
Futebol
Reviravolta! Pressão da torcida faz com que Flamengo desista de negociar Matheus G. com o Cruzeiro
Futebol
|
O Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo (25), no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado positivo, a atuação da arbitragem gerou forte insatisfação no elenco rubro-negro, especialmente após a marcação de um pênalti controverso a favor do time paulista.
A CBF divulgou o áudio da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe do VAR sobre o lance que originou a penalidade para o Palmeiras. Segundo o conteúdo, o árbitro de vídeo recomenda a revisão após toque de mão de Varela, mas destaca que o desvio aconteceu fora da área, sugerindo a anulação do pênalti.
Mesmo após ouvir a orientação da cabine, Ramon optou por manter a penalidade, decisão que gerou revolta entre jogadores e comissão técnica do Flamengo.
O pé dele está dentro..."
Ramon Abatti Abel: O bloqueio é claro, para mim só precisa ver se é dentro ou fora (da área).
VAR: O pé está sobre a linha e ele (Varela) está com a mão à esquerda da linha, então está fora da área. Abatti, por ser um lance fino, eu poderia te recomendar revisão direta, mas eu acho que é melhor você dar uma olhada junto comigo para ficar claro.
VAR: O contato é claro, só vou mostrar para você o corpo dele, para você ter as referências do campo, ok?
Ramon Abatti Abel: Ok.
VAR: Ele está com o pé direito sobre a linha e a mão esquerda está mais para fora, pelas referências do corpo dele.
Ramon Abatti Abel: Certo, mas eu preciso de uma imagem de trás. Vamos fazer duas imagens.
VAR: A única imagem que a gente tem de perspectiva da linha lateral é aquela outra. É o mesmo momento. Está vendo que o pé está sobre a linha e o braço está à esquerda do corpo. A referência do pé dele ajuda a gente.
Ramon Abatti Abel: O jogador está dentro. Tem uma paralaxe aqui, mas o pé dele está dentro. Então, o corpo está na linha, é dentro. Está tocando na linha, o pé dele está mais dentro da linha, o pé não está sobre a linha ainda. O corpo todo é linha. Tem outra imagem?
VAR: Não tem outra, só essa.
Ramon Abatti Abel: Nessa aí (lateral) o pé dele está bem dentro. A tendência é que esse jogador esteja dentro da área e o braço da linha.
VAR: Ok, confirmado.
Além do pênalti, outras decisões de Ramon Abatti Abel foram duramente criticadas. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Gustavo Gómez, já advertido com cartão amarelo, cometeu falta dura sobre Luiz Araújo, mas não recebeu a segunda advertência e permaneceu em campo.
Pouco depois, o árbitro também ignorou um choque entre Weverton e Léo Ortiz dentro da área, após joelhada do goleiro palmeirense no zagueiro do Flamengo.
Apesar das polêmicas, o Flamengo soube se impor em campo e garantiu os três pontos. O primeiro gol saiu ainda na etapa inicial, com Arrascaeta cobrando pênalti sofrido por ele mesmo após driblar Murilo. No segundo tempo, Ayrton Lucas fechou o placar, recebendo belo passe de Wallace Yan e batendo na saída de Weverton.
Com o resultado, o Flamengo segue na cola do líder Palmeiras e agora volta as atenções para a Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira (26), o time de Filipe Luís enfrenta o Deportivo Táchira (VEN), às 21h30, no Maracanã, precisando de apenas um empate para confirmar a vaga nas oitavas de final da competição continental.
chegaria a Belo Horizonte para ser mais uma opção para o lado do campo do time celeste. Este é um pedido especial de Leonardo Jardim na janela de transferência
|
A transferência estava encaminhada até o fim de semana. O clube mineiro pagaria 3,5 milhões de euros (R$ 22 milhões) para comprar 50% dos direitos econômicos do atleta. Matheus Gonçalves chegaria a Belo Horizonte para ser mais uma opção para o lado do campo do time celeste. Este é um pedido especial de Leonardo Jardim na janela de transferências.
O veto da venda de Matheus Gonçalves não foi do departamento de futebol do Flamengo. Foi do presidente Bap. Inclusive: em nenhum momento o departamento de futebol do Fla participou da negociação. As conversas sempre foram de “presidente para presidente (Bap com Pedro Lourenço)”. Os empresários de Matheus Gonçalves vão tentar reverter a situação, pois o jogador já tinha topado e estava animado com a transferência.
COM A PALAVRA.....
"Fiquei surpreso, não estava sabendo disso (Flamengo desistiu de vender). O que estava sabendo era que o BAP e o Pedrinho estavam alinhados na negociação. Se o Flamengo não quiser me vender, vou trabalhar muito pra ter oportunidades com o Filipe Luis", disse Matheus Gonçalves.
“Garoto do Ninho”, Matheus Gonçalves estreou pela equipe profissional do Flamengo em outubro de 2022, sendo emprestado ao Bragantino em 2023. Desde que Filipe Luís assumiu o comando técnico da equipe rubro-negra, em setembro do ano passado, o jovem atacante foi utilizado em 21 oportunidades.
Contudo, Matheus Gonçalves foi perdendo espaço no grupo principal do Flamengo. A última vez em que o atacante entrou em campo foi em maio, na partida contra o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, quando o Flamengo atuou com time alternativo.
Por conta das poucas oportunidades, o atleta fez um pedido a Filipe Luís para retornar ao sub-20, a fim de acumular mais minutos em campo. Na última quinta-feira (11), Matheus marcou dois gols no empate entre Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Jovem atleta publica vídeo enigmático após veto do presidente do clube carioca, enquanto o Cruzeiro avalia apresentar nova proposta em breve
|
O Flamengo optou por rejeitar uma proposta de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22,5 milhões) feita pelo Cruzeiro pela contratação do jovem Matheus Gonçalves. A decisão, que partiu diretamente do presidente Bap, surpreendeu parte da torcida e também o próprio jogador.
A recusa da oferta não envolveu o departamento de futebol do clube, segundo revelou o jornalista Venê Casagrande. “O veto da venda de Matheus Gonçalves não foi do departamento de futebol do Flamengo. Foi do presidente Bap. Inclusive: em nenhum momento o departamento de futebol do Fla participou da negociação. As conversas sempre foram de ‘presidente para presidente (Bap com Pedro Lourenço)’”, publicou Casagrande em suas redes sociais.
Pouco depois de saber da decisão, Matheus Gonçalves compartilhou um vídeo do anime Naruto em seu perfil no Instagram. Na cena escolhida, um dos personagens aparece chorando, o que levantou especulações entre os torcedores do Mengão. A interpretação dominante foi de que o atleta demonstrou frustração com a negativa do clube em permitir sua saída.
O momento da postagem também chamou atenção, pois foi publicado instantes antes de Matheus entrar em campo pelo time Sub-20 do clube carioca, no duelo contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Mesmo com a recusa inicial, o Cruzeiro ainda não descartou a possibilidade de apresentar uma nova proposta. Internamente, o clube mineiro entende que Matheus Gonçalves pode agregar valor técnico e comercial ao elenco comandado por Fernando Seabra.Já o Flamengo mantém firme a política de valorização das promessas da base e só cogita negociações que estejam alinhadas aos objetivos esportivos e financeiros de médio e longo prazo.
O atleta é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias para se reapresentar ao técnico Renato Gaúcho. A partir de sua chegada, o clube iniciará o trabalho
|
O Fluminense corre contra o tempo para ter um reforço de peso já no próximo confronto contra o Flamengo, marcado para este domingo (20), pelo Brasileirão. O rival das Laranjeiras acertou os detalhes finais para o retorno do atacante John Kennedy, que estava emprestado ao Pachuca-MEX e trabalha nos bastidores para regularizar a situação do jogador a tempo do Fla-Flu.
Segundo o "ge", a diretoria tricolor se reuniu com os representantes do clube mexicano na manhã desta segunda-feira (14) e selou o acordo para a rescisão do empréstimo, já anunciada pelo clube mexicano. Para contar com o retorno antecipado do atacante, cujo vínculo no México iria até o fim do ano, o Fluminense desembolsará uma compensação financeira.
De acordo com o jornalista Victor Lessa, John Kennedy é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias para se reapresentar ao técnico Renato Gaúcho. A partir de sua chegada, o clube iniciará a fase final da burocracia, que envolve a sua regularização no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Para que tenha condições legais de entrar em campo no domingo, seu nome precisa ser publicado no sistema até a próxima sexta-feira (18). O retorno do atacante acontece pouco mais de seis meses após sua ida para o futebol mexicano, onde obteve destaque. Com a camisa 10 do Pachuca, John Kennedy marcou nove gols e deu uma assistência em 12 partidas, caindo rapidamente nas graças da torcida local por suas atuações decisivas.
O jogador chegou a ser relacionado para a partida do time mexicano no último domingo, mas foi cortado devido às negociações avançadas para sua volta ao Fluminense.
Esta não é a primeira vez que o Fluminense empresta e, em seguida, reintegra o jogador no mesmo ano com sucesso. Em 2023, após disputar o Campeonato Paulista pela Ferroviária, John Kennedy retornou ao clube e se tornou peça fundamental na campanha que culminou com o título da Libertadores, marcando o gol decisivo na final.
Antes do clássico do próximo domingo, às 19h30 (de Brasília), Flamengo e Fluminense jogam no meio de semana. O atual campeão carioca enfrenta o Santos, na quarta-feira (16), às 20h, na Vila Belmiro. Já o derrotado na final do Estadual enfrenta o Cruzeiro, na quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, podendo ajudar o Mais Querido na tabela, já que o clube mineiro tem o mesmo número de pontos, com um jogo a mais.