
Futebol
Filipe Luis afirma "dificuldade" contra o Deportivo Táchira em estreia do Flamengo na Libertadores
Futebol
|
O Flamengo estreou com o pé direito na Libertadores. Isso porque venceu o Deportivo Táchira, da Venezuela, fora de casa por 1x0 na última quinta-feira. A vitória somada ao empate entre Central Córdoba e LDU, ainda deixaram o Fla na liderança do grupo C.
Filipe Luís comemorou e disse que foi um grande resultado, mas não uma grande atuação. O técnico avaliou que o time não estava refinado e que passou dificuldades fora de casa quando adversário, que vinha jogando num 4-4-2, apresentou uma linha de cinco. Para isso, falou sobre a "chave" para conseguir o triunfo na partida e como fazer contra o próximo adversário no torneio continental.
A chave foi ter paciência
"A chave foi ter paciência, controlar as transições, que não fizemos bem, e melhoramos no segundo tempo. E atacar melhor os espaços, entender melhor onde eles deixavam os espaços para aproveitar. Creio que isso foi a chave. O próximo rival ainda não penso, estou pensando no Vitória para depois pensar na Libertadores", declarou o treinador...
Além disso, Filipe falou sobre o papo que teve com os jogadores no intervalo, o que pra ele, foi cruxial para o sucesso do Flamengo na Venezuela.
"Acho que no primeiro tempo parecia ter uma tranquilidade, mas não é o que penso. Tivemos uma dificuldade de entender como entrar na última linha, que foi uma surpresa. Não preparamos. Alguns jogadores não estavam se encontrando. No intervalo corrigimos alguns detalhes, o time voltou, tivemos as trocas, ficamos mais frescos e soubemos atacá-los. Até a zona dois do campo o time estava tendo tranquilidade, mas o problema era progredir com a forte marcação. É um time forte em casa, vai ser difícil ganhar aqui", finalizou.
Com o resultado, o Flamengo lidera o grupo C da Libertadores com 3 pontos, dois a mais do que Central Córdoba e LDU que tem um e o Téchira com zero. Agora, o rubro-negro se prepara para virar a chave para o Brasileirão. Isso porque tem pela frente o Vitóra, no Barradão, no próximo domingo, às 18h30.
Mengão vai ao Barradão encarar o Leão pela segunda rodada do Brasileirão e rubro-negro baiano anunciou a contratação de jogador logo antes da partida
|
Antes do duelo contra o Flamengo, pelo Brasileirão, o Vitória oficializou a apresentação do atacante Léo Pereira nesta quinta-feira (3). Curiosamente, o jogador tem o mesmo nome do zagueiro rubro-negro, mas já havia estreado pelo time baiano. O reforço participou dos treinamentos da equipe nesta quinta, ao lado dos jogadores que entraram no decorrer do empate por 1 a 1 contra o Universidad Católica-EQU, pela Sul-Americana.
Curiosamente, o Flamengo vai encarar pela segunda rodada seguida do Brasileirão um clube com jogadores de mesmos nomes que atletas rubro-negros. Diante do Internacional, cada uma das equipes em campo tinha um Bruno Henrique (atacante rubro-negro e meia colorado), Juninho (centroavante do Mais Querido e zagueiro do rival) e Wesley (lateral do Mengão e atacante do Inter).
A quinta-feira começou com trabalhos físicos para quem não atuou na partida internacional. Esses atletas fizeram um pré-treino na academia antes de irem ao gramado para atividades técnicas de posse de bola e finalização, comandadas por Thiago Carpini. Já os titulares permaneceram na academia para recuperação física.
O Vitória não poderá contar com Renato Kayzer no duelo contra o Flamengo. O atacante recém-contratado do Fortaleza segue em fase final de recuperação de um edema muscular na coxa direita e deve ficar fora por cerca de uma semana.
Kayzer assinou com o Vitória até março de 2027, em um negócio que envolveu R$ 5 milhões, com possibilidade de mais R$ 1 milhão em bônus. Aos 29 anos, o atacante já passou por América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Cruzeiro e Vasco, clube onde foi revelado.
Seu melhor momento foi no Athletico-PR, entre 2020 e 2021, período em que marcou 20 gols em 82 partidas. Inclusive, tem um bom retrospecto (quatro gols em seis jogos) contra o Flamengo, adversário que não enfrentará neste domingo (6), às 18h30 (de Brasília), no Barradão.
Lateral foi um dos mais elogiados após a vitória do Mengão sobre o Deportivo Táchira na Liberta e reforça desejo de Filipe Luís por renovação
|
O lateral-direito Guillermo Varela vem conquistando seu espaço no Flamengo. Antes contestado, o uruguaio tem aproveitado bem as oportunidades e brilhou na vitória sobre o Deportivo Táchira, na estreia da Libertadores 2025. Com uma atuação dominante, Varela recebeu nota alta no Sofascore, sendo considerado o melhor jogador da partida.
As estatísticas do lateral mostram sua influência no jogo. De acordo com o SofaScore, Varela foi o jogador mais bem avaliado do jogo com nota 8,1. Erick Pulgar, com 7,7, e Bruno Henrique, 7,6, foram os outros destaques da partida pelo aplicativo. Autor do gol da vitória, Juninho recebeu nota 7.
A atuação do uruguaio rendeu elogios nas redes sociais, com torcedores exaltando sua entrega e evolução dentro de campo. Com a possível saída de Wesley para a Europa, Varela mostra que pode assumir condição de titular sem que o Flamengo perca qualidade na lateral-direita.
Após pedido de Filipe Luís, o Flamengo trata a renovação de Varela como uma das suas prioridades. O lateral tem contrato com o Mengão até o final de 2025 e, com a provável saída de Wesley após o Mundial de Clubes, pode assumir a condição de titular da equipe. O diretor José Boto tratou a situação do uruguaio como urgente.
“(A renovação do) Varela é urgente, no sentido de dar tranquilidade a ele, ao Filipe Luís, e ao elenco, saber que teremos o jogador por mais tempo. Tenho certeza que as coisas vão ter um desenrolar bom para todos. Houve uma abordagem para saber se o jogador quer continuar aqui, e ele disse que sim. Já falei com o agente dele, mas com essa sequência de jogos, não tivemos o tempo que desejávamos.”, disse o diretor em entrevista ao jornalista Venê Casagrande.
Camisa 23 marcou o gol da vitória diante do Deportivo Táchira pela Libertadores e comentarista vê similaridades a artilheiro que passou pelo Mengão
|
O Flamengo estreou com vitória na Libertadores, derrotando o Deportivo Táchira por 1 a 0, no Estádio Pueblo Nuevo, na Venezuela. O resultado, no entanto, não convenceu. O jornalista Renato Maurício Prado, durante o programa Fim de Papo, do UOL, criticou o desempenho da equipe comandada por Filipe Luís, mas exaltou Juninho, autor do gol da vitória.
A pior atuação do Flamengo sob o comando do Filipe Luís", RMP.
Para Renato, o Flamengo teve seu pior desempenho comandado por Filipe Luís. Além disso, o jornalista fez uma comparação entre o Camisa 23 com um ex-atacante que fez história com a camisa do Mais Querido: Hernane Brocador, campeão da Copa do Brasil e bicampeão Carioca com o Manto Sagrado.
"A pior atuação do Flamengo sob o comando do Filipe Luís. Ele escalou mal, demorou a substituir e foi salvo por um jogador que deveria ter começado jogando, e só não começou sabe-se lá por quê. O Juninho saiu do banco aos 11 minutos e aos 12 fez um gol. Ele não é craque, mas está revelando sua face Hernane 'Brocador': um jogador que não brilha, mas bota a bola para dentro", afirmou RMP.
A comparação com Hernane Brocador, atacante que brilhou no Flamengo entre 2012 e 2014, marcando 45 gols em 87 jogos. Em 2013, foi o artilheiro do futebol brasileiro com 36 gols, sendo peça-chave na conquista da Copa do Brasil, o que o tornou um xodó da torcida rubro-negra.
Com o gol contra o Deportivo Táchira, Juninho chegou ao terceiro gol com a camisa rubro-negra em 2024. O atacante agora fica atrás apenas de Bruno Henrique (5 gols) e dos vice-artilheiros Luiz Araújo e Wallace Yan (4 gols cada).
Após a vitória diante do Deportivo Táchira, o Flamengo volta a campo no próximo domingo (6), contra o Vitória, no Barradão, às 18h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada do Brasileirão. O clube baiano não vence há quatro jogos e só tem uma vitória nas últimas cinco partidas.