Futebol
Vitão responde se houve falha da defesa do Flamengo em gol do Botafogo: “Começamos mal...”
16 Fev 2026 | 19:54
Futebol
25 Fev 2025 | 12:51 |
Após o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), estimar que a construção do estádio pode chegar a R$ 3 bilhões, o arquiteto e pesquisador Fabricio Chicca propôs alternativas para reduzir os custos. Suas sugestões envolvem desde mudanças estruturais até estratégias de economia operacional, passando por ajustes no projeto antes mesmo do início das obras.
A declaração de Bap sobre o orçamento ocorreu logo após a vitória sobre o Maricá, que garantiu o título da Taça Guanabara.
Simplificação da estrutura pode gerar economia
Um dos principais pontos analisados por Chicca foi a fachada do estádio, projetada para ter a altura de um prédio de 20 andares e uma estrutura complexa. Segundo ele, o design pode ser simplificado sem comprometer a qualidade, reduzindo significativamente os gastos.
Sugestões para a estrutura:
Redução de colunas e rampas desnecessárias
Alteração de materiais externos sem comprometer estética
Revisão da circulação interna para cortar custos
"A estrutura, por exemplo, da fachada, estrutura externa, ela pode ser simplificada. Aparentemente, a estrutura não é simples. Então, até isso, que estou chamando de 'inegociável', talvez dê para negociar. Não é um projeto simples. Talvez o projeto precise ser simplificado. Talvez haja até uma economia na questão estrutural. Então, eu falo: 'Vem cá, precisa dessas colunas? Precisa dessa rampa? Não dá para simplificar essa rampa? O que é essa membrana aqui pelo lado de fora? Não, vamos simplificar essa circulação'", analisou Chicca.
Concorrência entre construtoras e revisão de custos
Outra sugestão do arquiteto é a abertura de concorrência entre construtoras, uma estratégia que, segundo ele, já foi utilizada com sucesso em outros projetos. O Flamengo poderia incluir no edital metas de redução de custo, incentivando as empresas a otimizar a obra sem perder qualidade.
Proposta:
Meta de redução de 20% nos custos da superestrutura
Construtoras trabalhando reengenharia do projeto
Autorização para alterações no projeto que reduzam despesas
"Chama os engenheiros, simplifica. Abre uma concorrência entre construtoras. Coloca esse item no edital, da concorrência entre as construtoras. As construtoras vão trabalhar a reengenharia desse projeto com a arena, se for a arena a conduzir o projeto. Meta de redução de custo de superestrutura em 20%, sendo autorizadas sugestões de alteração de projeto de arquitetura. Pumba! Os caras vão trabalhar para fazer isso. Cansei de fazer isso. Sempre dá certo", explicou Chicca.
Outras estratégias para cortar custos
Além das mudanças na estrutura e concorrência, outros setores também podem ser ajustados, desde o uso de materiais até a gestão operacional do estádio.
Pontos sugeridos por Chicca:
Revisão de acabamentos de luxo ou itens desnecessários
Eliminação de áreas sem geração de receita
Controle digital de iluminação e climatização com sensores inteligentes
Redução de espaços administrativos
Otimização de custos operacionais (água, energia, segurança, etc.)
Acesso por biometria para cortar gastos com segurança
Terceirização de áreas operacionais
Pesquisa por materiais mais baratos com mesmo desempenho
Pré-contrato de aluguel de espaços internos (lojas, restaurantes)
Flamengo encara o Vasco pela semifinal do Carioca
Enquanto define os próximos passos para o estádio, o Flamengo tem um compromisso importante no Campeonato Carioca. No sábado (2), o time enfrenta o Vasco, pelo jogo de ida da semifinal. A FERJ ainda definirá o horário e local da partida.
Jogador estava se recuperando de lesão e foi liberado pelo departamento do clube e está à disposição de técnico rubro-negro que busca mais um título
17 Fev 2026 | 09:51 |
O Flamengo terá o lateral Guillermo Varela disponível para o primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana 2026 contra o Lanús, mas a tendência é que ele comece no banco de reservas. Recuperado de uma lesão no tornozelo, o uruguaio treinou normalmente no Ninho do Urubu e foi liberado pelo departamento médico para ser relacionado.
Mesmo apto a jogar, o técnico Filipe Luís deve manter a formação que vem atuando nas últimas partidas, deixando Varela como opção para o decorrer do confronto. O jogador perdeu ritmo por conta do período afastado e a comissão técnica entende que a melhor estratégia é utilizá-lo aos poucos.
O Mengão chega embalado após vencer o Botafogo por 2 a 1 nas quartas de final do Carioca, com gols de Lucas Paquetá e Erick Pulgar. Agora, o foco está totalmente voltado para a decisão internacional. O primeiro duelo acontece nesta quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, na Argentina.
A volta será no Maracanã, no dia 26 de fevereiro, também às 21h30, diante da Nação rubro-negra. O Flamengo busca ampliar sua coleção de títulos internacionais e repetir o sucesso da temporada passada, quando conquistou seis troféus.
Com uma temporada memorável, o rubro-negro viu os seus jogadores receberem propostas de clubes do Brasil e do exterior. E foi o caso de Erick Pulgar. Titular absoluto com Filipe Luís, o chileno teve ofertas do futebol do Catar, mas preferiu recusar. O bom momento no clube fez com que a decisão pesasse a favor do Mais Querido.
Chileno titular absoluto na equipe de Filipe Luís tem despertado o interesse fora do Brasil após atuações consistentes e títulos conquistados
17 Fev 2026 | 09:25 |
Pulgar tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2027, após renovação realizada em 2025. Desde então, se consolidou como peça fundamental no esquema de Filipe Luís, sendo titular absoluto no meio-campo e referência na marcação.
O chileno também foi decisivo em jogos importantes, como na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, pelas quartas de final do Carioca, quando marcou o gol que garantiu a classificação para a semifinal. O desempenho consistente despertou interesse de clubes internacionais, mas o atleta optou por seguir no Brasil.
Não é apenas o camisa 5 que tem sido monitorado por outros clubes. Nomes como Luiz Araújo, Bruno Henrique e Everton Cebolinha receberam propostas recentemente para deixar o Mais Querido. No entanto, foram recusadas e eles continuam à disposição ao comandante rubro-negro para esta temporada.
Cebolinha mesmo não sendo titular absoluto e estando em uma fase melhor do que a de Samuel Lino, deve renovar com o Mengão. O atacante de 29 anos tem contrato perto do fim e a expectativa é que a extensão seja por mais dois anos. Anteriormente, foi-se especulado a sua saída para o Cruzeiro, Corinthians, Grêmio e também para o exterior.
O Flamengo volta a campo na próxima quinta (19), às 21h30 (de Brasília), pela final da Recopa. O adversário será o Lanús que irá receber o rubro-negro no Estádio La Fortaleza, na Argentina. A segunda partida acontecerá no Maracanã na semana seguinte no dia 26.
Diretoria do rubro-negro carioca vê com bons olhos a sua permanência no clube onde jogador tem levantado títulos e marcado o seu nome na história
17 Fev 2026 | 09:02 |
O Flamengo e Everton Cebolinha estão a poucos passos de assinarem uma renovação contratual. O jogador deve ganhar aumento salarial e estender seu vínculo até o fim de 2028. Atualmente, o atacante tem contrato válido até dezembro de 2026, mas as conversas entre o empresário Márcio Cruz e o diretor de futebol José Boto avançaram de forma positiva, com expectativa de conclusão em breve.
Multicampeão com o Mais Querido, o atleta recebe cerca de R$ 1 milhão por mês e o novo acordo deve ajustar os valores para refletir seu status atual no elenco. Depois de perder espaço em 2024, o jogador se recuperou no segundo semestre de 2025 e tem sido uma das peças importantes sob comando de Filipe Luís. A informação é do jornalista Julio Miguel Neto.
O atacante de 29 anos foi especulado em clubes como Cruzeiro, Grêmio e Fluminense, mas segue valorizado na Gávea. Inclusive, chegou a ser citado em uma possível troca por Kaio Jorge, mas Filipe Luís negou qualquer negociação e reforçou a importância do atleta: “É um jogador muito importante para nós”.
Contratado em 2022, Cebolinha conquistou espaço gradualmente e hoje é peça estratégica no sistema ofensivo. Além da concorrência direta com Samuel Lino, também disputa posição com Bruno Henrique, que atua mais centralizado, e Luiz Araújo, que joga pelos dois lados do campo.
Além de Everton, Flamengo e Bruno Henrique devem assinar um no vínculo contratual em breve. O jogador que conquistou praticamente tudo na Gávea não cogita uma aposentadoria nesta temporada. Com isso, a diretoria e seu estafe irão conversar em breve para alinhar os objetivos de cada um e assim fecharem um novo acordo.