Futebol

Ex-técnico do Flamengo diz que quer ser o treinador da Seleção Brasileira

treinador afirmou que seus trabalhos nos times são motivados pela busca de títulos e de ser lembrado para assumir a pentacampeã mundial

O ex-jogador não vê como frustração caso seu sonho não se realize e acredita que tem feito um bom papel para que seja, ao menos, lembrado
O ex-jogador não vê como frustração caso seu sonho não se realize e acredita que tem feito um bom papel para que seja, ao menos, lembrado

26 Mar 2025 | 17:06 |

Icon Comentário0

Sem clube desde que deixou o Grêmio, no final do ano passado, Renato Gaúcho segue tendo um sonho: comandar a seleção brasileira. Nesse sentido, em entrevista ao portal "ESPN", o treinador falou que de fato não desistiu da amarelinha e seria uma honra treinar a pentacampeã do mundo.


"Sim, (o sonho de assumir a seleção) continua. O treinador, independente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta. Quando eu era jogador e cheguei no Grêmio, tinha o sonho de chegar na seleção. No ano seguinte, cheguei e lá fiquei por 10 anos. Então é preciso sonhar grande", disse Renato.


"Quando eu era jogador e cheguei no Grêmio, tinha o sonho de chegar na seleção. No ano seguinte, cheguei e lá fiquei por 10 anos. Então é preciso sonhar grande", seguiu.


"Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se eu vou chegar um dia, não sei, mas por que eu vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira", argumentou.


"A minha parte eu procuro fazer. Se um dia eu chegar, ótimo, vou realizar meu sonho. Se eu não for, tudo bem, o que vou fazer? Agora, o pensamento e sonho de treinar a seleção eu vou ter sempre", completou.

Em seguida, o treinador afirmou que seus trabalhos nos times são motivados pela busca de títulos e de ser lembrado para assumir a pentacampeã mundial.

"Todo dia a gente aprende alguma coisa, mas esses anos me ensinaram. O melhor resultado é meu currículo como treinador. Procuro ganhar títulos e fazer bons trabalhos, o que é obrigação de qualquer treinador", observou.

"Como se chega na seleção? Fazendo grandes trabalhando e ganhando títulos. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se eu tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho", complementou.

Reprovação a Raphinha

Renato também criticou a recente entrevista de Raphinha em que o meia disse que os jogadores do Brasil iriam "dar porrada dentro e fora de campo" na Argentina. Além disso, Portaluppi salientou que, de fato, as frases de Rapinha acabaram motivando a Argentina e criando "desconfiança grande" para a arbitragem.

"É a rivalidade. De repente ele colocou algumas palavras que pode ter se arrependido depois. Uma coisa é o que o Romário fazia, o Túlio, o Edmundo, eu. A gente promovia os grandes clássicos, mas não em termos de violência", disse.

"É uma coisa pesada o que ele falou, que tem que ser na 'porrada'. Não é por aí, principalmente se tratando de um clássico. Você deixa o árbitro com uma desconfiança grande, motiva o adversário. Tem que saber usar as palavras", finalizou.


Futebol

São Paulo impõe valor absurdo ao Flamengo por Marcos Antônio

Mengão tem interesse na contratação do volante tricolor, mas equipe paulista não pretende abrir mão do jogador facilmente

São Paulo impõe multa de 100 milhões de euros para vender Marcos Antônio; Flamengo tem interesse no jogador - Foto: Reprodução
São Paulo impõe multa de 100 milhões de euros para vender Marcos Antônio; Flamengo tem interesse no jogador - Foto: Reprodução

02 Fev 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo segue monitorando o mercado em busca de um reforço para o meio-campo, de olho na longa temporada de 2026. Um dos nomes observados é o de Marcos Antônio, atualmente no São Paulo, mas os valores definidos pelo clube paulista podem esfriar o interesse rubro-negro.


Segundo informações do jornalista Valentín Furlan, o São Paulo estipulou a multa rescisória do meio-campista em 100 milhões de euros (cerca de R$ 526 milhões na cotação atual) para clubes do futebol brasileiro. A quantia funciona como barreira direta para equipes nacionais interessadas no jogador.


Além disso, a diretoria tricolor só considera abrir negociação mediante uma proposta próxima de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 131 milhões). Internamente, o clube paulista demonstra tranquilidade quanto à permanência do atleta e não vê necessidade imediata de vendê-lo.


CENÁRIO DO MEIO-CAMPO RUBRO-NEGRO

Neste momento, a prioridade do Flamengo no mercado passa pelo setor de meio-campo, especialmente para a função de volante. Atualmente, o elenco conta com opções como Jorginho, Nicolás de la Cruz e Allan, jogadores que exercem funções semelhantes às de Marcos Antônio. A avaliação interna leva em conta tanto o desempenho esportivo quanto o custo de uma eventual negociação, fator determinante neste estágio da janela.


PRÓXIMO COMPROMISSO DA TEMPORADA

Enquanto observa o mercado, o Flamengo mantém o foco nos compromissos dentro de campo. A equipe comandada por Filipe Luís enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (4), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.



Futebol

Aceita, Nação? José Boto brinca sobre trazer Vini Jr ao Flamengo

Durante coletiva de apresentação de Lucas Paquetá, diretor de futebol lembrou que o contrato do atacante com o Real Madrid está perto do fim

José Boto brinca sobre possibilidade de repatriar Vini Jr ao Flamengo durante apresentação de Paquetá - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
José Boto brinca sobre possibilidade de repatriar Vini Jr ao Flamengo durante apresentação de Paquetá - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

02 Fev 2026 | 16:14 |

Icon Comentário0

Lucas Paquetá retornou ao Flamengo após quase 10 anos no futebol europeu e se vê muito feliz de voltar para casa. Contudo, o regresso do jogador faz a torcida se empolgar com um outro cria do Ninho podendo seguir sua carreira no Mais Querido: Vini Jr. E o diretor de futebol José Boto brincou com a possibilidade de trazer o camisa 7 do Real Madrid para o Rubro-Negro.


José Boto, diretor do Flamengo: "vamos conversar sobre o Vini Jr..."
CONTRATO SE ENCERRANDO


Durante a apresentação de Paquetá, José Boto mencionou a presença dos empresários da recente contratação, que são os mesmos que agenciam a carreira do atacante merengue. Em um momento descontraído, o diretor de futebol afirmou que a próxima conversa seria para repatriar o ex-melhor do mundo.


“O estafe do Lucas Paquetá está aqui. Depois vamos conversar sobre o Vini Jr (risos). O contrato está acabando, não vamos precisar pagar nada ao Real Madrid”, declarou o diretor. Vale ressaltar que o vínculo do camisa 7 com o clube espanhol vai até o meio de 2027 e as conversas para renovação estão travadas neste momento.

SONHO ANTIGO


O retorno de Vini Jr ao Flamengo é sempre especulado no meio dos torcedores, mas as chances de momento são baixas. O atacante já disse em mais de uma oportunidade que pretende voltar após o final de sua passagem por Madri, mas acredita que ainda tem muito o que conquistar pelo gigante espanhol. Em entrevista em 2025, Boto já havia afirmado que o cria vai retornar ao Mais Querido um dia.

Em seu discurso ao conquistar o prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo em 2024, o atacante fez questão de exaltar o clube que o formou: “Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me botou no campo, nas ruas… Se eu cheguei aqui hoje é graças ao Flamengo”, declarou Vini Jr.


Futebol

Sem folga, Flamengo tem treino após derrota na Supercopa para o Corinthians

Programação do clube não conferiu descanso aos jogadores do Mengão após o vice da competição diante do Alvinegro no domingo (1)

Flamengo treina nesta segunda-feira (2)/ após derrota diante do Corinthians na Supercopa - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Flamengo treina nesta segunda-feira (2)/ após derrota diante do Corinthians na Supercopa - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

02 Fev 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo amargou o primeiro vice-campeonato da temporada 2026 neste domingo (1º), ao ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 0 na decisão da Supercopa do Brasil. Após o revés, o elenco rubro-negro não recebeu folga e já iniciou a preparação para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro.


De acordo com a programação divulgada pelo clube, os jogadores se reapresentam no Ninho do Urubu na tarde desta segunda-feira (2). A atividade será comandada por Filipe Luís a partir das 16h30 (horário de Brasília).


O QUE ACONTECEU NA SUPERCOPA


Apesar de criar algumas oportunidades ao longo da partida, o Flamengo foi superado pelo Corinthians, que construiu a vitória com gols de Gabriel Paulista e Yuri Alberto. O cenário ficou ainda mais adverso com a expulsão de Jorge Carrascal no intervalo, obrigando o time a atuar todo o segundo tempo com um jogador a menos.

FOCO NO BRASILEIRÃO


Após a derrota na Supercopa, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (4), o time enfrenta o Internacional, no Maracanã, em confronto válido pela segunda rodada da competição. A bola rola às 19h (horário de Brasília).

MOMENTO DELICADO NA TEMPORADA

O Rubro-Negro atravessa um início de temporada instável. Além da terceira derrota consecutiva em 2026, a equipe ainda luta para evitar o quadrangular do rebaixamento no Campeonato Carioca e segue em busca da primeira vitória no Brasileirão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Maestro Júnior indica maior problema do Flamengo 2026: “quando a parte…”
Futebol

Maestro Júnior indica maior problema do Flamengo 2026: “quando a parte…”

02 Fev 2026 | 13:32

Icon Comentário0
Carrascal pode ser multado pelo Flamengo por expulsão na Supercopa
Futebol

Carrascal pode ser multado pelo Flamengo por expulsão na Supercopa

02 Fev 2026 | 13:41

Icon Comentário0
Ex-Flamengo, Jorge Jesus pode deixar o Al-Nassr e ficar livre no mercado
Futebol

Ex-Flamengo, Jorge Jesus pode deixar o Al-Nassr e ficar livre no mercado

02 Fev 2026 | 12:37

Icon Comentário0