Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

EX-PRESIDENTE DO FLAMENGO RELEMBRA PASSAGEM DE APOLINHO E O COMPARA COM JORGE JESUS

Ex-presidente do rubro-negro lembrou como decidiu convidar o jornalista para o cargo em 1995, e lembrou que só perdia em popularidade para Romário

Ninho do Urubu / Divulgação
Ninho do Urubu / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Falecido ontem, aos 87 anos, Washington Rodrigues, mais conhecido como Apolinho, não apenas fez história como repórter, comentarista e apresentador de rádio. Em 1995, ele foi convidado para se tornar treinador do Flamengo, clube de seu coração, no ano do centenário. O responsável pelo que ele tratava como uma "convocação" foi Kleber Leite, presidente rubro-negro à época, e seu velho parceiro em coberturas jornalísticas.

— Foi genial. Você não tinha muitas opções. A gente tinha um problema interno sério de convivência no Flamengo. Era uma fogueira de vaidades — lembra Leite, em contato com a reportagem do GLOBO. —Eu não era vice-presidente de futebol. Eu era o presidente do clube. Uma coisa mais ampla para cuidar. Estávamos precisando de alguém que agregasse, que colocasse todo mundo no bolso.


— Em um jantar com Michel Assef (advogado), eu falei: "Estou com uma ideia meio maluca. Temos que resolver o problema do futebol com alguém que seja um fato novo, que mexa. É hora de sair das mesmas caras. Estou pensando em colocar o Washington (Apolinho) no Flamengo, vou contratar como treinador. Para fazer o papel que ele sabe fazer. E o Assef achou uma bela ideia — contou o ex-presidente.


À frente da equipe, Washington Rodrigues comandou 26 partidas, totalizando 11 vitórias, oito empates e sete derrotas. O resultado mais expressivo foi o vice-campeonato da Supercopa Libertadores daquele ano. Em 1998, ainda retornou como diretor-técnico do clube. Depois das aventuras inusitadas, voltou aos microfones do rádio. Mas a passagem deixou um legado, segundo o então dirigente.

— Era uma coisa impressionante. A gente rodava o Brasil inteiro. Depois do Romário, nenhum jogador era o mais popular do time. Era ele (Apolinho). Entrava em campo e era ovacionado. Eu não tenho nenhum dúvida e medo de dizer que, depois do Jorge Jesus, que é hors concours, não houve nenhum treinador do Flamengo que tivesse mais apoio popular que o Washington — finalizou Kléber Leite.


Nascido no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1936, Apolinho trabalhou em rádios como a Nacional, a Globo e a Tupi, onde esteve nos últimos 25 anos. Ontem, faleceu durante a partida entre Flamengo e Bolívar, pela Libertadores, goleada rubro-negra por 4 a 0.



Futebol

MARCOS BRAZ ABRE O JOGO SOBRE A POSSIBILIDADE DE NEYMAR NO FLAMENGO - CONFIRA

O vice-presidente de futebol do clube falou sobre o craque

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder! Na noite desta quinta-feira (13), o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, com dois belos gols de Luiz Araújo, enquanto Edenílson descontou para os visitantes, em jogo válido pela 8ª rodada do Brasileirão.

Neymar foi um dos destaques nas arquibancadas do Maracanã nesta quinta-feira, acompanhando a vitória do Flamengo sobre o Grêmio por 2 a 1. A presença do craque brasileiro alimentou especulações sobre uma possível transferência para o Rubro-Negro visando o Mundial de 2025. No entanto, o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, descartou qualquer negociação no momento, enfatizando o compromisso de Neymar com o Al Hilal (SAU) até junho de 2025.


— A presença dele aqui… Tomara que ele se recupere o mais rápido possível e que possa estar em campo. Não tem relação se estreitando (com o Flamengo). Eu sei onde você (repórter) quer chegar. Qualquer jogador do tamanho dele seria bem-vindo aqui. O Neymar tem contrato longo onde ele está. Acho que é muita loucura pensar nessa contratação, nesse momento. Acho até injusto a gente até fazer brincadeira quanto a isso. Estamos muito felizes com a visita dele. Um cara alegre, contagiante, e tomara que tenha boa recuperação, volte a jogar e ajude a Seleção Brasileira — disse Marcos Braz.



NEYMAR, O RUBRO-NEGRO

Vestindo a camisa do Flamengo, Neymar acompanhou de perto a partida, torceu e vibrou com os gols de Luiz Araújo que garantiram a vitória rubro-negra. Após o jogo, o atacante foi visto nos vestiários em conversa com dirigentes do clube e também com os jogadores David Luiz e Léo Pereira.


PRÓXIMO DESAFIO

Com a vitória, o Flamengo assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, somando 17 pontos. O próximo compromisso do Rubro-Negro é contra o Athletico-PR, no domingo (16), às 16h, na Ligga Arena, pela nona rodada do Brasileirão.


Futebol

REINALDO SE IRRITA E FALA SOBRE O DUELO CONTRA O FLAMENGO: "TIVEMOS O CONTROLE DO JOGO"

O Mengão agora é o líder da competição

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder! Na noite desta quinta-feira (13), o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, com dois belos gols de Luiz Araújo, enquanto Edenílson marcou para os visitantes, em jogo válido pela 8ª rodada do Brasileirão.

Na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrentou o Grêmio e saiu vitorioso com um placar de 2 a 1. Durante a partida, Luiz Araújo se destacou marcando os dois gols do Rubro-Negro. Já no intervalo, com o jogo em 1 a 0, Reinaldo, lateral esquerdo do Grêmio, insinuou que o gol do Flamengo foi fruto de sorte.


— Precisamos caprichar na finalização, porque a bola está chegando. Infelizmente, eles não tiveram muitas chances, mas uma que tiveram, chutaram de fora da área e foi gol. Tivemos o controle do jogo, chegamos na frente muito bem, mas infelizmente não concluímos em gol -, disse o jogador, durante entrevista no intervalo.



DOMÍNIO DO FLAMENGO NOS NÚMEROS

Apesar do comentário de Reinaldo, as estatísticas do jogo mostram um panorama diferente. Somente no primeiro tempo, o Flamengo finalizou oito vezes, contra seis tentativas do Grêmio.

Considerando os 90 minutos, o Mengão chutou em direção ao gol adversário 16 vezes, criando três grandes chances de marcar. Ao fim do jogo Reinaldo se irritou com uma provocação de Bruno Henrique que disse: "Perdeu de novo". 


PRÓXIMO DESAFIO

Com a vitória, o Flamengo assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, somando 17 pontos. O próximo compromisso do Rubro-Negro é contra o Athletico-PR, no domingo (16), às 16h, na Ligga Arena, pela nona rodada do Brasileirão.


Futebol

"MORREU FELIZ COM O FLAMENGO": FILHA DE APOLINHO CONTA QUE PAI ASSISTIA GOLEADA QUANDO FALECEU

'Ele assistiu ao primeiro tempo, ouviu o terceiro gol e deu o último suspiro tranquilo e sereno', disse Patrícia durante o velório do jornalista

Torcida Rubro-negra / Divulgação
Torcida Rubro-negra / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Velado na sede do Flamengo, o jornalista Washington Rodrigues morreu justamente enquanto torcia pelo clube. Rubro-negro assumido, o comentarista esportivo de 87 anos lutava contra um câncer no fígado. Na noite da última quarta, ele assistia ao jogo entre o time e o Bolívar-BOL, pela Copa Libertadores. O time carioca venceu por 4 a 0.

Segundo sua filha, Patrícia, Apolinho acompanhou a partida até o terceiro gol do time, marcado por Everton Cebolinha. Morreu em seguida. - Ele assistiu ao primeiro tempo, ouviu o terceiro gol e deu o último suspiro tranquilo e sereno - contou Patrícia durante o velório do pai.


A morte de Apolinho chegou ao conhecimento dos presentes no Maracanã durante o segundo tempo da partida. A goleada por 4 a 0 fez a noite terminar em grande festa na arquibancada. O Flamengo aproveitou para lembrar, em suas redes sociais, que o termo "chocolate" para se referir a goleadas foi criado justamente pelo jornalista.


- Foi uma festa linda no Maracanã, com todas as luzes acessas. Acho que fez ele chegar mais feliz no céu. Ele morreu feliz com o Flamengo - completou Patrícia.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

MELHORES MOMENTOS- FLAMENGO 2X1 GRÊMIO- CAMPEONATO BRASILEIRO

 

Icon Comentário0
Futebol

FINAL NBB- FLAMENGO 59 X 69 FRANCA- DESPEDIDA OLIVINHA

 

Icon Comentário0
Futebol

LUIZ ARAÚJO BRILHA E FLAMENGO VENCE O GRÊMIO POR 2 A1 PELO BRASILEIRÃO

 

Icon Comentário0