Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

CBF EMITE NOTA OFICIAL APÓS FALA DE TITE NA ÚLTIMA QUINTA- FEIRA , CONFIRA ABAIXO

A entidade também relembrou uma recente readequação no calendário, quando decidiu suspender as rodadas 7 e 8

Internet
Internet

  |

Icon Comentário0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma nota oficial rebatendo as críticas feitas pelo técnico Tite, do Flamengo, sobre o calendário do Campeonato Brasileiro. A entidade frisou a complexidade da elaboração do calendário anual do futebol no país e defendeu que suas decisões buscam sempre preservar a integridade física dos atletas.

Na nota, a CBF destacou que o calendário do futebol brasileiro é um quebra-cabeça, dividindo os 365 dias do ano entre férias, pré-temporada, datas FIFA, competições da CONMEBOL, competições nacionais e estaduais, entre outros compromissos. Segundo a entidade, apesar das dificuldades em acomodar as datas das diversas competições, a preocupação com a saúde dos jogadores é constante.7

CBF REBATE AS CRÍTICAS FEITAS POR TITE


A CBF menciona que o Regulamento Geral das Competições (RGC) de 2024 estabelece um intervalo mínimo de 66 horas entre o fim de uma partida e o início da próxima, assegurando que nenhum time jogue três vezes seguidas como mandante ou visitante. Esse intervalo mínimo, conforme a entidade, é uma medida para preservar a integridade física dos atletas.


A CBF afirmou que partidas em dias consecutivos, como quinta e domingo ou quarta e sábado, são necessárias e não são novidade no cenário do futebol, seja no Brasil ou no exterior. A nota refutou a sugestão de Tite de que o Flamengo estaria sendo prejudicado, mencionando que as partidas do clube foram marcadas para o Maracanã, eliminando qualquer desgaste com deslocamentos.


Futebol

Comentarista detona planejamento feito pelo Flamengo na Libertadores: "escolhas erradas"

O Rubro-Negro foi eliminado da competição após perder para o Peñarol

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

A eliminação precoce do Flamengo na Libertadores gerou duras críticas por parte do ídolo rubro-negro Júnior, na edição do programa Seleção SporTV desta última sexta (27). Segundo o comentarista, a eliminação foi um reflexo de toda a campanha do clube.

Júnior também citou as escolhas erradas. Lembrando que na estreia da Libertadores, Tite optou por jogar com o time misto contra o Millonarios e empatou com a equipe rival. Ou seja, priorizou o confronto de volta da final do Carioca contra o Nova Iguaçu.


“A eliminação aconteceu no jogo de ida no Maracanã. Ontem até uma coisinha deu para aproveitar, mas no primeiro jogo não se aproveitou praticamente nada. Foi um espelho de toda a campanha que foi feita, escolhas erradas, o fato de você decidir o segundo fora de casa é sempre complicado em uma competição como a Libertadores”, disse Júnior.


TITE ESTÁ PRESSIONADO NO FLAMENGO

Antes mesmo de ser eliminado da Libertadores, Tite já vinha sendo pressionado pela torcida. Com a eliminação, as cobranças aumentaram. No entanto, a diretoria rubro-negra avalia o trabalho do técnico e descarta uma demissão antes do confronto contra o Athletico-PR.


A tendência é que Tite também comande o Mais Querido no confronto decisivo da Copa do Brasil, contra o Corinthians. Caso o trabalho evolua e o técnico consiga bons resultados, o comandante pode ganhar sobrevida no comando do Rubro-Negro.

FOCO NO PRÓXIMO CONFRONTO

Assim, buscando melhorar seus números no comando do Flamengo, Tite finaliza a preparação da equipe rubro-negra neste sábado (28). O Mais Querido volta a campo neste domingo (29), quando encara o Athletico-PR, pelo Brasileirão, ás 20h.


Futebol

Técnico do Peñarol rasga elogios ao Flamengo para enaltecer feito de sua equipe

Diego Aguirre reforçou a emoção como principal foco após classificação na Libertadores

Aguirre rasga elogios ao Flamengo após classificação na Libertadores - Foto: Reprodução
Aguirre rasga elogios ao Flamengo após classificação na Libertadores - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Peñarol (URU) cumpriu sua missão contra o Flamengo: não sofrer gols. Tendo marcado um gol no jogo de ida no Maracanã, a equipe de Montevidéu garantiu sua vaga nas semifinais da Libertadores. O técnico do time uruguaio, Diego Aguirre, referiu-se ao Rubro-Negro como "o mais poderoso da América" e elogiou a capacidade de sua equipe em não ser vazada nos 180 minutos da disputa. Aguirre até sugeriu uma pesquisa para verificar se outra equipe conseguiu essa façanha contra o Flamengo nos últimos 20 anos.

“Hoje não é um dia para falar de tática, é tudo emocional. Estou muito feliz em um estado total e absoluto porque o Peñarol está entre os quatro da América. Os jogadores, a torcida, o clube… Todos classificados juntos é uma emoção muito grande. Valorizo muito quem foi no Maracanã, acreditou e fizemos história, ganhamos de uma das equipes mais poderosas da América, se não a mais. Estou desfrutando porque trabalhamos muito para isso, os jogadores merecem”, iniciou Diego Aguirre.


“Para defender 180 minutos contra o Flamengo e não levar gol… Gostaria de ver o histórico deles nos últimos 20 anos para saber se algo assim aconteceu. O que os jogadores marcaram e marcaram foi incrível. Tínhamos que nos classificar de qualquer maneira e hoje estamos entre os quatro ", finalizou o técnico do Peñarol.


CARMA CONTRA O PEÑAROL

Apesar dos elogios de Aguirre, essa não é a primeira vez que isso acontece. O Flamengo vê o Peñarol como uma espécie de "pedra no sapato" em sua história na Libertadores. O empate sem gols foi o sexto encontro entre as duas equipes na competição, e, em todas as ocasiões, o Rubro-Negro saiu de campo sem marcar.


Em 1982, o Peñarol venceu as duas partidas por 1 a 0. Já em 2019, na fase de grupos, os uruguaios triunfaram no Maracanã pelo placar mínimo e arrancaram um empate sem gols no Campeón del Siglo. Agora, nas quartas de final de 2024, mais uma vitória por 1 a 0 no Rio e outro empate em 0 a 0 em Montevidéu.

VEXAME

Mesmo contando com um dos elencos mais caros da Libertadores, o Flamengo foi eliminado precocemente mais uma vez, assim como em 2023, quando caiu nas oitavas de final. Agora, o foco do Rubro-Negro se volta para a semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, e a continuidade do Brasileirão.



Futebol

Registros de casos de racismo no futebol crescem em 2023

Dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Os registros de casos de racismo no futebol cresceram cerca de 39% em um ano, segundo o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, divulgado nesta quinta-feira (26), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A edição 2023 do documento foi divulgada nesta quinta-feira (26), no auditório da CBF, pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O trabalho foi feito em parceria com a CBF e o Grupo de Estudos sobre Esporte e Discriminação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

De acordo com o Observatório, 136 casos de racismo foram registrados em 2023, um aumento de 38,77% em relação ao ano anterior, quando foram anotados 98 incidentes. Desde 2016, observa-se um avanço anual, à exceção em 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. Em relação a 2014, primeiro ano do monitoramento realizado pelo Observatório, os incidentes aumentaram em 444% (de 25 para 136).


"O aumento dos casos reportados em relação à temporada anterior reforça a gravidade do problema e os desafios persistentes, que urgem, mais do que nunca, ações inovadoras, efetivas e continuadas, de forma a romper com a passividade e a cumplicidade histórica com o racismo", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro a comandar a CBF em mais de 100 anos de história da instituição.


“Acreditamos que a batalha contra o racismo, em suas diferentes formas, não pode ser vencida de forma isolada. Somente a cooperação entre os diferentes agentes que integram nossa sociedade poderá assegurar às futuras gerações um mundo em que o respeito e a dignidade sejam valores universais, e não exceções”, acrescentou Ednaldo Rodrigues.

“Esse dado não é só ruim. Também apresenta uma evolução importante, que é uma maior conscientização dos torcedores e dos jogadores. Se a gente tem mais denúncias, é porque a sociedade brasileira está mais atenta a entender o que é racismo e as suas diversas formas de expressão”, completou o fundador e diretor executivo do Observatório, Marcelo Carvalho.


O relatório oferece também descrição e desdobramentos de cada caso e destaca outros relacionados a demais tipos de discriminação e violência, como abuso sexual, assédio, gordofobia, apologia ao nazismo e política.

AUMENTO DO RECORTE

Com o passar dos anos, o Relatório aumentou seu recorte de análise para outras ordens de discriminação, como LBGTfobia, machismo e xenofobia, para outros esportes e para incidentes com atletas brasileiros no exterior.

No total, o documento da Discriminação Racial no Futebomostra também aumento de quase 7% nos casos de discriminação reportados em relação à temporada anterior.

Identificou-se, a partir desse escopo ampliado, 250 incidentes discriminatórios, sendo 222 ocorridos no Brasil e 28 com atletas brasileiros no exterior. 222 aconteceram no futebol e 28, em outros esportes.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Veja como chega o Athletico-PR para enfrentar o Flamengo pelo Brasileirão

 

Icon Comentário0
Futebol

Flamengo é eliminado da Libertadores com aproveitamento abaixo de 50%; veja números

 

Icon Comentário0
Futebol

Tite deve usar time misto no Flamengo para domingo; Confira a provável escalação

 

Icon Comentário0