80% em relação ao que recebe atualmente —, Jorge Jesus teria bonificações por conquistas, modelo similar ao adotado em sua passagem pelo Flamengo em 2019.
Campeão da Libertadores e do Brasileirão com o Mengão, além do Carioca, Jesus deixou o clube rumo ao Benfica, passou pelo Fenerbahçe e retornou ao mundo árabe. Segundo Mauro Cezar, o português acompanha de perto os jogos da Seleção e está familiarizado com os principais jogadores brasileiros, o que pode facilitar sua adaptação caso sua estreia aconteça já na próxima Data FIFA.