Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

Tite e os problemas para achar o ataque do Flamengo

Técnico não consegue definir trio ofensivo

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Na última quinta-feira (26), o Flamengo empatou sem gols com o Peñarol, no Uruguai, e foi eliminado da Libertadores. Nesse sentido, a queda na competição apenas escrachou um problema que Tite vem lidando desde a lesão de Pedro: a indefinição no setor ofensivo.

O camisa 9 se lesionou no dia 6 de setembro, durante treino da Seleção Brasileira na última Data Fifa. Desde então, o Rubro-Negro atuou sem o artilheiro em cinco partidas: uma vitória, dois empates e duas derrotas. Na primeira partida com o desfalque, contra o Bahia, pela Copa do Brasil, Tite optou por um 4-2-3-1, com Gerson, Arrascaeta e Luiz Araújo na linha de três, e Bruno Henrique de centroavante. Assim, o Flamengo conseguiu sua única vitória sem Pedro.


Contra o Vasco, o técnico repetiu o esquema, porém, Gonzalo Plata entrou e Arrascaeta ficou de fora na equipe titular. Mas, a ideia de Tite não durou muito tempo. Luiz Araújo se lesionou ainda no primeiro tempo e se tornou mais um atacante a integrar o departamento médico. Com isso, o camisa 14 entrou no lugar. A substituição não deu certo, e no segundo tempo, Tite chamou Gabigol para o lugar do uruguaio. O time não correspondeu às modificações, e acabou tomando o empate nos minutos finais.


Sem Pedro e Luiz Araújo no ataque, Tite manteve o esquema com Arrascaeta no lugar do camisa 7 na partida de ida contra o Peñarol. Sendo Gerson, Arrascaeta e Gonzalo Plata na linha de três, com Bruno Henrique adiantado. A equipe uruguaia abriu o placar logo no início da partida e a partir preferiu apostar nos contra-ataques, enquanto o Flamengo sentiu dificuldade em criar chances. No segundo tempo, Tite optou por Carlinhos no lugar de Gonzalo Plata, mas também não surtiu efeito.

Na derrota para o Grêmio, pela primeira vez, Tite mudou o esquema e entrou com o time reserva. O técnico optou por um 4-4-2 com Carlinhos e Lorran na frente. Carlinhos foi expulso no segundo tempo, e o jovem atacante Felipe Teresa entrou no lugar de Alcaraz para marcar.


Por fim, na partida da última quinta-feira, o treinador repetiu a formação do jogo de ida, e de novo, o time sentiu para criar e chegar com precisão na área adversária. Bruno Henrique não conseguiu converter as oportunidades, e Gonzalo Plata, apesar de ser uma opção de velocidade, peca nas tomadas de decisão.

Carlinhos se torna uma opção mais frequente de Gabigol, que apesar de algumas de aparecer como opção de segundo tempo, é o atacante com menos minutos jogados no plantel de Tite.

As lesões frequentes têm sido uma verdadeira dor de cabeça para Tite, e os reforços desta janela de transferências, ainda não conseguiram corresponder às necessidades do elenco até então. Atualmente, o Flamengo tem cinco jogadores no departamento médico, quatro deles são atacantes: Pedro, Everton Cebolinha, Viña, Michael e Luiz Araújo.

Se os suplentes do elenco não respondem à altura, uma opção para o comandante é apostar nos jovens da base. Matheus Gonçalves e Felipe Teresa marcaram na partida contra o Grêmio e podem ser solução no setor ofensivo.


Futebol

ESPN tem lucro milionário com quartas-de-finais da Libertadores

A emissora esportiva da Disney transmitiu com exclusividade a eliminação do Flamengo diante do Peñarol-URU

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

As quartas de final da Libertadores renderam aos canais ESPN uma audiência de mais de 3 milhões de espectadores na TV paga. A emissora esportiva da Disney transmitiu com exclusividade a eliminação do Flamengo diante do Peñarol-URU, e também o confronto brasileiro entre São Paulo e Botafogo, com classificação botafoguense, este último dividido com a TV Globo, que exibiu em sinal aberto.

De acordo com dados obtidos pela coluna, a ESPN teve quase 2 milhões de espectadores no jogo de ontem entre Peñarol e Flamengo, que acabou empatado sem gols, o que garantiu a classificação do time uruguaio para a próxima fase. Foi a maior audiência do ano no canal e também uma liderança total entre os canais pagos, com 2000% de vantagem sobre o segundo lugar.


A Libertadores já acumula um alcance de mais de 7 milhões de pessoas nos canais ESPN desde as primeiras fases, e na semifinal os jogos transmitidos serão entre Atlético-MG e River Plate, com exclusividade na ESPN e no Disney+, marcados para duas terças-feiras, 22 e 29 de outubro, ambos às 21h30 (horário de Brasília).


Os jogos entre Peñarol e Botafogo serão exibidos pela TV Globo e pelo Paramount+ nas quartas seguintes, 23 e 30, também às 21h30. A final, em 30 de novembro, terá transmissão ao vivo na TV Globo, ESPN e Disney+.




Futebol

Tite já está ‘demitido’ do Flamengo, afirma jornalista

Técnico terá dificuldades para se reestabelecer no clube após eliminação na Libertadores

Rizek diz que Tite está 'demitido moralmente' - Foto: Reprodução/Flamengo
Rizek diz que Tite está 'demitido moralmente' - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O Flamengo recebeu muitas críticas após a eliminação precoce na Libertadores da América. A derrota para o Peñarol (URU) gerou pedidos de demissão do técnico Tite por parte da torcida rubro-negra. De acordo com o jornalista André Rizek, Tite já está “moralmente demitido” do cargo de treinador.

“Desde 2011, com Vanderlei Luxemburgo, um treinador não começa e termina uma temporada no clube. Talvez o Tite consiga fazer isso esse ano, mas assim, vai fazer se equilibrando. Eu entendo que o Tite moralmente, ele já está demitido depois de ontem”, afirmou Rizek.


APROVEITAMENTO NEGATIVO


Sob o comando de Tite, o Flamengo foi eliminado da Libertadores com um desempenho abaixo do esperado. Em 10 jogos, o Rubro-Negro conquistou quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, resultando em um aproveitamento de 46,6%. Na fase eliminatória, o time teve apenas uma vitória em quatro partidas e não marcou gols nos últimos três jogos, contra Bolívar (BOL) e Peñarol.

TITE DEMITIDO?


Apesar da pressão sobre Tite, a diretoria do Flamengo não planeja demiti-lo imediatamente. O treinador será avaliado nos próximos jogos contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e o Corinthians, na Copa do Brasil. Se conseguir resultados positivos, pode ganhar a oportunidade de continuar até o final da temporada.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Após a eliminação, o Flamengo busca se recuperar no Brasileirão enfrentando o Athletico-PR. Atualmente, o Rubro-Negro ocupa a quarta posição, com 45 pontos, 11 atrás do líder Botafogo. O confronto está marcado para domingo (29), a partir das 20h (horário de Brasília), no Maracanã.



Futebol

Bastidores: jogo contra o Athletico-PR será decisivo para permanência de Tite no Flamengo

O presidente do Mais Querido tem recebido pressão interna de conselheiros e apoiadores da gestão pela demissão do técnico

Foto: Reprodução/ Flamengo
Foto: Reprodução/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Após a eliminação do Flamengo para o Peñarol, a pressão sobre Tite aumentou internamente. Apoiadores do presidente Rodolfo Landim e conselheiros defendem uma tropa de comando antes das semifinais da Copa do Brasil, pois temem que o mesmo cenário que aconteceu com Jorge Sampaoli se repita.

De acordo com informações do GE, uma corrente interna no Mais Querido acredita que só um fator novo manterá as esperanças de conquistar títulos na temporada. Além disso, o debate ganha mais destaque por questões politicas, pois o clube está em ano de eleições.


No entanto, a decisão de uma possível demissão de Tite será discutida somente após a partida contra o Athletico-PR, neste domingo (29). O jogo, que não teria muita importância, ganhou peso extra para a situação do treinador.

CLIMA DE LUTO NA REAPRESENTAÇÃO DO ELENCO

O ge também revelou que o clima na reapresentação dos atletas nesta última sexta-feira (27) foi de "luto". Os jogadores ficaram mais em silêncio, sem resenhas ou brincadeiras.

FOCO NO PRÓXIMO JOGO

Assim, em uma situação complicada no comando do Mais Querido, Tite finaliza a preparação do elenco para o confronto contra o Athletico-PR neste sábado (28). O confronto será às 20h, no domingo (29), no Maracanã.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Flamengo precisa chegar a final da Copa do Brasil para suprir eliminação na Libertadores

 

Icon Comentário0
Futebol

Bastidores: jogo contra o Athletico-PR será decisivo para permanência de Tite no Flamengo

 

Icon Comentário0
Futebol

Dirigentes tentam convencer Filipe Luís a ser técnico principal do Flamengo, afirma jornalista

 

Icon Comentário0