Futebol

ETERNO ESQUADRÃO! TRI MUNDIAL DA SELEÇÃO COMPLETA 54 ANOS

Seis partidas, seis vitórias e uma façanha de Pelé, o primeiro e único vencedor de três Copas do Mundo; relembre toda trajetória da Seleção Brasileira até a grande final no México

O melhor time de futebol de todos os tempos! Foto: Reprodução
O melhor time de futebol de todos os tempos! Foto: Reprodução

21 Jun 2024 | 12:52 |

Icon Comentário0

Há exatos 54 anos a Seleção Brasileira conquistava a Copa do Mundo de 1970, no México. Foi a consagração de uma equipe que esbanjava talento e que tinha na genialidade de Pelé a sua maior referência. O camisa 10 tornou-se naquela competição o primeiro e único jogador a ganhar três Copas do Mundo - marca que permanece até hoje.


Sob o comando do técnico Zagallo, o terceiro título mundial do Brasil não foi fácil, mas terminou impecável. Em seis jogos, foram seis vitórias, numa campanha com 100% de aproveitamento, com 17 gols marcados. Mesmo no grupo que era considerado o mais difícil do Mundial de 1970, a Seleção Brasileira conseguiu passar por adversários como Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e, por fim, a Itália.


Na final, a Seleção derrotou a Itália por 4 a 1. Os gols da partida foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol de honra dos italianos no Estádio Azteca, na Cidade do México. Com o título, o Brasil foi o primeiro time a chegar ao tricampeonato mundial, fato que lhe garantiu a posse definitiva da taça Jules Rimet. Antes dessa conquista, a Seleção tinha sido campeã também em 1958 e 1962.


Relembre toda trajetória da Seleção Brasileira até a grande final e o título Mundial no México.

Brasil 4x1 Tchecoslováquia


A expectativa pela estreia na Copa do Mundo era alta, mas o Brasil conseguiu começar com o pé direito. Ou melhor, com o esquerdo, já que foi com esse que Rivellino fez o gol de empate que motivaria a reação brasileira para buscar a vitória. Pelé e Jairzinho (duas vezes) fecharam o placar daquele embate.

Brasil 1x0 Inglaterra

Épico. Assim pode ser definida a partida contra a Inglaterra na segunda rodada da fase de grupos. Naquele que era considerado o confronto mais difícil daquela etapa para os brasileiros, o talento e artilharia de Jairzinho se sobressaíram e os ingleses não conseguiram reagir. Encaminhando a classificação para as quartas de finais, aquele foi um ponto chave para que o time ganhasse de vez a confiança de todos.

Brasil 3x2 Romênia

Este foi o único jogo em que o Brasil sofreu críticas por parte da imprensa e dos torcedores. Sem algumas de suas peças, como Gérson e Rivellino, Zagallo fez mudanças importantes e contou com o brilho de Paulo Cézar Caju e Clodoaldo para a vitória. Dúvida antes da partida, Pelé foi autor de dois gols e Jairzinho também anotou o seu.

Brasil 4x2 Peru

No confronto entre o Rei do Brasil, Pelé, e o Rei do Peru, Cubillas, o camisa 10 brasileiro se saiu melhor. Debaixo de um sol forte no Estádio Jalisco, Rivellino, Jairzinho e Tostão (duas vezes) fizeram os gols que levaram a Seleção para a semifinal da competição. Em campo, o Brasil abriu 2 a 0 no placar e viu os peruanos tentarem o empate, mas o triunfo foi verde e amarelo mais uma vez.

Brasil 3x1 Uruguai

O jogo mais esperado da Copa do Mundo de 1970 foi a semifinal entre brasileiros e uruguaios. Graças ao fantasma do Mundial de 1950, o Brasil sabia que precisava afastar a lembrança e criar uma nova jornada. Quando, na véspera do embate, o técnico do Uruguai declarou que já estava pensando na decisão, a Seleção ganhou uma motivação a mais e fez uma partida fantástica. Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino foram responsáveis pelos gols.

Brasil 4x1 Itália

E então veio a decisão. Naquele dia 21 de junho de 1970, Brasil e Itália entraram em campo para batalhar pela Taça Jules Rimet. Até ali, cada seleção tinha dois títulos. A alta expectativa e confiança dos brasileiras foi justificada, já que, após início duro, a Amarelinha brilhou. Com todos os jogadores disponíveis para a partida, Zagallo levou a campo o que tinha de melhor. A escalação foi a que mais se repetiu durante o Mundial, com o time-base formado por: Félix; Carlos Alberto Torres (c), Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Pelé, Rivellino e Tostão.

Os italianos vinham de uma batalha histórica contra a Alemanha Ocidental na semifinal da Copa do Mundo. Apontado por muitos como um dos melhores jogos da história dos Mundiais, o confronto com os alemães terminou com triunfo da Azzurra por 4 a 3, após tempo extra. Nos 90 minutos, houve empate por 2 a 2. Depois, a Itália saiu na frente na prorrogação, sofreu novo empate e finalmente fez o gol da classificação, aos 114 minutos de partida.

Todo esse desgaste fez com que o Brasil chegasse à final com um pouco mais de disposição física. O jogo decisivo marcou uma série de feitos individuais para a Seleção Brasileira. Jairzinho terminou o Mundial como vice-artilheiro, com sete gols, e se tornou o primeiro campeão a marcar em todos os seis jogos de sua seleção. Pelé voltou a marcar em uma final de Copa do Mundo e se tornou o único jogador três vezes campeão mundial da história. O Rei ainda terminou a competição com seis assistências.



Futebol

Carrascal tem histórico de lesão? Confira situação do reforço do Flamengo

Mengão deve oficializar nos próximos dias a contratação do meia e saúde do jogador está em voga devido às dificuldades de Arrascaeta

Confira o histórico de lesões de Jorge Carrascal, novo reforço do Flamengo para a temporada - Foto: Reprodução/Colômbia
Confira o histórico de lesões de Jorge Carrascal, novo reforço do Flamengo para a temporada - Foto: Reprodução/Colômbia

01 Ago 2025 | 09:15 |

Icon Comentário0

Faltando pouco para ser apresentado oficialmente como reforço do Flamengo para o restante da temporada, o meio-campista Jorge Carrascal chega ao clube com passagens por grandes centros do futebol mundial e um histórico físico que merece atenção — especialmente pelos problemas enfrentados no início da carreira.


HISTÓRICO DE LESÕES


O colombiano enfrentou diversas lesões ao longo dos anos, embora tenha conseguido maior regularidade recentemente. O episódio mais grave ocorreu na temporada 2016/17, quando sofreu uma ruptura no menisco durante passagens por Sevilla Atlético (equipe B do clube espanhol) e Karpaty Lviv, da Ucrânia. Na ocasião, Carrascal ficou 315 dias afastado dos gramados e perdeu 40 jogos oficiais — um marco significativo em sua trajetória como profissional.


Nos anos seguintes, as lesões foram menos frequentes e com impacto reduzido. Na temporada 2022/23, já defendendo o CSKA Moscou, o jogador teve dois episódios de afastamento: um traumatismo no pé que o deixou fora de duas partidas e outra lesão não especificada em maio, que o tirou dos gramados por nove dias. Ao todo, ficou fora de três jogos naquela temporada.

A preocupação voltou na temporada seguinte, 2023/24, quando uma lesão no joelho o afastou por 43 dias, fazendo com que perdesse oito partidas pelo clube russo. Após esta, Carrascal não sofreu mais nenhum tipo de contusão e vem saudável desde então.


SAÚDE EM ALTA

No total, Carrascal acumula 51 jogos perdidos por lesão ao longo da carreira — a maioria ainda em sua fase inicial. Nos últimos anos, apesar de alguns problemas pontuais, o colombiano demonstrou boa capacidade de recuperação e não apresenta recorrência de lesões crônicas.

Com sua chegada, o Flamengo iniciou um acompanhamento físico detalhado para garantir que o meia esteja em plenas condições de contribuir tecnicamente. A comissão técnica acredita que, em um ambiente organizado e com controle de carga física, Carrascal pode ter um desempenho consistente e de alto nível, com riscos minimizados.



Futebol

Samuel Lino comenta estreia difícil pelo Flamengo: “no começo eu…”

Atacante foi um dos destaques do Mengão na derrota diante do Atlético-MG e indica como pode reverter o resultado no jogo de volta

Samuel Lino confirma dificuldade na estreia pelo Flamengo, mas dá a receita para reverter jogo contra o Atlético-MG - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Samuel Lino confirma dificuldade na estreia pelo Flamengo, mas dá a receita para reverter jogo contra o Atlético-MG - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

01 Ago 2025 | 08:41 |

Icon Comentário0

A estreia de Samuel Lino com a camisa do Flamengo não foi com vitória, mas o atacante deixou uma boa impressão. Ele entrou no segundo tempo da partida contra o Atlético-MG, nesta quinta-feira (31), no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar da derrota por 1 a 0, o camisa 17 demonstrou confiança para a partida de volta e falou sobre a experiência de atuar pela primeira vez no futebol brasileiro como profissional.


Samuel Lino sobre estreia no Flamengo: "Me senti muito bem"


“Me senti muito bem. No início fiquei um pouco confuso, é tudo novo para mim. Nunca tinha jogado profissionalmente no Brasil. Mas, aos poucos, fui me adaptando, me sentindo melhor e mais confortável em campo. Fisicamente, estou bem”, afirmou Lino.


Mesmo com o revés, o estreante garantiu que o grupo segue com o mesmo foco para o jogo decisivo: “Hoje não conseguimos a vitória, mas o placar de 1 a 0 não muda nossa mentalidade. Vamos para Belo Horizonte buscar a classificação. É claro que seria especial estrear com um gol, talvez até o gol de empate, mas infelizmente não aconteceu. No próximo jogo, quem sabe. Vou trabalhar para isso”, completou.

O QUE FEZ SAMUEL LINO EM SUA ESTREIA?


Samuel Lino entrou aos 15 minutos do segundo tempo, substituindo Matheus Gonçalves, e deu nova dinâmica ao ataque rubro-negro. Com velocidade e habilidade, causou dificuldades à defesa atleticana. Aos 36 minutos, cruzou para Emerson Royal, que acertou a trave. Já nos acréscimos, chegou a marcar um gol, mas a arbitragem assinalou impedimento.

QUANDO É A VOLTA ENTRE FLAMENGO E ATLÉTICO-MG?

O Flamengo terá a missão de reverter a desvantagem na próxima quarta-feira (06), às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV. Antes disso, o time comandado por Filipe Luís visita o Ceará no domingo (03), às 18h30, na Arena Castelão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Futebol

Filipe Luís explica estratégia do Flamengo contra o Atlético-MG

Mengão foi derrotado diante do Galo no Maracanã pela Copa do Brasil e técnico disse que mudança no meio-campo era parte do plano

Filipe Luís indica estratégia que incomodou torcedores no meio-campo do Flamengo diante do Atlético-MG - Foto: Reprodução/Flamengo
Filipe Luís indica estratégia que incomodou torcedores no meio-campo do Flamengo diante do Atlético-MG - Foto: Reprodução/Flamengo

01 Ago 2025 | 08:23 |

Icon Comentário0

O Flamengo foi derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0, na última quinta-feira (31), no Maracanã, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Além do revés, a atuação da equipe gerou críticas da torcida, principalmente pela aparente fragilidade no meio-campo. Após o jogo, o técnico Filipe Luís explicou que o “buraco” na faixa central era, na verdade, uma escolha tática.


Filipe Luís sobre estratégia do Flamengo contra o Atlético-MG: "esse espaço era proposital"


“O buraco no meio-campo fazia parte do nosso plano de jogo. Os volantes estavam posicionados, e esse espaço era proposital para atrair a marcação e criar brechas para infiltrações. Em alguns momentos, funcionou. Conseguimos encontrar passes por dentro, porque o Atlético permite esse tipo de jogo. Eles marcam individualmente e dependem de vencer duelos para bloquear passes verticais. Esse tipo de partida gera muitas transições, com ida e volta constantes. Por isso, o Jorginho ocuparia o mesmo espaço que o Evertton Araújo ou o Allan”, explicou o treinador.


Filipe também comentou sobre o lance que resultou no gol da derrota: “O gol saiu de um erro de passe. O Léo Ortiz estava livre, mas a bola não chegou. Acontece. A cada jogo, preparamos saídas de bola diferentes, baseadas no plano tático específico. Infelizmente, hoje esse erro gerou o gol, mas não vejo como um problema grave. O risco faz parte do nosso estilo e sempre vai existir. O importante é corrigir para que não volte a acontecer”, completou.

COMO FOI O JOGO?


O único gol da partida foi marcado por Cuello, no segundo tempo, após uma falha na saída de bola do Flamengo. O desempenho abaixo do esperado, somado ao erro defensivo, causou insatisfação entre os torcedores. Agora, o Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença em Belo Horizonte para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO FLAMENGO

Com a Copa do Brasil em pausa, o Flamengo volta as atenções ao Campeonato Brasileiro. O time de Filipe Luís enfrenta o Ceará neste domingo (03), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão, pela 19ª rodada da competição nacional.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís abre o jogo após falha de Léo Pereira no Flamengo: “algo que…”
Futebol

Filipe Luís abre o jogo após falha de Léo Pereira no Flamengo: “algo que…”

01 Ago 2025 | 07:43

Icon Comentário0
Com pouca criatividade, Flamengo sofre derrota para o Atlético-MG no Maracanã
Futebol

Com pouca criatividade, Flamengo sofre derrota para o Atlético-MG no Maracanã

31 Jul 2025 | 23:36

Icon Comentário0
Flamengo estampa marca no uniforme com mais 2 patrocinadores
Futebol

Flamengo estampa marca no uniforme com mais 2 patrocinadores

31 Jul 2025 | 16:30

Icon Comentário0