
Futebol
|
As Meninas da Gávea já sabem qual será a primeira competição do calendário do futebol feminina brasileiro. Nesta sexta - feira (12), a CBF realizou o sorteio que definiu o chaveamento da Supercopa do Brasil 2024, confirmando a participação de oito clubes nesta edição. O Mais Querido está entre elas.
A Supercopa acontecerá entre os dias 11 e 18 de fevereiro. O Flamengo encara a Ferroviária pelas quartas de final, no dia 11, um domingo. O local e horário ainda será confirmado pela CBF. Cruzeiro, Corinthians, Fluminense, Brasília, Internacional e Avaí Kindermann também brigam pelo título da competição.
A Confederação Brasileira de Futebol também definiu o formato do torneio. Serão ao todo quatro grupos de duas equipes, com os vencedores da cada jogo avançando para a semifinal. Os confrontos serão em partida única, e contra a Ferroviária, o Mais Querido jogará em casa.
Sendo assim, o Rubro Negro também já sabe quem poderá ser seu eventual rival na semifinal, caso passe pela Ferroviária. As Meninas da Gávea poderão enfrentar o Internacional ou o Corinthians na segunda fase da Supercopa. O alvinegro é o favorito na disputa, mesmo com os gaúchos sendo os mandantes.
CONFIRA AS PARTIDAS E OS DIAS:Primeira fase: 11 de fevereiro
Chave A: Real Brasília x Cruzeiro
Chave B: Avaí Kindermann x Fluminense
Chave C: Internacional x Corinthians
Chave D: Flamengo x Ferroviária
Segunda fase (semifinal): 14 de fevereiro
Chave E: Vencedor da Chave A x Vencedor da Chave B
Chave F: Vencedor da Chave C x Vencedor da Chave D
Terceira fase (final): 18 de fevereiro, domingo
Vencedor da Chave E x Vencedor da Chave F
BUSCA PELO TÍTULO DA SUPERCOPA
As Meninas da Gávea não vem de título na competição, porém, buscam repetir a ótima campanha em 2024. Isso porque na última edição, o Mais Querido deixou gigantes pelo caminho e chegou até a final contra o Corinthians. A equipe paulista levou a melhor e ficou com o título.
Mengão quer aumentar receitas da concessão de 20 anos que conquistou em licitação junto ao Fluminense e Estado não deve dificultar venda
|
A gestão do Flamengo deu um passo importante para concretizar a venda dos naming rights do Maracanã. O governo do Estado do Rio de Janeiro sinalizou positivamente para a negociação, permitindo que o estádio tenha seu nome associado a uma marca.
De acordo com o portal "Uol", a resposta veio por meio de uma consulta informal, na qual a administração estadual indicou que os termos da concessão permitem a venda dos direitos de nome.
Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, busca essa alternativa para aumentar a receita e reduzir os custos de manutenção do estádio, cuja concessão pertence ao Rubro-Negro e ao Fluminense pelos próximos 20 anos.
Inicialmente, a proposta enfrentou resistência dentro do Conselho Deliberativo do clube. No entanto, Bap explicou na última reunião que a associação com uma marca forte seria viável e vantajosa financeiramente. O Flamengo já possui uma estimativa de arrecadação com o acordo, mas os valores não foram divulgados.
Setor fechado gera críticas na estreia do Brasileirão
No último sábado (29), durante a estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro contra o Internacional, um detalhe chamou a atenção: o setor Leste Superior do Maracanã permaneceu vazio.
A decisão partiu da diretoria do clube, que optou por bloquear os setores Leste Superior e níveis 2 e 5 da Sul Superior para reduzir custos operacionais. A liberação desses espaços só ocorreria caso os ingressos dos demais setores se esgotassem.
Embora a Sul Superior tenha sido aberta posteriormente, o Leste Superior permaneceu fechado, o que gerou críticas da torcida nas redes sociais. Além de ser um setor concorrido, sua ausência no público afetou a estética da transmissão televisiva, dando a impressão de um estádio menos lotado. No total, 48.452 pessoas compareceram ao Maracanã para o jogo.
Mengão vai à Venezuela para encarar o Deportivo Táchira e quer a volta de jogadores importantes que ficaram de fora do início no Brasileirão
|
O Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira (31), no Ninho do Urubu, para iniciar os treinos visando a estreia na Conmebol Libertadores de 2025. O Rubro-Negro encara o Deportivo Táchira-VEN na próxima quinta-feira (2), fora de casa, e terá apenas três dias de preparação antes da viagem para a Venezuela.
Expectativa por Gerson
A principal dúvida para o confronto é a presença de Gerson. O volante, capitão e peça-chave no time de Filipe Luís, ficou fora da estreia do Brasileirão contra o Internacional devido a um desgaste físico detectado pelo clube. Ele chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas sentiu dores na coxa durante a partida contra a Colômbia.
No Maracanã para acompanhar o duelo contra o Inter, Seu Marcão — pai e empresário do jogador — demonstrou otimismo quanto ao retorno do meio-campista. O Flamengo planeja reavaliá-lo nesta terça-feira (1º), um dia antes da viagem. Caso esteja sem dores, ele deve ficar à disposição para a estreia na Libertadores.
Por outro lado, o meia Arrascaeta e o zagueiro Danilo já são desfalques certos para o duelo na Venezuela. Ambos tratam problemas musculares na coxa junto ao departamento médico.
Viagem direto para Salvador
Após o jogo contra o Deportivo Táchira, a delegação rubro-negra não retorna ao Rio de Janeiro. O Flamengo seguirá diretamente para Salvador, onde enfrentará o Vitória no domingo (5), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
No Grupo C da Libertadores, além do Táchira, o Flamengo terá pela frente LDU-EQU e Central Córdoba-ARG. Os dois times se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h, enquanto o jogo do Mengão acontece às 21h30 (horário de Brasília).
Jovem não tem atuado com muita frequência nos Merengues e treinador lembra que o cria do Mengão também teve de esperar por sua chance
|
Apesar de ainda não ter conquistado a titularidade no Real Madrid, Endrick segue sendo elogiado por Carlo Ancelotti. O técnico italiano afirmou estar "encantado" com o jovem atacante de 18 anos e destacou que a adaptação gradual ao time titular é algo comum no clube merengue, usando Vini Jr, ex-Flamengo como exemplo.
"É um problema de concorrência. Jogadores de extrema qualidade. A história deste clube mostra que muitos dos titulares ficaram no banco por muito tempo. Vinicius, alguns anos, Rodrygo, Valverde, Camavinga. Se você quer estar no Real Madrid, é costume ficar um pouco no banco", explicou Ancelotti em coletiva antes da semifinal da Copa do Rei.
Destaque na Copa do Rei
Real Madrid e Real Sociedad se enfrentam nesta terça-feira pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Rei. Na ida, Endrick marcou o gol da vitória merengue por 1 a 0, fora de casa. Na competição nacional, é onde ele tem tido mais minutos em campo.
Nesta temporada, o atacante soma 28 partidas pelo Real Madrid, com seis gols marcados e 496 minutos jogados, o que resulta em uma média de um gol a cada 82 minutos. Na Copa do Rei, divide a vice-artilharia do torneio, com quatro gols em quatro jogos.
A tendência é que Endrick seja titular nesta terça-feira ou entre em campo ainda no segundo tempo.
"Estou encantado com ele. Quando posso, tenho dado minutos e ele sempre aproveitou", destacou Ancelotti.
Foco no Real Madrid, apesar de menos minutos
A baixa minutagem do atacante nos últimos meses foi um dos fatores que levaram Dorival Júnior a não convocá-lo para as últimas listas da Seleção Brasileira. No entanto, Endrick ganhou chance nos jogos contra Colômbia e Argentina, em março, após Neymar ser cortado devido a um edema na coxa esquerda.
Na última janela de transferências, o West Ham demonstrou interesse em contar com o brasileiro, visando oferecer mais tempo de jogo. No entanto, conforme apurado pelo Estadão, Endrick optou por permanecer no Real Madrid, acreditando que terá mais oportunidades com Ancelotti.
Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, o Real Madrid precisa apenas de um empate no Santiago Bernabéu para garantir vaga na final da Copa do Rei. Do outro lado da chave, Atlético de Madrid e Barcelona se enfrentam nesta quarta-feira, após um empate eletrizante por 4 a 4 na ida.