Futebol
12 Nov 2024 | 13:17 |
O ex-lateral Athirson Mazolli, hoje secretário do futebol e de defesa dos direitos do torcedor, afirmou, em entrevista ao portal UOL, que o Governo está fechando parcerias com os clubes brasileiros para educar e conscientizar atletas desde as primeiras categorias de base sobre o tema apostas esportivas. A conversa ocorreu durante o evento Sports Integrity Forum 2024, que foi realizado na última segunda-feira (11) no Morumbis. O evento discutiu a ética, integridade e boa governança no futebol.
Importância de educar: "Não queremos ser o controlador, queremos ser os educadores. Conscientizar para que as crianças entendam que futuramente aquilo ali pode ser um grande problema para elas. Estamos engatinhando para fazer essa parceria. Educar é o caminho mais importante para o nosso futuro"
Parceria com clubes: "Alguns clubes ainda têm sua resistência. Tem clubes que já tem integridade, mas não tem parceria com o Governo Federal. Já conversamos com alguns clubes, São Paulo, Botafogo, Atlético-MG, Federação Paulista, Federação Carioca, mas é passo a passo até construir e deixar um grande legado e atingir nossa juventude, que é nosso futuro. Lá em cima é o trabalho dos profissionais, do clube fazer porque tem jogadores que não tiveram acesso a essas informações todas ou não sabe a regra do jogo. É importante a gente educar"
Nova portaria: "Vai sair a nova portaria de integridade e é importante levar isso para os clubes, institutos e escolas para que as crianças entendam o seu papel e o grande problema que vem acontecendo. Uma atitude que as pessoas podem achar que é simples pode ter um grande problema lá na frente. Sabemos da importância de não só fiscalizar, mas conscientizar e orientar. Essa secretaria já está fazendo um belo trabalho. Estamos dando umas ideias de repasse, que vou deixar para falar mais para frente"
Nova função é mais difícil que jogar: "Gostar de marcar eu já não gostava, mas eu fazia (risos). Aqui é mais difícil. Ali era minha profissão normal, aqui estamos sempre buscando conhecimento e o caminho adequado para entregar o melhor para a política pública. Pra mim, está sendo enriquecedor entender esse outro lado e os aspectos dentro do esporte. A responsabilidade que o governo tem é muito importante. Hoje temos várias ações na secretaria para oportunizar novas crianças não só no futebol, às vezes até para achar o caminho. Muitas crianças vão para o futebol, mas não sabem ainda o que querem no esporte. Estou feliz de retribuir o que o futebol me proporcionou"
Técnico revelou contexto de conversas nos bastidores após fala do atacante e diz que utilizará o jogador conforme suas convicções
26 Out 2025 | 10:15 |
Após a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Fortaleza, neste sábado (25), o técnico Filipe Luís concedeu entrevista coletiva e falou sobre a escolha de escalar Bruno Henrique como centroavante. O camisa 27, que havia manifestado preferência por atuar em outra função, acabou aceitando a decisão do treinador e se colocou à disposição da equipe.
Filipe Luís sobre utilização de Bruno Henrique no Flamengo: "entendi que a equipe precisava dele de 9, e assim foi"
“Umas semanas atrás, o Bruno me disse que se sentia mais confortável jogando em outra posição, mas que estaria sempre à disposição para ajudar no que fosse preciso. Claro que, tendo o Pedro disponível, optei por colocá-lo onde ele prefere jogar. Mas hoje entendi que a equipe precisava dele de 9, e assim foi”, explicou Filipe Luís.
O treinador reforçou que respeita as preferências dos atletas, mas destacou que as necessidades do time estão sempre em primeiro lugar. Com Pedro lesionado, Bruno Henrique foi escolhido para comandar o ataque rubro-negro: “Ele se colocou à total disposição. E hoje precisamos disso, precisamos do sacrifício dos jogadores para ajudar o Flamengo, ajudar a equipe”, completou.
Mesmo lamentando o revés, que impediu o Flamengo de retomar a liderança do Brasileirão, Filipe Luís afirmou que seguirá fiel às suas convicções, mesmo diante das críticas: “Infelizmente, não conseguimos a vitória, e sempre vai cair a culpa nos mesmos jogadores. Os que estão fora sempre são os que deveriam ter jogado, isso é normal no futebol. Mas sigo com a minha convicção sobre o que acho melhor para a equipe”, afirmou.
Questionado sobre a escalação do time para o jogo de volta contra o Racing, pela semifinal da Libertadores, Filipe Luís deixou claro que a utilização de Bruno Henrique como centroavante neste sábado não garante sua titularidade na Argentina.
“Todos já jogaram de 9: Bruno Henrique, Plata, Wallace, Juninho… opções não faltam. Mas o jogo de hoje é completamente diferente do de quarta-feira. Ainda vou estudar o adversário e, a partir disso, montar o plano de jogo e definir quem vai jogar”, disse o técnico.
Filipe também destacou que o estilo do Racing facilita a preparação do Flamengo: “O Racing joga praticamente da mesma forma sempre. Isso nos dá algumas pistas, mas só defino o time mais perto do jogo, quando o plano estiver completamente montado”, concluiu.
Durante intervalo na derrota diante do Fortaleza, atacante se retratou de fala sobre jogar como centroavante no Mengão após duelo com o Racing
26 Out 2025 | 09:30 |
Escalado como centroavante diante da lesão de Pedro, Bruno Henrique concedeu entrevista no intervalo do jogo entre Fortaleza e Flamengo, neste sábado (25), pela 30ª rodada do Brasileirão. O camisa 27 aproveitou o momento para esclarecer a declaração dada durante a semana, quando afirmou que não gostava de atuar como centroavante. Segundo o ídolo rubro-negro, suas palavras foram mal interpretadas.
Bruno Henrique esclarece fala: "Estou aqui para servir ao Flamengo"
“Acho que ficou “Ah, o Bruno não quer jogar”. Vou me retratar aqui agora. Não é isso. A gente tem o melhor 9 do Brasil, do mundo, jogador de Seleção Brasileira. Quando o Pedro não estiver jogando, quando não puder jogar, eu vou estar pronto para jogar de 9”, disse Bruno Henrique.
O atacante destacou que sua fala anterior apenas reforçava o respeito que tem pela posição de Pedro, titular absoluto do comando de ataque. Ele garantiu que está à disposição do técnico Filipe Luís sempre que for necessário. “Agora, se o Pedro estiver apto para jogar... Isso que eu quis dizer. Estou aqui para servir ao Flamengo”, completou o camisa 27.
A polêmica começou após a vitória do Flamengo sobre o Racing, pela semifinal da Libertadores, quando Bruno Henrique revelou que havia comunicado ao treinador a preferência por atuar em outra função. A fala, porém, dava a entender que o atacante não teria mais o interesse de atuar como centroavante de forma alguma, o que gerou a retratação.
“Não é a minha posição, todo mundo sabe. Deixei claro para o Filipe que quero ajudar o grupo, mas em outra posição, que não seja a de camisa 9. Temos o melhor atacante do Brasil ali, atacante de Seleção Brasileira. O Pedro está super bem, é o momento dele. Desde o primeiro dia em que o Filipe conversou comigo, falei que estava ali para ajudar”, afirmou na ocasião.
Com a fratura no antebraço de Pedro, Filipe Luís precisou recorrer novamente a Bruno Henrique como referência ofensiva. O camisa 27, além de titular contra o Fortaleza, é um dos cotados para começar jogando na decisão contra o Racing, na próxima quarta-feira (29), em Avellaneda, valendo vaga na final da Copa Libertadores da América.
Mengão saiu derrotado diante do Leão no Castelão, mas treinador afirma que time precisa deixar o resultado de lado e focar no jogo contra o Racing
26 Out 2025 | 08:45 |
Depois da derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, neste sábado (25), pelo Brasileirão, Filipe Luís deixou claro que o foco do Flamengo agora é total na Libertadores. Em coletiva de imprensa na Arena Castelão, o técnico reconheceu as falhas da equipe, mas ressaltou a importância de virar a página rapidamente para o duelo decisivo contra o Racing (ARG).
Filipe Luís após derrota do Flamengo para o Fortaleza: "Esquecer o mais rápido possível o que aconteceu hoje"
“Temos que esquecer rápido a derrota e corrigir os erros. Fizemos um primeiro tempo muito abaixo tecnicamente, cometemos falhas que não costumamos cometer. Demos inúmeras chances para o adversário ganhar terreno, e isso nos deixou inseguros com a bola”, analisou Filipe Luís.
O treinador também destacou a necessidade de foco e o valor dos dias de descanso antes da semifinal: “Esquecer o mais rápido possível o que aconteceu hoje, corrigir os erros e pensar na quarta-feira. É o jogo mais importante da temporada. Não tenho dúvida de que a ambição de todos é estar na final em Lima. Quatro dias de descanso nos dão a oportunidade de recuperar todo mundo fisicamente”, completou.
Flamengo e Racing se enfrentam na próxima quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio El Cilindro, em Avellaneda. Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Rubro-Negro joga pelo empate para garantir vaga na final da Copa Libertadores da América.
Na outra semifinal, o Palmeiras recebe a LDU (EQU) em São Paulo. Os equatorianos têm ampla vantagem após vencerem por 3 a 0 na partida de ida e podem perder por até dois gols de diferença para avançar à decisão em Lima.
Torcida do Flamengo perde a paciência com Bruno Henrique e culpa Filipe Luís
25 Out 2025 | 22:17