Futebol
09 Out 2024 | 09:43 |
O Flamengo teve três dias de folga e se reapresenta nesta quarta-feira (9) para iniciar a rotina de trabalhos no Ninho do Urubu. Ao destacar a importância do período da Data Fifa e a dedicação dos jogadores, o técnico Filipe Luís ressaltou a sequência de viagens, treinos noturnos e o fato de alguns dormirem no CT. Mas por que os atletas pernoitam no local e às vezes fazem atividades mais tarde?
"A Data Fifa é muito importante para os jogadores descansarem a cabeça. Se não me engano, eles estão há 26 ou 28 dias sem folga. Se dedicando muito, viajando, dormindo no CT muitas noites e treinando à noite. Esses jogadores precisam limpar a cabeça, que é tão importante quanto um treino. Depois vamos ter tempo, praticamente 10 dias de treino para poder colocar os detalhes finos porque esse time já está bem treinado", declarou Filipe Luís após a vitória sobre o Bahia
Atletas dormem no CT?
Passar a noite no CT não é uma possibilidade tão recente. Há alguns anos os atletas têm essa brecha caso queiram, mas utilizavam pouco. A maratona intensa de viagens, treinos e jogos faz com que alguns optem por esse recurso.
Em viagens que a delegação chega tarde ao Rio de Janeiro, alguns atletas ficam no CT para o treino do dia seguinte. Não é algo comum, mas acontece em algumas oportunidades. Quando deixam o aeroporto, eles seguem no ônibus do clube até o Ninho, onde podem ficar ou pegar os carros para ir embora.
Muitas vezes o Fla chega ao Rio durante a madrugada e tem uma atividade no Ninho algumas horas depois. Jogadores como Alex Sandro, Gonzalo Plata, Cleiton e Carlinhos já adotaram essa prática. Funcionários também aproveitam as instalações do clube para descansar nos mesmos casos.
O Ninho do Urubu tem uma estrutura moderna de quartos para os atletas. São 42 quartos no total, sendo 21 em cada andar do módulo profissional. São 36 individuais e 6 duplos, sendo que cada atleta fixo do elenco principal tem seu próprio quarto.
Treinos noturnos
O Flamengo também teve alguns treinos na parte da noite recentemente. Essa prática aconteceu várias vezes sob o comando de Tite, mas ainda não com Filipe Luís. O novo treinador no máximo estendeu atividades até o período noturno por outras necessidades como vídeos e academia.
O clube optou por esse horário quando chegou tarde das viagens e precisava treinar. Para que os atletas tenham algum tempo de descanso, a atividade acontece à noite.
Com o calendário apertado, muitas vezes o Fla não consegue dar folga após as viagens. Isso é comum para que os jogadores evitem mais desgaste e possam se recuperar dos voos. A possibilidade de treinos a noite era algo pedido desde a época de Jorge Jesus. O treinador não chegou a ser atendido, mas o clube instalou os refletores no Ninho em 2021.
Preparação dos atletas do Mengão vem sendo questionada após início complicado de temporada, mas estatísticas apontam para razões distintas
14 Fev 2026 | 10:45 |
A versão 2026 do Flamengo completou, na última quinta-feira, um mês de trabalho. O período foi marcado por oscilações em campo e críticas direcionadas, principalmente, à preparação física da equipe. A decisão de antecipar a estreia do elenco principal, com apenas nove dias de pré-temporada, impactou diretamente o planejamento.
Se por um lado a medida comprometeu a programação ideal de treinos, por outro garantiu a classificação no Campeonato Carioca e evitou a disputa do quadrangular do rebaixamento, cenário que acrescentaria duas datas extras ao já apertado calendário rubro-negro.
Mas afinal, o quanto essa mudança influenciou o desempenho físico em comparação com o início da temporada passada? Levando em conta os cinco primeiros jogos oficiais de cada ano, os números de 2026 indicam aumento nas distâncias percorridas.
Os dados, divulgados pelo canal “Falso Nove”, no YouTube, mostram que a equipe correu mais neste início de temporada do que no mesmo recorte de 2025. Apesar de as métricas se aproximarem do pico físico atingido no ano anterior, os números isolados não significam, necessariamente, melhor condicionamento. Eles medem principalmente a resistência dos atletas — e o contexto ajuda a explicar os índices mais altos.
Em 2025, o Flamengo enfrentou dois clássicos (Fluminense e Botafogo) e três equipes de menor investimento no Carioca (Portuguesa, Sampaio Corrêa e Volta Redonda). Já em 2026, além de dois clássicos (Vasco e Fluminense), o time encarou três adversários da Série A: São Paulo, Corinthians e Internacional. O grau de dificuldade maior exigiu mais deslocamentos sem a bola e maior intensidade defensiva.
Segundo o portal “GE”, a comissão técnica de Filipe Luís entende que o elenco ainda precisa evoluir nos níveis de força e potência, características consideradas fundamentais para o modelo de jogo adotado. Sem essas valências plenamente desenvolvidas, o Flamengo encontra dificuldades para sustentar pressão alta na saída de bola adversária e manter os encaixes de marcação durante os 90 minutos.
Treinador com passagem pelo Mengão é um dos nomes visados pela diretoria do Galo para o comando técnico após demissão do argentino
14 Fev 2026 | 10:15 |
Ex-treinador do Flamengo em 2021, Renato Gaúcho passou a ser monitorado pelo Atlético-MG, que recentemente anunciou a demissão de Jorge Sampaoli. A informação foi divulgada pelo perfil “Canal do Tanaka”, que aponta o nome de Portaluppi como integrante de uma lista analisada pelo clube mineiro, embora distante das primeiras opções.
Ainda segundo o perfil, o empresário do técnico afirmou que, até o momento, não houve qualquer contato oficial por parte do Atlético-MG. Renato está livre no mercado desde a saída do Fluminense em 2025, após boa participação no Mundial de Clubes, mas resultados abaixo após retorno ao Brasil.
Mesmo sendo citado, Renato Gaúcho aparece como alternativa mais remota no planejamento alvinegro. A demissão de Jorge Sampaoli ocorreu após o empate em 3 a 3 contra o Remo, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro. Antes disso, o plano A da diretoria era o português Carlos Carvalho, treinador que chegou a despertar interesse do Flamengo em 2020. No entanto, as tratativas não avançaram.
Renato Gaúcho iniciou a trajetória no Flamengo, em 2021, com impacto imediato. O time engatou uma sequência expressiva de goleadas e empolgou a torcida nas primeiras semanas de trabalho. O cenário, porém, mudou rapidamente. A eliminação na Copa do Brasil para o Athletico-PR, em pleno Maracanã, abalou o ambiente.
Na sequência, a equipe não conseguiu reagir no Campeonato Brasileiro e terminou com o vice-campeonato. A passagem teve desfecho na final da Libertadores, disputada em 27 de novembro, contra o Palmeiras. A derrota por 2 a 1, em solo uruguaio, selou o fim do ciclo do treinador no comando rubro-negro.
Mengão tem última atividade antes do duelo diante do Alvinegro pelas quartas de final do estadual e Filipe Luís tem decisões importantes a tomar
14 Fev 2026 | 09:41 |
A contagem regressiva para mais um compromisso pelo Campeonato Carioca está na reta final. Na manhã deste sábado (14), o Flamengo realiza o último treino antes de enfrentar o Botafogo, pelas quartas de final do estadual. A atividade será determinante para que Filipe Luís defina a equipe titular que entrará em campo no domingo (15), no Estádio Nilton Santos.
Com quatro dias de preparação, o Flamengo chega ao clássico com foco total na vaga para a semifinal. A comissão técnica trabalha nos ajustes finais, tanto estratégicos quanto táticos, visando um duelo de alta exigência.
De acordo com o cronograma divulgado pelo clube, o treino deste sábado começa às 9h30 (horário de Brasília). A tendência é que Filipe Luís utilize a atividade para fechar a estratégia e confirmar a formação inicial diante do Alvinegro.
Com desfalques e jogadores poupados para o duelo contra o Lanús pela Recopa, a tendência é o técnico Filipe Luís mandar a campo uma equipe com: Rossi; Varela (Royal), Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Evertton Araújo, Paquetá e Carrascal; Pedro e Samu Lino.
Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), pelas quartas de final do Campeonato Carioca. O confronto será disputado em jogo único e não há vantagem para nenhuma das equipes. Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. A partida terá transmissão da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no sistema de pay-per-view.