FlaBasquete
30 Set 2023 | 12:07 |
A conquista do primeiro título do Mundial de Basquete do Flamengo completou na última quinta - feira (28) 9 anos. O troféu foi conquistado em casa e com uma invasão dos torcedores na quadra para comemorar com os jogadores. O técnico da equipe na época, José Neto, concedeu uma entrevista ao Garrafão Rubro Negro onde contou os bastidores da conquista.
José Neto contou que a conquista só aconteceu por conta do espírito vitorioso que contagiava todos os jogadores. Ele reconheceu a dificuldade de superar o Maccabi Electra, de Israel, que venceu o Real Madrid na Euroliga, mas que isso só valorizou mais o feito do Mais Querido.
“Esta equipe tinha um VALOR: TINHA O ESPÍRITO DA VITÓRIA! Sabíamos do potencial da equipe do Maccabi, atual campeão da Euroliga vencendo o Real Madrid na Final. Portanto isso foi uma motivação para que pudéssemos fazer história. Vencer um adversário desta magnitude, iria nos colocar na história do esporte ‘com louvor'”, diz Neto.
Além disso, ele relembrou a outra parcela da motivação dos jogadores, dizendo que ela veio dos recados recebidos pelo elenco vindo de familiares e fãs. Neto ainda diz que os jogadores deveriam aproveitar a oportunidade que estavam tendo e realizar o sonho da Nação.
“Por isso, o que disse na preleção, foi a mesma coisa que falava a eles todos os dias: não basta ter a oportunidade, é preciso aproveitar esta oportunidade e realizar um sonho! Falei que tinha muita gente lá fora que estava lá por nós, mas que tinham algumas pessoas especiais que estavam com a gente todos os dias nos apoiando e acreditando nas nossas conquistas! Tínhamos alguns bilhetes de pessoas de nossa família, filhos, esposas, pais, irmãos, que eram nossas inspirações para todos os dias fazermos o nosso melhor. Que naquele dia pudéssemos fazer por eles”, complementa.
José Neto finalizou citando o trecho marcante do hino do Mais Querido e também elogiou os torcedores Rubro Negros que fizeram toda a diferença na conquista dos títulos daquele ano. Ele diz que tudo ficará eternamente em sua memória e que ele será eternamente grato por todo o carinho.
“Acredito na essência das coisas e das pessoas. O Flamengo tem em sua essência, a vitória! Vencer, Vencer, Vencer! Quando vestimos esta camisa e fazemos parte desta Nação, adquirimos esta essência que fica para sempre! Portanto, ter feiro parte deste clube e ter conseguido ajudar o basquete ser o ‘orgulho da Nação’, ficara eternamente na minha memória. Esta torcida é especial! Ganhamos muitos jogos e campeonatos sendo empurrados por estas pessoas que não mediam esforços para ver o Flamengo atuar com sua essência de Garra, Amor e Paixão para vencer! Serei grato eternamente por todo carinho e reconhecimento que esta Nação tem pelo nosso trabalho”, finaliza Neto.
Orgulho da Nação foi superado pela equipe uruguaia por 95 a 76 na noite desta segunda-feira; resultado define a segunda colocação na chave
19 Jan 2026 | 22:31 |
Flamengo encerrou a segunda partida da janela brasileira da Basketball Champions League Americas (BCLA) com um resultado adverso. Na noite desta segunda-feira (19), atuando no Maracanãzinho, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Nacional, do Uruguai, pelo placar de 95 a 76.
Apesar do revés, a equipe carioca já está garantida nas quartas de final da competição continental. No entanto, o resultado confirmou o Nacional como líder definitivo do Grupo B, deixando o FlaBasquete com a segunda colocação da chave. O time comandado por Sergio Hernández iniciou a partida com Baralle, Negrete, Gui Deodato, Cummings e Wesley.
O confronto começou com o Nacional superior, ganhando a bola ao alto e abrindo vantagem rápida. O Flamengo tentou responder com bola de três de Cummings e contou com um arremesso "chorado" de Jhonatan Luz para levantar a torcida, mas a consistência adversária prevaleceu. Com poucos erros e precisão nos chutes, os uruguaios fecharam o primeiro quarto em 34 a 22.
No segundo período, o time da Gávea esboçou uma reação, diminuindo a diferença para oito pontos e contando com a pontaria de Gui Deodato na zona morta. Contudo, os erros ofensivos do Rubro-Negro voltaram a aparecer, enquanto o Nacional manteve um aproveitamento altíssimo nas bolas de longa distância, indo para o intervalo com uma vantagem expressiva de 20 pontos (59 a 39).
A volta do intervalo não trouxe grandes mudanças no panorama. No terceiro quarto, o Flamengo tentou encurtar a distância, mas esbarrou no baixo aproveitamento dos arremessos de três, permitindo que o Nacional mantivesse o controle e o placar em 73 a 53.
A esperança reacendeu no último período, quando Kayo Gonçalves converteu duas bolas de três consecutivas, inflamando a arquibancada. Manel também se destacou ofensivamente, tentando puxar a virada. Entretanto, a noite era mesmo do time uruguaio, que neutralizou a reação com solidez defensiva e manteve a mão quente no ataque para decretar o placar final de 95 a 76.
Passada a rodada da BCLA, o Flamengo volta suas atenções para as competições domésticas. O próximo compromisso é pelo Novo Basquete Brasil (NBB), torneio que o clube lidera. O duelo será contra o Mogi das Cruzes, na quinta-feira (22), às 20h, novamente no Maracanãzinho.
Mengão entra em quadra nesta segunda-feira (19) e precisa da vitória contra os uruguaios para assumir a ponta da tabela no grupo B da competição
19 Jan 2026 | 11:20 |
É noite de decisão no basquete continental. O Flamengo entra em quadra nesta terça-feira pela fase de grupos da Champions League Américas (BCLA), em duelo marcado para às 19h10 (horário de Brasília), no Maracanãzinho. A partida terá transmissão ao vivo no canal oficial da BCLA no YouTube.
O Flabasquete ocupa atualmente a segunda colocação do Grupo B da competição. O Nacional lidera a chave, enquanto o Obras aparece na terceira posição. Como apenas os dois primeiros avançam aos playoffs, os compromissos em casa ganham peso decisivo na briga pela classificação. Uma vitória nesta rodada deixaria a equipe carioca muito próxima de garantir vaga na próxima fase do torneio continental.
O Nacional chega embalado e vive grande fase também no cenário doméstico. A equipe uruguaia ocupa a segunda colocação da Liga Nacional, atrás apenas do Peñarol, com campanha de 11 vitórias e quatro derrotas. O time de Montevidéu soma duas vitórias consecutivas na competição nacional, superando Welcome e Goes. A última derrota ocorreu em 20 de dezembro, diante do Aguada. Pela BCLA, o Nacional venceu o Obras por 90 a 74 no último domingo (18) e mantém 100% de aproveitamento após três partidas.
O FlaBasquete chega confiante após retomar a liderança do Novo Basquete Brasil. A equipe soma 19 vitórias e apenas três derrotas, superando Franca e Pinheiros na tabela de classificação. No último sábado (17), o time teve atuação dominante ao vencer o Obras por 102 a 66, com destaque para Gui Deodato e Kayo Gonçalves, que lideraram a grande performance coletiva.
No primeiro confronto entre as equipes, o Flamengo foi superado pelo Nacional por 75 a 63, atuando no Uruguai. Agora, diante da torcida no Maracanãzinho, o Orgulho da Nação busca a revanche e um passo importante rumo aos playoffs da Champions League Américas.
Mengão não tomou conhecimento do adversário no Maracanãzinho e aplicou uma diferença de mais de 30 pontos no placar final
18 Jan 2026 | 08:50 |
O FlaBasquete não tomou conhecimento do Obras Sanitárias, da Argentina, e aplicou uma vitória contundente por 102 a 66, em duelo válido pela fase de grupos da Basketball Champions League Americas (BCLA). Dominante do início ao fim, o Orgulho da Nação construiu a vantagem ainda no primeiro tempo e fechou o confronto ultrapassando a marca centenária nos segundos finais.
A equipe carioca começou a partida em ritmo intenso, impondo forte pressão defensiva e limitando o adversário a apenas 11 pontos no primeiro quarto. No ataque, a bola circulava com eficiência. Gui Deodato apareceu bem nos arremessos seguros, enquanto Franco Baralle comandava a criação, fechando a primeira parcial em expressivos 29 a 11.
A superioridade aumentou no segundo período. Mantendo o alto nível de intensidade, o FlaBasquete ampliou a vantagem sem dificuldades e foi para o intervalo vencendo por 62 a 24, praticamente definindo o resultado antes da volta do vestiário.
No segundo tempo, com a vitória encaminhada, o ritmo caiu levemente, mas o controle da partida permaneceu absoluto. O terceiro quarto terminou com o placar em 78 a 41, refletindo a ampla diferença técnica entre as equipes.
No último período, a rotação do elenco manteve o nível competitivo. Matheus Gueiros e Wesley Ferreira, ambos com 11 pontos, ajudaram a equipe a manter a eficiência ofensiva e a ultrapassar a marca dos 100 pontos, fechando o placar em 102 a 66.
O FlaBasquete volta à quadra na próxima segunda-feira (19), quando enfrenta o Nacional, do Uruguai, pela sequência da fase de grupos da Basketball Champions League Americas. Com o resultado, o Mengão lidera a chave, mas o Nacional tem um jogo a menos em comparação ao Orgulho da Nação.