Futebol

Entenda a temporada ruim do Flamengo em 5 atos cruciais

Eliminado da Libertadores, rubro-negro 'colhe frutos' de trabalho que não engrena com Tite e de erros de rota proporcionados pela diretoria

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Tal qual no ano passado, o Flamengo caminha para repetir uma temporada de frustração e ausência de títulos relevantes, fruto de desajustes na estratégias tomadas dentro de campo e fora dele. A queda nas quartas de final da Libertadores, ontem, diante do Peñarol (Uruguai), colocou novamente em evidência o trabalho ruim de Tite e sua comissão técnica. Tudo chancelado pelos desastrosos erros de rota conduzidos pela diretoria de Rodolfo Landim, Marcos Braz e companhia, em meio a um tumultuado calendário de jogos e quantidade incomum de lesões no elenco.


Cada vez mais perto de nova estaca zero na posição de técnico, já que não há indícios de que Tite terá contrato renovado, o rubro-negro pode fechar 2024 apenas com o título do Campeonato Carioca, algo irrisório para as expectativas geradas por um dos elencos mais poderosos da América do Sul. A partir de agora, o GLOBO explica porque esta temporada se transformou em um desastre.


1 - Comissão técnica não engrenou


No cenário de treinadores brasileiros, Tite ainda se apresenta como o melhor nome, e é acompanhado por uma comissão vasta e bem dividida entre pessoas competentes. Porém, que não encaixou no Flamengo. O trabalho iniciado em outubro de 2023 tinha a missão de organizar o elenco e garantir a vaga na Libertadores. Para este ano, a ideia era evoluir o futebol rubro-negro e tornar natural as conquistas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, a passagem de seis anos do gaúcho pela seleção mudou seu perfil de futebol.

Antes propositor de futebol mais agressivo, vide o Corinthians, Tite busca mais um jogo posicional nos dias atuais. Novamente, o elenco do Flamengo não se mostrou o mais adepto a isso. Desde a temporada inesquecível de 2019, os pilares dessa equipe, como Arrascaeta, Gerson, Bruno Henrique e até Gabigol, funcionam em um esquema com mais mobilidade. Distante desta característica, prevalece a esterilidade ofensiva, além da fragilidade defensiva nunca solucionada.


2 - Má gestão de prioridades

Em um calendário que pode beirar os 70 ou 80 jogos no Brasil, os times que se propõem a ir longe em todas as competições são ironicamente punidos com o desgaste de seus jogadores. Mas esta é uma realidade longe de solução, exigindo uma escolha de prioridades, e o Flamengo optou por "abraçar o mundo". Após não vencer nada em 2023, quis começar a nova temporada com todas as forças, e conquistou o Carioca de maneira absoluta.

A competição menos exigente do ano, porém, passou impressões errôneas. Enquanto isso, o clube minou sua campanha na fase de grupos da Libertadores, passando no segundo lugar e precisando sempre decidir fora de casa no mata-mata. Já em meio ao Brasileiro, do qual que o clube é quarto colocado, 11 pontos atrás do líder Botafogo, prefere-se poupar para focar nas competições eliminatórias, política que se apresenta desde 2021 e teve sucesso apenas na temporada seguinte. Agora, resta virtualmente apenas a Copa do Brasil — semifinal contra o Corinthians.

3 - Efeito cascata do calendário

Esta temporada ainda trouxe um desafio extra: a Copa América, que tirou cinco jogadores (Arrascaeta, De La Cruz, Viña, Varela e Pulgar) do Flamengo de vários compromissos do meio do ano, pois a CBF não parou seu calendário em meio à disputa. Apesar de a equipe ter apresentado bom desempenho no período, a parte física foi levada ao extremo, com os jogadores remanescentes precisando fazer esforços extras. Para fechar, os convocados voltaram, mas também em situação frágil e o time se "esfarelou".

4 - Lesões em demasia

O fator imponderável também ajuda a explicar uma temporada que segue o roteiro do fracasso. O principal deles: perder Pedro, o artilheiro disparado da equipe, pelo restante do ano, por conta de uma lesão grave no joelho em um treino da seleção brasileira. Nomes importantes, como Everton Cebolinha e Matías Viña, também se machucarem de maneira definitiva. As lesões no rubro-negro aparecem em demasia em 2024.

Cabe pontuar que a enxurrada de problemas musculares recorrentes também se dá pela inabilidade do Flamengo em escolher suas prioridades. Se todos os atletas jogam em todas as frentes, a conta chega em algum momento. Em abril, o blog do Diogo Dantas informou que o rodízio de Tite no Flamengo se preocupava mais com performance do que com lesões. No final das contas, tantos problemas físicos inviabilizam a manutenção de um padrão de jogo à altura as expectativas.

5 - Janela tardia no meio do ano

Correr atrás do prejuízo apenas quando ele já se apresenta é um dos erros mais graves da diretoria rubro-negra. Dinheiro não falta para o clube com maior faturamento da América do Sul, que fez do argentino Carlos Alcaraz sua maior contratação em todos os tempos. O pacotão do meio do ano ainda teve Michael (lesionado), Alex Sandro e Gonzalo Plata, mas trazê-los em cima da hora ainda surte pouco efeito e escancarou a falta de planejamento, enquanto os adversários fizeram isso de maneira organizada. Ontem, Alcaraz sequer pisou em campo no Uruguai.


Futebol

‘Está mais leve’ - comentaristas analisam saída de Gabigol do Flamengo

Contrato do atacante com o Mengão se encerra em 31 de dezembro e já confirmou que não vai ficar no clube; Cruzeiro e Santos buscam acordo com o artilheiro

Denilson e Renata Fan comentam saída de Gabigol do Flamengo - Foto: Reprodução/Podpah
Denilson e Renata Fan comentam saída de Gabigol do Flamengo - Foto: Reprodução/Podpah

  |

Icon Comentário0

Após seis temporadas completas, Flamengo e Gabigol seguiram caminhos diferentes depois da partida contra o Vitória, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem acordo para a renovação contratual, o ídolo rubro-negro está próximo de ser anunciado oficialmente como reforço do Cruzeiro, com imagens do anúncio já vazadas.




DESPEDIDA E NOVA FASE

Para Denílson e Renata Fan, comentaristas do programa Jogo Aberto, Gabigol aparenta estar em uma fase mais leve após o fim de sua trajetória no Flamengo. Em 2024, a relação entre jogador e clube foi marcada por altos e baixos, incluindo a perda da camisa 10, após um episódio em que foi visto vestindo a camisa do Corinthians.


Denílson destacou que, nas entrevistas recentes, Gabigol parece mais relaxado, até mesmo ao abordar temas delicados, como a convivência com o técnico Tite durante o ano. Segundo ele, o atacante demonstrou respeito e uma postura serena ao tratar do assunto.

"Legal quando a temporada acaba, né? É outro Gabigol. Se você pegar as entrevistas do Gabigol na temporada, que foi uma temporada bem abaixo do que ele poderia render, você vê que ele está muito mais solto, relaxado, boas respostas. Você vê que é um jogador que está mais tranquilo, esclarecido", disse Denílson.

"Falou abertamente sobre todos os assuntos que envolveram ele nesses últimos meses: briga com Filipe Luís no campo, relacionamento com o Tite, falou sobre tudo que aconteceu nos últimos meses de forma muito respeitosa com os envolvidos. Esse é o Gabigol que a gente viu em um passado não tão distante nas entrevistas", afirmou o ex-jogador.

Renata Fan concordou, mencionando que a despedida contra o Vitória contribuiu para o momento positivo do jogador. Para ela, o único detalhe que faltou foi encerrar a passagem pelo Flamengo com uma vitória, já que o jogo terminou empatado em 2 a 2.

"Bem solto, animado, tirou aquele peso da história final no Flamengo. Teve a despedida que merecia, fez gol, faltou a vitória. Acho que o Flamengo poderia também ter dado esse presente ao Gabigol, mas lá estava. E legal ele elogiando o Filipe Luís, que foi um companheiro, ganhou muita coisa com ele e teve o privilégio de conduzi-lo nesse final no Flamengo", finalizou a apresentadora.

PRÓXIMO DO CRUZEIRO

Desde que a saída do Flamengo foi oficializada, Gabigol tem sido especulado como reforço do Cruzeiro. Na última quinta-feira (20), imagens de um suposto anúncio vazaram, divulgadas por um funcionário de uma empresa que fabrica copos personalizados. Na arte, o atacante já aparece com as cores do clube mineiro, exibindo sua tradicional comemoração. Apesar do possível acerto com a Raposa, o Santos ainda busca a contratação do camisa 99.


Futebol

Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís e destaca: "acreditou no meu potencial"

O jovem meia falou sobre como é trabalhar com Filipe Luís e rasgou elogios ao treinador do Mais Querido

Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís (Reprodução/ Flamengo)
Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Nos últimos anos o Flamengo tem revelado diversos jogadores nas categorias de base. Atualmente, uma das maiores promessas do Rubro-Negro é Guilherme, de 18 anos. Isso porque, o jovem virou um dos favoritos de Filipe Luís ainda no sub-20. No entanto, foi no profissional que o jovem chamou a atenção.


Assim, o meia Guilherme destacou o processo que viveu nas categorias de base do Flamengo até estrear com gol no profissional. Em entrevista ao GE, o jovem não escondeu a gratidão por ser comandado por Filipe Luís.


"É natural no primeiro ano de sub-20 você começar no banco e ir adquirindo seu espaço durante o ano. Quando o Filipe chegou eu era reserva, não estava jogando, não estava tendo tanta oportunidade. Ele foi um cara que acreditou muito no meu potencial e me colocou para jogar. Se não me engano, no segundo jogo que ele assumiu o sub-20 no Brasileiro, contra o Bahia, me colocou de titular. E fui feliz nesse jogo, joguei muito bem, dei uma assistência, e a partir daí eu não saí mais. Joguei praticamente todos os jogos com ele de titular", disse.


DESTAQUE NO SUB-20

Guilherme chegou ao Flamengo em maio de 2021, quando foi contratado junto ao Azuriz, do Paraná. Desse modo, o jogador foi deslocado para a equipe sub-15 do Rubro-Negro. No entanto, com os diversos desfalques no profissional, Filipe Luís subiu o atleta de categoria e apostou na estrela do jovem, que marcou o gol da vitória do Mais Querido contra o Cuiabá.


Destacando que Guilherme não atuou sob o comando de Filipe Luís no sub-20, quando o técnico estreou. Depois, nos outros 16 jogos, o meia esteve em campo em todos. Assim, ele fez seis gols e deu quatro assistências.


Futebol

Pedro se reúne com campeões pelo Flamengo em confraternização no Rio

O atacante do Mais Querido esteve junto dos ex-atletas em reunião com familiares e amigos

Pedro se reúne com ex-companheiros de Flamengo (Reprodução/ Instagram)
Pedro se reúne com ex-companheiros de Flamengo (Reprodução/ Instagram)

  |

Icon Comentário0

Os últimos anos ainda estão vivos na memória dos torcedores rubro-negros e também dos jogadores que fizeram parte dos elencos estrelados do Flamengo. Assim, curtindo as férias, Pedro aproveitou o tempo livre para encontrar alguns amigos e atletas que foram campeões recentes pelo Mais Querido.


Através das redes sociais, Pedro compartilhou uma foto, na qual aparece ao lado de Diego Ribas e Vitinho, atletas com quem já trabalhou no Flamengo. Além da dupla, o ex-zagueiro Juan esteve presente no encontro. Destacando que o ex-defensor atuou como gerente técnico nos últimos anos no Rubro-Negro.


Vale lembrar que essa não é a primeira vez que os ex-companheiros de equipe se reúnem após os tempos de Flamengo. Isso porque, assim que todos têm um tempo livre, os amigos se juntam para confraternizar junto a todos os familiares.


ÍDOLOS DO FLAMENGO

Diego Ribas e Juan já se despediram dos gramados, mas antes de se aposentarem deixaram seus nomes marcados na história do Flamengo. Atualmente, o ex-zagueiro trabalha como coordenador técnico da Seleção Brasileira, enquanto o ex-meia é comentarista da TV Globo. Por fim, Vitinho segue em atividade e atua no Al-Ettifaq, da Arábia Saudita.


Pedro é o  único atleta que ainda continua no Flamengo. Na temporada 2024, o atacante teve que se afastar dos gramados por conta de uma grave lesão no joelho. Assim, a previsão de retorno do jogador é para somente junho ou julho de 2025.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Diego Ribas revela grupo de Whatsapp da ‘geração 85’ e ‘corneta’ trabalho de Filipe Luís no Flamengo
Futebol

Diego Ribas revela grupo de Whatsapp da ‘geração 85’ e ‘corneta’ trabalho de Filipe Luís no Flamengo

 

Icon Comentário0
José Boto ganha presente de atacante croata antes de chegar ao Flamengo
Futebol

José Boto ganha presente de atacante croata antes de chegar ao Flamengo

 

Icon Comentário0
De férias no Flamengo, Evertton Araújo realiza treinos visando temporada 2025
Futebol

De férias no Flamengo, Evertton Araújo realiza treinos visando temporada 2025

 

Icon Comentário0