Futebol

EX-PRESIDENTE DO FLAMENGO RELEMBRA PASSAGEM DE APOLINHO E O COMPARA COM JORGE JESUS

Ex-presidente do rubro-negro lembrou como decidiu convidar o jornalista para o cargo em 1995, e lembrou que só perdia em popularidade para Romário

Ninho do Urubu / Divulgação
Ninho do Urubu / Divulgação

18 Mai 2024 | 20:21 |

Icon Comentário0

Falecido ontem, aos 87 anos, Washington Rodrigues, mais conhecido como Apolinho, não apenas fez história como repórter, comentarista e apresentador de rádio. Em 1995, ele foi convidado para se tornar treinador do Flamengo, clube de seu coração, no ano do centenário. O responsável pelo que ele tratava como uma "convocação" foi Kleber Leite, presidente rubro-negro à época, e seu velho parceiro em coberturas jornalísticas.


— Foi genial. Você não tinha muitas opções. A gente tinha um problema interno sério de convivência no Flamengo. Era uma fogueira de vaidades — lembra Leite, em contato com a reportagem do GLOBO. —Eu não era vice-presidente de futebol. Eu era o presidente do clube. Uma coisa mais ampla para cuidar. Estávamos precisando de alguém que agregasse, que colocasse todo mundo no bolso.


— Em um jantar com Michel Assef (advogado), eu falei: "Estou com uma ideia meio maluca. Temos que resolver o problema do futebol com alguém que seja um fato novo, que mexa. É hora de sair das mesmas caras. Estou pensando em colocar o Washington (Apolinho) no Flamengo, vou contratar como treinador. Para fazer o papel que ele sabe fazer. E o Assef achou uma bela ideia — contou o ex-presidente.


À frente da equipe, Washington Rodrigues comandou 26 partidas, totalizando 11 vitórias, oito empates e sete derrotas. O resultado mais expressivo foi o vice-campeonato da Supercopa Libertadores daquele ano. Em 1998, ainda retornou como diretor-técnico do clube. Depois das aventuras inusitadas, voltou aos microfones do rádio. Mas a passagem deixou um legado, segundo o então dirigente.

— Era uma coisa impressionante. A gente rodava o Brasil inteiro. Depois do Romário, nenhum jogador era o mais popular do time. Era ele (Apolinho). Entrava em campo e era ovacionado. Eu não tenho nenhum dúvida e medo de dizer que, depois do Jorge Jesus, que é hors concours, não houve nenhum treinador do Flamengo que tivesse mais apoio popular que o Washington — finalizou Kléber Leite.


Nascido no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1936, Apolinho trabalhou em rádios como a Nacional, a Globo e a Tupi, onde esteve nos últimos 25 anos. Ontem, faleceu durante a partida entre Flamengo e Bolívar, pela Libertadores, goleada rubro-negra por 4 a 0.



Futebol

Paquetá lamenta gol perdido na derrota do Flamengo: “posso prometer…”

Em sua reestreia com o Manto Sagrado do Mengão, o meia teve a oportunidade de levar o confronto contra o Corinthians para os pênaltis, mas desperdiçou

Paquetá fez sua reestreia pelo Flamengo diante do Corinthians, mas perdeu gol que poderia ter levado decisão aos pênaltis - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Paquetá fez sua reestreia pelo Flamengo diante do Corinthians, mas perdeu gol que poderia ter levado decisão aos pênaltis - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

02 Fev 2026 | 10:05 |

Icon Comentário0

Lucas Paquetá voltou a vestir o Manto Sagrado, mas a reestreia não terminou com o título da Supercopa do Brasil. O meia teve nos pés a chance do empate e demonstrou abatimento após desperdiçar a finalização. Ainda assim, fez questão de assumir a responsabilidade e prometeu dedicação total para alcançar seu melhor nível ao longo da temporada.


Paquetá após gol perdido pelo Flamengo: "O que posso prometer é..."


“Estou muito triste, primeiro pela chance que poderia ter colocado o time na disputa novamente e acabei falhando. Sinceramente, não posso perder um gol desse. Fiz tudo o que pude para estar aqui, mas é só o início. O que posso prometer é trabalhar muito, encontrar meu melhor nível novamente, porque ainda este mês temos mais uma final”, afirmou.


VOLTA AO CLUBE E EXPECTATIVA EM CAMPO

O meia também falou sobre a ansiedade em retornar ao clube que o revelou e admitiu que o nervosismo pesou no momento decisivo da partida. Mesmo frustrado com o resultado, destacou o significado pessoal do reencontro com a torcida.


“Foi especial, sem dúvida. Orei muito para estar aqui. Infelizmente não foi como eu esperava e gostaria, mas é gratificante estar de volta à minha casa. Vou dar o meu melhor para conquistar títulos neste ano. Estava ansioso para fazer o gol e vou trabalhar muito para, na próxima oportunidade, colocar a bola para dentro”, completou.

PRÓXIMO DESAFIO

Com Paquetá a disposição, o Flamengo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (4), diante do Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada da competição. A bola rola às 19h (horário de Brasília), com transmissão do Premiere, no pay-per-view.


Futebol

Filipe Luís abre o jogo após derrota do Flamengo: “Não vamos…”

Treinador admite a dificuldade de tentar reverter o resultado com um a menos em todo o segundo tempo e afirmou que elenco do Mengão não garante taças

Filipe Luís reconhece força do elenco do Flamengo, mas afirma que não vão ganhar todos os jogos - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Filipe Luís reconhece força do elenco do Flamengo, mas afirma que não vão ganhar todos os jogos - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

02 Fev 2026 | 09:48 |

Icon Comentário0

A cobrança interna e externa foi tema central da entrevista coletiva de Filipe Luís após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na final da Supercopa do Brasil. O treinador destacou que o Flamengo ainda está em início de temporada e ressaltou a postura competitiva da equipe, mesmo atuando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo.


Filipe Luís após derrota do Flamengo: "não vamos ganhar sempre..."


“Quando o resultado não vem, começam a procurar desculpas ou culpados. Os dois times estão no começo de temporada, ainda estamos buscando a melhor forma física. A verdade é que minha equipe jogou o segundo tempo inteiro com um a menos, no campo do adversário”, afirmou.


SEQUÊNCIA NEGATIVA E CONTEXTO DAS DERROTAS

Ao comentar a sequência de três derrotas consecutivas, Filipe Luís ponderou que resultados negativos fazem parte do processo e reforçou a necessidade de análises frias. Trata-se do momento de maior instabilidade desde que assumiu o comando técnico.


“Se fosse apenas a parte física, com um a menos, a tendência seria o Corinthians fazer três ou quatro gols, o que não aconteceu. Cada derrota tem um contexto diferente. No Carioca, o time era mesclado; no Brasileiro, a derrota aconteceu. Temos que deixar claro que não vamos ganhar sempre”, completou.

ELENCO QUALIFICADO NÃO GARANTE TÍTULOS

O treinador também fez questão de destacar a qualidade do elenco, mas frisou que isso, por si só, não assegura conquistas automáticas: “Queríamos vencer. Esse elenco incrível nos dá a possibilidade de lutar por títulos, mas não garante ganhar. O que precisamos fazer é exatamente o que esses jogadores fizeram hoje: lutar até o último segundo. Essa é a melhor forma de se aproximar da vitória”, concluiu.

PRÓXIMO DESAFIO

Em busca de reação, o Flamengo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (4), diante do Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada da competição. A bola rola às 19h (horário de Brasília), com transmissão do Premiere, no pay-per-view.


Futebol

Narrador critica Filipe Luís após derrota do Flamengo: “errou muito…”

Mengão saiu derrotado pelo Corinthians na Supercopa Rei e jornalista não gostou das escolhas do técnico, além de ver demora em mexidas

Galvão Bueno critica escolhas e demora de Filipe Luís na derrota do Flamengo para o Corinthians - foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Galvão Bueno critica escolhas e demora de Filipe Luís na derrota do Flamengo para o Corinthians - foto: Gilvan de Souza/Flamengo

02 Fev 2026 | 09:37 |

Icon Comentário0

Derrotado pelo Corinthians por 2 a 0 neste domingo (1º), o Flamengo ficou com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil, no Estádio Mané Garrincha. Após o apito final, o narrador Galvão Bueno, assumidamente rubro-negro, fez duras críticas à atuação do técnico Filipe Luís, especialmente pelas escolhas durante o segundo tempo da decisão.


Galvão Bueno sobre Filipe Luís em Flamengo x Corinthians: "Demorou demais para fazer as mudanças..."


Em publicação nas redes sociais, O narrador apontou demora nas substituições e questionou a forma como a equipe terminou a partida, além de avaliar negativamente a estreia de Lucas Paquetá, que teve chance clara para empatar o jogo, mas desperdiçou.


Filipe Luís errou muito!! Demorou demais para fazer as mudanças e, quando mexeu, ficou boa parte do segundo tempo sem atacantes. E a estreia de Paquetá não poderia ter sido pior: jogou mal e perdeu um gol feito já nos acréscimos. Corinthians, campeão da Supercopa do Brasil”, escreveu no X, antigo Twitter.

ENTENDA O CONTEXTO DA PARTIDA


O Flamengo foi para o intervalo em desvantagem no placar, após gol do zagueiro Gabriel Paulista ainda no primeiro tempo. Para piorar o cenário, Jorge Carrascal acabou expulso durante o intervalo, deixando a equipe com um jogador a menos para toda a segunda etapa.

Em busca do empate, Filipe Luís promoveu diversas alterações. Aos 13 minutos, Lucas Paquetá entrou no lugar do centroavante Pedro. Na sequência, Bruno Henrique substituiu Arrascaeta. Mais tarde, Everton Cebolinha, De la Cruz e Ayrton Lucas também foram acionados, enquanto Plata, Jorginho e Alex Sandro deixaram o campo.

PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO

Encerrada a disputa da Supercopa, o Flamengo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (4), diante do Internacional, no Maracanã, pela segunda rodada da competição. A bola rola às 19h (horário de Brasília), com transmissão do Premiere, no pay-per-view.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Filipe Luís explica Lucas Paquetá no banco em sua reestreia pelo Flamengo
Futebol

Filipe Luís explica Lucas Paquetá no banco em sua reestreia pelo Flamengo

02 Fev 2026 | 09:19

Icon Comentário0
Léo Ortiz cita desgaste e cobra atitude após vice do Flamengo: "Fechar os ouvidos"
Futebol

Léo Ortiz cita desgaste e cobra atitude após vice do Flamengo: "Fechar os ouvidos"

01 Fev 2026 | 19:37

Icon Comentário0
Hugo Souza aponta motivo da vitória do Corinthians sobre Flamengo: "A gente queria..."
Futebol

Hugo Souza aponta motivo da vitória do Corinthians sobre Flamengo: "A gente queria..."

01 Fev 2026 | 19:56

Icon Comentário0