
Futebol
|
Na última sexta-feira (16), o Tondela (POR) venceu o União de Leiria por 2 a 0 e se sagrou campeão da Liga Portugal 2. Assim, ex-goleiro do Flamengo, formado nas categorias de base, Bernardo Fontes, foi figura importante no acesso da equipe portuguesa. O jovem participou de todos os 34 jogos, deu uma assistência e foi eleito melhor goleiro da competição em quatro meses.
O Tondela confiou no meu potencial...
"Essa foi uma daquelas noites que vão ficar marcadas para sempre na minha memória. Cheguei em Portugal com muitos desafios, consegui fazer um bom trabalho no Braga e o Tondela confiou no meu potencial para um projeto de fazer o clube retornar à elite nacional. E nós conseguimos cumprir com o objetivo, com uma campanha sólida, de muito trabalho e muito esforço coletivo", disse Bernardo.
Bernardo Fontes também exaltou o acesso à elite do Tondela e destacou que os prêmios conquistados recentemente na meta do clube português o enchem de orgulho.
"Pessoalmente, estou muito feliz pelo meu desempenho, pelas premiações recebidas durante o torneio, pois me dedico diariamente para entregar o meu melhor. Sou muito grato ao clube pela confiança depositada em mim, e aos meus companheiros, comissão técnica, funcionários, por todo o trabalho feito para chegarmos até aqui. Levamos o Tondela de volta para o lugar onde merece estar", destacou o ex-Flamengo.
Bernardo Fontes atuou pelo sub-17 do Flamengo, onde conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da categoria. O jovem arqueiro chegou a Portugal na temporada 2019/20 para finalizar a formação na base do Braga. Na temporada 2023/24, jogou a Terceira Divisão de profissionais pelo Braga B e foi eleito o melhor goleiro da competição.
Uruguaio é usado como um segundo homem de meio-campo pelo treinador no Mengão e parte de torcida e mídia questiona se o meia não pode jogar mais adiantado
|
Após o empate sem gols contra o Botafogo, no último domingo (18), pela 9ª rodada do Brasileirão, o técnico Filipe Luís explicou a opção por escalar De La Cruz como volante, e não mais adiantado no meio-campo. O uruguaio foi peça central no esquema do Flamengo no clássico, e a escolha teve relação direta com os desfalques no setor.
Para que eu vou improvisar?"
“Se eu coloco o Nico de meia hoje, eu jogo sem volante porque só tenho ele e Everrton (Araújo). Gerson tava suspenso, e Erick e Allan estavam machucados. Não tínhamos volantes. Aonde o jogador gosta de jogar? Aonde se sente mais cômodo? Perguntei para ele. Volante, jogando de frente, construindo. A melhor versão do Nico é de volante, ele faz o time de jogar de volante. Ele nos dá tanta criação e saída de pressão por vantagem qualitativa, para que eu vou improvisar? Para que vou tirar do melhor lugar? ”, afirmou o treinador.
Filipe Luís também comparou a ideia de mudar De La Cruz de posição a deslocar outros pilares do elenco, como Léo Ortiz, para funções fora de origem.
“É como se eu fosse tirar um zagueiro, por exemplo o Léo Ortiz, que é um dos melhores zagueiros do Brasil, e colocá-lo de volante ou de lateral. Eu estaria tirando o que a nossa equipe tem de melhor, que é a fase de estabilidade dos zagueiros, laterais e dos dois volantes, para fazer uma coisa que não eu não teria certeza se daria certo. Pontualmente se precisar, com certeza ele vai fazer e vai ter qualidade para fazer. Não o vejo como o último passe, que é o que Arrascaeta tem e que jogadores que jogam nessa posição costumam ter. Mas que ele pode fazer? Não tenho nenhuma dúvida”, finalizou Filipe Luis.
O Flamengo teve maior controle do jogo no Maracanã, mas esbarrou na boa marcação do Botafogo. Apesar da posse de bola e das tentativas no campo ofensivo, o Rubro-Negro não conseguiu transformar a superioridade em gols e saiu de campo com apenas um ponto.
Com o empate no Brasileirão, o time agora vira a chave para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (21), o Flamengo enfrenta o Botafogo-PB, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase. Após vencer a ida por 1 a 0, a equipe de Filipe Luís precisa apenas de um empate para garantir vaga na próxima fase.
Na noite deste último domingo (18), torcedores do Mais Querido e do clube alvinegro foram presos após briga no entorno do Maracanã
|
Flamengo e Botafogo se enfrentaram neste domingo (18), em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão. No entanto, a rivalidade não ficou somente em campo, já que integrantes das organizadas dos dois times foram presos pela Polícia Militar no entorno do Maracanã, após confusão.
Segundo informações do UOL, foram presas pela Polícia Militar 102 pessoas, na noite deste domingo (18). Com elas, além de bombas caseiras, foram apreendidos soco inglês, fogos de artifício, protetores bucais, porretes, touca ninja, pedras, entre outros itens.
A confusão teve início na rua Arthur Menezes com a rua São Francisco Xavier, próximo à entrada do Setor Sul. Segundo a PM, alguns torcedores do Botafogo foram contidos já na rua Eurico Rabelo, que dá acesso ao Maracanã.
Vale lembrar que o jogo entre Flamengo e Botafogo foi paralisado aos 17 minutos do segundo tempo após o uso de gás de pimenta pelas forças de segurança. Os atletas se sentiram incomodados e o produto químico também foi notado por jornalistas e torcedores.
Flamengo e Botafogo ficaram apenas no empate em 0 a 0, em jogo disputado. As equipes tiveram poucos lances de perigo durante o confronto, onde não conseguiram arrematar no gol.
Meia esteve na lista do técnico para o clássico no Maracanã devido aos muitos desfalques e o treinador revelou que jovem não treinou com o grupo
|
Após um período afastado do elenco principal, o jovem Lorran voltou a ser relacionado no Flamengo e esteve no banco no clássico contra o Botafogo, neste domingo (18), pelo Brasileirão. Foi apenas a segunda vez na temporada que o meia apareceu entre os convocados de Filipe Luís, que explicou a decisão.
Segundo o técnico rubro-negro, o retorno de Lorran se deve ao bom desempenho na equipe sub-20. Filipe revelou que, mesmo com os desfalques no elenco profissional, optou por não utilizá-lo no clássico devido à falta de treinos com o grupo principal.
Se ele estiver arrebentando no sub-20, eu quero colocar ele..."
“O Lorran vem evoluindo, vem jogando melhor, vem treinando muito bem, pelo que o Nuno (Campos, técnico do sub-20) me falou. Está treinando com intensidade, força, está querendo aprender. Não é coincidência que vem se destacando no sub-20”, afirmou.
“Com os desfalques, decidi chamá-lo. Mas ele jogou na quarta-feira e não conseguiu treinar comigo. Não me senti confortável em colocá-lo, porque ele não tem as dinâmicas de treinamento comigo”, completou.
Filipe também deixou claro que enxerga Lorran como meia-atacante, posição em que o clube busca reforços no mercado. Para o treinador, o jovem pode se tornar um substituto natural de Arrascaeta, mas isso dependerá exclusivamente do desempenho em campo.
“Depende dele. Os jogadores têm que falar no campo. Não adianta nome, salário, idade... Para mim é campo. Se ele estiver arrebentando no sub-20, eu quero colocar ele. Se estiver mal, não vai jogar. O Arrascaeta já ficou no banco comigo esse ano, o Pedro já ficou, o Bruno Henrique também.”
Com desfalques no setor de meio-campo, Lorran pode ganhar minutos no confronto da próxima quarta-feira (21), contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil. O Flamengo venceu o jogo de ida por 1 a 0 e joga por um empate no Maracanã para avançar.