Futebol

Ex-técnico do Flamengo diz que quer ser o treinador da Seleção Brasileira

treinador afirmou que seus trabalhos nos times são motivados pela busca de títulos e de ser lembrado para assumir a pentacampeã mundial

O ex-jogador não vê como frustração caso seu sonho não se realize e acredita que tem feito um bom papel para que seja, ao menos, lembrado
O ex-jogador não vê como frustração caso seu sonho não se realize e acredita que tem feito um bom papel para que seja, ao menos, lembrado

26 Mar 2025 | 17:06 |

Icon Comentário0

Sem clube desde que deixou o Grêmio, no final do ano passado, Renato Gaúcho segue tendo um sonho: comandar a seleção brasileira. Nesse sentido, em entrevista ao portal "ESPN", o treinador falou que de fato não desistiu da amarelinha e seria uma honra treinar a pentacampeã do mundo.


"Sim, (o sonho de assumir a seleção) continua. O treinador, independente de quem quer que seja, tem que ter o sonho de treinar a seleção brasileira desde que ele se garanta. Quando eu era jogador e cheguei no Grêmio, tinha o sonho de chegar na seleção. No ano seguinte, cheguei e lá fiquei por 10 anos. Então é preciso sonhar grande", disse Renato.


"Quando eu era jogador e cheguei no Grêmio, tinha o sonho de chegar na seleção. No ano seguinte, cheguei e lá fiquei por 10 anos. Então é preciso sonhar grande", seguiu.


"Como treinador, tem que pensar em chegar à seleção, que é o máximo do futebol brasileiro. Se eu vou chegar um dia, não sei, mas por que eu vou falar que não tenho esse sonho? Quando faço os trabalhos nos clubes, é para ganhar títulos e ser lembrado para a seleção brasileira", argumentou.


"A minha parte eu procuro fazer. Se um dia eu chegar, ótimo, vou realizar meu sonho. Se eu não for, tudo bem, o que vou fazer? Agora, o pensamento e sonho de treinar a seleção eu vou ter sempre", completou.

Em seguida, o treinador afirmou que seus trabalhos nos times são motivados pela busca de títulos e de ser lembrado para assumir a pentacampeã mundial.

"Todo dia a gente aprende alguma coisa, mas esses anos me ensinaram. O melhor resultado é meu currículo como treinador. Procuro ganhar títulos e fazer bons trabalhos, o que é obrigação de qualquer treinador", observou.

"Como se chega na seleção? Fazendo grandes trabalhando e ganhando títulos. Por isso que eu falo: a minha parte eu faço. Se eu tiver oportunidade, ótimo. Se não chegar, vou continuar tendo esse sonho", complementou.

Reprovação a Raphinha

Renato também criticou a recente entrevista de Raphinha em que o meia disse que os jogadores do Brasil iriam "dar porrada dentro e fora de campo" na Argentina. Além disso, Portaluppi salientou que, de fato, as frases de Rapinha acabaram motivando a Argentina e criando "desconfiança grande" para a arbitragem.

"É a rivalidade. De repente ele colocou algumas palavras que pode ter se arrependido depois. Uma coisa é o que o Romário fazia, o Túlio, o Edmundo, eu. A gente promovia os grandes clássicos, mas não em termos de violência", disse.

"É uma coisa pesada o que ele falou, que tem que ser na 'porrada'. Não é por aí, principalmente se tratando de um clássico. Você deixa o árbitro com uma desconfiança grande, motiva o adversário. Tem que saber usar as palavras", finalizou.


Futebol

Time carioca tenta contratação de algoz do Flamengo na Recopa

O atacante do Lanús, autor do gol da vitória sobre o Rubro-Negro, foi observado in loco por um representante do clube tricolor

Autor do gol da vitória sobre o Flamengo, Rodrigo Castillo confirma sondagens e pode reforçar o Fluminense - foto: reprodução
Autor do gol da vitória sobre o Flamengo, Rodrigo Castillo confirma sondagens e pode reforçar o Fluminense - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 20:00 |

Icon Comentário0

O atacante Rodrigo Castillo, grande nome da vitória do Lanús sobre o Flamengo no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, pode estar com os dias contados no futebol argentino para desembarcar no Rio de Janeiro. No entanto, o destino não seria a Gávea, mas sim as Laranjeiras. O jogador, que definiu o placar de 1 a 0 em La Fortaleza, tornou-se alvo de interesse do Fluminense para a sequência da temporada de 2026.


A atuação decisiva do centroavante, que aproveitou uma falha de posicionamento entre os zagueiros Léo Ortiz e Léo Pereira para marcar de cabeça, serviu não apenas para expor as fragilidades defensivas do time de Filipe Luís, mas também para valorizar seu passe no mercado sul-americano.


FLUMINENSE ENVIA OLHEIRO


Segundo informações apuradas pela ESPN Argentina, o Fluminense enviou um representante oficial ao estádio La Fortaleza especificamente para monitorar o desempenho de Castillo. O observador presenciou uma atuação de destaque: além do gol da vitória, o atacante teve outras duas bolas na rede anuladas por impedimento, demonstrando perigo constante à meta adversária.

PORTAS ABERTAS PARA NEGOCIAÇÃO


Após a partida, em entrevista ao programa F12, da ESPN, Rodrigo Castillo foi questionado sobre a presença do olheiro do Fluminense. O jogador afirmou que não tinha conhecimento prévio sobre a observação, mas reconheceu que o desempenho em competições continentais naturalmente atrai a atenção de grandes clubes.

"Sinceramente não sabia. Esses jogos fazem todo o continente observar. Quando você vai bem, começam a aparecer opções. Estou feliz no Lanús, sei que (o clube) precisamos vender e, se aparecer algo, vamos conversar", declarou o atacante, deixando claro que uma transferência é uma possibilidade real, dada a necessidade financeira da equipe argentina.


Futebol

Flamengo x Madureira: onde assistir, horário e escalações da semifinal do Carioca

Saiba todos os detalhes do confronto de ida da semifinal do Estadual, incluindo as opções de transmissão ao vivo e arbitragem definida

Flamengo e Madureira iniciam a disputa por uma vaga na final do Carioca com transmissão exclusiva na TV fechada e internet - foto: reprodução
Flamengo e Madureira iniciam a disputa por uma vaga na final do Carioca com transmissão exclusiva na TV fechada e internet - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 19:00 |

Icon Comentário0

A disputa por uma vaga na grande final do Campeonato Carioca começa neste domingo (22) para Flamengo e Madureira. As equipes se enfrentam a partir das 20h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal. O duelo coloca frente a frente o atual campeão brasileiro e da Libertadores contra a surpresa da competição estadual.


ONDE ASSISTIR AO JOGO


Para o torcedor que deseja acompanhar a partida em tempo real, as opções serão exclusivas de canais fechados e internet. O jogo não será transmitido na TV aberta. A exibição ficará a cargo do SporTV (TV por assinatura) e do Premiere (pay-per-view). Além disso, haverá transmissão online através da GE TV, no YouTube, garantindo o acesso via streaming.


PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Para o confronto deste domingo, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo a seguinte formação, com algumas dúvidas no setor defensivo e ofensivo: Andrew; Emerson Royal, Vitão, Danilo, Ayrton Lucas, Evertton Araújo, De La Cruz, Luiz Araújo (Carrascal), Plata, Lino e Bruno Henrique. 


A provável escalação do Madureira para tentar surpreender o Flamengo é: Neguete; Cauã Coutinho, Marcão, Jean Vianna e Julião; Rodrigo Lindoso, João Fubá e Juninho; Everton, Jacó e Geovane Silva.

ARBITRAGEM DEFINIDA
  • Árbitro: Lucas Coelho Santos
  • Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Thayse Marques Fonseca
  • VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho


Futebol

Athletic-MG anuncia a contratação de Alex, ex-meia do Flamengo

Técnico aos 48 anos assume o Esquadrão de Aço após o rebaixamento no Estadual e terá a missão de guiar o clube em sua estreia na segunda divisão nacional

Anunciado neste sábado, Alex terá a missão de comandar o Athletic na Série B e na Copa do Brasil - foto: reprodução
Anunciado neste sábado, Alex terá a missão de comandar o Athletic na Série B e na Copa do Brasil - foto: reprodução

21 Fev 2026 | 18:39 |

Icon Comentário0

O Athletic Club definiu neste sábado (21) o nome de seu novo comandante para a sequência da temporada. Alex de Souza, ex-meia de 48 anos e ídolo de grandes clubes do futebol brasileiro e internacional, é o novo treinador da equipe de São João del-Rei.


Ele chega para ocupar a vaga deixada pelo português Rui Duarte, que foi desligado do cargo após a campanha que culminou no rebaixamento do time no Campeonato Mineiro. Alex terá a responsabilidade de liderar o projeto do clube em um ano de calendário cheio, com foco na recuperação da confiança do elenco e no desempenho em competições nacionais.


ESTREIA IMEDIATA MARCADA


O novo treinador não terá muito tempo para adaptação. O calendário impõe um desafio imediato: a estreia de Alex à frente do Athletic está marcada para o dia 4 de março. Na ocasião, a equipe mineira viaja até o Espírito Santo para enfrentar o Rio Branco, em duelo decisivo pela primeira fase da Copa do Brasil.

Além do torneio mata-mata, o grande foco do trabalho será a disputa da Série B do Brasileirão. Será a primeira vez na história que o clube participará da segunda divisão nacional. O primeiro compromisso na competição será contra a Ponte Preta, jogando em casa. Para auxiliar nesta missão, chegam junto com Alex os auxiliares João Paulo Cavalcanti e José Roberto Lucini.


ÍDOLO NOS GRAMADOS

Como jogador, Alex construiu uma carreira brilhante, sendo revelado pelo Coritiba e acumulando passagens vitoriosas por Palmeiras e Cruzeiro, além de se tornar uma lenda no Fenerbahçe, da Turquia. Alex também teve uma passagem sem sucesso pelo Flamengo em 1999. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Flamengo, Vini Jr marca, mas Real Madrid perde para o Osasuna na La Liga
Futebol

Ex-Flamengo, Vini Jr marca, mas Real Madrid perde para o Osasuna na La Liga

21 Fev 2026 | 17:12

Icon Comentário0
Atacante da Inter de Milão revela quase acerto com o Flamengo: "Estava tudo certo"
Futebol

Atacante da Inter de Milão revela quase acerto com o Flamengo: "Estava tudo certo"

21 Fev 2026 | 16:35

Icon Comentário0
Flamengo já perdeu o mesmo número de seis meses da temporada 2025
Futebol

Flamengo já perdeu o mesmo número de seis meses da temporada 2025

21 Fev 2026 | 16:31

Icon Comentário0