Futebol
09 Out 2024 | 09:43 |
O Flamengo teve três dias de folga e se reapresenta nesta quarta-feira (9) para iniciar a rotina de trabalhos no Ninho do Urubu. Ao destacar a importância do período da Data Fifa e a dedicação dos jogadores, o técnico Filipe Luís ressaltou a sequência de viagens, treinos noturnos e o fato de alguns dormirem no CT. Mas por que os atletas pernoitam no local e às vezes fazem atividades mais tarde?
"A Data Fifa é muito importante para os jogadores descansarem a cabeça. Se não me engano, eles estão há 26 ou 28 dias sem folga. Se dedicando muito, viajando, dormindo no CT muitas noites e treinando à noite. Esses jogadores precisam limpar a cabeça, que é tão importante quanto um treino. Depois vamos ter tempo, praticamente 10 dias de treino para poder colocar os detalhes finos porque esse time já está bem treinado", declarou Filipe Luís após a vitória sobre o Bahia
Atletas dormem no CT?
Passar a noite no CT não é uma possibilidade tão recente. Há alguns anos os atletas têm essa brecha caso queiram, mas utilizavam pouco. A maratona intensa de viagens, treinos e jogos faz com que alguns optem por esse recurso.
Em viagens que a delegação chega tarde ao Rio de Janeiro, alguns atletas ficam no CT para o treino do dia seguinte. Não é algo comum, mas acontece em algumas oportunidades. Quando deixam o aeroporto, eles seguem no ônibus do clube até o Ninho, onde podem ficar ou pegar os carros para ir embora.
Muitas vezes o Fla chega ao Rio durante a madrugada e tem uma atividade no Ninho algumas horas depois. Jogadores como Alex Sandro, Gonzalo Plata, Cleiton e Carlinhos já adotaram essa prática. Funcionários também aproveitam as instalações do clube para descansar nos mesmos casos.
O Ninho do Urubu tem uma estrutura moderna de quartos para os atletas. São 42 quartos no total, sendo 21 em cada andar do módulo profissional. São 36 individuais e 6 duplos, sendo que cada atleta fixo do elenco principal tem seu próprio quarto.
Treinos noturnos
O Flamengo também teve alguns treinos na parte da noite recentemente. Essa prática aconteceu várias vezes sob o comando de Tite, mas ainda não com Filipe Luís. O novo treinador no máximo estendeu atividades até o período noturno por outras necessidades como vídeos e academia.
O clube optou por esse horário quando chegou tarde das viagens e precisava treinar. Para que os atletas tenham algum tempo de descanso, a atividade acontece à noite.
Com o calendário apertado, muitas vezes o Fla não consegue dar folga após as viagens. Isso é comum para que os jogadores evitem mais desgaste e possam se recuperar dos voos. A possibilidade de treinos a noite era algo pedido desde a época de Jorge Jesus. O treinador não chegou a ser atendido, mas o clube instalou os refletores no Ninho em 2021.
Departamento médico rubro-negro diagnostica lesão de gravidade média na coxa do volante; Filipe Luís enfrenta crise para escalar o setor de meio-campo
07 Fev 2026 | 17:00 |
Flamengo entra em campo neste sábado (7) para um confronto decisivo pelo Campeonato Carioca de 2026, mas recebeu uma notícia preocupante vinda do departamento médico. Às 21h (horário de Brasília), o time recebe o Sampaio Corrêa no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos, sem um de seus pilares: o volante Jorginho.
A ausência, no entanto, deve se estender para além do estadual, impactando o planejamento para as competições continentais. Jorginho, que já havia ficado de fora do empate contra o Internacional por suspensão, voltou a ser avaliado após relatar dores musculares na coxa esquerda, remanescentes do jogo contra o Corinthians pela Supercopa.
Exames de imagem realizados ao longo da semana confirmaram uma lesão na região posterior da coxa. Segundo apuração do jornalista Venê Casagrande, o problema foi classificado internamente como de gravidade "média". O prognóstico de recuperação é de, no mínimo, três semanas. Com esse prazo, o volante está praticamente descartado dos duelos contra o Lanús, válidos pela Recopa Sul-Americana, marcados para os dias 19 e 26 de fevereiro.
A baixa de Jorginho agrava uma crise setorial no Flamengo. O meio-campo, que era considerado um dos pontos fortes do elenco, tornou-se subitamente a maior dor de cabeça para a comissão técnica. Além do camisa 5, o espanhol Saúl segue entregue ao DM, recuperando-se de uma cirurgia no calcanhar esquerdo. Outro nome indisponível é Allan, que tem negociação avançada para ser emprestado ao Corinthians.
Para complicar o cenário de montagem do time, o uruguaio Nico De La Cruz passa por um controle minucioso de carga física, exigindo cautela em sua utilização. Diante da escassez, Filipe Luís tem como opções de ofício apenas o chileno Erick Pulgar e o jovem Evertton Araújo. Uma alternativa tática seria o recuo de Lucas Paquetá para atuar como segundo volante, visando dar mais qualidade à saída de bola na ausência dos marcadores de origem.
Time rubro-negro entra em campo às 21h deste sábado precisando vencer para avançar às fases finais; situação ruim e horário tardio afastam torcedores
07 Fev 2026 | 16:10 |
Flamengo tem um compromisso de vida ou morte neste sábado (7) pelo Campeonato Carioca de 2026. Às 21h (horário de Brasília), a equipe recebe o Sampaio Corrêa no Maracanã pela rodada derradeira da fase de grupos. A vitória é obrigatória para que o Mais Querido mantenha vivas as chances de classificação, mas o clima fora de campo reflete o momento turbulento vivido nas quatro linhas.
Apesar do caráter decisivo, a mobilização da torcida está aquém do habitual para os padrões rubro-negros. Até o fechamento desta reportagem, cerca de 20 mil ingressos haviam sido comercializados. A expectativa da organização é de que o público total gire em torno de 30 mil presentes.
A baixa adesão é atribuída a uma combinação de fatores: o horário tardio da partida em pleno sábado à noite e, principalmente, a sequência negativa da equipe, que já amarga quatro jogos sem vencer mesmo com o retorno do time titular.
Tentando reverter o cenário e criar uma atmosfera de "caldeirão", a diretoria reduziu os preços das entradas em relação aos jogos anteriores. As vendas continuam abertas no site oficial (ingressos.flamengo.com.br) até o horário do jogo, enquanto visitantes devem comprar via futebolcard.com com cadastro biométrico obrigatório.
Dentro de campo, o desafio é técnico e físico. Diante de um início de temporada irregular e sob críticas, a comissão técnica optou por priorizar a condição atlética na montagem do time. A ideia é escalar jogadores que suportem a intensidade de um jogo eliminatório, deixando de lado quem apresenta maior desgaste.
Com dúvidas táticas e físicas persistentes, a provável escalação do Flamengo para logo mais conta com: Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz (ou Vitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta (ou Carrascal); Lucas Paquetá (ou Plata), Samuel Lino (ou Cebolinha) e Pedro.
Sob pressão, time de Filipe Luís entra em campo neste sábado (07) precisando vencer para evitar o quadrangular da morte do Campeonato Carioca
07 Fev 2026 | 15:40 |
Em partida válida pela sexta e última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca, o Flamengo recebe o Sampaio Corrêa neste sábado (07), no Maracanã com uma missão clara e inegociável: vencer. O triunfo é fundamental não apenas para manter vivas as esperanças matemáticas de classificação às semifinais, mas, principalmente, para afastar o risco real de disputar o quadrangular contra o rebaixamento no Estadual.
O confronto ganha ares dramáticos devido ao início de temporada irregular da equipe, que tem sido alvo de críticas por atuações abaixo do esperado. Diante deste cenário, a "decisão" no Maracanã torna-se o fiel da balança para o planejamento do primeiro semestre.
Para o confronto crucial, o técnico Filipe Luís vive um dilema. Embora conte com o retorno de atletas que estavam suspensos, a condição física do elenco é o principal adversário. A situação do volante Jorginho ilustra bem o momento. Apesar de ter cumprido suspensão automática no empate contra o Internacional pelo Brasileirão e estar juridicamente apto, o meio-campista voltou a sentir dores musculares na coxa direita.
Com isso, ele se junta à lista de desfalques confirmados pelo departamento médico do Flamengo, que já conta com o meia espanhol Saúl (em recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo) e o atacante Luiz Araújo (vetado por dores musculares).
O Flamengo deve ir a campo com: Rossi; Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz (ou Vitão) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (ou Evertton Araújo), Nico De La Cruz e Arrascaeta (ou Carrascal); Lucas Paquetá (ou Plata), Samuel Lino (ou Cebolinha) e Pedro.