Futebol

Coordenador científico do Flamengo detalha trabalho para evitar lesões e a preparação do clube

Cláudio Pavanelli chegou aos Estados Unidos antes do Mundial de Clubes e detalha como tem sido a reformulação para aliar desempenho e prevenção na temporada

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

14 Jun 2025 | 13:46 |

Icon Comentário0

Cláudio Pavanelli foi o primeiro membro da delegação do Flamengo a desembarcar nos Estados Unidos para o Mundial de Clubes, há 20 dias, para se atualizar em um congresso de medicina esportiva. A volta ao Ninho do Urubu, onde já trabalhou entre 2013 e 2014, época em que o clube projetava seu Centro de Excelência em Performance, se deu após um projeto de educação continuada que já dura nove anos fora do Brasil, e o recolocou na posição de “Head of Sports Science" do Departamento de Saúde e Alto Rendimento.


Em entrevista ao GLOBO já em solo americano, o coordenador científico rubro-negro explica de que maneira o torneio da Fifa pode mostrar que o Flamengo está evoluindo nessa área em relação aos europeus, e como a qualificação nos Estados Unidos, celeiros de pesquisas, é importante.




CIÊNCIA X DESEMPENHO



Para Pavanelli, a ciência do esporte moderna é uma orquestra. Medicina, nutrição, psicologia, preparação física e fisioterapia tocam em harmonia, com a fisiologia atuando como o grande maestro que une todas as áreas. O trabalho se concentra em três pilares: tratamento, prevenção e, o mais importante, a evolução da performance.

"Esse trabalho é feito com uma gestão de risco. Buscamos entender a carga de treinamento, tanto a externa quanto a interna, para saber o quanto o atleta está apto a absorver. O objetivo é que ele tenha uma evolução efetiva, eficaz e, acima de tudo, saudável", iniciou.

Pavanelli afirma que o Brasil possui profissionais de altíssimo nível em todas as áreas de atuação. A grande diferença para centros como os Estados Unidos, segundo ele, está na cultura e na estrutura voltadas para a pesquisa.

"O polo da ciência do esporte nos EUA existe porque a cultura norte-americana é pautada no esporte desde a escola", destacou.

Enquanto os americanos se aprofundam na ciência básica e laboratorial, com investimentos de gigantes como a NASA e o Exército, potências como Alemanha e Inglaterra se destacam ao aplicar esse conhecimento de forma prática no futebol. O objetivo de Pavanelli é justamente unir esses dois mundos no Flamengo. Ele critica a superficialidade que, por vezes, contamina o meio.

"Muitos acabam absorvendo o que a mídia social passa, sem a oportunidade de discutir a pesquisa a fundo. A ciência depende de referência, de saber quem fez e como aplicar em diversas situações para obter sucesso", acresentou.

PAVANELLI DESTACA QUE A ABORDAGEM TEM SIDO A CHAVE NO FLAMENGO


A volta de Pavanelli ao clube não se resume a comprar equipamentos de ponta. O foco é o conhecimento e excelência: "A evolução depende dos profissionais, não o contrário. Hoje, apenas comprar um aparelho não significa que você vai usá-lo em sua melhor capacidade. É a necessidade do profissional que cria a demanda por uma nova tecnologia."

Sua missão é criar uma linha metodológica única que integre todas as categorias do clube, do futebol profissional ao feminino e aos esportes olímpicos.

"Qualquer informação coletada é compartilhada para que cada departamento possa aplicar seu melhor conhecimento. Essa conexão rápida e eficiente entre as áreas de performance, prevenção e reabilitação é a nossa grande evolução", disse o profissional.

Os resultados, segundo ele, já são visíveis:  "Alteramos processos, mudamos bastante coisa no procedimento diário do atleta. Vemos isso nos números. Temos uma maior participação de grandes jogadores que antes não tinham uma sequência tão grande. Além de conseguirem jogar mais, eles mantêm a intensidade e uma participação fundamental nas partidas."


Futebol

Filipe Luís comenta chances de título do Flamengo: “mais difícil…”

Empate do Mengão diante do São Paulo dificultou a tarefa na briga pela conquista do Brasileirão e técnico reconhece erros

Filipe Luís reconhece erros do Flamengo e vê mais dificuldades na briga pelo título do Brasileirão - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís reconhece erros do Flamengo e vê mais dificuldades na briga pelo título do Brasileirão - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

06 Nov 2025 | 09:45 |

Icon Comentário0

O Flamengo ficou apenas no empate por 2 a 2 com o São Paulo, nesta quarta-feira (05), na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado frustrou os torcedores e também o técnico Filipe Luís, que demonstrou insatisfação com o desempenho da equipe e reconheceu que o empate pode custar caro na briga pelo título.


Filipe Luís sobre chances do Flamengo: "nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes"


“O campeonato de pontos corridos, nos momentos mais importantes e de mais pressão, cometem-se mais erros. Mas nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes. Cada ponto que perdemos torna mais difícil alcançar nosso objetivo de ser campeão. Com certeza, hoje foram erros que deixaram tudo mais complicado de reverter”, completou Filipe Luís em coletiva de imprensa.


ERROS CUSTARAM DOIS PONTOS AO RUBRO-NEGRO

O Flamengo vencia por 2 a 1 até a metade do segundo tempo, quando Gonzalo Plata foi expulso após uma entrada dura em Arboleda. Com um jogador a menos, o time recuou e acabou sofrendo o empate nos minutos finais. O resultado impediu o Rubro-Negro de ultrapassar o Palmeiras na tabela.


Com o empate, Flamengo e Palmeiras chegaram aos 65 pontos, mas o time paulista segue na liderança por ter mais vitórias. Agora, o Rubro-Negro precisa torcer por um tropeço do rival, que enfrenta o Santos, nesta quinta-feira (06), no Allianz Parque.

PRÓXIMO DESAFIO

O Flamengo volta a campo neste domingo (09), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Santos, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão do Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil.



Futebol

Filipe Luís minimiza expulsão de Plata no Flamengo: “jamais vou…”

Atacante recebeu cartão vermelho depois de uma entrada forte em Arboleda, do São Paulo, mas treinador não responsabiliza publicamente o jogador

Plata foi expulso no empate do Flamengo diante do São Paulo e técnico Filipe Luís defende o atacante - Foto: Reprodução
Plata foi expulso no empate do Flamengo diante do São Paulo e técnico Filipe Luís defende o atacante - Foto: Reprodução

06 Nov 2025 | 08:45 |

Icon Comentário0

O atacante Gonzalo Plata foi expulso na metade do segundo tempo do empate entre Flamengo e São Paulo, pela 32ª rodada do Brasileirão. Após a partida, o técnico Filipe Luís comentou o lance e esclareceu se o equatoriano poderá sofrer alguma punição interna.


Filipe Luís sobre expulsão de Plata, no Flamengo: "Jamais vou vir aqui e colocar o dedo"


“Sobre as punições, sempre depende da diretoria do clube, mas claro que eu participo. O que aconteceu com o Plata hoje foi sem querer. Ele quis ir na bola e acabou pegando a perna do jogador. Ele estava dando tudo pela equipe. Jamais vou vir aqui e colocar o dedo culpando um jogador assim. Estou aqui para colocar a culpa em mim. Eu sou o maior responsável pelo resultado”, completou o treinador.


COMO FOI A EXPULSÃO DE PLATA

O lance aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo, quando Plata acertou o zagueiro Arboleda em uma dividida. O árbitro Rodrigo Pereira de Lima aplicou o cartão vermelho direto, sem acionar o VAR. Com a expulsão, o atacante desfalca o Flamengo na próxima rodada do Brasileirão e será ausência certa contra o Santos, no Maracanã.


O JOGO

A partida entre São Paulo e Flamengo, na Vila Belmiro, terminou empatada em 2 a 2 na noite desta quarta-feira (5), pela 32ª rodada do Brasileirão. O jogo teve gols de Luciano e Ferreira pelo Tricolor, e Arrascaeta (pênalti) e Samuel Lino pelo Rubro-Negro, além da expulsão direta de Plata que marcou a segunda etapa.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

O Flamengo volta a campo neste domingo (09) para enfrentar o Santos, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (de Brasília), com transmissão do Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil.



Futebol

Arrascaeta volta a fazer história pelo Flamengo diante do São Paulo

Uruguaio marcou gol de pênalti no empate diante do Tricolor e alcançou liderança isolada de ranking com a camisa do Mengão

Arrascaeta marca contra o São Paulo e se isola como maior artilheiro estrangeiro da história do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Arrascaeta marca contra o São Paulo e se isola como maior artilheiro estrangeiro da história do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

06 Nov 2025 | 08:06 |

Icon Comentário0

Giorgian De Arrascaeta escreveu mais um capítulo histórico com a camisa do Flamengo. Nesta quarta-feira (05), o uruguaio marcou de pênalti contra o São Paulo, pela 32ª rodada do Brasileirão, e se isolou como maior artilheiro estrangeiro da história do clube. O gol levou o camisa 14 aos 95 tentos pelo Rubro-Negro, ultrapassando o lendário Narciso Doval.


“EL LOCO” DOVAL E A LENDA URUGUAIA


Ídolo eterno, Doval vestiu o Manto Sagrado entre 1969 e 1975. Em 263 partidas, o argentino marcou 94 gols, conquistando a torcida com carisma e raça. Já Arrascaeta atingiu a marca histórica em 346 jogos, feitos entre títulos, assistências e momentos decisivos com o Flamengo.


TOP 10 ARTILHEIROS ESTRANGEIROS DO FLAMENGO
  1. Arrascaeta (Uruguai) – 95 gols
  2. Narciso Doval (Argentina) – 94 gols
  3. Jorge Benítez (Paraguai) – 75 gols
  4. Dejan Petković (Sérvia) – 57 gols
  5. Agustín Valido (Argentina) – 44 gols
  6. Paolo Guerrero (Peru) – 43 gols
  7. Alfredo González (Argentina) – 31 gols
  8. Fritz Engel (Alemanha) – 23 gols
  9. Agustín Cosso (Argentina) – 20 gols
  10. José “Espanhol” Ufarte (Espanha) – 16 gols
UM ANO DE RECORDES PARA ARRASCAETA

A temporada de 2025 tem sido marcante para o meia. Além de alcançar a artilharia histórica entre estrangeiros, Arrascaeta também se tornou o maior garçom da história do Campeonato Brasileiro, superando as 77 assistências de Marcelinho Carioca. Com oito jogos restantes no Brasileirão e a final da Libertadores contra o Palmeiras, o uruguaio ainda pode ampliar suas marcas e fechar o ano como um dos maiores da era moderna do clube.


PRÓXIMO DESAFIO DO FLAMENGO

O Flamengo volta a campo neste domingo (09) para enfrentar o Santos, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão. A bola rola às 18h30 (de Brasília), com transmissão do Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil. O Mengão precisa da vitória para seguir na briga pelo título do Brasileirão.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Samuel Lino lamenta mais uma expulsão do Plata pelo Flamengo: "Acabou atrapalhando"
Futebol

Samuel Lino lamenta mais uma expulsão do Plata pelo Flamengo: "Acabou atrapalhando"

06 Nov 2025 | 00:09

Icon Comentário0
Flamengo tem Plata expulso e empata com São Paulo pelo Brasileirão
Futebol

Flamengo tem Plata expulso e empata com São Paulo pelo Brasileirão

05 Nov 2025 | 23:39

Icon Comentário0
Saiu! Confira a escalação do Flamengo para enfrentar o São Paulo
Futebol

Saiu! Confira a escalação do Flamengo para enfrentar o São Paulo

05 Nov 2025 | 14:23

Icon Comentário0