Futebol
08 Dez 2024 | 19:44 |
Depois de seis anos, 308 jogos, 161 gols e 13 títulos, Gabigol fez seu último jogo pelo Flamengo neste domingo, no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Maracanã. No ano passado, Filipe Luís, agora técnico rubro-negro, viveu situação parecida. A diferença é que o adeus não foi só ao clube, mas aos gramados, com a aposentadoria como jogador. O atacante, que seguirá carreira longe do Fla, recebeu o carinho do ex-companheiro.
- Ele sai pela porta da frente. Era justo uma lenda como é o Gabriel sair pela porta da frente, receber o carinho da Nação, receber o carinho da torcida que teve essa comunhão com ele por tantos anos. Foram momentos bons, ruins, de muita alegria, de críticas. Chegou aqui um menino e sai daqui um homem. Achei muito legal da parte do clube brindar essa homenagem para ele. Mesmo que ele não esteja se aposentando, pôde receber o carinho de volta da torcida. Da maneira que foi o jogo acho que ele sai pela porta grande, e estamos orgulhosos de tudo o que ele fez pelo Flamengo - comentou Filipe Luís.
- São poucos jogadores que entram num clube de mais de 100 anos e conseguem deixar o nome cravado na história. Muitos jogadores passaram aqui, mas foram poucos que deixaram o nome gravado da forma que o Gabriel conseguiu. A geração 81, que é insuperável, todos eles são maiores do que as outras, são os primeiros, os pioneiros, os que fizeram o Flamengo ser gigantesco. O Gabriel conseguiu fazer uma história muito importante, até ser comparado com aquele geração. Esse tipo de jogador, único e raro, merece uma homenagem, uma despedida, independentemente se ele for para outro clube. Nós somos gratos a tudo o que ele fez, amanhã no dia que ele vier contra a gente eu sou o primeiro a vaiar e a xingar ele, espero que façam isso. Mas enquanto ele está aqui temos que reconhecer e agradecer. Ele está eternizado - completou o técnico.
Gabigol recebeu homenagens do clube e da torcida no Maracanã. O atacante deixou o gramado aos 35 minutos do segundo tempo depois de ter marcado um dos gols do Flamengo no empate. Ele é o sexto maior artilheiro da história rubro-negra, com 161 gols e 43 assistências. Em 308 jogos, conquistou 13 títulos: duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro estaduais.
Mengão entra em campo para a decisão nacional diante do Alvinegro neste domingo (1) e torcedores ainda podem adquirir entradas
26 Jan 2026 | 21:00 |
Os torcedores do Flamengo que ainda planejam marcar presença em Brasília para a decisão da Supercopa do Brasil precisam se apressar. O prazo para a compra dos ingressos da carga extra, destinada exclusivamente aos sócios-torcedores, termina nesta terça-feira (27), às 20h (horário de Brasília).
A final contra o Corinthians, que vale o primeiro título nacional da temporada, será disputada no próximo domingo (1º), às 16h, no Estádio Mané Garrincha. Por questões de segurança e organização, a comercialização acontece apenas de forma online, por meio do site da Bilheteria Digital.
O Flamengo e a organização do evento reforçam o alerta: ingressos adquiridos fora da plataforma oficial podem ser falsos. A recomendação é clara para que o torcedor evite compras por redes sociais, grupos de WhatsApp ou com cambistas.
Para acessar o Estádio Mané Garrincha, não basta apresentar o ingresso. Todos os torcedores de Flamengo e Corinthians deverão estar cadastrados no sistema de reconhecimento facial, incluindo menores de idade e acompanhantes.
O torcedor deve acessar o link oficial onboarding.ugopass.com.br/bd e clicar em “Iniciar Cadastro Facial”. Em seguida, basta seguir as instruções para a captura da imagem, procedimento que leva menos de 30 segundos. A foto deve ser, obrigatoriamente, da pessoa que utilizará o ingresso. O cadastro é individual e intransferível. A orientação é realizar o processo com antecedência para evitar filas e transtornos no dia da decisão.
Lado esquerdo teve de contar com a improvisação de Daniel Sales e Varela nas últimas duas partidas devido a ausência do camisa 6 do Mengão
26 Jan 2026 | 20:00 |
Nos dois últimos compromissos pelo Campeonato Carioca, Filipe Luís precisou recorrer a soluções improvisadas na lateral esquerda. Contra o Vasco, Daniel Sales iniciou a partida. Diante do Fluminense, foi a vez de Varela aparecer no setor, ambos em revezamento com Alex Sandro. Após o clássico, o treinador explicou, enfim, a ausência de Ayrton Lucas.
Filipe Luís revela lesão de Ayrton Lucas, do Flamengo: "fase final do tratamento..."
De forma objetiva, o técnico revelou que o jogador está em fase final de recuperação de um problema físico: “Quem pode explicar melhor é o médico. Ele está na fase final do tratamento da pubalgia que teve e deve retornar ao grupo a partir da semana que vem”, afirmou Filipe Luís, em entrevista coletiva após a derrota no Maracanã.
Na quarta-feira (21), diante do Vasco, Daniel Sales começou como titular na lateral esquerda, mas foi substituído no intervalo por Alex Sandro. Já no Fla-Flu deste domingo (25), o ala experiente iniciou o clássico e deixou o campo aos dez minutos do segundo tempo, dando lugar a Varela, improvisado na função. Nas duas partidas, Ayrton Lucas sequer foi relacionado, o que aumentou os questionamentos sobre sua situação física.
Curiosamente, em 2025, a lateral esquerda era vista como um setor com excesso de opções no Flamengo. Além de Alex Sandro e Ayrton Lucas, o elenco ainda contava com Viña, que chegou a ficar fora de alguns treinamentos pela concorrência interna e acabou sendo emprestado ao River Plate.
Agora, conforme destacou Filipe Luís, a prioridade é recuperar Ayrton Lucas o quanto antes. A expectativa é contar com o jogador já na próxima semana, período em que a equipe estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, e disputa a Supercopa do Brasil diante do Corinthians, no domingo (1º).
Mengão saiu derrotado no Maracanã na partida diante do Tricolor e técnico afirma que condição durante a semana impactou a equipe
26 Jan 2026 | 19:00 |
O Flamengo voltou a ser derrotado no Campeonato Carioca neste domingo (25). No Maracanã, o time foi superado pelo Fluminense por 2 a 1, pela quarta rodada do Estadual. Após o clássico, Filipe Luís avaliou o desempenho rubro-negro e destacou a falta de treinamentos como fator determinante para o resultado.
Filipe Luís explica derrota do Flamengo para o Fluminense: "falta de treino..."
Segundo o treinador, a equipe entrou em campo ainda sem estar completamente ajustada, o que impactou diretamente o rendimento durante a partida: “Hoje foi um jogo descaracterizado nesse sentido, até nas trocas. Foi um jogo equilibrado, tivemos chances de abrir o placar, eles também e acabaram conseguindo. Depois disso, ganharam confiança e fizeram o segundo gol em cobrança de escanteio. Foi decidido nos mínimos detalhes, que precisam ser trabalhados. Talvez a derrota tenha vindo pela falta de treino”, afirmou Filipe Luís.
O clássico foi marcado pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro, que causaram a paralisação da partida por mais de 40 minutos devido às poças formadas no gramado do Maracanã. Após a retomada, o Fluminense teve maior posse de bola, enquanto o Flamengo chegou a balançar as redes com Carrascal, em lance posteriormente anulado por impedimento.
Mesmo com as mudanças promovidas por Filipe Luís no intervalo, o time voltou a cometer erros defensivos e sofreu dois gols. A reação veio com Everton Cebolinha, que marcou de cabeça após cruzamento de Vitão, mas o esforço não foi suficiente para evitar a derrota.
Após o revés no Estadual, o Flamengo agora volta as atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (28), contra o São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbis. A partida terá transmissão da Globo, na TV aberta, além do GE TV, no YouTube, e do Premiere, no pay-per-view.