
Futebol
|
O jogo entre Vitória e Flamengo já se mostra um encontro de opostos quando se olha para a tabela, com o Mengão no G4 e o adversário no Z4. Mas os extremos são intensificados quando as estatísticas são aprofundadas. O rubro-negro possui o melhor ataque do Brasileirão, enquanto os baianos têm a pior defesa.
Essa é a receita perfeita para um jogo recheado de gols. Se o time mandante tem dificuldades de se segurar atrás, o Rubro-Negro vai para cima. O Flamengo soma 30 gols em 17 jogos do Brasileirão. Ou seja, ainda tem um jogo a menos, já que a partida contra o Internacional foi adiada. A média é de 1,76 gol por partida.
O Vitória, por sua vez, sofreu a mesma quantidade, mas em 18 partidas. A média é de 1,67 gol sofrido por jogo. Os números são bem parecidos, mas para um, é positivo, e para o outro, é negativo. Por isso, o Mengão chega como franco favorito.
Para chegar aos 30 gols marcados, Pedro foi muito importante para o Flamengo. O Camisa 9 marcou 30% dos gols do time na atual edição do torneio até aqui. Foram nove tentos marcados, sendo o artilheiro da competição. Além disso, o atacante também se destaca como artilheiro do Brasil, fazendo 27 gols, contabilizando todos os jogos oficiais e todas as divisões.
Adversário oferece pouco perigo
A preocupação fica muito mais do lado do Vitória que do Flamengo. O Rubro-Negro carioca também é o segundo time que mais cria grandes chances. Foram 45, atrás apenas do Palmeiras, com 47. Além disso, também é o segundo que mais acertou a trave: nove vezes, atrás do Athletico, com dez. Isso é reflexo de um ataque letal e perigoso.
O Vitória, porém, não costuma oferecer muito perigo aos seus adversários. Em gols marcados, por exemplo, o time baiano é só o 13º, com 19 tentos. Se a defesa não ajuda, o ataque também não faz por onde para tentar resolver as partidas com uma trocação franca, tentando marcar mais do que sofre. É fácil entender a má fase e como o clube ocupa a 17ª colocação na tabela, vindo de três derrotas consecutivas.
Vitória x Flamengo acontece nesta quarta
O encontro entre Vitória e Flamengo, no Barradão, acontece nesta quarta-feira (24), às 20h (horário de Brasília). A equipe do Mengão pode terminar o turno como melhor visitante, caso vença e o Botafogo tropece diante do São Paulo.
As chances são grandes de vitória, já que além das boas estatísticas em 2024 contra os dados ruins do adversário, Vitória x Flamengo no Barradão, desde 2014, só deu Fla. O Mengo venceu três jogos e empatou um em três encontros fora de casa.
No cargo há oito meses, técnico do Mengão será mais um a encarar o alviverde comandado pelo português, que chegou no final de 2020
|
A rivalidade entre Flamengo e Palmeiras se consolidou como a principal do futebol brasileiro nos últimos anos. Dominantes nas competições nacionais e continentais, os dois clubes acumularam mais de 20 títulos nas últimas cinco temporadas. Apesar do equilíbrio em campo, há um contraste marcante fora das quatro linhas: a estabilidade no comando técnico.
Desde que Abel Ferreira assumiu o Palmeiras, em outubro de 2020, o clube manteve uma continuidade rara no futebol brasileiro. Em contrapartida, o Flamengo enfrentou uma verdadeira dança das cadeiras, com nove treinadores no mesmo período.
Desde sua chegada ao Brasil, Abel enfrentou o Flamengo em 14 oportunidades, com um equilíbrio nos resultados:
Apesar disso, o clube paulista levou a melhor em momentos decisivos, vencendo a final da Libertadores de 2021 e a Supercopa de 2023. O técnico que mais enfrentou Abel foi Tite, com cinco confrontos em 2024 — incluindo duelos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro, com leve vantagem para o Rubro-Negro na soma dos resultados.
O único técnico rubro-negro que não enfrentou Abel foi Domènec Torrent, já que o português assumiu o Palmeiras após os confrontos entre os times em 2020.
Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, fará seu primeiro duelo contra Abel Ferreira como técnico. Como jogador, o ex-lateral enfrentou o time de Abel em cinco partidas, com retrospecto equilibrado: duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente na final da Libertadores de 2021.
Mengão encara o Alviverde às 16h e pode se aproximar do clube paulista na liderança do Brasileiro; outros 4 jogos agitam a 10ª rodada no domingo
|
O Flamengo volta a campo neste domingo (25) para um dos jogos mais aguardados da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o líder Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em duelo direto pela ponta da tabela. Com 18 pontos, o time comandado por Filipe Luís pode encurtar a distância para apenas um ponto em caso de vitória fora de casa — o rival alviverde soma 22.
Além do clássico nacional, o domingo será movimentado no Brasileirão, com outros quatro jogos ao longo do dia. O Grêmio, que busca se distanciar da zona de rebaixamento, recebe o Bahia. Em Recife, o Internacional visita o Sport, visando uma recuperação após sequência de resultados ruins. Os confrontos entre Vitória x Santos e Fortaleza x Cruzeiro fecham o domingo de Campeonato Brasileiro.
*Todos os horários estão no fuso de Brasília.
A partida entre Palmeiras e Flamengo é considerada um jogo de seis pontos, já que coloca frente a frente o líder e o vice-líder da competição. O Rubro-Negro busca manter a boa sequência no campeonato e seguir firme na briga pelo eneacampeonato brasileiro.
O confronto também representa um grande teste para o time de Filipe Luís, que tem enfrentado uma série de desfalques por lesões e suspensões, mas chega embalado após poupar titulares na Copa do Brasil.
A dúvida se dá pela peça de acusação do Ministério Público de Roraima (MP-RR) e pelo fato de que a ação ainda nem chegou perto de um desfecho
|
Era agosto de 2022. Tite ainda treinava a seleção quando Samir Xaud recebeu uma intimação de um procedimento movido pelo Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). O assunto se desenvolveu e virou uma ação no Tribunal de Justiça do estado (TJ-RR) por improbidade administrativa. Como está em tramitação, a ação ainda coloca em xeque a conduta do futuro presidente da CBF, já que será eleito neste Domingo.
A dúvida se dá pela peça de acusação do Ministério Público de Roraima (MP-RR) e pelo fato de que a ação ainda nem chegou perto de um desfecho. A acusação é de um dano ao erário público (prejuízo causado ao patrimônio público) estimado em R$ 1,38 milhão.
Mas as peças processuais ajudam a entender por que Samir, hoje candidato único na eleição para a cadeira mais importante do futebol, entrou na lista dos réus.
Catapultado para o topo da cadeia da CBF, o médico era diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) em 2018. E tem a companhia de outras seis pessoas na condição de réus no processo porque a apuração não se restringe a só uma unidade hospitalar da rede estadual.
Catapultado para o topo da cadeia da CBF, o médico era diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) em 2018. E tem a companhia de outras seis pessoas na condição de réus no processo porque a apuração não se restringe a só uma unidade hospitalar da rede estadual.
Esse é um dos principais ingredientes que vieram à tona ao longo da semana que marcou uma candidatura meteórica à presidência da CBF do então presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. Outra questão, foi a tentativa de Samir de regularizar uma terra em área de proteção ambiental em Roraima.
O contexto serviu para Samir sentir o peso do novo cargo e o nível de escrutínio e cobrança pelo qual vai passar à frente da CBF. O mandato que começa hoje vai até 2029. A defesa do novo presidente da entidade máxima do futebol alega inocência.