
Futebol
|
O Flamengo visita o Amazonas FC nesta quarta (22), às 21h30, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil 2024. Após vencer por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Pedro, o Rubro-Negro pode empatar na Arena da Amazônia, em Manaus. O lateral Patric, da equipe amazonense, tem outros planos. Ex-Atlético-MG e Benfica, o veterano de 35 anos, quer bater o Fla para homenagear o clube em que joga.
Um dos poucos remanescentes do elenco que conseguiu o acesso para a Série B do Brasileirão, em 2023, o lateral Patric acredita bastante na possibilidade do Amazonas bater o tetracampeão Flamengo. Para o lateral, uma vitória sobre o rubro-negro significaria voos mais altos para o Amazonas FC, que completa cinco anos em 2024.
Em entrevista ao Portal Esporte Manaus, Patric disse que uma classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil seria o presente de aniversário perfeito para o clube, que celebra mais um ano de vida em 23 de maio, um dia depois do jogo decisivo com o Flamengo. Patric disse: “Será um belo presente de aniversário para o clube e para os nossos torcedores, que devem comparecer em peso na Arena Amazônia”.
Flamengo quer evitar eliminação constrangedora em Manaus
O Flamengo chega a Manaus vivendo um momento ambíguo. Dentro de campo, o time apresentou melhora de desempenho em duas vitórias convincentes sobre Corinthians (2 a 0) e Bolívar (4 a 0). Porém, fora do campo o noticiário rubro-negro foi dominado pela polêmica sobre Gabigol usando a camisa do Corinthians.
O técnico Tite relacionou o ex-Camisa 10, mas Gabigol não deve iniciar jogando. Mesmo assim, a presença do atacante em Manaus deve dividir a atenção com o resultado da partida. A reação da torcida do Flamengo off-Rio é uma incógnita. Gabigol tem grande chance de entrar em campo, uma vez que Pedro não está 100%.
Departamento de Seleções já iniciou o planejamento para a próxima Data FIFA, em junho e um novo treinador, seja ele qual for, está nos planos
|
O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se reuniu com o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e com o coordenador técnico, Juan Santos, para discutir sobre a escolha do novo treinador da Seleção Brasileira.
O objetivo é anunciar o novo treinador antes da próxima Data FIFA da Seleção Amarelinha, em junho, quando o Brasil enfrentará o Equador e o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nos EUA, Canadá e México.
"Em breve, anunciaremos o nome do técnico"
"A reunião com o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e com o Juan teve como foco a escolha do novo treinador da Seleção Brasileira. Em breve, anunciaremos o nome do técnico, a tempo de fazer a convocação para os dois jogos das Eliminatórias, na data FIFA de junho”, explicou Ednaldo Rodrigues.
Como parte da programação para os compromissos, o Departamento de Seleções iniciará as observações dos jogos pelo Brasil a partir deste sábado (5). O primeiro será Botafogo x Juventude, no Nilton Santos. Partidas do Brasileirão, Libertadores e Copa Sul-Americana também serão analisadas, incluindo o Flamengo.
Desde terça-feira (1º), Juan e o analista de desempenho Thomaz Araújo, que fará parte das observações pelo país, acompanham confrontos de campeonatos europeus. Na área de Saúde e Performance, a médica Andréia Picanço e o fisiologista Guilherme Passos começaram a traçar as estratégias para a preparação da Seleção. O planejamento é oferecer informações precisas para ajudar o treinador no novo trabalho.
O coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, explicou que os contatos com o presidente Ednaldo Rodrigues têm sido bem mais frequentes neste momento em que se busca definir a nova comissão técnica.
"Temos tido reuniões com o presidente Ednaldo, com a participação do Juan em algumas delas, com o foco em buscar o nome desse futuro treinador da Seleção Brasileira. Assim que tivermos isso definido por parte do presidente, iniciaremos as negociações para o mais rapidamente possível anunciar o nome do novo comandante da Seleção Brasileira", contou Rodrigo Caetano.
"O Departamento de Seleções segue providenciando relatórios, fazendo observações in loco, que iniciaremos nesse final da semana, e acompanhando todas as competições relevantes fora do país, para juntarmos o maior número possível de informações para o futuro comandante. Esse trabalho é diário e constante, sempre foi realizado antes. E agora, a gente está dando prosseguimento normalmente", acrescentou o coordenador executivo geral.
Após tentativas frustradas do Vasco para levar o clássico para São Januário, o Maracanã deve ser confirmado como palco da partida do dia 19 de abril
|
O Vasco enfim cedeu. Após insistir em mandar o clássico contra o Flamengo em São Januário, o clube cruzmaltino se viu obrigado a recuar e já encaminhou acordo para que a partida da quinta rodada do Brasileirão aconteça no Maracanã. O duelo, marcado para o dia 19 de abril, às 18h30 (de Brasília), deve ter confirmação oficial da CBF nas próximas horas.
MARACANÃ COM DIVISÃO IGUAL DE TORCIDAS
As tratativas entre os clubes chegaram a um ponto comum: o estádio será dividido meio a meio entre as torcidas. O cenário é bem diferente do que o presidente vascaíno, Pedrinho, havia sinalizado. Ele chegou a sugerir uma separação de 90/10 nas arquibancadas, ou até mesmo vetar a presença de rubro-negros em São Januário. No entanto, o BEPE (Batalhão Especial de Policiamento em Estádios) descartou qualquer possibilidade de realização do clássico em São Januário, por questões de segurança.
ENTRAVE VEM DE LONGE
A resistência do Vasco em jogar no Maracanã não é nova. No Campeonato Carioca deste ano, o clube se recusou a disputar a semifinal de ida no estádio, alegando que o Mais Querido seria favorecido por atuar em um local considerado sua casa. A partida acabou acontecendo no Nilton Santos, mas o resultado foi o mesmo: vitória rubro-negra por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique.
Sem conseguir levar o clássico para São Januário, o Vasco ainda analisou outras possibilidades, como mandar o jogo em Manaus ou São Luís. No entanto, a proximidade da data do confronto e a logística envolvida acabaram fazendo com que o Maracanã se tornasse a alternativa mais viável, ainda que a contragosto do clube.
De acordo com informações do jornalista Venê Casagrande, a negociação para o uso do Maracanã está praticamente fechada. A expectativa é que a Confederação Brasileira de Futebol confirme oficialmente o local da partida nas próximas horas, colocando fim ao impasse que já se arrastava há dias. Antes de enfrentar o rival, o Mengão tem uma sequência intensa pela frente. O time entra em campo no próximo domingo (6), contra o Vitória, no Barradão. Depois, encara Grêmio e Juventude, também pelo Campeonato Brasileiro. No meio desse caminho, o CRF ainda enfrenta o Central Córdoba, da Argentina, pela fase de grupos da Libertadores.
Mesmo após conquistar a Libertadores Sub-20 e estar alinhado ao modelo de jogo da diretoria, treinador foi desligado de forma repentina e revelou insatisfação
|
A saída repentina de Cleber dos Santos do comando da equipe sub-20 do Flamengo causou surpresa nos bastidores do clube e revolta no próprio treinador. Menos de um mês após conquistar o título da Libertadores da categoria, ele foi comunicado pelo departamento de recursos humanos que não fazia mais parte do quadro de funcionários, sem maiores explicações.
“Me surpreende e entristece a forma como isso foi tratado" - disse o ex-treinador
Cleber, que tem uma longa trajetória no Mais Querido, afirmou que a decisão partiu da nova gestão comandada por José Boto, diretor de futebol. Segundo ele, o problema não foi a troca em si, mas a forma como o processo foi conduzido. “Me surpreende e entristece a forma como isso foi tratado. Sempre tive uma relação de respeito com o clube”, disse.
Antes do desligamento, o técnico havia sido chamado para uma conversa no CT onde recebeu a proposta de assumir a equipe sub-20 B, formada por atletas de 18 anos e voltada para torneios menores. No entanto, antes mesmo de dar uma resposta oficial, foi comunicado do seu desligamento, o que intensificou sua frustração.
Com a saída de Cleber, o CRF anunciou o português Nuno Campos como novo comandante da categoria. Indicação direta de José Boto, Nuno ainda não estreou à frente do time por questões burocráticas. A expectativa é que ele assuma em breve, contando com jovens promessas como Lorran, Shola e Iago. Em sua defesa, Cleber reforçou que vinha implementando um estilo de jogo alinhado ao modelo do elenco principal, comandado por Filipe Luis . Segundo ele, o desempenho na Libertadores evidenciou essa adaptação, com estatísticas expressivas de posse de bola, número de passes e pressão alta no campo adversário.
A proximidade com a equipe principal também se refletia no aproveitamento dos jovens em atividades com o elenco de cima. “Como o Filipe Luís e sua comissão vieram da base, isso facilitou a transição. Sempre trabalhamos para que os atletas estivessem prontos para essa oportunidade”, explicou o ex-treinador.