
Futebol
José Boto revela bastidores da saída de Gerson do Flamengo: “sensação…”
16 Set 2025 | 09:22
Futebol
25 Abr 2024 | 12:31 |
Na última quarta-feira (24), o Flamengo amargou a primeira derrota da Libertadores 2024, e foi superado pelo Bolívar por 2 a 1. O resultado complicou – e muito – a briga pelo primeiro lugar do grupo, e igualou a pior sequência de jogos sem vencer fora de casa na história do torneio.
A última vitória jogando fora de casa pela Copa Libertadores foi em agosto de 2022, na goleada de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield. De lá para cá, foram seis partidas longe de seus domínios, com três derrotas e três empates.
Aucas 2 x 1 Flamengo
Racing 1 x 1 Flamengo
Ñublense 1 x 1 Flamengo
Olímpia 3 x 1 Flamengo
Millonarios 1 x 1 Flamengo
Bolívar 2 x 1 Flamengo
A segunda pior sequência do Fla sem vencer fora de casa pela Libertadores foi entre os anos de 2012 a 2014 (sem participação na edição de 2013). No período citado, o time também chegou a seis jogos sem vitórias fora de seus domínios. Veja lista:
2012
Potosí 2 x 1 Flamengo (Pré-Libertadores)
Lanús 1 x 1 Flamengo
Olímpia 3 x 2 Flamengo
Emelec 3 x 2 Flamengo
2014
León 2 x 1 Flamengo
Bolívar 1 x 0 Flamengo
Na campanha do título de 2019, o fator ‘fora de casa’ também não foi um grande aliado, e o Fla amargou uma sequência de cinco jogos sem vitórias. De LDU, na fase de grupos, até Grêmio, na semifinal, foram duas derrotas (LDU e Emelec) e três empates (Peñarol, Internacional e Grêmio).
Com a derrota para o Bolívar, o Mengo se manteve na segunda colocação do grupo E, com quatro pontos. O resultado complicou a matemática para buscar o primeiro lugar, visto que o Fla não depende mais apenas de si para encerrar a fase de grupos no topo da tabela. O Rubro-Negro, agora, tem a obrigação de vencer os seus jogos em casa, e ainda precisa contar com um tropeço do Bolívar para dar sorte em uma combinação de resultados. Vale destacar que o primeiro lugar do grupo dá vantagem de decidir em casa as fases mata-mata.
Pela Copa Libertadores, o Fla só volta a campo no dia 7 de maio, para enfrentar Palestino, novamente fora de casa. Depois, encara duas partidas em sequência no Maracanã, contra Bolívar e Millonarios. Enquanto isso, o Fla disputa o Campeonato Brasileiro, e já retorna aos gramados no domingo (28). O Rubro-Negro vai enfrentar o Botafogo, em jogo válido pela quarta rodada. A partida será disputada no Maracanã, às 11h (de Brasília).
Atacante acerta chute espetacular para garantir os três pontos da Raposa e vantagem do Mengão na tabela fica em apenas três pontos
16 Set 2025 | 10:53 |
Com um golaço no fim, Gabigol garantiu a vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Bahia, na noite desta segunda-feira (15), na Arena Fonte Nova. O resultado manteve a equipe mineira firme na briga pela liderança do Brasileirão, atualmente ocupada pelo Flamengo.
O primeiro tempo foi de equilíbrio, com poucas chances claras para os dois lados. Na volta do intervalo, o Bahia cresceu e abriu o placar aos 20 minutos. Em contra-ataque veloz, o ex-Flamengo Jean Lucas recebeu na entrada da área e finalizou no canto direito de Cássio, colocando os donos da casa em vantagem.
Atrás no placar, o Cruzeiro fez alterações que mudaram o rumo do jogo. As entradas de Sinisterra e Gabigol deram novo fôlego à equipe. Aos 31 minutos, Matheus Pereira fez grande jogada individual, driblou dois marcadores e carimbou a trave. No rebote, Sinisterra aproveitou para empatar.
O empate animou os mineiros, que foram em busca da virada. Aos 40 minutos, Gabigol recebeu com espaço na intermediária e soltou uma bomba de canhota. A bola foi direto no ângulo, um golaço que decretou a vitória cruzeirense. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e acabou advertido com cartão amarelo.
Com o triunfo, o Cruzeiro chegou aos 47 pontos em 23 jogos, ocupando a vice-liderança. O Flamengo segue líder isolado com 50 pontos e uma partida a menos. O Palmeiras também aparece na disputa, com 46 pontos e dois jogos a menos.
Treinador foi procurado pelo clube turco, mas escolheu seguir no Mengão e comentarista afirma que a escolha foi a acertada
16 Set 2025 | 10:49 |
O técnico Filipe Luís esteve na mira do Fenerbahçe (TUR), mas preferiu seguir no comando do Flamengo. Para o ex-capitão rubro-negro Fábio Luciano, hoje comentarista, a escolha foi acertada e fortalece ainda mais o projeto do treinador no clube.
Fábio Luciano sobre escolha de Filipe Luís em negar o Fenerbahçe e seguir no Flamengo: "Tenho certeza de que está certo"
Fábio Luciano destacou o tamanho do Fenerbahçe, mas reforçou que Filipe Luís agiu corretamente ao priorizar o Flamengo: “Tenho certeza de que está certo. Todo meu respeito ao Fenerbahçe, clube gigante na Turquia, que contratou bons jogadores, como o goleiro Ederson. Mas o Filipe trabalha muito bem a carreira. Além do sentimento que tem pelo Flamengo, sabe que tem grandes possibilidades de continuar marcando seu nome na história de um clube gigantesco”, afirmou o ex-zagueiro.
Segundo Fábio Luciano, a decisão também passa pelas chances reais de conquistas que o Flamengo tem na temporada: “O Flamengo está se encaminhando para isso, pela forma de jogo, pelo elenco montado e pela capacidade dele também. Temos a certeza de que a carreira do Filipe é longa e que ele planeja muito bem os passos que dá. É uma decisão muito boa para o flamenguista e para quem acompanha o trabalho dele, porque acrescenta muito.”
Por fim, o ex-capitão ressaltou o peso do trabalho de Filipe Luís na evolução do time. “Falamos da qualidade do elenco, mas tudo é muito conectado. Tem muito da mão dele nesse jeito do Flamengo jogar: pressão alta, conexão entre os jogadores, segurança coletiva. Ele é sistemático, conhecedor de futebol, totalmente adaptado ao clube. Existe um respeito muito grande do torcedor e da diretoria sobre o trabalho dele. E ele sabe os objetivos que ainda tem a cumprir.”
Agora, o foco se volta para a Libertadores. O Flamengo enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O jogo de volta, em La Plata, já está marcado para o dia 25 de setembro. A partida terá transmissão da ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming) para todo o Brasil.
Volante espanhol, que estava prestes a assinar com o Trabzonspor, fechou com o Mengão após rápida negociação conduzida pelo diretor do clube carioca
16 Set 2025 | 10:37 |
Saúl Ñíguez, um dos principais reforços do Flamengo na última janela de transferências, esteve muito próximo de atuar no futebol turco antes de fechar com o clube carioca. O diretor técnico José Boto revelou que o espanhol já tinha um acordo encaminhado com o Trabzonspor, mas a negociação mudou de rumo durante a madrugada.
Segundo Boto, a oportunidade surgiu logo após a lesão de Erick Pulgar e a saída de Gerson. “Saúl apareceu como um jogador capaz de exercer as duas funções, estava livre no mercado, mas com passagem quase certa para o Trabzonspor”, contou.
Ele afirmou que o acerto com o volante ocorreu na noite seguinte ao jogo contra o São Paulo. “Nessa madrugada conseguimos trazê-lo para o Brasil e não para onde iria”, completou em entrevista ao portal UOL Esporte.
A mudança de destino se mostrou positiva tanto para o Flamengo quanto para o atleta. Em pouco tempo no Rio de Janeiro, Saúl conquistou a torcida rubro-negra e assumiu a titularidade no meio-campo. Sua versatilidade tem sido fundamental para a equipe, suprindo ausências e fortalecendo o setor central.
Com Saúl à disposição, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (18) para enfrentar o Estudiantes, da Argentina, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores. O confronto acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.