Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FABRÍCIO BRUNO É O TERCEIRO ZAGUEIRO QUE MAIS ATUOU EM 2024 NO FUTEBOL MUNDIAL, SEGUNDO ESTUDO

Ele é superado por Fidel Escobar, do Saprissa (Costa Rica) e Gil, do Santos e ex-Corinthians

Marcelo Cortes/CRF
Marcelo Cortes/CRF

  |

Icon Comentário0

Em alta no Flamengo, o zagueiro Fabrício Bruno foi citado nesta segunda-feira como o terceiro zagueiro com mais minutos dentro do futebol mundial nos últimos 365 dias. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory).

De acordo com o instituto, Fabrício Bruno atuou por 5622 minutos dentro do intervalo citado. À frente dele estão apenas Fidel Escobar, do Saprissa (Costa Rica), e Gil, do Santos. Vale destacar que o último, recém-contratado pelo Peixe, fez a maior parte de seus jogos com a camisa do Corinthians.


Completam o top-5 divulgado pelo CIES o palmeirense Gustavo Gómez e o argentino Otamendi, do Benfica. Do quinteto, somente Gil não tem convocações para seleções dentro do período. Fabrício Bruno foi o último dos cinco a representar seu país.


Contratado em 2022 pelo Flamengo, Fabrício Bruno tem 109 jogos e cinco gols pelo Flamengo.


Após a terceira rodada do Brasileirão, Fabrício Júnior e reatante do elenco do Flamengo muda o foco para a Libertadores. Na próxima quarta-feira (24), o Rubro-Negro vai até La Paz, na Bolívia, onde encara o Bolívar na altitude de mais de 3.600 metros. O Mais Querido terá que vencer ou empatar se quiser assumir a liderança da competição.


Futebol

Sesc Flamengo conquista o título da Copa Nacional de Clubes Pró-Vôlei

Rubro-negro começou a temporada com o pé-direito no vôlei feminino

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A primeira competição do vôlei feminino é do Mengão! Nesta sexta-feira (27), o Flamengo venceu a Copa Nacional de Clubes Pró-Vôlei. Contra o atual campeão da Superliga, o time de Bernardinho fez 3 sets a 0 no Minas, com parciais de 25-15, 25-18 e 25-17. O duelo aconteceu no Ginásio Wilson Mânica, em Ijuí, no Rio Grande do Sul.

O torneio contou com três clubes e serve de preparação para a Superliga 2024/25. Na quarta-feira (25), o Flamengo bateu o Maringá. Na quinta (26), o Minas também superou o time paranaense. Portanto, nesta sexta (27) aconteceu a grande decisão, que contou com ginásio lotado.


Vitória pra respeitar

Apesar de ser uma competição para abrir a temporada, a vitória do Flamengo dá um ânimo para a temporada. Afinal, o Minas é o time a ser batido no voleibol feminino brasileiro. Desse modo, nas últimas cinco Superligas, a equipe de Belo Horizonte conquistou quatro títulos e um vice-campeonato. No elenco, há atletas com passagens pela Seleção Brasileira, como Thaísa, campeã olímpica e bronze na edição deste ano, em Paris.

Superliga

As datas da Superliga Feminina ainda não foram divulgadas. Porém, existe a expectativa para que a competição tenha início no mês de outubro. No total, 12 times jogarão o torneio, no sistema turno e returno, com os oito melhores se classificando para as quartas de final.

Na edição passada, afinal, o Flamengo foi eliminado para o Praia Clube na semifinal. Portanto, a meta para 2024/25 é alcançar a decisão e repetir o título conquistado em 2000/01, quando o Rubro-Negro bateu o Vasco, em decisão histórica no Ginásio do Maracanãzinho.

Times que jogarao a Superliga

Minas (atual campeão)

Praia Clube

Abel Vôlei

Brasília

Maringá

Fluminense

Sesc Flamengo

Barueri

Pinheiros

Osasco

Mackenzie

Sesi Bauru


Futebol

Flamengo de olho! Fifa anuncia neste sábado as sedes do Mundial de Clubes

O evento será realizado no Central Park, em Nova York

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A Fifa vai anunciar as sedes do Super Mundial de Clubes de 2025 neste sábado (28). O anúncio será feito durante o Global Citizen Festival. O evento será realizado no Central Park, em Nova York. A Fifa não detalhou quantas cidades e estádios vão receber a edição de 2025. Esta será a primeira vez que o torneio contará com 32 times.

O Super Mundial será realizado entre 15 de junho a 13 de julho de 2025. A competição já tem 30 times classificados, com três brasileiros entre eles: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. O Brasil pode ter mais um representante. Isso porque Atlético-MG e Botafogo brigam pela última vaga sul-americana na competição — o título da Libertadores dá a vaga. Peñarol [se for campeão da Libertadores] e Olímpia [se o River vencer a Libertadores] são os outros times no páreo.


Como será o Super Mundial?

A competição organizada pela Fifa será disputada pela primeira vez com 32 times no ano que vem. Os Estados Unidos sediarão a primeira edição do torneio neste formato. Os 32 times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada, com elas se enfrentando em um turno único. Os dois primeiros de cada chave avançarão para as oitavas de final. O mata-mata será disputado em jogo único.

As vagas estão dividas em: 12 para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para Ásia, África e América do Norte, Central e Caribe, uma para a Oceania e uma para o país-sede.


Além da vaga restante da MLS, que ainda não definiu seu representante, a outra entrada disponível pertence à América do Sul. Ela está destinada ao campeão da edição de 2024 da Libertadores. Caso o River Plate conquiste o título, ela será repassada ao ranking da Conmebol na Fifa e já teria dono: o Olímpia-PAR.

Quem já está no Super Mundial de Clubes de 2025? América do Sul

Palmeiras (Brasil) - campeão da Libertadores 2021

Flamengo (Brasil) - campeão da Libertadores 2022

Fluminense (Brasil) - campeão da Libertadores 2023

River Plate (Argentina) - via ranking da Conmebol -- pode ser campeão da Libertadores 2024

Boca Juniors (Argentina) - via ranking da Conmebol

Europa

Chelsea (Inglaterra) - campeão da Champions League 2020/2021

Real Madrid (Espanha) - campeão da Champions League 2021/2022

Manchester City (Inglaterra) - campeão da Champions League 2022/2023

Bayern de Munique (Alemanha) - via ranking da Europa

Borussia Dortmund (Alemanha) - via ranking da Europa

Paris Saint-Germain (França) - via ranking da Europa

Inter de Milão (Itália) - via ranking da Europa

Porto (Portugal) - via ranking da Europa

Benfica (Portugal) - via ranking da Europa

Juventus (Itália) - via ranking da Europa

Atlético de Madri (Espanha) - via ranking da Europa

RB Salzburg (Áustria) - via ranking da Europa

Ásia

Al-Hilal (Arábia Saudita) - campeão da Champions League da Ásia de 2021/22

Urawa Red Diamonds (Japão) - campeão da Champions League da Ásia de 2022/23

Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) - ranking asiático

Al Ain (Emirados Árabes Unidos) - campeão da Champions League da Ásia de 2023/24

África

Al Ahly (Egito) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021

Wydad Casablanca (Marrocos) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022

Espérance (Tunísia) - ranking africano

Mamelodi Sundowns (África do Sul) - ranking africano

América do Norte, Central e Caribe

Monterrey (México) - campeão da Concachampions de 2021

Seattle Sounders (Estados Unidos) - campeão da Concachampions de 2022

León (México) - campeão da Concachampions de 2023

Pachuca (México) - campeão da Concachampions de 2024


Futebol

Léo Ortiz diz que estuda volância para não errar em campo: "Pego vídeos para analisar"

Nos últimos 12 jogos do Flamengo, Ortiz atuou em nove como volante

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O ataque de Bruno Henrique à profundidade e o passe na medida para Arrascaeta marcar foram fundamentais na vitória por 1 a 0 do Flamengo sobre o Bahia, que classificou os cariocas à semifinal da Copa do Brasil. Mas é impossível falar do lance e do triunfo sem passar por Léo Ortiz, o autor intelectual da jogada e grande destaque do jogo.

- Na verdade, eu vim procurando o Arrasca durante todo o jogo, em todo momento ali entre linhas. Eu sei que ele gosta de jogar muito naquela função ali, a gente sabe o quanto ele complica os adversários naquela posição de campo. Eu tentei buscar, logo ela rebateu, e a gente sabe que agora a gente está com um outro homem de frente ali, com uma outra característica, disse Ortiz, que continuou...


- O Pedro já é um jogador mais de retenção, de segurar a bola, e o Bruno a gente sabe que é um cara que busca atacar sempre o espaço. Logo que ela rebateu, eu já dei o passe para frente, buscando a profundidade. Lógico que tem que valorizar também o movimento do Bruno, que vinha buscando isso no jogo inteiro. Às vezes não dá para pensar muito, mas é mais buscar na ideia sobre o que o atacante gosta de fazer - explicou o camisa 3.


Estudo e repetição fundamentais na adaptação

Léo Ortiz não esconde de ninguém que prefere atuar na posição de origem, a de zagueiro. Já falou isso em entrevistas, mas definitivamente nunca se negou a atuar como volante. Maior prova disso é que dentro dos últimos 12 jogos do Flamengo, o camisa 3 atuou em 11, nove deles como meio-campista. Nesse recorte, até começou como zagueiro diante do Bragantino, porém no decorrer da partida acabou sendo adiantado. Ou seja, a palavra "improviso" não cabe mais quando o assunto é atuar fora da zaga.


- Não dá para chamar muito de improviso, venho fazendo essa função muitas vezes. Não tenho certeza dos dados, mas acredito que eu tenha mais jogado como volante do que como zagueiro desde quando cheguei. Acho que já estou me acostumando com a função. Lógico que mantenho minha função de origem, que é zagueiro, mas hoje estou mais adaptado ali, achando mais espaços e conseguindo desenvolver o meu jogo da forma que eu gosto e da forma que o time precisa também.

Apesar da preferência pela zaga, o "frila" na "volância", como ele próprio se refere à função que vem executando, é a certeza de mais oportunidades no decorrer dos jogos.

- Me apresenta mais oportunidades, né? Acho que a gente tem uma disputa muito boa ali na zaga, na "volância" também, óbvio. Mas surgiu essa oportunidade principalmente na Copa América. Acredito que eu venho aprimorando e crescendo ainda em relação a isso. Acho que a cada jogo, cada treino e cada momento que eu tenho de refletir sobre o que eu fiz dentro do jogo e nos jogos passados. O que eu acertei e o que eu errei para adaptar e crescer o meu jogo, porque, apesar de eu ter feito essa função na base, ainda estou me reinventando e voltando a alguns comportamentos que eu tinha lá como volante. Me adaptando de novo ao que vem sendo pedido pelo professor Tite. E acredito que tenho tudo para crescer ainda mais.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Treino FlaBasquete 26/09/2024

 

Icon Comentário0
Futebol

Jogador do Peñarol diz que mesmo com Messi no Flamengo, avançariam para as semifinais da Libertadores

 

Icon Comentário0
Futebol

Landim pode ser ajudado a seguir no Flamengo após as eleições do clube: Entenda

 

Icon Comentário0