
Futebol
17 Ago 2024 | 18:15 |
O apresentador e maior comunicador da história do país, Silvio Santos faleceu neste sábado, aos 93 anos, e um dos clubes que prestaram homenagem nas redes sociais foi o Flamengo. Contudo, entre existe uma semelhança entre o apresentador e o clube carioca. Isso porque o Rubro-Negro foi o último campeão do torneio criado e promovido pelo dono do SBT.
Em 1995, em parceria com a empresa "Sport Promotion", o SBT inventou a Copa dos Campeões Mundiais, que reunia os times brasileiros que já haviam ganhado o Mundial Interclubes até então: Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992 e 1993) e Santos (1962 e 1963). O torneio, em caráter amistoso, era disputado em julho, depois dos estaduais e antes de começar o Campeonato Brasileiro, e em duas sedes fixas.
O SBT bancava todos os custos de logística e pegava a cada clube uma cota de 200 mil dólares pela primeira fase, disputada no modelo todos contra todos e os dois melhores avançando para a final. O campeão recebia mais 200 mil dólares, e o vice, mais 100 mil dólares, segundo informado pela imprensa na época. Os times ainda levavam 60% do borderô de cada jogo (bilheteria descontada dos custos) em caso de vitória, 50% se empatassem e 40% nas derrotas.
E valia tudo para promover a disputa. Por exemplo, Renato Gaúcho, que era do Fluminense e havia sido algoz do Flamengo na final do Carioca de 1995, jogou o torneio pelo Grêmio, onde tinha conquistado o título mundial em 1983, e enfrentou novamente o Flamengo na estreia. O Jornal do Brasil da época disse que o SBT também convidou Zico (aos 42 anos) e Raí (que estava no PSG) para reforçarem naquela edição o Rubro-Negro e o São Paulo, respectivamente, mas eles não jogaram.
O São Paulo ganhou a competição em cima do Santos, e o SBT teve a média de 25 pontos de audiência com a sua Copa. Segundo contou o diretor de esportes do canal, Osmar de Oliveira, ao "Jornal do Brasil" na época, Silvio Santos estava satisfeito com o investimento no esporte e a ideia para o ano seguinte era convidar um time europeu. Mas em 1996 o torneio passou a entrar no calendário da CBF.
No ano seguinte, o Flamengo chegou pela primeira vez à final, mas na decisão no Mané Garrincha perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, que foi bicampeão. Mas em 1997 o Rubro-Negro deu o troco, mesmo sem o craque Romário, que estava com a Seleção na Copa América. O time dirigido pelo técnico Sebastião Rocha estreou com um 0 a 0 com o Santos no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande, e depois empatou com o São Paulo em 2 a 2 no Mané Garrincha, com gols de Iranildo e Maurinho.
Precisando ganhar o terceiro e último jogo, novamente em Brasília, o Rubro-Negro atropelou o já eliminado Grêmio por 4 a 2, com dois gols de Lúcio, um de Fabiano e um de Maurinho. Com o resultado, o Flamengo se classificou para a final com cinco pontos, um a mais que o Santos. Na decisão, outra vez o São Paulo pelo caminho, que tinha feito a melhor campanha com sete pontos.
O Tricolor tinha um timaço, com Denílson, Dodoô e Aristizábal na frente. O Flamengo até poderia ter tido Romário na final após o fim da Copa América, mas o craque voltou lesionado da Seleção e foi a Brasília só para torcer. O Rubro-Negro começou melhor o jogo e desperdiçou boas chances com Júnior Baiano e Lúcio, mas o São Paulo não demorou a equilibrar a partida e teve grande oportunidade com Denílson e Dodô.
Aos 40 minutos, Iranildo aproveitou cruzamento de Fabio Baiano para marcar e virar herói. No segundo tempo, Lúcio ainda acertou a trave aos 12 minutos e quase fez o segundo. A partir dos 25, o São Paulo pressionou em busca de empate, mas parou na grande atuação do goleiro Júlio César. O Flamengo impediu o tricampeonato paulista e foi campeão da última edição do extinto torneio ligado ao Silvio Santos.
Mesmo apontado como um dos favoritos ao título da Libertadores 2025, o Mais Querido é alvo de previsão polêmica que indica queda nas quartas de final
07 Set 2025 | 14:54 |
O Flamengo e a Libertadores vivem mais um capítulo promissor em 2025. O Rubro-Negro, tricampeão da competição, é considerado um dos grandes candidatos ao título nesta temporada. No entanto, uma previsão ousada movimentou os bastidores: a vidente Maria Siqueira afirmou que o clube será eliminado pelo Estudiantes. Segundo ela, “as cartas de Tarot do Estudiantes são muito melhores que as do Rubro-Negro”, o que indicaria vantagem para os argentinos no duelo decisivo.
Apesar da liderança no Brasileirão e da sólida campanha internacional, o time de Filipe Luís encontrou obstáculos inesperados na fase de grupos da Libertadores. A LDU, considerada rival mais complicado, foi superada com tranquilidade no Maracanã e segurou apenas um empate na altitude. O Central Córdoba, em sua primeira participação no torneio, surpreendeu ao vencer no Rio de Janeiro por 2 a 1 e empatar em casa.
Até mesmo o Deportivo Táchira, visto como adversário mais frágil, quase complicou. Na Venezuela, o Mengão venceu por 1 a 0, mas sofreu no Maracanã em jogo decisivo, garantindo vitória pelo mesmo placar após susto no fim.
Nas oitavas de final, o Mais Querido mostrou força e venceu o Internacional por 3 a 0 no placar agregado. Agora, o próximo desafio é contra o Estudiantes, que terminou a fase de grupos na liderança da chave do Botafogo e eliminou o Cerro Porteño, do Paraguai, na etapa anterior.
Antes de pensar na Libertadores, o Flamengo volta a campo no dia 14, contra o Juventude, às 16h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi, com transmissão da Globo e do Premiere. No primeiro turno, o duelo terminou em goleada por 6 a 0 no Maracanã, partida que marcou o retorno de Pedro após grave lesão, com dois gols anotados pelo atacante.
Atacante do Zenit foi destaque no triunfo da Seleção no Maracanã e gerou movimentação nas redes sociais através dos torcedores do Mais Querido
07 Set 2025 | 14:36 |
Luiz Henrique foi um dos destaques da vitória do Brasil sobre o Chile no Maracanã e deixou boa impressão. Após a partida, parte da torcida do Flamengo se mobilizou nas redes sociais pedindo a contratação do atacante do Zenit.
Apesar do movimento, não há qualquer informação de que o clube tenha interesse em repatriar o jogador. A manifestação tem origem apenas no entusiasmo dos torcedores, impressionados com o desempenho do ex-Botafogo.
Em 2024, o Flamengo chegou a tentar a contratação de Luiz Henrique, que defendia o Real Betis, da Espanha, naquele momento. A negociação, no entanto, não avançou, e o Botafogo acabou levando a melhor, assegurando o retorno do atacante ao futebol brasileiro. Na época, o atleta se destacou e conquistou títulos importantes antes de se transferir para o futebol russo.
Nas redes sociais, os comentários se multiplicaram após a vitória da Seleção. “Vai voar na ponta direita do Flamengo ano que vem”, escreveu um torcedor carioca. Outro questionou: “Seria loucura investir nele ano que vem?”. As manifestações mostram o desejo da torcida em ver o atacante vestindo a camisa rubro-negra, mesmo sem qualquer negociação em andamento.
Luiz Henrique tem vínculo com o Zenit válido até 2028. Seu valor de mercado está estimado em 25 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões). Pela equipe russa, o atacante soma 19 jogos, com dois gols e quatro assistências. No momento, não há qualquer negociação em andamento envolvendo o Flamengo, mas o nome de Luiz Henrique segue alimentando debates e sonhos entre os torcedores do Flamengo.
Com o elenco reforçado após a janela, comentarista vê o Mengão como principal candidato à conquista do Brasileiro devido a sua consistência
07 Set 2025 | 14:35 |
O ex-jogador Vampeta analisou o cenário do futebol brasileiro após o fechamento da janela de transferências e não deixou dúvidas sobre o seu palpite: para ele, o Flamengo é o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro, à frente de Palmeiras e Cruzeiro.
Vampeta sobre Flamengo no Brasileirão: "Belisca o Brasileiro, com certeza!"
Segundo o pentacampeão mundial, o elenco rubro-negro é atualmente o mais forte e qualificado do país. Com as contratações realizadas sob o comando de Filipe Luís, a equipe atingiu um nível de consistência que, na visão do comentarista, torna difícil qualquer outro rival superar até o fim da temporada.
Apesar do favoritismo no Brasileirão, Vampeta fez uma ressalva em relação à Libertadores da América. O Flamengo encara o Estudiantes (ARG) nas quartas de final e, por se tratar de mata-mata, o ex-jogador acredita que a tradição argentina pode oferecer riscos.
“Pode acontecer alguma coisa em jogos de mata-mata. A gente viu que o Grêmio se fechou e saiu com o empate. Mas, para pontos corridos, o Flamengo é campeão brasileiro. Belisca o Brasileiro, com certeza!”, disse durante participação no RedCast.
Ainda sobre o torneio continental, ele reforçou: “É favoritaço na Libertadores, mas pode cair em dois jogos sem jogar bem. De repente, o Estudiantes pode meter uma retranca. Os argentinos dão a vida. Se passar, ainda pode enfrentar Vélez ou Racing, outro argentino.”
O Flamengo busca o tetracampeonato da Libertadores, feito inédito até aqui, já que apenas entre os brasileiros que já conquistaram três títulos, apenas o Mais Querido, o Palmeiras e o São Paulo seguem na competição. Vampeta lembrou a rivalidade entre os clubes e ressaltou que o Tricolor paulista segue como um candidato perigoso.
“Sobraram oito campeões. Pode ser o Flamengo, que tinha menos títulos. Será que o São Paulo vai manter a hegemonia de ser o primeiro a ganhar mais que todo mundo? Vai ter essa correria também. Para o Brasileiro, acho que o São Paulo termina entre os sete primeiros. Na Libertadores, o São Paulo passa da LDU. Já não sei se o Palmeiras passa do River Plate.”