_20230926082457.jpeg)
Futebol
|
Na tarde desta terça-feira (24), centenas de torcedores rubro-negros se reuniram no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para apoiar o time do Flamengo em seu embarque para Montevidéu, onde enfrentará o Peñarol, no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Apesar das críticas recentes ao técnico Tite e ao desempenho da equipe, o momento foi de apoio incondicional, em um tradicional "AeroFla".
ALTERAÇÃO NO EMBARQUE EVITA CONTATO ENTRE TORCIDAS
Diferente de outras ocasiões, o embarque do Mengão foi realizado pelo terminal de cargas do aeroporto, e não pelo salão nobre. A medida foi tomada para evitar possíveis conflitos, já que o Botafogo também estava de viagem marcada em horário próximo. Apesar do acesso mais difícil ao local, diversos torcedores se aglomeraram nas grades para demonstrar apoio e gritar palavras de incentivo, como "Vamos virar, Mengo".
A delegação do Mais Querido seguiu em um voo fretado para o Uruguai no final da tarde. No país vizinho, o time comandado por Tite fará os últimos ajustes para o decisivo confronto. Com a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã, o CRF precisa de uma vitória para seguir na competição. Caso vença por um gol de diferença, a vaga será definida nos pênaltis; uma vitória por dois gols garante a classificação direta às semifinais
Durante a ida ao aeroporto, o jornalista Wesley Ramon, da FlazoeiroTV, conseguiu filmar uma homenagem ao Gabigol. Na imagem aparecem uma bandeira do Príncipe da Gávea, escrito ''Predestinado''.
PARTIDA DECISIVA PELA LIBERTADORES
O duelo entre Flamengo e Peñarol, que definirá um dos semifinalistas da Copa Libertadores, acontece na próxima quinta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. O confronto promete ser acirrado, com ambas as equipes buscando a vaga no torneio continental.
Técnico era o favorito para assumir o comando da Seleção, mas entidade mudou a chave para Carlo Ancelotti, o que não agradou o ‘mister’
|
Após o "não" definitivo de Carlo Ancelotti, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a colocar Jorge Jesus, ex-Flamengo, como principal alvo para assumir o comando da Seleção Brasileira. No entanto, o cenário para uma possível contratação do treinador português está longe de ser simples.
Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, Jorge Jesus ficou incomodado com a forma como foi tratado pela CBF no início do processo. À época, ele chegou a ser procurado por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, e outros dirigentes, logo após a demissão de Dorival Júnior. As primeiras conversas foram promissoras, com indicativos de que o português era um dos favoritos para o cargo.
Contudo, com o avanço das negociações com Carlo Ancelotti, o contato com Jorge Jesus arrefeceu. O técnico interpretou o movimento como um rebaixamento de prioridade e não gostou de ser deixado em segundo plano.
Diante da recusa de Ancelotti, a CBF agora precisa agir com agilidade — e cuidado. Para contratar Jorge Jesus, a entidade terá que reconstruir a relação, demonstrando que o treinador é, de fato, o nome ideal para liderar o projeto rumo à Copa do Mundo de 2026. A missão não será fácil: o português exige garantias de protagonismo e respeito no processo, algo que ele sente que faltou na primeira abordagem da CBF.
Jorge Jesus pode estar com os dias contados no Al-Hilal. O ex-Flamengo não conseguiu na atual temporada repetir o sucesso da anterior e corre grande risco de demissão ainda nesta quarta-feira (30), quando terá uma reunião com os dirigentes do clube saudita para definir sua situação. A informação é do jornalista Pablo Oliveira.
Ex-Mengão garante que o treinador trabalha incansavelmente e demonstra característica que tinha ainda quando era jogador
|
Companheiro de longa data de Filipe Luís no Atlético de Madrid e no Flamengo, Diego Ribas falou sobre o atual técnico rubro-negro em entrevista ao jornal Lance, durante o evento "Web Summit Rio 2025". Segundo o ex-meia, o estilo analítico e estudioso do treinador já era perceptível nos tempos de jogador.
Sempre gostou de estudar o adversário...
“Filipe sempre gostou de estudar o adversário, de analisar quem iria marcar. Ele é muito inteligente para fazer essa leitura sem perder a espontaneidade, contextualizando todas essas informações para a equipe”, afirmou Diego, ressaltando a capacidade do amigo em transformar conhecimento tático em prática coletiva.
Além do olhar técnico, Diego Ribas destacou a habilidade de Filipe Luís na condução do elenco. Para ele, a forma como o técnico gerencia o ambiente emocional do grupo tem sido um dos trunfos do sucesso recente.
“A partir desse conhecimento tático, o que mais se destaca é a maneira como ele está gerindo emocionalmente o grupo. Todos se sentem importantes, têm sede de vitória. A intensidade está conectada à motivação e inspiração dos jogadores, mas também à organização. Eu destacaria essa consciência, com conhecimento técnico e uma gestão excelente”, concluiu.
Durante a trajetória como jogadores, Diego e Filipe dividiram a conquista de títulos importantes pelo Flamengo entre 2019 e 2022, incluindo dois Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e uma Copa do Brasil.
Efetivado como técnico rubro-negro em outubro de 2024, Filipe Luís já soma três taças em menos de um ano: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Os jogadores foram pra lá de fundamentais para a goleada diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro
|
Além de Pedro e Arrascaeta, quem também brilhou na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians foi Everton Cebolinha, outro que balançou a rede e, na avaliação do técnico Filipe Luís, possui uma "relação socioafetiva" com a dupla.
O treinador quer dizer que o trio se procura em campo com tabelas e triangulações, principalmente com Pedro realizando o pivô para o meia ou para o ponta. No caso específico de Cebolinha, Filipe Luís avalia que suas jogadas em linha de fundo se tornam mais perigosas quando ele busca o camisa 9, que retornou este mês aos gramados após ficar sete meses afastado.
Ele tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta"
"Ele (Cebolinha) tem essa relação socioafetiva com o Pedro e o Arrascaeta, eles se entendem muito bem. Muitas vezes o Pedro gosta de fazer um jogo associativo e ele (Cebolinha) é o cara que dá profundidade. O Cebolinha vem de uma lesão muito grave e é outro jogador que parece que não sentiu todo esse tempo parado", disse o treinador.
Cebolinha perdeu as semifinais e as finais do Carioca em função de uma lesão na coxa direita. Após retornar, foi titular contra o Deportivo Táchira, na Libertadores, e diante do Vitória, no Brasileiro. Em seguida, ficou como opção no banco de reservas em cinco partidas consecutivas, até voltar aos 11 iniciais diante do Corinthians, no último domingo.
A coletividade do Flamengo foi um ponto enaltecido por Pedro. Eleito o craque do jogo na goleada sobre o Corinthians, ele compartilhou o prêmio com o grupo.
"Craque todo mundo foi, o conjunto da equipe que se sobressaiu. Quando o coletivo sobressai, o individual aparece também. É dividir o prêmio porque o mais importante é dentro de campo ajudando o Flamengo", relatou o camisa 9.
Cebolinha foi comprado pelo Flamengo em 2022 por 13,5 milhões de euros (cerca de R$ 74 milhões na época). O atacante já conquistou a Libertadores de 2022, a Copa do Brasil de 2022 e 2024 e a Supercopa do Brasil de 2025 e o Campeonato Carioca de 2024 e 2025.