
Futebol
|
O caso envolvendo Gabriel Barbosa, o Gabigol, e uma possível tentativa de fraude em exame antidoping, será decidido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) no próximo dia 7 de junho. O jogador do Flamengo, que foi inicialmente suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) em março, conseguiu um efeito suspensivo ao recorrer ao tribunal internacional, permitindo que ele continue jogando enquanto aguarda o veredicto final.
A situação de Gabigol começou a ganhar notoriedade quando ele foi suspenso pelo TJD-AD, decisão que gerou grande repercussão no meio esportivo. O atacante não aceitou a punição e decidiu recorrer ao CAS, tribunal de última instância no esporte. A informação sobre o julgamento foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo ge. Gabigol irá até a Suíça para participar do julgamento presencialmente, mas isso não afetará sua participação nos jogos do Flamengo no início de junho. O time rubro-negro enfrenta o Vasco no dia 2 e o Grêmio no dia 13.
FLAMENGO E GABIGOL VÃO RECORRER
O tribunal será composto por três árbitros, sendo dois indicados pelo CAS e um pela defesa de Gabigol. Inicialmente, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) indicou um árbitro alemão, mas a documentação foi recusada por questões administrativas, resultando na perda do direito da ABCD de indicar o árbitro. Com isso, a mesa julgadora foi formada por um inglês indicado pela defesa de Gabigol, além de outro inglês e um suíço indicados pelo CAS.
Na sua defesa, o escritório Bichara e Motta utilizou argumentos jurídicos para obter o efeito suspensivo. Eles destacaram o "periculum in mora" (perigo da demora) e o "fumus boni juris" (fumaça do bom direito) para que o processo fosse analisado rapidamente. A defesa argumentou que, se houvesse uma demora na análise, Gabigol poderia cumprir grande parte ou até mesmo todo o período da suspensão injustamente.
Além disso, a defesa destacou a votação apertada no TJD-AD, onde cinco votos foram favoráveis à suspensão e quatro contrários. Esse detalhe foi usado para mostrar que a decisão inicial não foi unânime e que há margem para contestação. A peça jurídica da defesa ainda antecipa outros argumentos que serão utilizados no recurso, na tentativa de anular a suspensão imposta ao jogador.
A operação contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas na orientação das vias
|
A partida está programada para às 19h30, no estádio do Maracanã, na Zona Norte da cidade. No entanto, às 16h30, começam as interdições em vias no entorno do estádio. Além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias estarão restritas à parada de veículos a partir das 10h.
A operação de trânsito contará com agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, veículos operacionais e motocicletas na orientação do trânsito. E, ainda, no reforço das informações do tráfego, 13 painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
Na Sala de Situação do Centro de Operações, técnicos da CET-Rio irão monitorar toda a movimentação por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito. Além disso, o COR-Rio vai utilizar um drone no apoio ao monitoramento realizado pelas equipes.
As interdições constam em portaria publicada na edição do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, do dia 18 de julho de 2025.
Das 16h30 às 23h30:
Das 16h30 às 23h30:
Das 10h às 23h30:
Meia Rubro-negro e uma das joias do ninho, foi destaque na partida contra o Bayer Leverkusen, após ser um pouco esquecido por Filipe Luís
|
O Pisa está determinado a investir em Lorran, do Flamengo. Segundo o jornalista Gianluca Di Marzio, o clube italiano, recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Italiano, tem interesse concreto no meia-atacante de 18 anos e estuda uma investida, apesar da elevada cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Desde que desceu ao sub-20, Lorran vem se destacando nos campeonatos de categorias de base e atraiu o interesse do Pisa, da Itália. O jogador, inclusive, foi um dos destaques do Flamengo na goleada sobre o Bayer Leverkusen em amistoso realizado nesta sexta-feira (18), na Gávea.
Na partida, Lorran fez o primeiro gol da equipe rubro-negra e contribuiu diretamente para o quarto: puxou para o meio e finalizou com categoria na trave. A bola sobrou no pé de Pedro Leão, que não desperdiçou. O Pisa, time interessado na contratação do jovem, terminou a última disputa da segunda divisão do Campeonato Italiano na segunda colocação, com 76 pontos, garantindo o acesso à Serie A.
Lorran surgiu no Flamengo como uma das maiores promessas dos últimos anos. O jogador, inclusive, é o mais jovem a marcar um gol na história do clube, com 16 anos, 6 meses e 20 dias em partida válida pelo Campeonato Carioca de 2023, contra o Bangu.
Em 2024, ganhou a confiança de Tite e foi titular da equipe principal por vários jogos enquanto Arrascaeta estava com a seleção uruguaia na disputa da Copa América. O jogador, na época com 17 anos, começou a oscilar e voltou para o sub-20. Pelo time profissional do Flamengo, Lorran tem três gols e três assistências em 37 partidas, além de uma multa rescisória de 50 milhões de euros para o exterior (cerca de 325 milhões de reais).
Com a temporada em andamento e os desafios acumulando, o Mengão terá que definir com clareza quem ocupará o lado direito a longo prazo
|
Nos últimos meses, o debate sobre as opções para lateral-direita do Flamengo ganhou força com a oscilação de alguns jogadores e as constantes lesões. Mesmo com nomes consolidados no elenco, o clube monitora o mercado e avalia soluções internas. Entre apostas internacionais, reforços do futebol brasileiro e promessas da base, a diretoria analisa cuidadosamente cada perfil.
A necessidade de um novo nome passa tanto pela rotação do elenco quanto por estratégias de jogo específicas. Pensando nisso, listamos três opções — incluindo um prata da casa — que podem entrar em pauta no curto e médio prazo.
Pedro Lima, recém-chegado ao Wolverhampton, da Inglaterra, já começa a chamar atenção mesmo fora do Brasil. O jogador, que passou pelo Sport, foi observado de perto por olheiros do Rubro-Negro antes da transferência para o futebol inglês.
Entre as opções para lateral-direita do Flamengo, é justo destacar um nome que atua no Brasil: Braian Aguirre, do Internacional. O argentino, que tem contrato com o Colorado até o fim de 2027, se destacou rapidamente no Beira-Rio por sua entrega e intensidade tática.
Se há uma alternativa que não exige investimento financeiro, essa é Daniel Sales. O jovem lateral-direito, de apenas 19 anos, é um dos nomes que mais chamam atenção no Sub-20 do Flamengo. Rápido, driblador e com boa presença ofensiva, ele já acumula sete jogos como profissional — seis deles apenas em 2025 — e soma uma assistência.