
Futebol
|
Nesta última terça-feira (18), o ex-técnico do Flamengo, Joel Santana, lançou a sua biografia: "O verdadeiro king do Rio". O comandante brincou com o inglês que primeiro virou meme e, depois, sua marca em passagem como técnico da seleção da África do Sul.
A biografia de Joel foi lançada nesta terça (18), em uma livraria na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao todo, o comandante conquistou oito títulos estaduais, sendo três pelo Vasco, dois pelo Botafogo e Flamengo e um pelo Fluminense. No entanto, ele brinca que o currículo poderia ter sido até maior:
"Muita gente quer ser o rei, mas rei só existe um. Você já viu dois reis em um lugar? Não tem (risos). Em todos os times deixei uma marca. Tenho oito títulos estaduais porque viajei muito (trabalhou fora). Se não tivesse viajado teria uns 15 ou 20 (risos). Estou muito emocionado hoje, parece até que é o meu primeiro dia. É uma biografia fácil, um garoto de Olaria que teve os pés no chão e conheceu o mundo. Então é uma prova de que quando você quer, quando você pode, você consegue. Em meus 60 anos de vida dentro do futebol, consegui o que nós conseguimos. E agora esse livro a pedido de amigos, companheiros, da imprensa... Enfim, tem um pouquinho de cada coisa", disse Joel Santana.
Joel também falou sobre a obra e destacou que o título foi ideia sua. Já a obra é do jornalista Wilson Rossato, que também é autor da biografia "Mil vezes Túlio Maravilha". O prefácio da biografia foi escrito por Romário que, ao lado do 'King', conquistou seus últimos títulos da carreira em 2000.
"O título foi ideia minha e aceito de prontidão tanto pela editora quanto pelo Joel, porque realmente retrata o Joel Santana. E tem essa peculiaridade do inglês, o que o tornou mais conhecido fora do futebol. Por isso, essa peculiaridade tinha que entrar. Quando eu comecei a pesquisar vi que isso era muito vasto, então deu um capítulo à parte, "Papai Joel fala inglês". E do limão, ele conseguiu transformar isso em uma limonada, porque o que começou apenas de uma gozação virou grandes campanhas publicitárias", explicou Rossato.
PASSAGEM POR DIVERSOS CLUBES
Além das equipes cariocas, Joel Santana construiu uma grande carreira e também treinou o América-RJ, Bahia, Corinthians, Coritiba, Vitória, Guarani, Internacional, Brasiliense e Cruzeiro. Fora do Brasil, ele teve passagens por Vegalta Sendai-JP e times do mundo árabe.
O ex-arqueiro do Mais Querido comemorou o feito em suas redes sociais; o goleiro é um dos destaques de sua atual equipe na Europa
|
Campeão da Copa do Brasil 2013 e bicampeão carioca com o Flamengo, o goleiro Felipe ainda está na ativa. Defendendo o Differdange, de Luxemburgo, ele entrou para a história. Isso porque, na Europa, o arqueiro ficou 1.561 minutos sem sofrer gols e ultrapassou Rossi, se tornando o quarto goleiro no ranking das maiores invencibilidades da história do futebol.
“FIM DA INVENCIBILIDADE! 1561 minutos invicto. Um marco que vai além das estatísticas. Essas luvas guardam histórias de suor, silêncio e fé. Foram minhas companheiras nos jogos que me levaram a um feito histórico para o futebol mundial. Agora, elas se aposentam — não porque perderam o valor, mas porque se tornaram parte da minha história. Hoje, elas saem de cena e ganham lugar eterno no meu acervo. Porque quando a história é feita com verdade, ela nunca se apaga”, escreveu Felipe, ex-Flamengo, no Instagram.
Ao todo, Felipe ficou 16 partidas sem sofrer gols. A sequência foi quebrada no último dia 18, quando o Differdange empatou em 1 a 1 com o Racing (LUX), pela 29ª rodada da primeira divisão luxemburguesa. O ex-Flamengo ultrapassou Rossi em quase 100 minutos, quando o argentino ficou invicto no início do ano passado.
Felipe ainda tem chance de entrar ainda mais na história do Differdange. Isso porque, na próxima quarta-feira (28), a equipe europeia faz a final da Copa de Luxemburgo contra o Dudelange (LUX). Pela equipe, onde chegou em 2024, o arqueiro tem 33 jogos e apenas 12 gols sofridos.
O atleta diz que vem mantendo contato com o treinador rubro-negro e que apesar do Fla procurar um jogador com características diferentes, deseja vestir o manto
|
O Super mundial de clubes vem aí e o Flamengo está procurando reforços para dar um boa impressão torneio internacional. No entanto, nenhum nome de fato foi divulgado, mas especulações sempre existem. Nesse sentido, um velho conhecido da torcida, estaria quem sabe "cavando" uma vaguinha no time do técnico Filipe Luís.
Andreas Pereira, atualmente no Fulham, mantém conversas frequentes com o comandante rubro-negro e expressa um forte desejo de retornar ao clube carioca, onde jogou entre 2021 e 2022.
Sempre deixei claro que, se voltar ao Brasil, a primeira opção é o Flamengo
Em entrevista ao videocast “Toca e Passa” do jornal O Globo, Andreas revelou que troca mensagens com Filipe Luís, elogiando seu trabalho como treinador e, em tom de brincadeira, enviando “cornetadas” como torcedor, como quando diz que o Flamengo “está precisando de um meio-campista”
"Só Deus sabe (risos). Sempre deixei claro que, se voltar ao Brasil, a primeira opção é o Flamengo, onde me senti à vontade. Tenho grandes amigos lá, joguei com Arrascaeta, com Gerson na seleção… Sei também que encaixaria no time do Filipe Luís, que é um grande amigo. A gente conversa muito" -, disse.
"Mas é uma coisa que está em aberto. Tenho contrato de dois anos com o Fulham, clube que abriu as portas para mim e respeito. Mas virei torcedor do Flamengo, e essa conexão com o Flamengo vai ser sempre especial", concluiu.
Andreas não é prioridade para Filipe Luís, nem para a diretoria rubro-negra no momento, especialmente porque o técnico já conta com jogadores como De La Cruz e Jorginho para a posição de segundo volante, onde ele enxerga Andreas atuando. O alto custo da transferência, estimado em 18 milhões de euros (R$ 119,5 milhões), também é um fator que pesa contra a negociação atualmente. Soma-se a isso, que o clube procura um jogador para a reserva de Arrascaeta.
Em suma, Andreas quase foi parar no Palmeiras, no entanto a negociação não andou e o jogador ficou na Inglaterra.
Na temporada 2024/2025, Andreas Pereira pelo Fulham na Premier League e outras competições apresenta os seguintes números:
Premier League:
FA Cup:
EFL Cup:
o Bel/Brasileiro é um dos principais jogadores do Fulham, liderando em passes decisivos e sendo peça-chave na criação de jogadas, com destaque para seus cruzamentos (35 na Premier League, 12 precisos) e criação de chances (10 em suas últimas 5 partidas)
Ex-jogador do clube carioca, volante fala sobre relação com técnico do Mengão e reforça que o Mais Querido será prioridade em possível volta ao Brasil
|
Atualmente no Fulham, da Inglaterra, o meia Andreas Pereira voltou a manifestar publicamente o desejo de retornar ao Flamengo. Após passagem marcante, porém manchada por uma falha na final da Libertadores de 2021, o jogador acredita que ainda pode escrever um novo capítulo com a camisa rubro-negra.
Segundo o próprio atleta, o diretor de futebol José Boto chegou a sondar possibilidades para uma eventual negociação, mas até o momento não houve evolução nas tratativas. Andreas afirmou que mantém contato frequente com o técnico Filipe Luís, com quem possui forte amizade e que, segundo ele, poderia facilitar um eventual retorno ao futebol brasileiro.
Durante entrevista ao jornal O Globo, o meio-campista foi enfático ao dizer que, caso volte ao país, o primeiro clube com prioridade será o Mais Querido. “Se voltar ao Brasil, a primeira opção é o Flamengo, onde me senti à vontade. Virei torcedor e essa conexão vai ser sempre especial”, afirmou Andreas, que ainda brincou com o amigo Filipe Luís: “Quando o Flamengo não está tão bem, mando uma mensagem, uma cornetada: ‘Está precisando de um meio-campista’”.
Antes de reforçar o Fulham nesta temporada, Andreas chegou a ser alvo do Palmeiras, que demonstrou interesse no início do ano. Apesar das conversas entre representantes, as negociações não avançaram e o meia permaneceu na Inglaterra. No clube londrino, disputou 36 partidas em 2024/2025, marcou dois gols e deu cinco assistências, alternando entre titularidade e o banco de reservas.
Mesmo com contrato em vigor por mais dois anos no futebol inglês, Andreas não descarta a possibilidade de voltar ao Brasil nos próximos anos. A ligação emocional com o Mengão e a presença de amigos no elenco atual são fatores que podem pesar em uma eventual decisão.