
Futebol
|
A maratona na primeira semana como técnico do Flamengo foi intensa. O tempo foi escasso. Mas é isso que a data Fifa trará para Filipe Luís nos próximos 10 dias. Depois de duas vitórias, ele quer trabalhar em "ajustes" para melhorar o Flamengo até a próxima partida, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. O jogo só será no dia 17.
DESCANSO
Para começar, o técnico entende que a folga é crucial para dar um refresco aos jogadores que não defenderão suas seleções. "Esses jogadores precisam limpar a cabeça, que é tão importante quanto um treino", definiu.
DO VÍDEO PARA O CAMPO
Com o grupo que ficar no Rio, a ideia de Filipe é trabalhar em campo conceitos que já foram apresentados majoritariamente em vídeo nos últimos dias, diante da falta de agenda para treinos mais densos. O técnico está feliz com a assimilação dos jogadores diante das suas ideias. A mais clara delas é a marcação pressão, com mais intensidade e posicionamento mais adiantado no campo adversário.
Filipe vê um time sincronizado para marcar mais à frente. Em contrapartida, o time de Filipe Luís fica exposto, risco que ele admite correr. O Flamengo não tomou gol nos últimos dois jogos, mas ficou muito perto disso contra Corinthians e Bahia.
"Eu não peguei o caos, não. Está bem trabalhado, e são ajustes que quero dar sob o meu modelo de jogo. Treinar porque só vídeo não é suficiente. Com esses ajustes no treino, espero ver a evolução da equipe", disse Filipe Luís, sobre a passagem de bastão de Tite.
CONFIANÇA
Os treinos serão importante para que Filipe avance no projeto de recuperação de Gabigol. É uma questão física e de confiança, na visão do treinador. O camisa 99 foi titular nos dois jogos com o novo técnico. Mas não balançou as redes. Teve duas chances claras, uma em cada partida, e desperdiçou.
Filipe conhece bem Gabigol. Já teve tretas com ele no passado, ao mesmo tempo em que viu de perto o auge do camisa 99. O ex-lateral já tem ficado satisfeito com a resposta de posicionamento e movimentos do atacante em campo. Mas sabe que não pode parar por aí.
"O jogador vai ter jogos melhores e piores. Vai ter momento com muita confiança onde até vai exagerar e vai ter momento de baixíssima confiança, como eu mesmo passei com a camisa do Flamengo. Na hora que a bola começar a entrar e ele puder se desenvolver mais, agora vamos ter tempo para treiná-lo", relata Filipe Luís, sobre Gabigol.
PONTARIA
Ao mesmo tempo em que Filipe disse não ter herdado de Tite um "caos", o Flamengo ainda continua com problemas para "matar" os jogos. E a falta de pontaria/eficiência ofensiva tem muito a ver com isso. Nos dois jogos, os placares poderiam ser mais elásticos. Isso passa não só pelo já citado Gabigol, mas também por jogadores de outros setores. Gerson é um deles, mas estará na seleção brasileira. Quem sabe volte com o pé mais afiado, embora já esteja jogando muito bem.
A expectativa é de um grande público para acompanhar o time, que volta suas atenções para a principal competição nacional após a disputa do mundial de clubes
|
O retorno do Flamengo ao Maracanã após a campanha na Copa do Mundo de Clubes da FIFA já tem ares de casa cheia. Para o confronto contra o São Paulo, no próximo sábado (12), às 16h30, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, pouco mais de 40 mil ingressos já foram vendidos até o momento. A informação é do jornalista Venê Casagrande.
A expectativa é de um grande público para acompanhar o time, que volta suas atenções para a principal competição nacional. A partida é cercada de expectativas. Além de ser o primeiro jogo do Flamengo em casa após a pausa para o torneio intercontinental, o duelo marcará a estreia do recém-contratado Jorginho diante da torcida no Maraca. O meio-campista ítalo-brasileiro, que fez suas primeiras partidas pelo clube durante o torneio nos Estados Unidos.
A venda de ingressos para o público geral teve início na manhã desta quarta-feira (9), após um período de exclusividade para sócios-torcedores, o que explica a alta parcial de bilhetes já comercializados. A grande procura reflete a saudade do torcedor e a importância do jogo para as pretensões do Flamengo na liderança do campeonato.
Norte (Flamengo)
Sul (Flamengo)
Leste Superior (Flamengo)
Leste Inferior (Flamengo)
Maracanã Mais
Espaço FLA+
Sul (Visitante – Portão B)
O Mengão é o líder do Brasileirão, como 24 pontos e pode se firmar ainda mais no primeiro lugar com uma vitória. Já o São Paulo é o 14º colocado, com 12 pontos.
O jovem, considerado uma das promessas da base rubro-negra, busca mais espaço para se desenvolver no time de Filipe Luís ou em outro clube
|
O meia-atacante Matheus Gonçalves deve deixar o Flamengo na próxima janela de transferências, mas o destino da jovem promessa rubro-negra deve ser o futebol internacional. De acordo com o portal 'Gaúcha ZH', apesar do interesse do Grêmio em contar com o jogador por empréstimo, a diretoria do Flamengo prefere negociá-lo com clubes do exterior.
No Campeonato Brasileiro, Matheus disputou apenas três partidas, o que ainda o permite atuar por outra equipe na mesma edição do torneio, já que o limite é de seis jogos. No entanto, o Flamengo não tem interesse em emprestá-lo para times que disputam a Série A.
Após sair na frente com Ryan Roberto, o Mais Querido sofre virada ainda no primeiro tempo, perde pênalti decisivo no fim e acumula quarta derrota na competição
|
O Flamengo começou com intensidade diante do Palmeiras, nesta quarta-feira (9), mas acabou derrotado por 2 a 1 no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Ryan Roberto abriu o placar para o Mais Querido logo nos primeiros minutos, porém a equipe paulista reagiu ainda na etapa inicial.
A equipe rubro-negra ainda desperdiçou um pênalti nos minutos finais. Com a derrota, o Flamengo permanece com 15 pontos na tabela. O próximo compromisso será o clássico contra o Fluminense, na quarta-feira (16), no Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, às 14h45.
O Rubro-Negro abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo. Em jogada veloz, Diego Guimarães cruzou na medida para Ryan Roberto marcar. Mesmo com o bom começo, o equilíbrio se instalou no meio de campo e os paulistas empataram na primeira chegada com Juan Gabriel, aos 17.
João Vitor quase recolocou o time carioca na frente, mas o goleiro adversário fez grande defesa. Aos 37, Juan Francisco virou o placar para o Palmeiras de cabeça. O Flamengo ainda teve boas chances de empatar, principalmente com Lucas Falcone e Luiz Gustavo, mas sem sucesso nas finalizações.
Na etapa final, a equipe rubro-negra seguiu pressionando. Destaque para as investidas de João Vitor e Luiz Guilherme, que quase renderam o gol de empate. Aos 36 minutos, Ryan Roberto sofreu pênalti, mas desperdiçou ao chutar por cima do travessão. Victor Hugo também teve uma última chance, aos 44, mas o goleiro palmeirense salvou novamente.
Com quatro derrotas em nove jogos, o Flamengo busca recuperação no clássico contra o Tricolor das Laranjeiras. O duelo será decisivo para as pretensões da equipe rubro-negra na sequência da fase classificatória do Campeonato Brasileiro Sub-17.