Clube

COMO ASSIM, FLAMENGO? MARACANÃ TERÁ 3 JOGOS EM 3 DIAS, FATO INÉDITO NO ANO DE 2023

O Estádio do Maracanã está prestes a viver um feito inédito desde sua reforma em 2013: três partidas oficiais em três dias consecutivos.

Foto: Reprodução/ge
Foto: Reprodução/ge

  |

Icon Comentário0

O Estádio do Maracanã, palco icônico do futebol mundial, está prestes a protagonizar uma verdadeira maratona de jogos nesta semana, algo inédito desde a sua reforma em 2013. Três partidas oficiais em três dias consecutivos, um feito que promete entrar para a história do esporte. A sequência tem origem na decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de esticar o calendário do Brasileirão, anunciada em 27 de outubro. O objetivo foi acomodar os jogos adiados do campeonato, evitando a marcação de partidas durante a data Fifa de novembro.


Uma decisão que resulta na excepcional programação com jogos de alto nível: Brasil vs. Argentina na terça-feira, Fluminense vs. São Paulo na quarta-feira e Flamengo vs. Bragantino na quinta-feira.Vale ressaltar que o duelo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, originalmente marcado para 21 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), já estava previsto para o Maracanã desde 6 de outubro, tornando-se parte integrante dessa tríade futebolística.


Entretanto, a ousadia da agenda esbarra na recomendação da Greenleaf, empresa responsável pela manutenção do gramado, que, em abril deste ano, afirmou ser necessário um intervalo mínimo de 72 horas entre partidas. O atual desafio do Maracanã consiste em receber três jogos em menos de 60 horas, a partir das 21h30 de terça-feira.Ao fim dessas partidas, o Maracanã terá alcançado a impressionante marca de 70 jogos em 2023. Desde a primeira partida em 12 de janeiro até o jogo número 70 em 23 de novembro, passaram-se 315 dias, resultando em uma média de um jogo a cada 4,5 dias. Apesar desses números, a temporada teve seis períodos com intervalos de 10 dias ou mais sem partidas no Maracanã.


A maratona de jogos não se encerra na quinta-feira. No sábado, o Fluminense enfrentará o Coritiba às 21h, consolidando assim quatro jogos em cinco dias, uma proeza que não ocorria desde março de 2020, pré-pandemia, e que foi repetida apenas cinco vezes desde a reforma de 2013, sempre com um dia de "descanso" entre dois dias seguidos.O ano de 2023 não foi apenas marcado pela intensa atividade no gramado do Maracanã, mas também por polêmicas que reverberaram fora das quatro linhas. A utilização do estádio se tornou motivo de embates entre atletas, dirigentes e clubes, revelando desafios inesperados.

Em março, o vice-presidente do Vasco, Carlos Roberto Osório, questionou a realização das semifinais do Carioca em menos de 24 horas no Maracanã. No ano anterior, o Vasco enfrentou resistência do consórcio que administra o estádio ao solicitar jogos consecutivos, alegando que o gramado não suportaria. No entanto, a Justiça permitiu, e em 2023, os gestores afirmaram que a situação do campo era diferente. Em julho, a discussão esquentou entre Gabigol e Marcos Braz durante o intervalo do jogo do Flamengo com o Fortaleza. O atacante culpou o estado do gramado por sua lesão no tornozelo, ocorrida devido a buracos no campo, gerando substituição no intervalo.


Em agosto, o anúncio da interdição do Maracanã para reforma do gramado por cerca de 20 dias gerou controvérsia. O Fluminense responsabilizou o jogo Vasco vs. Atlético-MG pelo fechamento do estádio, realizado menos de 15 horas após a partida Fluminense vs. América-MG. As chuvas no Rio de Janeiro agravaram a situação, com formação de poças e deterioração do gramado. Em outubro, o Flamengo insistiu em jogar contra o Bragantino no Maracanã, previsto para 28 ou 29 de outubro, às vésperas da final da Libertadores. A Conmebol recusou, priorizando cuidados com o gramado para a decisão entre Fluminense e Boca Juniors em 4 de novembro.

Em 16 de novembro, Flamengo e Fluminense, após disputas anteriores pelo uso do estádio, venceram a concorrência e continuarão na gestão do Maracanã e do Maracanãzinho até 2024. As críticas ao Vasco por desistir da concorrência temporária e pedir a impugnação do edital foram rebatidas pelos rivais, que enfatizaram a importância da preservação do gramado.Flamengo e Fluminense seguirão na administração do estádio até 2024, ou até a definição do vencedor da licitação que ocorrerá em 7 de dezembro. O Vasco, apesar do pedido de impugnação negado, promete concorrer na licitação que determinará o gestor do Maracanã pelos próximos 20 anos. O campo do Maracanã, palco de emoções e controvérsias, continua a ser protagonista tanto dentro quanto fora das quatro linhas.


Clube

Cariocão Feminino: estreia do Flamengo na competição sofre alteração

A estreia do Flamengo no Carioca Feminino foi alterada nesta quinta (3)

Flamengo tem estreia alterada pelo Carioca Feminino  (Reprodução/ Flamengo)
Flamengo tem estreia alterada pelo Carioca Feminino (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Após uma frustrante temporada, o Flamengo irá em busca de um título para se reconfortar. O Campeonato Carioca Feminino está prestes a iniciar e o Rubro-Negro teve a data de sua estreia alterada.


A estreia do Mais Querido na competição estava marcada para acontecer no fim de semana. No entanto, a FERJ alterou o jogo do Rubro-Negro para a próxima segunda-feira (7), contra o Araruama, às 15h.


FLAMENGO BUSCA TÍTULO "CONFORTO"


O Mais Querido foi eliminado de forma precoce do Brasileirão Feminino. O último jogo do Rubro-Negro na competição foi no dia 21 de agosto, ou seja, a equipe chega para a disputa do estadual com mais de um mês sem entrar em campo.

FLAMENGO PODE SE IGUALAR A RIVAL


O Rubro-Negro é o atual campeão da competição e o segundo maior vencedor do Carioca Feminino, com sete conquistas. O Flamengo está atrás apenas do Vasco, que tem oito, mas que não ganha o torneio desde 2013.

Assim, além de dar alegria ao torcedores rubro-negro em 2024, o Flamengo pode alcançar o rival, servindo de um ânimo a mais para as jogadores iniciarem uma nova temporada em busca de títulos.


Clube

Estádio do Flamengo: Rubro-Negro toma posse do terreno do Gasômetro nesta quinta

A cerimônia acontecerá no local onde o Mais Querido construirá sua nova casa

A cerimônia de entrega das chaves será ao meio-dia desta quinta ( Foto: Reprodução)
A cerimônia de entrega das chaves será ao meio-dia desta quinta ( Foto: Reprodução)

  |

Icon Comentário0

Parece que a semana do Flamengo será só de boas novidades. Isso porque, após vencer o Corinthians nesta quarta-feira (2), o Mais Querido receberá as "chaves" do terreno do Gasômetro nesta quinta (3). Isso porque, ocorrerá a formalização do acordo de posse do local pelo Governo Federal, Prefeitura do Rio e o Rubro-Negro.


A primeira parte das cerimônias acontecerá às 11h. Marcarão presença no local o presidente da República, Lula, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim. O encontro que vai formalizar o acordo de posse do terreno do Gasômetro será por videoconferência, e terá o Centro de Operações Rio (COR), como ponto para receber a imprensa.


ENTREGA DAS CHAVES


Logo depois, ao meio-dia, a Prefeitura do Rio de Janeiro entrega as chaves do terreno do Gasômetro, novamente com a presença de Eduardo Paes. A cerimônia será no local onde o Mais Querido construirá o estádio, na entrada pela Rua São Cristóvão (perto do Terminal Gentileza).

ACORDO ENTRE AS PARTES


Nesta última quarta (2), o Flamengo, a Prefeitura do Rio, a Advocacia-Geral da União e a Caixa Econômica Federal chegaram a um acordo para encerrar a disputa judicial pelo terreno do Gasômetro. Com essas questões resolvidas, agora, o Rubro-Negro pode sonhar com a casa própria.

PAGAMENTO

Segundo informações do GE, o acerto foi costurado com a transferência dos Cepacs (Certificado de Potencial Adicional de Construção) do Gasômetro para outros terrenos da cidade, administrados pela Caixa e uma complementação financeira para o banco que será dividida entre o Mais Querido e prefeitura. A parte rubro-negra será de R$ 23,9 milhões em parcelas durante cinco anos.


Clube

Flamengo e Fluminense ficam no empate em 1ª final do Campeonato Carioca Sub-20 Feminino

O Mais Querido decidirá a partida na Gávea, no próximo sábado (5)

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Na tarde deste último sábado (28), o Flamengo visitou o Fluminense em jogo válido pela partida de ida da final do Carioca sub-20 Feminino. As equipes ficaram apenas no empate em 1 a 1 e, agora, o Mais Querido precisa vencer o duelo de volta para se sagrar campeão.


Na partida entre líderes dos grupos na primeira fase, Flamengo e Fluminense fizeram um jogo movimentado, com mando da equipe tricolor. Porém, o confronto terminou sem alteração no placar, e a decisão ficou para o dia 5 de outubro, na Gávea.


RESUMO DA PARTIDA


O Fluminense foi o mandante da partida e começou melhor, se impondo no confronto. Porém, o Mais Querido que abriu o placar primeiro. Aos 17 minutos, Mariana Fernandes aproveitou o vacilo da defesa adversária e mandou para o fundo das redes.

No entanto, o Fluminense empatou o jogo logo no início do segundo tempo. Isso porque, aos três minutos, o tricolor conseguiu deixar tudo igual. Ainda no decorrer da partida, o Rubro-Negro acertou a trave em duas oportunidades.


PRÓXIMO CONFRONTO

Assim, as equipes voltam a se enfrentar no dia 5 de outubro, às 15h, na Gávea. Para poder conquistar o troféu do Campeonato Carioca sub-20 Feminino, o Mais Querido precisa vencer o time das Laranjeiras por dois ou mais gols de diferença.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ginasta do Flamengo, Rebeca Andrade revela que precisa cuidar do corpo e descarta solo para LA28
Clube

Ginasta do Flamengo, Rebeca Andrade revela que precisa cuidar do corpo e descarta solo para LA28

 

Icon Comentário0
Wallim Vasconcelos e Maurício Gomes inscrevem chapas para eleição no Flamengo e Dunshee adia lançamento
Clube

Wallim Vasconcelos e Maurício Gomes inscrevem chapas para eleição no Flamengo e Dunshee adia lançamento

 

Icon Comentário0
Flamengo e Fluminense assinam e recebem a concessão do Maracanã
Clube

Flamengo e Fluminense assinam e recebem a concessão do Maracanã

 

Icon Comentário0